O cativeiro babilônico ou exílio refere-se ao período de tempo na história de Israel, quando os judeus foram levados cativos pelo rei Nabucodonosor II da Babilônia.
É um período importante da história bíblica, porque tanto o cativeiro / exílio e o retorno e restauração da nação judaica, foram realizações de profecias do Antigo Testamento. Deus usou a Babilônia como Seu agente de julgamento contra Israel por seus pecados de idolatria e rebelião contra Ele.
Houve realmente vários momentos diferentes durante este período (607-586 aC), quando os judeus foram levados cativos pela Babilônia. Com cada rebelião sucessiva contra o domínio babilônico, Nabucodonosor levaria seus exércitos contra Judá até que sitiassem Jerusalém por mais de um ano, matando muitas pessoas e destruindo o templo judaico, levando cativos muitos milhares de judeus e deixando Jerusalém em ruínas.
Como foi profetizado nas Escrituras, o povo judeu teria permissão para retornar a Jerusalém depois de 70 anos de exílio. Essa profecia foi cumprida em 537 aC, e os judeus foram autorizados pelo rei Ciro da Pérsia para retornar a Israel e começar a reconstruir a cidade e o templo.
Continue lendo cativeiro / exílio babilônico.
O retorno sob a direção de Esdras levou a um reavivamento entre o povo judeu e a reconstrução do templo. Sob o reinado do rei Nabucodonosor II, o Império Babilônico se espalhou por todo o Oriente Médio, e por volta de 607 aC, o rei Jeoaquim de Judá foi forçado a submissão, tornando-se um vassalo para Nabucodonosor (2 Reis 24: 1).
Foi nessa época que Nabucodonosor levou muitos dos melhores e mais brilhantes jovens de cada cidade em Judá, incluindo Daniel, Hananias (Sadraque), Misael (Mesac) e Azarias (Abednego). Depois de três anos servindo a Nabucodonosor, Joaquim de Judá se rebelou contra o domínio babilônico e mais uma vez procurou o Egito.
Depois de enviar seu exército para lidar com a revolta de Judá, Nabucodonosor mesmo deixou a Babilônia em 598 aC para lidar com o problema. Chegando a Jerusalém por volta de março de 597 aC, Nabucodonozor sitiou Jerusalém, tomando o controle da área, saqueando-a e tomando cativo com ele o filho de Jeoquim, Joaquim, sua família e quase toda a população de Judá, deixando apenas os mais pobres Povo da terra (2 Reis 24: 8-16).
Naquele tempo Nabucodonosor designou o rei Zedequias para governar como seu representante sobre Judá, mas depois de nove anos e ainda não tendo aprendido sua lição, Zedequias levou Judá em rebelião contra Babilônia uma última vez (2 Reis 24-25).
cativeiro / exílio babilônico estudo completo.
Influenciado por falsos profetas e ignorando as advertências de Jeremias, Zedequias decidiu juntar-se a uma coalizão que estava sendo formada por Edom, Moabe, Amon e Fenícia em rebelião contra Nabucodonosor (Jeremias 27: 1-3). Isso resultou em Nabucodonosor novamente sitiando Jerusalém. Jerusalém caiu em julho 587 ou 586 aC, e Zedequias foi levado cativo para Babilônia depois de ver seus filhos mortos antes dele e depois ter seus olhos arrancados (2 Reis 25).
Nesse tempo Jerusalém foi posta em ruínas, o templo foi destruído e todas as casas queimadas. A maioria do povo judeu foi levada cativa, mas, novamente, Nabucodonosor deixou um remanescente de pobres para servir como fazendeiros e vinhateiros (2 Reis 25:12).
Os livros de 2 Crônicas e 2 Reis lidam com a maior parte do tempo levando à queda tanto do Reino do Norte como de Judá. Eles também cobrem a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor eo início do cativeiro babilônico. Jeremias foi um dos profetas durante o tempo que antecedeu a queda de Jerusalém eo exílio, e Ezequiel e Daniel foram escritos enquanto os judeus estavam no exílio.
Esdras trata do retorno dos judeus como prometido mais de 70 anos antes por Deus através dos profetas Jeremias e Isaías. O livro de Neemias também cobre o retorno e a reconstrução de Jerusalém depois que o exílio terminou. O cativeiro babilônico teve um impacto muito significativo sobre a nação de Israel quando retornou à terra – nunca mais seria corrompido pela idolatria e falsos deuses das nações vizinhas.
Cativeiro / exílio babilônico e a reconstrução do templo
Um reavivamento entre os judeus ocorreu após o retorno dos judeus a Israel e a reconstrução do templo. Vemos esses relatos em Esdras e Neemias como a nação mais uma vez voltar ao Deus que os tinha libertado de seus inimigos. Assim como Deus havia prometido através do profeta Jeremias, Deus julgou os babilônios pelos seus pecados, e o Império Babilônico caiu aos exércitos da Pérsia em 539 aC, provando mais uma vez que as promessas de Deus eram verdadeiras.
O período de setenta anos do cativeiro babilônico é uma parte importante da história de Israel, e os cristãos devem estar familiarizados com ele. Como muitos outros eventos do Antigo Testamento, este relato histórico demonstra a fidelidade de Deus ao Seu povo, Seu julgamento do pecado e a garantia de Suas promessas.
Toda a história de Israel no antigo testamento serve de lição para cada um, sirva sempre a Deus e somente a Ele adore. Que Deus o abençoe e encha tua vida de benção e felicidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário