A epístola de Paulo aos santos em Filipos é considerada a mais alegre e animadora das suas cartas, fato que se torna especialmente interessante ao perceber que Paulo estava preso quando a escreveu. Ele estava aguardando julgamento pelo governo, e corria o risco real de ser condenado à morte por ter pregado o evangelho de Jesus. A capacidade deste apóstolo de se sentir alegre diante desta circunstância nos desafia a avaliar nossa própria perspectiva sobre a vida e a morte.
Depois de comentar sobre sua prisão e a esperança de um julgamento favorável, ele disse uma coisa surpreendente: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21). É natural procurar preservar e prolongar a vida, e fazer de tudo para afastar a morte. Paulo, porém, considerava a morte um avanço desejável. O que aprendemos da atitude deste apóstolo sobre a perspectiva do seguidor de Cristo referente à morte?
1) A morte física traz lucro! O ensinamento bíblico inclui uma afirmação constante e confiante da vida após a morte para as pessoas salvas pela graça de Deus por meio do sacrifício de Jesus. Paulo escreveu: “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). Pedro reforçou este entendimento: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1 Pedro 1:3-5).
2) Diante desta expectativa, o sofrimento da vida terrestre é passageiro. Pedro falou de sofrimento “por breve tempo” (1 Pedro 1:6) “durante o tempo da vossa peregrinação” (1 Pedro 1:17) e descreveu os cristãos como “peregrinos e forasteiros” (1 Pedro 2:11).
3) Há motivo para viver aqui. Mesmo sabendo destes fatos, Paulo viu motivos para permanecer mais um tempo nesta vida. Ele vivia para servir a Cristo e aos homens. Continuaria glorificando ao Senhor na eternidade, mas queria ficar para poder servir aos outros aqui: “E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé, a fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco” (Filipenses 1:25-26).
4) Suicídio não é opção aceitável. Paulo até desejava a morte, mas não falou nada de agir para precipitar a sua saída deste mundo. Jó sofreu tanto que chegou a pensar que teria sido melhor se não tivesse nascido (Jó 3:1-3), mas este homem fiel não agiu para tirar sua própria vida. Enquanto Deus até elogia pessoas que sacrificam suas vidas por boas causas, nenhuma passagem bíblica autoriza o suicídio como solução para o sofrimento desta vida.
5) A confiança do cristão da vida eterna o capacita para suportar aflições e perseguições. Jesus é o exemplo perfeito desta perspectiva: “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2). Jesus ofereceu conforto aos perseguidos quando disse: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28).
A perspectiva esperançosa do cristão alivia uma parte do sofrimento em relação às pessoas que morrem em Cristo. Sentimos a falta dos fieis falecidos, mas não nos preocupamos com o destino deles. Paulo comparou a morte com o sono porque acreditava na vida eterna: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança” (1 Tessalonicenses 4:13).
Motivo por qual Paulo deseja ver os irmãos em Roma: 1:8-15;
Teor da pregação de Paulo: 1:16-17;
Perdição dos gentios: 2:1-29;
Perdição dos judeus: 3:1-23;
Perdição da humanidade: 3:24-21;
Justificação Pela Fé: 4:1-25
A Justificação pela Fé e seus efeitos: 5 a 8.
1º Efeito da Justificação – Paz com / de Deus. – Rm 5:1
“Portanto…” – Por esta razão / Consequentemente. “…Temos paz com Deus…”.
Antes de sermos justificados por Cristo Jesus nós estávamos em guerra contra Deus.
“O ser humano não está em neutralidade, ou o homem está reconciliado com Deus ou está em inimizade com Ele.”
Temos aqui e agora paz com Deus, toda a hostilidade foi removida pela obra propiciatória de Cristo Jesus.
Deus não está mais em guerra comigo e nem eu com Ele.
Como resultado, experimentamos subjetivamente uma “sensação” de paz, alegria, tranquilidade e regozijo em Deus. Precisamos entender a diferença entre a Paz com Deus e a Paz de Deus:
Paz com Deus: é um estado, não experimentável, em que nos encontramos que independente do que sentimos, jamais será perdida, pois ela é o resultado da obra salvadora de Jesus Cristo.
Paz de Deus: é um sentimento ou uma experiência em nosso coração, as vezes esse sentimento pode ser abalado ou perdido por um tempo quando nossa consciência é ferida por algum pecado, quando negligenciamos os meios de graça (Batismo / Ceia / Pregação / Disciplina), quando nos desviamos do caminho de Deus e até quando o Senhor quer nos testar ou aperfeiçoar, ele tira a sensação de paz e tranquilidade ( o que os puritanos chamam de “a noite da alma”
Aplicação: é como um avião que viaja em céu claro, de repente entrar em uma nuvem, e todos os sentidos vão embora e você é obrigado a pilotar por instrumentos, sem sentir absolutamente nada, e muitas vezes Deus prova os seus filhos desta maneira, não porque eles pecaram, mas para ensinar a viverem por fé e não por sentimentos.
Como a Paz com Deus é obtida? – a paz com Deus é obtida somente e exclusivamente por intermédio do Senhor Jesus Cristo.
Devemos tomar 2 cuidados:
A falsa paz do Legalista / Moralista: o legalista tenta acalmar sua consciência diante de Deus mediante o cumprimento das leis e da pratica de coisas boas, apontando para si o motivo de estar em paz com Deus.
Endurecimento da consciência: São aquelas pessoas que não pensam mais no juízo de Deus, não percebem a seriedade dos seus pecados, vivendo em um estado de anestesia e insensibilidade com a seriedade do pecado e da proximidade da ira de Deus, não tendo percepção do estado em que se encontram e nem o porque da ira de Deus com eles.
2º Efeito da Justificação – “Acesso a Graça de Deus” – Rm 5:2.
Acesso: do grego prosagoge (ato de levar, um movimento para, aproximação) – era o responsável que levava a petição de alguém até o rei.
Dois verbos são usados aqui em relação a esta graça, denotando, respectivamente, o fato de termos entrado e a nossa permanência nela. O primeiro é obtivemos acesso a essa graça. No Novo Testamento, prosagõgê ocorre além desta passagem de Romanos, apenas em Efésios 2.18 e 3.12. Uma tradução melhor do que “acesso” (que poderia sugerir que nós tomamos a iniciativa de entrar) seria “introdução” (pois reconhece a nossa incapacidade de entrar e, portanto, a necessidade de que alguém nos introduza). O termo grego tem em si “um certo toque de formalidade”,5 embora não se saiba ao certo se a imagem proposta é a de uma pessoa sendo introduzida no santuário de Deus a fim de adorar,6 ou se é a de alguém que é introduzido na câmara de audiência de um rei para ser apresentado a ele.
A segunda expressão verbal é agora estamos firmes na graça, isto é, nessa graça à qual obtivemos acesso, ou “fomos introduzidos”. O crente justificado desfruta de uma bênção muito mais grandiosa do que uma simples aproximação periódica de Deus, ou uma audiência ocasional com o rei. Nós temos o privilégio de viver no templo e no palácio. (Stott).
Ilustração: imagine um reino, o rei assentado em seu trono na sala real que está fechada e protegida por 2 guardas armados, você não tem direito, mérito ou poder para acessar essa sala, a não ser que um introdutor / assessor, lhe abra as portas, nos introduzindo até a presença do Rei.
Jesus Cristo nos leva a presença de Deus nosso rei, aonde agora desfrutamos do seu favor não merecido (graça).
Passagem Bíblica – Ester Capitulo 5.
Normalmente “graça” é um favor que recebemos gratuita e imerecidamente de Deus, seu amor incondicional e espontâneo, do qual não somos dignos. Aqui, porém, trata-se não tanto da qualidade de um Deus que é bondoso, mas da “esfera da graça de Deus” — como na BLH: “nos trouxe … para a graça de Deus”—, a posição privilegiada que ele nos concedeu ao aceitar-nos.
Graça Comum
É o Favor de Deus a Todos os Ser Humanos – Mateus 5:45 “ Aquele que Faz Nascer o Sol sobre os Bons e os Maus, e faz Chover sobre os Justos e Injustos.
Saúde – Prosperidade Material – Uma Medida de Regozijo ou seja Alegria e Contentamento (Satisfação) – Inteligência – Habilidades (talentos) – Um Certo nível de Virtude (exercer o bem e evitar o mal).
Graça Especial
A Graça Especial foi Conquistada Para o Seu Povo Mediante o Sacrifício e Ressurreição de Cristo.
A Graça Especial é Transmitida Pela União Com Jesus Cristo, e este o Segredo do Povo de Deus, estar em União com Cristo.
Ser Cristão é estar Unido há Cristo e Receber desta União todos os Benefícios que Cristo Conquistou na Cruz do Calvário.
A Graça Especial Proporciona:
Conhecimento de Deus – Oséias 6:3 “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”
Perdão de Pecados –1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. “
Comunhão (comum acordo) Com Deus – 1 Coríntios 1:9 “Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.”
Reconciliação (relacionamento) com Deus – 2 Coríntios 5:18 “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo”
A Virtude o Espírito Santo – Atos 1:8 “Mas recebereis a virtude (poder) do Espírito Santo, que há de vir sobre vós.”
Vida Eterna – João 3:16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Nossa relação com Deus, que nos e refletir. Os frutos da justificação têm relação com o passado, o presente e o futuro. Nós “temos paz com Deus” (como resultado de nosso perdão passado); “estamos firmes na graça” (nosso privilégio presente). E “nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (nossa herança futura).
3º Efeito da Justificação – “nos gloriamos na esperança da glória de Deus” – Rm 5:2
Gloriamos: na nossa língua (português) a palavra “gloriamos” tem conotação negativa como: “Soberba” “se achando”, o sentido colocado aqui por Paulo é de nos “Alegrarmos”
Na esperança: essa esperança, não é algo que pode ou não dar certo, mas sim a convicção, certeza.
Glória de Deus: “nossa herança futura”, nos alegramos na certeza de sermos participantes da glória de Deus.
4º Efeito da Justificação – “nos gloriamos nas tribulações” – Rm 5:3-4
Paulo prossegue o tema do “gloriar-se” (alegrar-se) que introduziu no versículo 2. Não somente nos alegramos em nossa “esperança” (firmeza), mas também nos “gloriamos” (alegramos) até mesmo com o presente.
Paulo era realista; não estava tão absorvido pela glória futura, que fechava os olhos para a realidade do presente, Paulo era consciente das tribulações que circundavam sua própria vida e a dos demais crentes.
Tribulações – thlipsis (pressão). – Thlipsis era quase um termo técnico relativo ao sofrimento que o povo de Deus deveria esperar nos últimos dias, antes do fim.15 Assim Jesus preveniu seus discípulos de que “neste mundo” eles haveriam de ter “aflições” (outra vez, thlipsis).
Referindo-nos às nossas dores e penas, temores e frustrações, privações e desapontamentos. São todos aqueles sofrimentos que fazem parte da nossa existência humana. Testando a nossa fé e o nosso caráter.
As tribulações não é algo exclusivo de alguém que foi justificado, e sim de toda a raça humana a diferença está em como lidamos com essas “tribulações” (pressões).
As pessoas que não foram justificadas lidam com as pressões deste mundo da seguinte forma:
Xingam a Deus;
Amaldiçoam a Deus;
Procuram soluções pecaminosas;
Procuram alivio em coisas ilícitas: sexo, drogas, bebidas.
Elas reagem muito mal ao sofrimento, pois elas não têm essa âncora que é a justificação, o perdão de Deus sobre elas.
Mas a pessoa que foi justificada por Cristo Jesus ela tem essa atitude de “gloriar-se” (alegrar-se) nas aflições, não como uma pessoa “masoquista” (que sente prazer na dor), pois sabes que as aflições são, angustiantes, desagradáveis, incomodas, traz dor, traz sofrimento.
É, antes, reconhecer que, por detrás do sofrimento, existe uma racionalidade divina. Primeiro, o sofrimento é o único caminho para a glória. Com Cristo foi assim; e assim será com os cristãos. Como Paulo irá expressar logo adiante, nós somos “co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos para que também participemos da sua glória” (8.17). E por isso que devemos regozijar-nos tanto nos sofrimentos como na glória.
Em segundo lugar, se no final o sofrimento conduz à glória, entrementes ele leva à maturidade.
5º Efeito da Justificação – “visto que o amor de Deus foi derramado” – Rm 5:5-8
O Espirito Santo derrama em nossos corações o amor de Deus, ele nos comunica que Deus no ama (subjetivamente)
O Sacrifício na Cruz de Cristo é a forma objetiva de Deus nos dizer que nos ama.
6º Efeito da Justificação – “seremos por ele salvos da ira” – Rm 5:9-10
Somos Salvos da Culpa do Pecado; (por sua morte) (éramos inimigos)
Seremos Salvos da Ira: Qual Ira? Romanos 1:17.(por sua vida) (filho).
7º Efeito da Justificação – “nos gloriamos em Deus” – Rm 5:11.
Nos alegramos em Deus: Diferente dos Judeus (nome, Lei, Circuncisão). Rom 2:17
JESUS é tanto DEUS, quanto o PAI e o ESPÍRITO SANTO. Tornou-se também homem, para morrer, tomando castigo dos pecados de toda a humanidade, para possibilitar a salvação de quantos o receberem como SENHOR e SALVADOR.
JOÃO capítulo 1 e versículo 14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”.
JOÃO capítulo 1 e versículo 1: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
ISAIAS 44:6 comparado com APOCALIPSE 1:17,18:
ISAIAS 44:6: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus”.
APOCALIPSE 1:17,18: “Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.
Observe em Isaías a palavra de Jeová Deus referindo-se como sendo “o primeiro e o último, e além DELE não há outro DEUS (nem grande e nem pequeno)”. Agora observe em Apocalipse, o apostolo João descrevendo em sua visão a PESSOA de CRISTO, o qual se identificou como sendo “o primeiro e o último”.
Concorda que se CRISTO fosse um ser criado, ou não fosse Deus, ele não poderia denominar-se como sendo o primeiro, pois somente DEUS PAI seria o primeiro e CRISTO seria o segundo, ou o que vem depois do primeiro.
Porém confirmamos que JESUS CRISTO é tanto DEUS quanto o PAI e o ESPIRITO SANTO. É tanto o primeiro quanto o Pai o é; assim como o Espírito Santo.
JOÃO capítulo 1 e versículo 1: “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
E o Verbo, ou seja, JESUS CRISTO era DEUS e não “um deus”, como se tratando de um segundo deus, ou um deus menor.
Vejamos outras bases bíblicas que confirmam a DIVINDADE DE CRISTO:
ISAÍAS 7:14: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”.
ISAÍAS 9:6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.
JUDAS 1:4: “Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único soberano e Senhor, Jesus Cristo”.
FILIPENSES 2:6-11: 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
HEBREUS 1:1-13: 1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 4 tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. 5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; 8 mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros. 10 Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; 11 eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; 12 também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. 13 Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?
2° Porque razão todo ser humano precisa de salvação?
Resposta: Porque todos pecaram e nasceram separados de Deus.
ROMANOS 3:23: “pois todos pecaram e carecem (ou destituídos estão) da glória de Deus,”
SALMOS 51:3-5: 3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. 5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
1° JOÃO 1:10: “Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”.
3° Podemos ter certeza de termos alcançado salvação da condenação eterna?
Resposta: SIM, se aceitarmos JESUS CRISTO, como nosso ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR E SENHOR.
JOÃO 1:10-14: 10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai.
JOÃO 5:24: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.
Observe o tempo do verbo: ter, está no presente (tem) e não no futuro (terá), como algo ainda a ser alcançado. Se você crê de verdade em CRISTO, já pode hoje ou agora desfrutar o gozo de ser um salvo e pode ter a certeza de não ser mais condenado, ou seja, nunca entrara em juízo ou condenação eternamente.
1° JOÃO 5:13: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus”.
Observe que o apostolo João consola os crentes na certeza da salvação, e veja que o verbo “tendes” esta no tempo presente.
4° A salvação é eterna ou tem duração somente até o próximo pecado?
Resposta: É ETERNA, dura para sempre. Por acaso, pode o que é eterno ter fim? É impossível, ou seja, se tiver fim então não é eterno.
Se dependendo do pecado o crente perde a salvação, esta salvação não é eterna e sim tem um tempo, ou seja, uma duração.
A garantia que o verdadeiro cristão tem é de vida eterna. Quando? A partir do momento que CRÊ verdadeiramente em CRISTO. A ponto de recebê-LO como Único e Suficiente Salvador, e Senhor (governador pessoal).
JOÃO 6:47: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna”.
JOÃO 3:16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
JOÃO 6:53-54: 53 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. 54 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Observe que comer e beber a Cristo significa espiritualmente receber Jesus Cristo intimamente como nosso governador, assim como recebemos o alimento para entrar em nós.
5° A salvação é pela fé mais obediência aos mandamentos de Deus?
Resposta: É unicamente por meio da fé, e não por obras de obediência. Convém que pratiquemos obediência, mesmo que não seja perfeita, porque somente Cristo teve obediência perfeita. Tal obediência do homem para com Deus não é perfeita, absoluta, é apenas obediência relativa, que não desconta pecado, pois só a obediência de Cristo e sua morte descontam os pecados do verdadeiro crente no Senhor Jesus Cristo.
EFÉSIOS 2:8-10: 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Observe que a palavra graça significa “favor imerecido”, ou seja, não é uma recompensa ou mérito por boas obras praticadas. Não fazemos mais do que nosso dever, como seres humanos, de praticar boas obras, pois para isto fomos criados. Mas não podemos depositar nossa fé em nossas obras, mas devemos depositar completamente nossa fé, unicamente, ou seja, 100% na obra de Cristo na cruz.
TITO 3:5-7: 5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
6° Que tenho de fazer para conseguir a salvação?
Resposta: Depositar fé viva, verdadeira, sincera, em JESUS CRISTO como seu pessoal SENHOR e ÚNICO e SUFICIENTE SALVADOR.
ATOS 16:30,31: 30 Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? 31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
JOÃO 3:16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
JOÃO 6:47: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna”.
7° Que é Fé viva?
Resposta: Fé viva é fé eficaz, frutífera que promove união (casamento espiritual) com o Senhor Jesus Cristo, recebendo-O, aceitando-O como seu Governador pessoal. Aceitar o domínio de Cristo em sua vida, ou seja, a partir deste momento você procurará agradar a DEUS, sujeitando-se à vontade preferida Dele, negando, se necessário for, a sua própria vontade, para seguir a vontade e a direção Dele.
TIAGO 1:17: “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”.
JOÃO 1:11-13: 11 Veio para o que era seu, e os seus não O receberam. 12 Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
8° Uma vez salvo, salvo para sempre?
Resposta: SIM
ROMANOS 8:1: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.
JOÃO 5:24: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.
JOÃO 3:16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
9° Qual é a causa da salvação eterna?
Resposta: Não é o ser humano, nem suas obras, nem sua fé, nem sua obediência, nem seus sacrifícios ou penitências, ou sofrimento, nem os anjos, nem os santos, mas sim a causa é o Salvador Jesus Cristo, sua misericórdia e o amor de Deus, demonstrados na morte de Jesus Cristo na cruz onde ELE derramou Seu sangue possibilitando aos que crêem NELE, perdão eficaz de todos os seus pecados, uma vez que Jesus tomou o castigo como substituto dos pecadores.
EFÉSIOS 2:8-10:
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
TITO 3:5-7:
5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
JOÃO 3:16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
10° Todos podem se salvar, ou a salvação é exclusivo para um grupo escolhido?
Resposta: A salvação é somente para o grupo dos que creem em Jesus Cristo com fé viva, como seu único Salvador e Suficiente Senhor pessoal.
ATOS 16:31: “ Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.
ATOS 4:12: “ E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.
JOÃO 1:11-13:
11 Veio para o que era seu, e os seus não O receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome;
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
JOÃO 14:6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
ROMANOS 8: 29,30:
29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
EFÉSISO 1:5: “ nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,”
1°PEDRO 1:2: “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas”.
11° A quem devemos dirigir nossas orações?
Resposta: Não a criatura ou coisa (imagem) alguma, mas somente a Deus.
MATEUS 6:9-13:
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; 13 e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!
12° A quem devemos confessar nossos pecados?
Resposta: Devemos confessá-los à pessoa ofendida, além de sempre a Deus também porque Ele é o maior ofendido.
1° JOÃO 1:8-10:
8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.9 Se confessarmos os nossos pecados, ELE é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
TIAGO 5:16: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.
13° Deus promete perdoar tanto aos perdidos como aos salvos mediante confissão de pecados?
Resposta: Somente aos salvos, pois os ímpios têm castigo eterno, por não terem recebido Jesus Cristo. Os salvos tem apenas castigo disciplinar na terra para efeito de correção, se não confessarem seus pecados. Mas Deus pode castigar tanto os ímpios como os salvos, mesmo na terra, para mostrar sua justiça.
MATEUS 27:3-5:
3 Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo:
4 Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. 5 Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.
1°JOÃO 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
HEBREUS 12:5-7:
5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; 6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?
A confissão de Judas não teve perdão de Deus, por que Judas era um ímpio e não filho adotivo de Deus. A confissão de um salvo recebe perdão de Deus sendo o salvo um filho adotivo de Deus.
14° É possível um salvo, perder a salvação, por desacreditar em Cristo ou por perder a fé?
Resposta: A bíblia afirma que é impossível, a um salvo perder a fé, ou desacreditar em Deus, ou perder a salvação;
ROMANOS 6:1,2:
1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? 2 De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?
Observe: Como é possível vivermos no pecado, nós que já morremos para o pecado?
1° JOÃO 3:9: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”.
Observe: Os salvos, que são nascidos de Deus, não podem
( no original grego, não tem poder), não conseguem viver na prática do pecado.
JOÃO 6:56: “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele”.
Observe: Comer a carne e beber o sangue de Cristo é, em um sentido figurado, é receber no íntimo a Jesus como quem recebe no seu interior o alimento material.
15° O salvo também peca (comete pecado), cai em pecado, incide em pecado?
Resposta: Sim, incide em pecado, mas não pratica o pecado, não vive pecando; como aconteceu com o apostolo Pedro que mentiu três vezes, ou seja, incidiu em pecado, cometeu pecado, mas não praticou sempre o pecado, pois não vivia mentindo, como o ímpio que vive em pecado.
1° JOÃO 3:9: “ Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”.
16° E se o salvo cometer pecado cruel, o que acontece?
Resposta: O verdadeiramente salvo peca sem querer e nunca por crueldade.
ROMANOS 7:19: “ Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”.
17° Se o cristão verdadeiro não perde a salvação mesmo que incide em pecado, nada sofrerá?
Resposta: Poderá ser castigado nesta vida se não confessar seu pecado a Deus.
1° JOÃO 1:8,9:
8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
1° CORÍNTIOS 11:27-32:
27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;
29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.
30 Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.
31 Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Participar da ceia do Senhor não discernindo o corpo de Jesus é comer o pão, ou beber o vinho sem lembrança do corpo e do sangue sacrificado por Aquele que tanto nos amou. É não dar o devido valor e a honra que Jesus merece.
Também pecando, poderá deixar de receber completo galardão, seja nesta vida, seja na eternidade.
2° JOÃO 1:8: “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão”.
1° CORÍNTIOS 3:11-15:
11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;
15 se a obra de alguém se queimar sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.
Em conclusão, se o crente salvo eternamente cometer pecado sem confessá-lo pode acontecer castigo disciplinar e perda de galardões, mas não a perda da salvação eterna.
18° Que o Quem é o Espírito Santo?
Resposta: Não é uma força, nem um atributo de Deus, nem um principio ativo, mas um ser pessoal, com personalidade de natureza divina. Ele é tanto Deus, quanto o Pai é Deus, e quanto o filho é Deus, é o Paracleto (é o advogado, é o Consolador, é o substituto de Cristo na Terra).
MATEUS 28:18,19:
18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
JOÃO 14:26: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.
JOÃO 16:7-15:
7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
9 do pecado, porque não creem em mim;
10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;
11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;
13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
ATOS 15:28: “ Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:”
ROMANOS 8:26,27:
26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
EFÉSIOS 4:30: “ E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.
2° CORÍNTIOS 13:13: “ A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”.
19° Que é uma Pessoa?
Resposta: Pessoa é um ser dotado de pelo menos os seguintes atributos; espiritualidade, inteligência, pensamento, vontade, consciência, sentimentos, emoções, razão e é um ser vivo. Exemplo: o Pai, o Filho, o Espírito Santo, os Anjos, o Homem, a Mulher;
20° Como e quando receber o Espírito Santo? Que é o batismo no Espírito Santo?
Resposta: Recebendo-o com fé verdadeira a Jesus Cristo como Suficiente Salvador e Senhor. No momento em que Jesus é recebido, o crente verdadeiro se torna filho adotivo de Deus e habitado pelo Espírito Santo.
JOÃO 1:11-13: 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
EFÉSISO 1:13: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”;
O batismo no Espírito Santo, é entrar em comunhão com Espírito Santo; é ser selado com Espírito Santo; é ser habitado pelo Espírito Santo; é ser salvo da condenação eterna; é pertencer ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
MATEUS 3:11,12: 11 Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.12 A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
O celeiro corresponde à salvação, e a entrada no celeiro é o batismo no Espírito Santo, o fogo corresponde à condenação eterna. O batismo no Espírito Santo é para todo o cristão verdadeiro e o batismo no fogo é para todo que se conserva ímpio. O batismo no Espírito Santo acontece no momento em que o homem ou a mulher recebe Jesus Cristo.
ATOS 1:5: “ Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”.
JOÃO 14:17: “ o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”.
EFÉSIOS 1:13: “ em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;”
Antes do pentecostes o Espírito Santo agia entre os discípulos ou agia ocasionalmente nos servos de Deus, mas somente depois do pentecostes o Espírito Santo passou a habitar em todos os salvos, desde o momento em que eles se convertem a Cristo.
21° Que é estar cheio do Espírito Santo?
Resposta: É estar em completa sujeição à vontade preferida de Deus.
EFÉSIOS 5:17-21: 17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
GÁLATAS 5:22,23: 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio.
22° Todo cristão verdadeiro vive sempre cheio do Espírito Santo?
Resposta: Nem sempre, ainda que habitado pelo Espírito Santo, poderá estar entristecendo-O.
EFÉSIOS 4:29,30: 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
23° A Bíblia merece nossa confiança?
Resposta: Sim, pelo menos pelas seguintes razões:
São seus autores, cerca de dezenas de autores que demonstram caráter de honestidade, fé em Deus, que escreveram em tempos diversos, independentemente uns dos outros, declarando-se autorizados a manifestar palavras ou revelações de Deus. Muitas das profecias (centenas) já se cumpriram.
A leitura da bíblia é altamente benéfica, por levar o leitor a discernir a vontade e as revelações de Deus, quanto ao que o homem deve fazer ou evitar e como alcançar a salvação eterna, por depositar uma fé verdadeira no Senhor Jesus Cristo que se ofereceu em sacrifício a Deus, tomando castigo de morte na cruz, em lugar das criaturas humanas em geral, para possibilitar a salvação da condenação eterna a quantos O aceitarem como Salvador e Senhor pessoal;
Tais escrituras não se contradizem (se bem analisadas), antes se completam ou harmonizam, embora sejam muitos os escritores que viveram em tempos diferentes. Embora antiguíssimas Deus preservou tais escrituras, até os nossos dias.
2° TIMÓTEO 3:16,17:
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
JOÃO 5:39 :“ Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.
MATEUS 24:14: “ E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”.
24° Como viver a nova vida cristã?
Resposta: Viver em renúncia à própria vontade, buscando conhecer e fazer a vontade preferida de Deus, em frequente oração, em comunhão com Deus, não lutando sozinho, mas buscando a direção e a misericordiosa proteção e ação de Deus em cada passo, em cada dia, dando glória a Deus, crendo que é ELE que possibilita realizar tudo quanto conseguimos.
2° CORÍNTIOS 5:15: “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.
EFÉSIOS 5:15-17:
15 Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, e sim como sábios,
16 remindo o tempo, porque os dias são maus.
17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.
FILIPENSES 2:13,14:
13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
14 Fazei tudo sem murmurações nem contendas,
25° Pode acontecer alguma coisa no universo que não seja da permissão de Deus? Entre dois possíveis acontecimentos, se Deus achar bem escolher um só, qual deles preferira Deus?
Resposta: Não, pode acontecer fato algum que não seja permitido por Deus, contudo, nem tudo o que Deus permite, Ele aprova. Ele somente aprova o bem, nunca o mal. Só acontece o que Deus permite.
MATEUS 10:29: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai”.
SALMOS 127:1: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.
Nada acontece sem a permissão de Deus. Logo se alguma coisa acontece é pela permissão DELE.
Entre dois possíveis acontecimentos, se Deus achar por bem escolher um só, é claro que Deus preferirá o acontecimento que for de maior glória para ELE.
SALMOS 104:31: “A glória do SENHOR seja para sempre! Exulte o SENHOR por suas obras!”
ISAÍAS 42:8: “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura”.
26° O que é Bem, que é o Mal, que é o Pecado?
Resposta: Mal, Pecado é contrariar a Deus, ou a sua vontade preferida. Bem é o cumprimento ou realização da vontade preferida de Deus.
TIAGO 1:13-15:
13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.
14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
GÊNESIS 1:31: “ Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”.
27° Como posso descobrir a vontade preferida de Deus?
Resposta: Usando os seguintes recursos: A Razão, a Bíblia, a oração para que Deus nos ilumine a mente.
ATOS 6:2: “Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas”.
ROMANOS 12:1: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
2° TIMÓTEO 3:16,17:
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
1° TESSALONICENSES 5:17: “ Orai sem cessar”.
TIAGO 1:5,6:
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
MATEUS 13:10-15
10 Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?
11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.
12 Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.
13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.
14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.
15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.
(para conhecer amplamente a vontade de Deus é preciso ser crente verdadeiro em Cristo).
28° Qual o plano de Deus para a vida do homem?
Resposta: Deus criou o homem para glorificar a Deus. E para que Ele, Deus, si glorifique no homem. O homem glorifica a Deus, tornando-se discípulo e seguidor de Jesus Cristo. Deus se glorifica nos homens, salvando os que creem em Jesus e condenado os incrédulos.
1° CORÍNTIOS 10:31: “ Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.
APOCALIPSE 4:11: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”.
29° Qual é o destino final dos crentes em Jesus e dos incrédulos?
Resposta: Os crentes verdadeiros em Jesus Cristo terão vida eterna na companhia DELE. Os incrédulos terão como destino uma separação eterna DELE.
APOCALIPSE 20:10,15:
10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.
15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
MATEUS 25:44-46:
44 E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.
30° Que é o céu ou o paraíso?
Resposta: O céu no sentido de paraíso é o lugar onde Deus mora manifestando a sua maior glória. Noutro sentido o céu é o espaço onde estão os astros em geral.
GÊNESIS 1:1,7,8:
1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 7 Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez. 8 E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
LUCAS 23:42,43:
42 E acrescentou: Jesus lembra-te de mim quando vieres no teu reino.
43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
2° CORÍNTIOS 12:2-4:
2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) 3 e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) 4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
31° Que é a Alma? Que é o Espírito do Homem?
Resposta: A alma é uma entidade não material, vivente, ligada ao ser humano e a seres inferiores, chamados animais.
1° CORÍNTIOS 15:45: “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante”.
GÊNESIS 1:24,25:
24 Disse também Deus: Produza a terra almas viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez.
25 E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos segundo sua espécie e os répteis da terra segundo sua espécie e viu Deus que era bom.
MATEUS 10:28: “ Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”.
O espírito do homem é a entidade mais elevada, não material, presente no ser humano.
1° TESSALONICENSES 5:23: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
32° Que é morte?
Resposta: É uma palavra que pode ter significado diversos:
1°) perda de vida material como acontece com o corpo do homem e do animal quando param de respirar;
2°) condenação espiritual daquele que partiu deste mundo sem Cristo;
3°) como figura de quem vive sem comunhão com Jesus Cristo, como se diz do ímpio que embora viva fisicamente é considerado morto espiritualmente.
JOÃO 3:36: “ Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.
APOCALIPSE 20:6: “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”.
33° A condenação dos rebeldes a Deus é deixar de existir? É sofrimento eterno onde?
Resposta: Não, é sofrimento eterno.
APOCALIPSE 20:10: “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”.
APOCALIPSE 20:15: “ E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”.
MARCOS 9:43,44:
43 E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível 44 [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga].
É sofrimento eterno em um lugar chamado por vários nomes, lago de fogo, Geena (língua grega em Marcos 9:43), Inferno.
MARCOS 9:47: “ E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno,”
APOCALIPSE 20:15: “ E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”
34° Que é falar ou blasfemar contra o Espírito Santo?
Resposta: É falar contra Deus em plena consciência e propósito de ofender a Deus voluntariamente.
35° Qual a diferença de pecar contra o Espírito Santo e contra o filho do homem?
Resposta: Pecar contra o Espírito Santo é pecar sabendo que o Espírito Santo é Deus. Pecar contra o Filho do homem é pecar ignorando que o Filho do homem é Deus. Então, o primeiro pecado não tem perdão, porque a pessoa tem a intenção de ofender quem ele sabe que é Deus. O segundo pecado tem perdão porque a intenção é não ofender a Deus, mas ofender alguém que a pessoa acredita que é apenas um homem.
36° Porque a blasfêmia contra o filho do homem tem perdão e contra o Espírito Santo nunca terá perdão?
Resposta: Porque a blasfêmia contra o filho do homem é dirigida a Jesus como sendo apenas um homem e não Deus (ignorância da divindade de Cristo). A blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão a quem sabe e tem plena consciência que o Espírito Santo é Deus.
37° Quem fala contra ou blasfema contra o Espírito Santo nunca terá salvação?
Resposta: Como a bíblia não diz claramente que quem comete tal pecado não tem salvação, mas diz que não tem perdão eternamente. Há duas possíveis conseqüências a considerar: ou tal pessoa sofrerá perdição eterna ou perderá uma parte do galardão eterno.
MATEUS 12:31,32:
31 Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.
32 Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.
MARCOS 3:28,29:
28 Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem.
29 Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno.
LUCAS 12:10: “ Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que blasfemar contra o Espírito Santo, não haverá perdão”.
38° É possível um cristão verdadeiro blasfemar ou falar contra o Espírito Santo?
Resposta: Não, esse pecado só pode acontecer na pessoa que ainda não alcançou salvação.
39° Que é a Trindade?
Resposta: A trindade é a designação que teólogos usam para referir-se à doutrina bíblica de que em Deus há três pessoas distintas em uma só substância divina: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Em um sentido são três pessoas, noutro sentido é um só Deus. Jesus não é o Pai, mas é um com o Pai, é tanto Deus como o Pai; o Espírito Santo não é o Pai, mas é tanto Deus como o Pai.
40° O caro leitor não acha que vale a pena aceitar JESUS CRISTO como seu ÚNICO e SUFICIENTE SALVADOR e SENHOR, para SEGUI-LO como DISCIPULO DELE?
Resposta: Pessoal ou individual.
Autores pela graça de Deus: FELIX RACY e LEANDRO CANDIDO DE OLIVEIRA