sábado, 12 de junho de 2010

Tricotomia - Porque Satanás nos odeia tanto

Tipo: Esboços e estudos bíblicos Como já estudamos, antes da queda Satanás estava no monte santo de Deus, juntamente com um querubim da guarda. “Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.” (Ez 28.14)
Com sua iniqüidade e auto-exaltação, Satanás foi expulso do monte santo de Deus, e retirado do meio das pedras afogueadas. Agora ele é visto atuante no planeta terra, mas envergonhado por Deus. Deus o colocou diante dos “reis” para que fosse visto como motivo de vergonha a todos os que se rebelam contra Ele. (Ler Ezequiel 28.15-17)
Com a queda, a terra ficou desolada e destruída. O Senhor inicia então o cântico da criação, restaurando a terra para colocar sob ela a humanidade:

Deus usou a terra, para produzir ervas e plantas (Gênesis 1.11)
Deus usou a terra para criar os mamíferos (Gênesis 1.24)
Deus usou o firmamento para criar os luminares (Genesis 1.14)
Deus usou as águas para criar os peixes e aves (Gênesis 1.20)

Agora chegou o momento de Deus criar o homem. Neste caso especial, Deus não usou a terra, o firmamento e nem as águas. Deus não queria criar no homem um caráter terreno, por isso pela primeira vez a trindade aparece reunida para criar algo originado diretamente no próprio Deus. Deus usou a si mesmo para criar o homem.

“Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.27)

Observe então o princípio da sobrevivência na face da terra:

Tire o animal da terra... e ele não sobrevive.
Tire as plantas da terra... e elas não sobrevivem.
Tire os luminares do firmamento... e eles apagam.
Tire os peixes da água... e eles morrem.
Tire o homem de Deus... e ele será consumido!

Lembro-me da vez em que me desviei da igreja. Era jovem, e estava andando no meio de uma festa oferecida pela igreja católica. Naquele momento eu segurava um copo de cerveja e um maço de cigarros, e uma voz me disse: “Você foi criado por Deus, e para Deus, e só vai ter paz quando estiver com Deus”. Corri imediatamente para a igreja Batista na qual era membro, e subitamente joguei-me de joelhos diante do altar de Deus, ainda antes do momento de apelo. A partir daquele momento jamais desviei-me das minhas origens. Eu pertenço a Deus, e dependo de Deus para viver!
Agora observe mais uma importante revelação. Deus criou o corpo do homem, usando o pó da terra, porém o ser humano, diferente dos animais, não é constituído de corpo, e sim de “espírito”. Deus é espírito, e fomos feitos de Deus.
O corpo foi o melhor presente que Deus poderia ter dado ao homem, pois através do corpo poderíamos interagir com o mundo físico. Diferente dos demônios caídos, temos alguns privilégios que certamente causam inveja em Satanás:

Podemos comer e saborear.
Podemos tocar e sentir.
Podemos cheirar.

Que belo presente. Apesar de sermos seres espirituais, podemos viver nesta terra durante uma vida terrena, e interagir com toda a criação de Deus. Agora entendemos porque Satanás precisa tanto possuir vidas; entendemos também o motivo de seu ódio pela criação de Deus. Ele te odeia porque você existe e é o que é, e sua maior e principal missão é te fazer não perceber o seu valor e poder, e transforma-lo semelhante a ele.
Fomos criados imagem e semelhança de Deus, mas a maior parte da humanidade tem se parecido muito mais com Satanás e seus demônios. Falaremos detalhadamente sobre isso mais adiante.
Deus criou o homem, corpo, alma e espírito, e o presenteou com uma poderosa vocação, que foi tirada das mãos de Satanás. A capacidade de adorar. Por isso ele fica furioso quando adoramos ao Senhor! A terra foi criada para nós. Devemos administra-la e ser servidos por ela. O homem passa a ter autoridade espiritual quando entende a sua posição na face da terra.

A FORMAÇÃO DO HOMEM (ESPÍRITO, ALMA E CORPO)

“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23)

Diferentemente dos animais, o ser humano possui três partes distintas: ESPIRITO, ALMA E CORPO. Esse princípio teológico é denominado de TRICOTOMIA.

Estas três partes devem ser cuidadas e tratadas para a perfeita habitação do Espírito de Deus. Desde o princípio da criação Deus tinha o propósito de habitar no coração do homem, assim como era com Adão, antes do pecado. Em Gênesis 2.7 observamos a criação do homem (Adão), sendo assim dividido:


Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra (corpo)
Soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida (espírito)
O homem tornou-se alma vivente (alma)

Quando Deus criou o homem, observou que a natureza carnal (carne) prejudicava a relação entre Ele e o homem. Deus queria que o homem vivesse muito mais tempo sobre a face da terra, mas a natureza carnal gerou no coração de Deus a necessidade de dar ao homem apenas 120 anos de vida.

“Então, disse o Senhor: não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne... porém os seus dias serão cento e vinte anos” (Gn 6.3)

O espírito humano é o ponto de contato com Deus. É o elo colocado por Deus no homem, de forma que o homem possa discernir as coisas espirituais.

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.” (1 Co 2.14,15)

Aí está explicita a necessidade de sermos espirituais. O homem carnal não consegue uma comunhão com o Criador, porém o que é espiritual, facilmente discerne o mundo espiritual. Adão, o primeiro homem, foi criado com toda perfeição. Ele tinha um corpo modelado diretamente pelas mãos de Deus, tinha uma alma pura, pacífica, limpa de traumas, tristezas, medos e decepções. Além disso Adão tinha um espírito reto e inabalável, o que permitia que ele tivesse comunhão direta com o Senhor, 24 horas por dia.
Já a alma, é a patente natural e individual de cada homem. A alma é tudo que o homem é, é seu ego. Ela está entre o Espírito e o corpo, sendo ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. Ela é a sede dos afetos, e habita dentro de si sentimento, simpatias, desejos, emoções, medo, alegria, vontade, prazer, ódio, amos, tristezas, etc.
O corpo é a forma visível, é a embalagem ser humano; é nosso homem exterior. Graças ao corpo podemos nos relacionar com o mundo exterior. O corpo é físico, palpável, ele pode se corromper, ao contrário da alma.
Na figura a seguir, vemos o estado inicial do homem (antes da queda). Quando o Espírito Santo quer falar com o homem, ele se comunica com o espírito humano, este, por sua vez transmite este conhecimento ao cérebro, de forma que entendamos o que Deus falou. É um caminho longo, que precisa de santificação e comunhão com o Espírito Santo para que o canal de comunicação com o Senhor esteja permanentemente “aberto”.
Deus criou o homem com espírito, alma e corpo, e devemos tratar com toda a importância de cada uma destas partes, pois cada uma delas tem uma função especial para a vida do homem.

Faculdades do espírito:

Trabalha com o corpo físico e com a alma, com os anjos, com o Espírito Santo de Deus, etc, etc...
Razão, sabedoria, conhecimento, força, poder
Intuição
Comunhão espiritual com Deus

Faculdades da alma:

Trabalha única e exclusivamente para e com o nosso corpo físico e espiritual
Emoções – Sentimentos, gostos, alegrias, tristezas, amor, ódio, etc
Intelecto – pensamentos, raciocínios, memória
Vontade – Usada para tomar decisões. Poder de escolha

Faculdades corpo: (os 5 sentidos)

Fala - expressão dos pensamentos da alma, através das cordas vocais
Audição - pela audição recebemos informações e armazenamos na alma
Visão – pela visão, fotografamos e armazenamos informações na alma
Olfato - equivalente a audição e visão
Tato – graças ao tato podemos sentir, tocar, pegar as coisas materiais

Nota: o corpo humano é corruptível, durando apenas algumas décadas, porém aos que viverem com Cristo, terão um novo corpo glorificado, incorruptível e eterno.

“...mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” (2 Co 4.16)


A QUEDA DO HOMEM COMO CONSEQUENCIA DO PECADO

“Os vossos pecados fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.”
(Isaías 59.2)

O homem foi criado imagem e semelhança de Deus; foi criado para ter comunhão com o Altíssimo (como no caso de Adão). Adão era perfeito em corpo, alma e espírito, e por isso possuía uma grande comunhão com o Senhor, porém com o pecado de Adão, foi trazido o pecado para todo homem. Este primeiro pecado originou a queda espiritual da humanidade.

A partir deste momento:

O homem tornou-se fugitivo de Deus (Gn 3.9,10)
Perdeu a proteção de Deus
Sofreu profundas transformações interiores (devido a não ser governado pelo Espírito de Deus, e sim pelos desejos da carne e influencias de satanás. Deixou de ser espiritual e se tornou carnal)
Foi tomado por um coração enganoso. (Jr 17.9)

Nota: Com a queda o ser humano não deixou de ser tricotômico, porém seu espírito entrou em um estado de dormência, aguardando a possibilidade de se reconciliar com Deus.

Nenhum comentário: