quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Do Vale do Medo para o Vale da Bênção

-Tema: ESPERANÇA

II Crônicas 20.12-28
-Introdução: O rei Josafá sentiu-se cercado como num vale rodeado de montes e teve medo (v.3). Esta situação que viveu, podemos chamar de ‘Vale do Medo’.
Um vale é lugar baixo ou fundo cercado de montes ao redor. Comumente todo vale é escuro, frio e sem muita visibilidade do horizonte.
Muitas pessoas estão vivendo em um vale de medo, sem visão de uma solução para seu problema. O medo cega as pessoas. O raciocínio é comprometido em situações de medo, impedindo o pensamento e a criatividade.

Você já passou pelo Vale do Medo?

Vamos aprender como o rei Josafá e o povo de Deus, saíram do Vale do Medo para o Vale da Bênção:

1- Olhar para Deus

v.12 “nossos olhos estão postos em Ti”
Na oração de Josafá, ele apresentou toda a situação para Deus, bem como seus temores, mas concluiu declarando para o Senhor que muito maior do que tudo é o Seu Deus.
Quando passamos pelo Vale do Medo, nada adianta ficar olhando para os problemas. Quanto mais se foca na situação mais tenso se torna, gastando energia inutilmente. A melhor coisa a fazer é olhar para o Senhor e contemplar a saída pela Graça de Deus.
 Você olha mais para o problema ou busca a solução em Deus?
Firme seu olhar em Jesus, pois Ele é única solução!

ASSISTA:

2- Receber o Espírito Santo

v.14 “então veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação”
Quando Josafá terminou sua oração, o Espírito Santo veio sobre o povo. Todos os que estavam antes amedrontados, como a Igreja no dia de Pentecostes, ao sentir este poder foram fortalecidos.
Depois de olhar para Deus precisamos buscar o Espírito Santo de Deus para nos fortalecer. Quando sentimos sozinhos, temos medo, mas se a presença de Deus está conosco, não há o que temer.
Você tem buscado a presença do Espírito Santo?
Saiba que não está sozinho e Deus te fortalece!

3- Não temer, confiando que Deus luta por nós: 

v.15 “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus”.
O mesmo rei Josafá que antes estava amedrontado, agora enche os pulmões para animar o povo. Garante para seus súditos que embora como rei não pudesse fazer nada, Deus estaria com eles. Não precisavam de um exército que os defendesse porque o próprio Deus os ajudaria.
Se fossem olhar o número de inimigos, veriam que não tinham condições de se defender, mas Josafá entendeu que o exército de anjos de Deus é muito maior que o número de seus inimigos.
Se você for enumerar seus problemas e dificuldades, não vai a lugar algum. Mas se contemplar a grandeza de Deus, consegue lutar confiante na vitória que vem do Senhor.
Você olha mais os problemas ou confia na proteção de Deus?
Não tenha medo, Deus é maior que seus problemas!

4- Tomar posição e deixar Deus agir

v.17 “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará”.
Como rei e maioral do exército, Josafá tinha que tomar iniciativa e resolver tudo. Contudo, para que Deus agisse, seria preciso total confiança e para isso não poderiam fazer nada. Deveriam tomar posição de fé para contemplar a ação de Deus.
Muitas vezes nos achamos competentes para fazer o que queremos e acostumamos a resolver tudo a nosso modo e somente quando nos vemos impotentes diante de situações impossíveis é que deixamos Deus intervir poderosamente.
Você tem feito as coisas da maneira que quer ou pede orientação de Deus?
Deixe Deus agir em sua vida e não tente interferir!                     

5- Adorar a Deus

v.18,19 “Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram. Dispuseram-se os levitas, ... para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira”.
A reação do rei Josafá foi se prostrar no chão adorando a Deus. Um rei não de abaixava diante de ninguém ´porque era o maior de todos, mas Josafá não teve vergonha de se lançar no chão revelando sua submissão ao Senhor.
A adoração nos leva à presença de Deus onde recebemos o poder para vencer. Somente diante de Deus somos fortalecidos para alcançar o impossível. Muitas vezes estamos tentando fazer coisas quando não devíamos fazer nada além de adorar a Deus.
Você está gastando tempo resolvendo problemas?
Invista mais tempo em adoração e verá tudo resolvido!

6- Creia na Promessa de Deus: 

v.20 “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.
Ao adorar a Deus, Josafá se encheu de fé e coragem. Então falou palavras para inspirar o povo a acreditar na vitória. Se o povo continuasse triste não teriam forças para lutar. Por isso trouxe à memoria de todos, as Palavras de Deus e a mensagem de seus profetas.
Quando buscamos orientação nas Escrituras sentimos preparados para enfrentar tudo, pois “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I João 5.4). João Wesley dizia que quanto mais coisas tivesse para fazer num dia, mais cedo se levantava para orar e ler mais a Bíblia e assim tudo dava certo.
Quando você enfrenta problemas, tira tempo para ouvir e ler a Palavra?
Alimente sua fé com a Palavra de Deus!

7- Lute apenas Espiritualmente: 

v.21 “Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas ... e foram desbaratados”.
Depois de fazer isso tudo,  Josafá poderia pensar que estava pronto par lutar. Mas não devia fazer nada. Sua batalha seria espiritual. Foi por isso que saiu vitorioso e chegou ao Vale da Bênção.
Muitas vezes achamos que porque oramos e recebemos uma palavra de fé, podemos fazer tudo do nosso jeito e vai dar tudo certo, mas não é verdade. A Bíblia ensina “confia no Senhor e faze o bem” (Salmo 37.3) e não adianta confiar e fazer tudo errado. Por isso o crente precisa aprender a se defender espiritualmente. Quando luta com suas próprias forças fica muito cansado e sem condições de vencer "porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas" (II Coríntios 10.4). 
Você tem lutado apenas espiritualmente ou combatido com suas forças?
Não lute com a carne. Sua batalha é espiritual!

Saia do Vale do Medo para o Vale da Bênção!

-CONCLUSÃO

“louvaram o SENHOR; por isso, chamaram àquele lugar vale de Bênção, até ao dia de hoje” II Crônicas 20.26
Josafá e o povo de Israel saíram do vale do medo e chegaram ao Vale da Bênção onde tiveram paz recebendo a benção do Senhor.
A caminhada para sair do vale do medo pode ser longa, então você precisa:
-olhar somente para Deus,
-não temer confiando que Deus te defenderá,
-tomar sua posição deixando o Senhor agir,
-ser um adorador,
-crer nas promessas da Palavra,
-lutar apenas espiritualmente.
Você está num vale de medo e solidão?
Saia e venha para o Vale da Bênção!

domingo, 25 de outubro de 2015

Parábola do filho pródigo

Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
"Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.
Lucas 15:11-13


Uma das mais belas dentre as parábolas de Jesus, que conta a história de um rapaz que tinha uma condição de vida muito boa, era rico, tinha o amor do pai, uma bela fazenda, muitos empregados, mas que um belo dia resolveu pedir parte da sua herança para o seu pai.

Sendo o filho mais novo ele tinha direito a um terço do patrimônio da família, mas na cultura judaica essa herança só seria distribuída quando o pai morresse, portanto o que ele estava pedindo com aquela atitude era o mesmo que a morte do pai.

Ele recebeu a herança e ficou alguns dias na casa do pai, depois resolveu ir para uma cidade grande. Abastado com muito dinheiro começou a gastar tudo vivendo irresponsavelmente, por isto ele é chamado de filho pródigo (esbanjador, gastador), e começou a levar uma vida completamente diferente daquela que ele tinha com o pai, uma vida de pecado, cercado por muitas pessoas interessadas somente no seu dinheiro, bancando muitas festas.

Mas não precisamos ser muito inteligentes para saber que se temos uma certa quantia de dinheiro e começamos a gastar e esbanjar, sem repor aquela quantia uma hora o dinheiro vai acabar, e foi exatamente isto o que aconteceu com este jovem.

Quando o dinheiro acabou ele se viu sozinho, os amigos foram embora, houve uma crise naquela cidade e a fome era extrema. Abandonado e sozinho no mundo foi pedir emprego cuidando de porcos, e imagine comigo um judeu trabalhando com porcos, este jovem chegou ao fundo do poço ao ponto de querer se alimentar com a comida deste animal, e só não fazia isto porque não deixavam, que situação lamentável, triste e desesperadora.

Mas diz a Palavra que ele caindo em si disse:

‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!
Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.
Lucas 15:17-19


Criou forças, tomou coragem e resolveu voltar para casa do pai...

Esta parábola nos ensina muitas lições valiosas. Muitos hoje tem a mesma atitude do filho mais novo porque resolveram deixar a casa do Pai, a figura do Pai representa o nosso Deus que é o nosso Pai amoroso e que tem cuidado de nós, mas mesmo com todo este amor muitos tem sido seduzidos pelo mundo e tem deixado a casa do Pai...

E o que leva um filho crente a deixar a casa do Pai?

Uma das razões é a ingratidão, tem tudo o que precisa, mas acredita que lá fora será melhor, se acha autossuficiente, mas a verdade é!!! Não está preparado para as crises que existe no mundo.

Outra razão é a falsa liberdade, tem filho que acha que dentro da casa do Pai está preso, não tem liberdade, e resolvem sair para encontra-la, mas quero dizer algo!!! Você só esta livre quando esta junto do Pai, Ele te guarda e te protege, lá fora é só ilusão. Cedo ou tarde a verdade vem a tona, e é frustante reconhecer que esta errado!!!

Há muito interesse lá fora (mundo), muitos só estarão com você enquanto puder oferecer algo, mas na hora em que a crise chegar você será abandonado, o único amigo verdadeiro que nunca te abandona é Jesus Cristo o Filho de Deus.

Uma vez do lado de fora, longe do aconchego do Pai o resultado é ladeira abaixo, o filho se afasta e só se afunda cada vez mais. É muito triste ver uma pessoa que era tão abençoada, tinha a alegria estampada no rosto, a Luz de Cristo, a Unção do Espírito Santo e que agora longe do Pai Celestial é a figura da derrota...

Mas há esperança se for este o teu caso, o Pai esta de braços abertos esperando por você, volta para casa, o Pai te ama!!!

Filho procure entender os seus pais biológicos eles te amam e não querem te ver sofrendo, não pense que você já sabe de tudo e que já é responsável o bastante para viver longe da sua família, não maltrate os seus pais, você pode se arrepender amargamente por isto, cuidado com as palavras, elas tem uma força tremenda, tanto para o bem quanto para o mal.

Independente de como seja a sua família, boa ou má, elá será sempre sua, amigos vem e vão embora. Mas com quem você tem um laço sanguíneo não é desta maneira, sempre estará e fará parte da sua vida, então procure viver bem com sua família, ame ela, respeite-a, e se tiver alguma dificuldade para isto, peça a ajuda para Deus.

O pai nesta parábola também nos dá ensinamentos importantes, porque ele poderia ter dito para o seu filho...
“Eu vou te dar este dinheiro, mas nunca mais quero te ver novamente, fique longe da minha vida eu te rejeito como filho”!!!
Mas não foi isto o que aconteceu, este pai deixou as portas abertas.

Senhores pais nunca feche a porta para os seus filhos, por mais difícil que esteja a situação eles precisam de você, do seu amor.

Na hora que o filho pródigo precisou ele soube para onde correr, e voltou arrependido e ao chegar em casa...

A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
Lucas 15:20 

Lendo esta passagem vemos que o pai o avistou ainda longe sabe porque?

Porque ele já estava esperando-o, e correu até ele e o beijou... 
Nada de palavras negativas como seu ingrato, filho ruim... 
Na verdade ele o abraçou e o beijou, o filho estava sujo, vestes velhas, descalço e ainda por cima fedendo a porco... 
Mas para o pai isto não tinha importância!!! 

O Seu filho querido voltou para casa.

Mas o pai já estava esperando-o e já tinha tudo pronto, o filho pródigo tinha preparado um discurso para o pai, um pedido de perdão, ficou pensando nisto aquela viagem inteira, mas quando começou a falar... 
O pai o interrompeu não deixou o filho terminar de falar, e já foi preparando a festa... 
Glória a Deus!!!

Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.
Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.
Lucas 15:22-24

O filho queria ser tratado como um empregado, mas nem em seus melhores sonhos ele poderia imaginar o que o pai estava prestes a fazer...

O pai pediu para o empregado trazer a melhor roupa, tiraram aquelas vestes imundas, e colocaram nele a MELHOR ROUPA, sua história estava mudando, o passado estava ficando para trás, o tempo de miséria passou, agora ele estava recebendo uma nova oportunidade.

Colocaram também um anel no seu dedo, que representa AUTORIDADE de filho, alguns dias atrás ele estava na miséria, agora ele estava recebendo de volta tudo o que tinha perdido, uma nova oportunidade, agora eu te pergunto, ele merecia? 

Claro que não...

Te faço uma outra pergunta, você consegue explicar o amor de Deus? 

Não!!!

Mas te faço um convite...
Viva este amor, não desperdice a oportunidade que Deus esta te dando.

Colocaram também CALÇADOS NOVOS em seus pés... 
Você sabia que naquela época geralmente os empregados andavam descalços?

Mas um filho de um pai rico andava calçado, e isto o diferenciava dos demais... 
Um empregado comum reconhecia o filho de longe, sabe como? 

Roupas novas, anel no dedo e calçados nos pés, que amor é este? Este é o amor do Pai, nosso Deus é Maravilhoso!!!

Trouxeram o novilho gordo e fizeram uma festa para comemorar... 
Preste atenção porque o pai não diz, um novilho... 
Ele também não diz! Qualquer novilho... 
Mas diz "o novilho gordo"!!! E este novilho só era usado em uma ocasião muito, mas muito importante, muito especial...
Ou seja, o pai já estava preparando o novilho havia muitos dias, alias já estava tudo preparado porque o pai tinha certeza que o seu filho mais novo voltaria para casa.

Não sei por onde você tem andado, mas se for o seu caso saiba!!! 
O Pai esta te esperando de braços abertos, Ele quer mudar a tua vida a tua história, por mais que você tenha andando por caminhos tortuosos, e você tem chorado, se sente abandonado e sozinho(a), mas há uma esperança, volta para casa do Pai, Ele te ama, e não esqueceu de você nem por um segundo sequer, a festa já está preparada nos céus e na terra é só você voltar para casa (Lucas 15:7).

Para terminar esta mensagem precisamos falar um pouco do irmão mais velho...

Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’.
O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.
Lucas 15:25-28

O filho mais velho quando soube que seu irmão voltou e que havia alegria com a sua volta ficou irado, não aceitou aquela situação, o pai saiu e tentou conciliá-lo.

Queridos leitores geralmente lemos muitas criticas em relação a atitude do irmão mais velho, que ele foi um egoísta, faltou amor e compreensão... 
Mas pense comigo... 
O que aconteceria se eu e você estivéssemos no lugar do irmão mais velho. 

Imagine que você é um milionário e seu irmão mais novo esbanja 33% da riqueza da família, fazendo um monte de coisas erradas, e quando o dinheiro acaba resolve voltar, arrependido...
E quando volta para casa o seu pai o coloca novamente em destaque, será que a nossa atitude seria diferente?

Mas o grande ensinamento nesta história é o amor do pai...

O filho mais novo não pediu aquela festa, ele não pediu aquela restituição, ele queria ser tratado como um dos empregados, no mundo ele foi tratado como um escravo e considerava os trabalhadores de seu pai num patamar muito mais elevado, e queria ser tratado como um deles. Ele não se considerava digno de ser chamado de filho novamente, mas o pai o amava e ponto final.

Deus nos ama da mesma forma, nos trata da mesma forma, nos acolhe da mesma forma, como explicar? 
Muito difícil, é um amor tão grande que me constrange, muitas vezes eu me pergunto porque Deus me ama, o que eu tenho feito para receber este amor, para retribui-lo!!! 
Mas sei que a única coisa que posso fazer é adorá-lo, e agradecer todos os dias por este amor...

Podemos viver este amor através da pessoa Bendita do Nosso Senhor Jesus Cristo

O interessante nesta parábola é que ela termina sem contar se o filho mais velho entrou na casa ou continuou do lado de fora...

Mas o pai diz algo interessante:

Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ".
Lucas 15:31-32

Tudo o que o pai tinha era do filho mais velho, a herança já era toda dele, e ele poderia sim, fazer uma festa, se quisesse se alegrar com seus amigos, desde que fosse dentro da casa do pai, mas ele tinha uma escolha a fazer!!! 

Ficar do lado de fora emburrado...

Ou entrar e se alegrar com seu irmão que estava morto e voltou a vida.

Conosco é da mesma maneira, tudo o que Jesus Cristo conquistou na Cruz do Calvário foi para que tivéssemos vida, podemos viver o melhor de Deus nesta terra porque somos filhos...

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,
os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
João 1:12-13

Não fique do lado de fora, entre na presença de Deus e seja alegre, tenha o amor do Pai no seu coração, podemos e devemos nos alegrar com os nossos irmãos, sem birra, sem contenta, sem ciúmes, mas com perdão e com amor, juntos na casa Pai.

Deus te ama muito, e quer transformar a sua vida, mudar a sua história, mas para isto tome uma atitude... 
CORRA PARA OS BRAÇOS DO PAI.

Jesus Cristo te ama

Elias no monte Horebe

Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias? "
1 Reis 19:9

Você já se sentiu ou esta desanimado? 
Cansado, deprimido, desiludido?
Então esta é uma mensagem de Deus para você.

Elias foi um grande profeta do Senhor, um homem que viveu muitas experiências com Deus! Orou para que não chovesse sobre a terra, e não choveu por mais de três anos. Foi alimentado milagrosamente por corvos enquanto saciava a sua sede com água do ribeiro de Querite. Foi alimentado durante muitos dias por uma viúva que tinha somente um pouco de azeite em uma botija e um pouco de farinha em uma panela. Orou para que o Senhor mandasse fogo sobre um holocausto, diante de uma grande multidão e o fogo caiu do céu. Orou para que chovesse depois de três anos e meio e choveu. 

Foram tantas experiências que nos leva a pensar como isto foi possível, qual o segredo de Elias! Fé, compromisso, dedicação, comunhão...

Mas a Bíblia nos fala que ele era parecido conosco:

Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.
Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.

Tiago 5:17-18

Ou seja, como o Senhor não faz acepção de pessoas, podemos viver experiências com Deus como Elias teve se tivermos fé.

Mas o propósito de escrever esta mensagem é para meditar um pouco no fato de que este homem de Deus depois de uma grande vitória, desanimou, ficou com medo, desejou a morte. Hoje temos muitos servos de Deus na mesma situação, apesar da sua fé, do seu compromisso ou porque não dizer do seu zelo diante de Deus, estão fracos.

Elias depois de uma grande vitória, recebeu uma ameaça que o deixou desanimado:

Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.
Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles".
1 Reis 19:1-2

Pense comigo quem era Jezabel para tocar no servo de Deus?
Deus não permitiria! E Deus não permitiu que Jezabel tocasse num fio de cabelo de Elias.

Mas vamos procurar entender os sentimentos deste homem de Deus e nos colocar no lugar dele, e se for o seu caso! Assim como Elias, você também venha ser renovado pelo Senhor que te escolheu e que te capacita na sua Jornada.

Elias quando recebeu a ameaça, fugiu (1 Reis 19:3). Deixou o seu moço e foi embora sozinho, caminhando durante um dia inteiro pelo deserto até ficar exausto e deitar debaixo de um zimbro. Muitos estão na mesma situação, depois de uma grande decepção, se isolam das pessoas, dos amigos, da família e se escondem. Ou até mesmo desejam a morte! Não tem mais forças para viver ou encarar os desafios de frente. 

Medo, fuga e isolamento... Te parece familiar? 

Mas quero te deixar uma mensagem da parte de Deus! Você não está sozinho, o Senhor Jesus Cristo quer te ajudar neste momento de extrema dificuldade e te levantar novamente. Sua história não acaba aqui!

Deus não abandonou Elias, e também não vemos o Senhor o repreendendo, o exortando, brigando com ele. Pelo contrário, o Senhor enviou um anjo que tocou nele, o acordou, e lhe deu uma refeição, e o deixou dormir novamente, depois o acordou de novo e lhe deu novamente o alimento e lhe disse que o caminho seria longo (1 Reis 19:5-8). 

Deus conhece a nossa estrutura, por isto Ele nos permite descansar, recuperar as energias. Mas logo em seguida renova as nossas forças. Afinal de contas precisamos continuar a nossa caminhada.

Aprendo com esta mensagem que Elias até este momento em sua vida sempre agiu de acordo com a vontade do Senhor e não dava um passo sem a sua direção (1 Reis 17:2-3; 8:9-10; 1 Reis 18:1-2; 18:46), mas quando ele agiu sem consultar o Senhor  temeu e fugiu. 

Temos que aprender a buscar a vontade de Deus e a orientação do Espírito Santo. 
Nem sempre os Cristãos conseguem, senão não teríamos tantos fracos na fé, mas temos que nos levantar porquê a misericórdia do Senhor estão sobrenome nós. Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente.

E Elias caminhou:

Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus.
Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias? "
1 Reis 19:8-9

Você leu certo! 40 dias!
Deus levou o seu servo até este monte, também conhecido como Sinai e que tem uma importância muito grande para o povo de Deus, neste lugar o Senhor falou com Moisés e deu para Israel os dez Mandamentos, neste lugar Deus marcou um encontro com Elias...

Todos nós precisamos ter um encontro com Deus, Ele quer falar conosco e nos fortalecer.

Elias ao chegar no monte entrou em uma caverna, e a primeira coisa que Deus disse foi: " O que você esta fazendo aqui, Elias?

Depois de ouvir a resposta de Elias o Senhor o mandou sair da caverna. 
Deus fala para você hoje caro leitor, saia da caverna. 
Da caverna da tristeza, da angustia, da desilusão e de tantos outros sentimentos negativos que pode estar na sua vida hoje. 

Deus estava naquele monte, e se manifestou de uma forma tremenda para Elias. 
Mandou um forte vento que soltava as rochas da montanha, mas Ele não estava no vento.
Depois do vento um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto.
Depois do terremoto um fogo e o Senhor também não estava no fogo.
Depois do fogo um cicio suave (1 Reis 19:11-12).

E Deus falou... Pense comigo! Neste monte o vento fendias as rochas. O monte tremia e fumegava, porém o fato mais importante neste dia, foi Deus falando com Elias através de uma voz mansa e uma brisa suave. Deus é bom! 

Deus fortaleceu o seu servo, e quer fazer o mesmo com você. 
E hoje você não precisa ir até o monte Horebe para ouvir o Senhor, Deus fala com você na sua igreja, na sua casa, no seu dia a dia, quando você medita na Palavra de Deus. 

Se afastar de Deus ou da Igreja não é a solução, abandonar os seus amigos, família, irmãos, não vai resolver a sua situação, pelo contrario, sozinho é muito pior. 

Escute no seu coração a mensagem que Deus tem para você hoje! 

Siga em frente meu filho, Estou com você... SEMPRE!

E a ordem que Deus deu para Elias foi que voltasse pelo mesmo caminho (1 Reis 19:15) e continuasse o seu ministério...

E para você é da mesma maneira... Continue a sua trajetória, prossiga para o alvo, olhe para Jesus Cristo e caminhe até o final. E Ele está te esperando de braços abertos...

Jesus esta voltando!

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

João 14:1-3

Nunca se esqueça, Jesus te ama...

Eu Escolho Deus (Firmado na Palavra)

Este Esdras veio da Babilônia. Ele era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. O rei lhe concedera tudo o que ele tinha pedido, pois a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele.
Alguns dos israelitas, inclusive sacerdotes, levitas, cantores, porteiros e servidores do templo, também foram para Jerusalém no sétimo ano do reinado de Artaxerxes.

Esdras 7:6-7





Começo este estudo com a seguinte frase...
"Eu escolho Deus" 

Esta é a escolha mais importante que precisamos fazer na vida!!! 
Uma escolha que nos leva ao Filho de Deus Jesus Cristo, e que envolve da nossa parte um relacionamento pessoal com Este Deus que é Verdadeiro e Único.

É uma escolha que tem implicações na nossa maneira de viver, de agir e comportamental, e que também requer obediência, disciplina, renuncia. 
Mas que traz consigo uma mudança tão radical que podemos dizer verdadeiramente que nascemos de novo e nos leva a verdadeira felicidade. 

Quando Deus entra em nossas vidas tudo muda, nós mudamos, é uma transformação que começa de dentro para fora, o vazio e a tristeza da lugar a uma alegria transbordante, uma vontade tão grande para viver para este Deus, que acaba se tornando o nosso maior desejo.

E a medida que caminhamos com Deus, e prestamos o nosso culto racional a nossa comunhão aumenta, a religiosidade da lugar a adoração verdadeira, sincera, muito maior do que qualquer recompensa que possamos ter nesta vida, e entendemos que são muitas.
Jesus nos prometeu vida e vida em abundancia, porém o mais importante em tudo isto é estar jundo com o Senhor, o Deus da nossa salvação.

E saber que Ele nos chamou para dar frutos e frutos em abundancia é maravilhoso. 
Ter entendimento que fazemos parte de algo tão grande como a obra de Deus, a divulgação da Palavra e ganhar almas para o Reino de Deus é algo sublime. 

Somos importantes para Deus, e Ele conta conosco e nos da um chamado, e quando dizemos "Eis-me aqui", o Senhor nosso Deus nos capacita com Dons Espirituais e através da Unção de Deus podemos cumprir este chamado e combater o bom combate, terminar a carreira e guardar a fé como nos ensina o Apóstolo Paulo (2 Timóteo 4:7). 

Aprendo com a Palavra de Deus que o Sacerdote Esdras entendia muito bem este chamado, e o comprometimento que ele tinha com o Senhor é algo que nos motiva muito.

Ele viveu em uma época muito difícil para os Judeus, apesar do cativeiro babilônico ter findado e os 70 anos preditos pelo profeta Jeremias já terem terminado, havia um grupo que muitos anos antes já tinham retornado para Jerusalém juntamente com Zorobabel (Esdras 2:2), mas a nação judaica, principalmente Jerusalém, estava vivendo uma época de grandes dificuldades, com um povo abatido e desanimado.

Provavelmente Esdras não conhecia Jerusalém, talvez tivesse nascido e fora criado longe da sua pátria, morava na Babilônia, longe das suas tradições, dos seus costumes, cresceu no meio de um povo diferente, uma cultura diferente, uma nação muito poderosa os Persas que foi um dos maiores impérios que já existiu.

Mas o que me chama a atenção é que mesmo morando tão distante e vivendo em uma cultura onde havia muitos deuses, ele permaneceu firme e com a sua fé inabalável em Deus, e mesmo longe do segundo Templo em Jerusalém, ele se colocou a disposição para aprender e ensinar a Palavra de Deus.

Isto nos ensina que podemos permanecer firmes com Jesus e com a Palavra de Deus mesmo quando estamos inseridos em um meio onde as pessoas a nossa volta não querem ter o mesmo comprometimento com Deus, mesmo assim podemos dizer "eu escolho Deus".

Talvez você que esta lendo esta mensagem esteja dizendo no seu coração "esta tudo tão difícil para mim", na minha casa e na minha família só eu estou firme com o Senhor e ninguém me entende, e as vezes até zombam da minha fé, o que eu faço?

Imagino o quanto esta sendo difícil para você caro leitor(a), mas o conselho que eu te dou é! Fique firme com o Senhor Jesus Cristo, Ele te dará forças e te sustentará, e você ainda verá com os teus próprios olhos a Glória do Senhor no meio da sua família, haverá salvação, curas, libertação, e aqueles que te criticam ainda irão levantar as mãos para o céu e irão adorar o mesmo Deus que você serve, creia!

Esdras foi um instrumento poderoso usado por Deus para trazer muitos da sua nação para mais perto do Senhor.

Uma das lições que eu aprendo com este servo de Deus é que ele conhecia a sua identidade, ele sabia que era de uma linhagem sacerdotal:

Depois dessas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, vivia Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias,
filho de Salum, filho de Zadoque, filho de Aitube,
filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Meraiote,
filho de Zeraías, filho de Uzi, filho de Buqui,
filho de Abisua, filho de Finéias, filho de Eleazar, filho do sumo sacerdote Arão.

Esdras 7:1-5

E esta linhagem chegava até o Sumo Sacerdote Arão, e ele sabia que este chamado era para ser um representante dos homens diante de Deus, entrando na presença do Senhor como um intercessor oferecendo os sacrifícios exigidos pela Lei para benefício das pessoas. Além disso ele se dedicou a ensinar a Palavra de Deus.

Vejamos as semelhanças para a nossas vidas:


Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação. 
Hebreus 9:11
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
1 Pedro 2:9
A Bíblia nos ensina que Jesus é o nosso Sumo Sacerdote e nós somos o sacerdócio real e a nação santa para anunciar as grandezas de Deus, viram as semelhanças?
 Assim como Esdras entenda que o Senhor te escolheu e te chamou para fazer a diferença, a tua vida é de Deus, você escolheu Deus, entenda o seu chamado e seja uma benção para todos as sua volta, deixa o Senhor te usar, Ele te capacita, você pode e deve viver uma vida de propósitos, com muitas conquistas, e através da sua vida muitos irão conhecer o amor de Deus na pessoa Bendita do Senhor Jesus Cristo.
O Próprio rei Persa viu o testemunho de Esdras e o enviou para Jerusalém e até mesmo pediu oração para ele e sua família (Esdras 7:23), viu nele também sabedoria que vinha de Deus (Esdras 7:25), e foi benevolente com os judeus e com o Templo (Esdras 7:27).
Aprenda com esta mensagem que o Senhor te dá sabedoria e te capacita.

Quando você escolhe estar na presença de Deus, e a viver a Palavra, Ele te protege, te guarda, te sustenta, te faz prosperar, te conduz pelo caminho e mesmo nas adversidades esta com você e te dá a vitória.
Esdras chegou em segurança a Jerusalém e pode desenvolver um ministério muito grande para sua nação, juntamente com Neemias que veio ajuda-lo depois de algum tempo, e desta forma foi uma benção para sua nação.

Tem um versículo neste capítulo que me chama muito a atenção:

Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.
Esdras 7:10

Vejamos a dedicação deste servo do Senhor...

Ele decidiu estudar a Lei do Senhor... 
Ninguém o obrigou, não foi forçado, ele de boa vontade se pôs a estudar a Palavra de Deus, havia uma vontade, um compromisso, que ele tinha com Deus para aprender a Palavra de tal forma que ele se tornou um Escriba, alguém que escrevia e copiava a lei de Deus, ou seja a Palavra estava no seu coração.

Caro leitor, ame a Palavra de Deus, estude ela sempre, e que ela se torne parte da sua vida, esteja sempre com uma Bíblia próxima a você, há muitas benção te aguardando, portanto guarde a Palavra de Deus no seu coração.

Ele decidiu praticar a Palavra de Deus... 
Que lição magnifica para todos nós, antes de ensinar, Esdras primeiramente praticou a Palavra de Deus na sua própria vida, isto é compromisso!!! 

Antes de sair pregando ele viveu a Palavra, antes de ser um exemplo para sua nação e ministrar a Palavra, ele ministrou a Palavra na sua própria vida.

Caro leitor que esta mensagem seja um ensinamento para sua vida, pratique a Palavra primeiro, viva aquilo que você prega, e antes de ministrar ou pregar, seja ministrado, passe um tempo aprendendo, praticando, vivendo a Palavra de Deus, a quando você aprender e for aprovado... ENSINE!!!

Alias viva toda a sua vida aprendendo, praticando e vivendo a Palavra de Deus, seja sempre dependente Dele. 

Busque sempre do Senhor... 

E você meu caro amigo que é um ministro do Senhor, e esta lição é para mim também, viva na dependência do Espírito Santo, que as nossas mensagens sejam ungidas por Deus, que não sejam somente sermões decorados, ou bem estudados, mas sim inflamados pelo Espírito Santo, pregações que tragam avivamento, mudança, conversão e principalmente salvação de almas.

Ele decidiu ensinar a Palavra de Deus... 
Somente depois de viver a Palavra foi que ele começou a ensinar, ele só abriu a boca quando estava preparado, por isso o seu ministério foi bem sucedido, porque antes de transformar vidas ele foi transformado.

Caro leitor que esta mensagem fale fortemente ao teu coração assim como esta falando ao meu. O Senhor nosso Deus quer transformar as nossas vidas, e mais que um ministério grande ou reconhecido por muitos Ele quer ter comunhão conosco, o nosso coração tem que estar no altar, no primeiro amor, antes de ministrarmos para as pessoas temos que deixar Deus ministrar aos nossos corações, antes de falarmos do amor de Deus temos que deixar este amor fluir em nossas vidas, temos que ser sinceros, humildes e principalmente dependentes de Deus, desta maneira você poderá ensinar todos a sua volta... 

Começando com você, sua família, sua parentela, sua empresa, sua igreja, seu ministério, sua cidade, seu país e se for da vontade de Deus os quatro cantos da Terra.

Você também é uma benção para todos as sua volta, muitos te amam, sua família te ama, teus amigos verdadeiros te amam, Deus te ama, portanto seja um exemplo para sua geração, viva e pratique a Palavra, estamos carentes de exemplos, de pessoas que vivem aquilo que pregam, que sejam benignos, que amem o próximo, que amem a Palavra de Deus e que tenham testemunho de vida.
Esdras enfrentou desafios, muitos não queriam o bem de Jerusalém e se levantaram adversários, conosco não é diferente, enfrentamos lutas nesta vida, e a nossa luta não é contra carne e o sangue, mas é contra os principados e potestades nas regiões celestiais, e creia podemos vencer todo e qualquer adversidade no nome de Jesus.
Seja forte, não deixe as dificuldades te derrubar, supere elas, não deixe o desanimo te abater, busque forças em Deus, temos um Sumo Sacerdote chamado Jesus Cristo que esta conosco e nos protege.
Aceite o teu chamado, não fuja dele, não de as costas para aquilo que o Senhor colocou em suas mãos, busque os exemplos na Palavra de Deus e nas pessoas que Deus tem colocado a sua volta, pessoas que vivem a Palavra de Deus, e aprenda que um servo fiel nunca fica confundido nem envergonhado, você vai vencer se você for fiel, faça a sua parte e Deus com certeza vai te abençoar grandemente, abra o seu coração e deixe o Espírito Santo te capacitar.
Fique firme e forte na presença de Deus, você não esta sozinho, Deus esta com você e vai colocar amigos ao teu lado para te ajudar nesta jornada, alguém com a mesma visão e o mesmo comprometimento com a Palavra.
A tua igreja é uma benção, e ali o Senhor vai te ensinar, aprenda com Ele, não fique olhando para os defeitos das pessoas porque são muitos, veja somente se estas pessoas estão dispostas a aprender com a Palavra de Deus assim como você, e lembre-se! Não é você que irá mudá-las, não é na tua força, mas o Senhor quando encontrar um coração aberto mudará estas pessoas, Ele transformará a tua família, Ele transformará a tua igreja, Ele mudará os teus amigos, mas antes de tudo Ele quer transformar você.
Jesus disse:
Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Apocalipse 3:20
Você esta disposto?
Você acredita?
Você pode dizer "eu escolho Deus"?
Que o Senhor te abençoe e te guarde...

O seu trabalho não é em vão no Senhor!

Jesus te ama.

Claudinei Saldanha