segunda-feira, 15 de maio de 2017

"Quem vai ocupar o Reino Milenar?"

Pergunta: "Quem vai ocupar o Reino Milenar?"

Resposta: 
Haverá dois grupos distintos que ocuparão a terra durante o Reino Milenar – aqueles com corpos glorificados e os com corpos terrestres que viverem durante a Tribulação e entrarem no Reino Milenar. Aqueles com corpos glorificados consistem da Igreja, a qual receberá corpos glorificados no Arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:13-18, 1 Coríntios 15:21-23, 51-53), e os que são ressuscitados depois da volta de Cristo à terra (Apocalipse 20:4-6). Os que têm corpos terrestres podem ser subdivididos em dois grupos: os crentes gentios e os crentes judeus (Israel).

Em Apocalipse 19:11-16, encontramos o retorno de Jesus Cristo à terra, conhecido também como a Sua segunda vinda. O Arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:13-18, 1 Coríntios 15:51-53) é uma aparição de Cristo no ar e não deve ser confundido com a Sua segunda vinda – os dois são eventos distintos. Não há menção em Apocalipse 19-20 de qualquer tipo de evento de arrebatamento. A implicação é que os santos que estão na terra quando Cristo voltar permanecerão na terra para entrarem no Reino Milenar com os seus corpos naturais. Se o Arrebatamento ou qualquer tipo de evento onde um crente vivo recebe um corpo glorificado fizesse parte da segunda vinda de Cristo à terra, seria de se esperar encontrar referência a um evento tão importante em Apocalipse 19. No entanto, tal referência não pode ser encontrada. O único evento que resulta em crentes recebendo corpos glorificados é encontrado em Apocalipse 20:4-6, onde aqueles que se tornaram crentes durante a Tribulação e foram mortos por causa de sua fé são ressuscitados. Acredita-se também que neste mesmo tempo os santos do Antigo Testamento serão ressuscitados, também recebendo corpos glorificados (ver Daniel 12:2).

Mateus 25:31-46 é uma outra passagem que deve ser considerada. Esta passagem é comumente chamada de separação ou julgamento das ovelhas e dos cabritos. As ovelhas e cabritos se referem aos gentios justos e injustos. Cristo julgará os gentios injustos (cabritos), lançando-os no lago de fogo para o castigo eterno (Mateus 25:46). Portanto, nenhum gentio descrente sobreviverá para viver durante o Reino Milenar. Os gentios justos, ou ovelhas, viverão durante o Reino Milenar. Eles vão dar à luz filhos e povoar a terra. No entanto, estes não são os únicos que terão filhos durante o Reino Milenar.

Dá-se a impressão de que quando Cristo voltar, toda a nação de Israel confiará nEle (Zacarias 12:10). Eles não receberão corpos glorificados (como fizeram aqueles que foram arrebatados antes da Tribulação e os que ressuscitaram depois), mas também terão filhos durante o Reino Milenar.

Então, crentes gentios, Israel e os crentes ressuscitados/arrebatados (todos os quais têm corpos glorificados) vão ocupar a terra. Deve-se notar, no entanto, que os crentes com corpos glorificados não terão filhos. Não há casamento depois desta vida (Mateus 22:30).

As crianças nascidas durante o Reino Milenar terão a responsabilidade de fé em Cristo, assim como todas as pessoas dos séculos passados têm feito (fé em Cristo desde a Sua vinda; fé em Deus antes -- Gênesis 15:2-6; Habacuque 2:4; Romanos 3:20). Infelizmente, nem todas as crianças que nascerem durante o Reino Milenar terão fé em Cristo. Aquelas que o rejeitarem serão levadas por Satanás em rebelião contra Deus no final do Reino Milenar, quando Satanás é solto por um curto período de tempo (Apocalipse 20:7-10).

Para um estudo mais aprofundado sobre este assunto (de quem vai viver no Reino Milenar), dê uma olhada também nas seguintes passagens: Isaías 2:2-4; Zacarias 14:8-21, Ezequiel 34:17-24, Daniel 7:13-14; Miqueias 4:1-5.

Nenhum comentário: