quarta-feira, 28 de maio de 2014

DESERTO LUGAR DE MILAGRES

DESERTO LUGAR DE MILAGRES



A Simbologia Bíblica do Deserto


Texto: Ex. 14:15-20 
“ Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.” 
Introdução
Nesta mensagem quero falar sobre o significado espiritual do deserto. Todos nós passamos pelo deserto, até mesmo Jesus passou pelo deserto, podemos ver isto em Mt. 4:1-11 (“ Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.”). 
Neste esboço vamos aprender que é necessário passarmos pelo deserto para aprendermos certas lições espirituais e também para conhecermos a Deus melhor. Este deserto pode ser uma situação, uma circunstancia e até mesmo um tempo de Deus para nós.


Vou enumerar aqui alguns significados espirituais do que vem a ser para nós o deserto. 
1) Deserto é o lugar de conhecermos o zelo e as promessas de Deus  Gn. 21:14-20. 

Podemos observar isso na experiência de Agar e Ismael. 
a) Agar e Ismael são despedidos e andam errantes pelo deserto. Gn. 21:14. (“Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.”) 
b) Deus prova a fé de Agar. Gn. 21:15 e 16. (“E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. / E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.”) 

c) Deus ouve a oração de Ismael e consola Agar no deserto
. Gn. 21:17. (“E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.”) 
d) Deus faz promessa a Agar no deserto. Gn. 21:18 (“Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.”) 
e) Deus cuida dele lhe dando água e saciando-lhe a sede no deserto. Gn. 21:19. (“- E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.”) 
f) Deus estava com o rapaz no deserto. Gn. 21:20. (“E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro”) 
2) Deserto é o lugar de recebermos a chamada de Deus .
Podemos ver isto na experiência de Moisés: 
a) Moisés têm a experiência de fé e é chamado por Deus no deserto. Ex. 3:1. (“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.”) 

b) Moisés recebe a visão de Deus no deserto
.
 (no Monte Horebe). Ex. 3:2-6 (“E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.”) 
c) Deus revela para Moisés o estado do seu povo e seu plano de Libertação. Gn. 3:7-9(“E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.”) 
d) Moisés é chamado e enviado por Deus. Gn. 3:10. (“Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.”) 

e) Observemos o preparo de Moisés para ser o líder, libertador e o legislador de Israel.

Deus o preparou 40 anos no Egito; - 
Deus o preparou 40 anos em Mídiã; - 
Para estar 40 anos na liderança do seu povo. -
Conclusão 
Eu não sei se você já passou ou está passando pelo deserto. Mas entenda que algum propósito contigo Deus tem, Ele quer te dar ricas experiências com Ele. Portanto use o deserto, aproveite o deserto para crescer na graça e no conhecimento do Senhor.

Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?

Envie sua  mensagem para: clodoaldopereira@globomail.com

ESTA FOI A SUA VIDA !

ESTA FOI A SUA VIDA !
Para: (nome)
E-mail:
Seu Nome:
Seu e-mail:
Fundo Musical:
Comentários: (opcional)
 
Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4

Imagem 5

Imagem 6

Imagem 7

Imagem 8

Imagem 9

Imagem 10

Imagem 11

Imagem 12

Imagem 13

Imagem 14

Imagem 15

Imagem 16

Imagem 17

Imagem 18

Imagem 19

Imagem 20

Imagem 21

Imagem 22

Imagem 23

© by Jack T. Chick

terça-feira, 27 de maio de 2014

Do Arrebatamento ao Juizo Final

Do Arrebatamento ao Juizo Final
O que é arrebatamento? Arrebatamento é tirar (tomar) com força e rapidamente.
Como e quando será o arrebatamento da Igreja?

O arrebatamento será invisível e repentinamente e em todo o mundo, no mesmo instante conforme diz o Apostolo Paulo em (1 Coríntios 15:52) “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. E ainda em (I Tes. 4:16 e 17) “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.

Haverá sinais para a Igreja referentes ao arrebatamento? A meu ver os sinais estão tão claros como a luz do sol. Vejamos: Quando Deus avisou a Noé que iria destruir o mundo com um dilúvio, Ele, Deus, disse o motivo para tal; (Gênesis 6:13) “Então, disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra”. A violência reinava nos dias de Noé e Jesus Cristo disse que os últimos dias seriam como nos dias de Noé, está registrado em (Mateus 24:37) “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem”. Também Jesus afirmou que seriam iguais aos dias de Ló, os dias de Ló eram dias que o homossexualismo dominava as cidades da Sodoma e Gomorra e cidades vizinhas, isso ficou provado na saída de Ló, pois os homens de Sodoma intentaram a pratica de atos homossexuais contra os anjos que vieram á casa de Ló. Ló ofereceu-lhes suas filhas e eles as rejeitaram, (Gênesis 19:8 e 9) “Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for nos vossos olhos; somente nada façais a estes varões, porque por isso vieram à sombra do meu telhado. Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro, este indivíduo veio aqui habitar e queria ser juiz em tudo? Agora, te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o varão, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta”. Os anjos os repreendeu e eles ficaram cegos, (Gênesis 19:10 e 11)  “Aqueles varões, porém, estenderam a sua mão, e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta; e feriram de cegueira os varões que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta”. Jesus usou esse fato como sinal de Sua vinda.

Jesus também disse que iriam surgir falsos profetas e o amor de muitos iria esfriar, (Mateus 24:11e 12) “E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará”. Hoje existem muitos profeteiros e reveladores de mentiras em muitas igrejas, enganando aqueles que lhes dão atenção. Além disso, muitos já se esfriaram na fé cumprindo literalmente o versículo acima.

Esses e outros sinais estão acontecendo no mundo todo. Violência, muita violência não se tem certeza de passar um dia sem ser assaltado ou sofrer outro tipo de violência, hoje há muita imoralidade, terremotos, inundações, muitas catástrofes da natureza, homossexualismo e lésbicas conquistando “direitos” segundo as leis dos homens, homens contrariando a lei natural e principalmente a Lei de Deus, casando homem com homem e mulher com mulher, sendo que Deus criou macho e fêmea, é bem claro que casamento com pessoas do mesmo sexo é uma aberração porque poderão eles procriarem? Claro que não!

Todos esses sinais esclarecem que a vida de Jesus Cristo para julgamento das nações está se aproximando, e esses sinais são entendidos como precedentes do julgamento das nações e do juízo final. Então, serão eles sem duvida nenhuma, sinais que o arrebatamento está mais próximo, porque o arrebatamento e a grande tribulação antecedem o julgamento das nações e o juízo final. Levantemos nossas cabeças e estejamos alerta, vigiemos, porque sobre isso Jesus diz o seguinte em, (Lucas 21:28) “Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”. Hoje está muito mais próximo o dia da vinda de Jesus do que quando isso foi escrito.

A Primeira Ressurreição se Dará no Momento do Arrebatamento
No momento do arrebatamento ao toque da ultima trombeta se dará a primeira ressurreição, (1 Coríntios 15:52) “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. Os fiéis que já haviam passado para o Senhor ressuscitarão primeiro e nós os que estivermos vivos seremos arrebatados. A ressurreição se dará no mesmo instante em todo o mundo e será repentinamente como dissemos no inicio desta mensagem. Não haverá tempo de consertos e reconciliações, Sua vinda será como relâmpago, (Lucas 17:24) “Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia”. Estejamos apercebidos Ele virá repentinamente, (Mateus 25:13) “Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir”. È chamado de bem-aventurado aquele que tomar parte na primeira ressurreição porque alcançará a vitória completa, (Apocalipse 20:6) “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos”. A segunda será para a condenação.  
Fatos que Poderão Acontecer no Momento do Arrebatamento
Uma esposa crente, fiel, poderá estar sendo maltratada pelo esposo ingrato e ímpio, e repentinamente ela exclama: Glória a Deus e desaparece. O marido machão vai sair correndo assustado dizendo; minha esposa desapareceu misteriosamente. Assim também pode acontecer com muitas esposas que não consideram e nem respeitam seus maridos conforme os ensinos bíblicos, filhos e filhas que sempre maltratam seus pais poderão ouvi-los exclamar: Aleluia, desaparecendo instantaneamente. Esses filhos e todos os que ficarem por certo também sairão apavorados, chorando e gritando pelas ruas, mas será tarde demais!

Nas estradas carros levando passageiros alguns motoristas desaparecerão dando um gloria a Jesus e em outros casos passageiros desaparecem deixando o motorista apavorado, sem entender o que presenciou.

Nas ruas os carros se chocam. No ar aviões ficam a deriva e os passageiros ficarão em pânico pelo desaparecimento dos pilotos, em outros casos alguns passageiros desaparecerão deixando os demais e pilotos tremendamente assustados. Grandes desastres em terra, mar e ar, pânico geral em todo o mundo. Pessoas desesperadas gritando pelas ruas procurando parentes que sem explicações desapareceram. Filhos e filhas procurando seu pai, sua mãe ou a ambos, pais aflitos procurando seus filhos que foram tomados da terra pelo poder de Deus. Murmuradores desejando maldição para os desaparecidos, céticos chorando sua própria dor e incredulidade, evangélicos que só tinham nomes de crente, procurando pelos seus pastores que foram com Cristo. Pastores que pastoreavam a si mesmos e não subiram porque só tinham nome de pastor, mas na verdade eram aproveitadores, mercenários e enganadores esses serão humilhados e envergonhados. Somente tristezas, choro, desespero e aflições em toda face da terra.

Os grandes religiosos que ficarem, se reunirão para discutirem o assunto, mas os ânimos estarão fracos demais e as reuniões se tornarão em lagrimas, desesperos, acusações e até em violências. Pessoas desesperadas dirão aos pastores que ficaram; você nunca nos ensinou sobre o arrebatamento, só pregava bênçãos e mais bênçãos terrestres e agora pastor? Nada disso mudará a situação, a oportunidade já havia se passado! Sofrimentos sem igual, blasfemadores gritando pelas ruas. Catástrofe mundial!

No meio dessa calamidade mundial os grandes, políticos e religiosos das nações se reunirão para procurar resolver os problemas em todas as áreas inclusive a religiosa que por certo farão uma mistura de política com religião. Convocarão por certo uma assembléia geral e chegarão ao consenso da necessidade de um governo mundial e com certeza Satanás já terá preparado um homem que aparentemente terá as qualidades necessárias para isso, ele assumirá o governo mundial. Esse homem governará sob as ordens de Satanás, o dragão. O que já está predito em (2 Ts 2:4) O qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo ser igual a Deus.
Governo Mundial
Nesse governo serão tomadas medidas radicais, será proibido falar sobre o Nome de Jesus Cristo, a sentença será a morte, é só examinar o que está escrito em (Apocalipse 6:9) “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”. Assim podemos entender que muitos dos que ficarem irão sustentar a verdade bíblica e o Santo Nome de Jesus, e essa firmeza lhes custará suas próprias vidas. Cremos que até muitos descrentes vendo a firmeza desses irmãos em sustentarem o Nome Maravilhoso de Jesus, também crerão e não negarão, pagarão o preço, e receberão também a vida eterna com Cristo.

Será implantado uma lei mundial obrigando todos, homens e mulheres terem em suas testas ou mãos o sinal da besta conforme está escrito em (Apocalipse 13:16) “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal da besta na mão direita ou na testa”. E aquele que receber esse sinal estará irremediavelmente perdido, examine o que diz em (Apocalipse 14:9 e 10) “E os seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro”. Muitos dos que não foram arrebatados se sucumbirão aceitando o sinal da besta porque os que não aceitarem o sinal não poderão comprar e nem vender coisa alguma. Será muito difícil a vida nessa situação.
A Grande Tribulação
Após o arrebatamento iniciar-se-á a grande tribulação e a ação do Espírito será limitada na terra porque sua missão é preparar a Noiva de Cristo (a igreja) que já não estará mais na terra e sim nas Bodas do Cordeiro de Deus. Estará iniciando o reino do anticristo na terra esse reino será de enganos e mentiras, (2 Ts 2:9 e 10) A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem”.
Já estamos notando sinais dessas influencias no mundo e em muitas igrejas que hoje ensinam heresias sem nenhum temor e muitas bênçãos terrestres em lugar das celestes.

A grande tribulação terá duração de sete anos com dois períodos de três anos e meio, que será sem duvida alguma, a ultima semana registrada pelo Profeta Daniel. Israel fará um conserto com o anticristo conforme escreveu Daniel no capitulo (9:25 a 27) “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações. E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador”.

Israel sendo enganado fará esse conserto com o anticristo e nos primeiros três anos e meio será de falsa paz, (Apocalipse 6:2) “E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer”. (esse não será Jesus, pois nem coroa tinha) Será mesmo a falsa paz, construirão o templo em Jerusalém e reiniciarão os sacrifícios. Passado três anos e meio o conserto será rompido porque o anticristo irá fazer coisas que Israel não aceitará, o atrevido sempre quis ser igual a Deus, isso desde o Edem, o profeta escreveu sobre isso em (Isaías 14:14) “Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”. E Paulo confirma isso em (2 Ts 2:4) “O qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”. O mundo todo estará sob as ordens de Satanás e também sob a ira de Deus. Muito sofrimento convém vigiar!

Israel Romperá o Acordo com o Anticristo
Com o rompimento do acordo a grande tribulação entrará no seu auge, de um lado Deus enviando as catástrofes descritas no livro do Apocalipse, do outro lado as bestas e o anticristo perseguindo, maltratando e matando aqueles que não concordarem com seu governo maligno não aceitando seu sinal. Será tremendo o sofrimento!

A Bíblia chama a grande tribulação de angustia de Jacó, está escrito em (Jeremias 30:7) “Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela”. Israel sofrerá horrivelmente, mas o remanescente será salvo.

A grande tribulação não será somente na terra, Satanás como atrevido que é tentará levar a tribulação até aos céus, pois haverá batalha nos lugares celestiais, está escrito em (Apocalipse 12:7) “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos”. Ali será a queda total e definitiva de Satanás e não haverá mais seu lugar nos céus, (Apocalipse 12:8 e 9) “Mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que enganava todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”. Na terra ele lançará toda sua fúria contra os habitantes do planeta conforme está escrito em (Apocalipse 12:12) “Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo”. Nessa situação ele perseguirá a mulher que dera a luz ao varão é só examinar o que diz em (Apocalipse 12:13, 15 ao 17) “E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o varão. E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a boca e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo”. A fúria satânica será total. A mulher simboliza Israel por quem veio ao mundo o Varão Jesus Cristo.

Israel será oprimido, cruelmente maltratado, as mulheres serão forçadas nas ruas em Jerusalém, Deus trará todas as nações para batalhar contra Israel para juízo das nações, Ele pelejará contra estas nações, (Zacarias 14:2 e 3) “Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será expulso da cidade. E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha”. E só o remanescente de Israel será salvo (Isaías 10:21 e 22) “Os resíduos se converterão, sim, os resíduos de Jacó, ao Deus forte. Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um resto dele se converterá; uma destruição está determinada, trasbordando de justiça”. Paulo afirma isso em (Romanos 9:27) “Também Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo”.
Cumprimento do Apocalipse
Entraremos no livro do Apocalipse para comentar, dentro de nossas limitações os fatos que acontecerão entre o arrebatamento e o juízo final.

Esse livro é conhecido também como o livro da Revelação, Jesus revelou a João na ilha Patmos onde estava exilado os acontecimentos finais da raça humana, o Juízo Final a     condenação dos ímpios e de Satanás e de toda sua equipe maligna incluído o anticristo, o falso profeta, com o lançamento deles todos no lago de fogo onde ficarão para todo sempre. Também revelou a João o futuro dos santos desde o principio do mundo e também mostrou a morada dos santos com Jesus Cristo, a Jerusalém Celeste. Esse livro deve ser lido e observado por todos os servos de Deus, (Apocalipse 1:3) “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”.

Cristo deu conhecimento a João da situação das sete igrejas da Ásia e seus pastores, representando as fases da igreja no trajeto de sua existência aqui na terra. No inicio desse livro encontramos bem-aventuranças e advertências.
João viu sete castiçais de ouro e no meio deles um como o filho do Homem vestido de vestes compridas e tendo o peito cingido com um cinto de ouro que representa Cristo como Rei, Sacerdote e Juiz de Seu povo, (Apocalipse 1:12 e 13) “E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; e no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro”. Os castiçais representam as sete igrejas da Ásia e as sete estrelas representavam os sete anjos (pastores) que tinham a incumbência de dirigir e ensina-las andarem nos ensinos bíblicos, isso é confirmado em (Apocalipse 1:20) “O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas”. 

Capítulos 2 e 3 de Apocalipse, Advertências
As advertências de Cristo aos dirigentes e as igrejas são claras a respeito das fases da igreja através dos tempos, dá para observar que elas se diferem uma da outra mostrando com isso o que aconteceria no decorrer dos anos. Hoje a nosso ver estamos vivendo a fase da igreja de Laodicéia é só observar que nos dias atuais existe uma disputa entre as igrejas para apresentarem grandezas terrestres, prédios, templos luxuosos, catedrais, algumas possuem até aviões, ostentação de riquezas, não teria problema algum as igrejas possuírem essas coisas se fossem na simplicidade e não para apresentações de grandezas, mas quando entra as riquezas desaparecem as simplicidades isso é notório aos nossos olhos, vejamos o que está escrito sobre a igreja de Laudicéia em (Apocalipse 3:17) “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”). Nessas cartas, capítulos 2 e 3 de Apocalipse encontramos fases que as igrejas aceitariam influencias do mundo, perderiam o primeiro amor, falsos ensinos e que muitos estariam mortos espiritualmente, porém, mesmo nessas situações calamitosas ficou claro que existirão os fiéis que não se corromperão, mas permanecerão nos ensinos santos de Deus e esses sempre serão guardados por Jesus. Todas as fases se cumpriram e hoje vemos, como já dissemos; o mundanismo e as grandezas dentro das igrejas, tudo pode, tudo é tolerado, mas os fiéis serão guardado na hora da tentação que por certo virá conforme está escrito em (Apocalipse 3:10) “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”. Naquele dia será notória a diferença de quem serve a DEUS com sinceridade. Estejamos preparados para o arrebatamento! 
Capítulo 4 de Apocalipse
Nesse capitulo João é convidado a subir até aos céus, (Apocalipse 4:1) “Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer”. Ele, João escreveu que viu uma porta aberta, viu o trono e um assentado sobre ele cuja aparência era simplesmente maravilhosa, do trono saiam relâmpagos, trovões e vozes, sete lâmpadas acesas representando os sete Espíritos de Deus, a plenitude do Espírito Santo. Todos os seres celestiais adoravam a Deus na beleza de Sua Santidade, cumprido literalmente o (Salmo 29:2) que diz: “Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; adorai o SENHOR na beleza da sua santidade”. João viu coisas maravilhosas que iriam e que irão acontecer com a igreja e com o mundo no trajeto que culminará com o Arrebatamento, a Grande Tribulação, o Milênio, o Juízo Final e a Vitória da Igreja que estará para sempre com o Senhor.
Capítulo 5 de Apocalipse
Logo no primeiro versículo diz que João viu um livro selado com sete selos. Um Livro de suma importância, seu conteúdo era a revelação do futuro do mundo, bem como o cumprimento literal e total da Palavra de Deus com aniquilação para sempre de Satanás e seus adeptos e consequentemente a vitória do povo de Deus. Não havia ninguém digno nem no céu e nem na terra e nem debaixo dela para desatar os selos e abrir aquele Livro, então João começou a chorar e muito, porque era necessário abri-lo, mas quem teria dignidade para fazer isso? Ninguém nem no céu e nem na terra!

João foi consolado, lhe foi dito não chores há aqui um que abrirá esse livro; (Apocalipse 5:5) “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos”. Esse Leão é também o Cordeiro que tinha sete pontas sete olhos que são os sete Espírito de Deus. (Apocalipse 5:6) “E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra”. Leão representa força e poder, cordeiro representa sacrifício, sofrimento, amor, mansidão, compaixão, qualidades essas que se encontram sem duvida nenhuma em Cristo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Os sete chifres (pontas) representam todo poder, sete olhos representam todo conhecimento. Lá estava o Cordeiro que havia sido morto, mas vive eternamente, Ele, somente Ele poderá abrir esse Livro, glórias a Seu Santo Nome, (Apocalipse 5: 8 e 9) “E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação”.  
Capitulo 6 de Apocalipse. A Falsa Paz e a Ira de Deus Durante a Grande Tribulação
(Apocalipse 6:1 e 2) “E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei e ouvi um dos quatro animais, que dizia, como em voz de trovão: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer”. Esse não é o nosso Jesus, observe nem coroa tinha, isso significa a falsa paz que o anticristo irá trazer ao mundo. É a falsa paz que será implantada no mundo e muitos serão enganados por ela.

Na abertura do segundo selo, vers. 3 e 4, foi visto um cavalo vermelho que vem acabando com a “paz”, derramando muito sangue, com guerras terríveis, mortes e muito sofrimentos incríveis para os habitantes da terra, os infiéis que ficaram na terra..

Havendo aberto o terceiro selo – vers. 5 e 6, João viu um cavalo preto que trará aperto sobre toda terra, mais sofrimentos, miséria e fome por todo o mundo.

Havendo aberto o quarto selo, vers. 7 e 8, foi visto um cavalo amarelo que vem com morte, espada, fome, peste e mais sofrimentos terríveis. É o império do mal reinando sobre o mundo.

Havendo aberto o quinto selo, vers. 9 a 11, foram visto por João as almas dos que foram salvos durante a grande tribulação, com muitos sofrimentos, foram mortos por amor a Palavra de Deus e por amor ao testemunho que deram. Foram martirizados, mas deram testemunhos e não negaram o Santo Nome de Jesus, permaneceram fieis até a morte. Eles agora clamavam pedindo julgamento dos derramadores de sangue.
Havendo aberto o sexto selo, vers. 12 a 17, foi mostrado a João como o juízo se desencadeará sobre todo o universo conhecido e desconhecido pelo homem, João contemplou nessa visão bem claro toda arruína do sistema solar (a galáxia que vivemos).

OBS: A aparição desses cavalos é uma demonstração simples e objetiva para revelar os feitos vindouros, cavalos eram usados pelas nações em guerra, representando força total. E as cores simbolizam sofrimentos, guerras, fome, morte e etc.

Escape desses juízos sendo fiel aos ensinos de Cristo, afaste-se do mundo.

Capitulo 7 de Apocalipse
Nesse capitulo foi feito uma pausa nas aberturas dos selos para João contemplar a chamada e sinalização dos 144000 das tribos de Israel sendo eles servos de Deus. (Apocalipse 7:4) “E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel”. Esses serão as primícias. Em seguida João viu uma multidão mui grande vindas de todas as nações, tribos e línguas que vieram da grande tribulação, (Apocalipse 7:9) “Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos”. Foi perguntado a João se ele sabia quem eram aquela multidão e ele respondeu Senhor tu sabes. Veja como ele escreveu; (Apocalipse 7:13 e 14) “E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”. Eles estavam com palmas nas mãos, observe; não diz coroa. Coroa terão os que forem arrebatados, Paulo escreveu sobre a coroa em (2 Timóteo 4:8) “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. Temos que nos abster de todas as coisas mundanas e ficarmos firmes para recebermos a coroa, porque se não subirmos no arrebatamento e estivermos vivos iremos sofrer muito durante a grande tribulação para termos as palmas em nossas mãos. (1 Coríntios 9:25) “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível”. Quer a coroa afaste-se dos prazeres deste mundo.  
Capitulo 8 de Apocalipse
Havendo aberto o sétimo selo, vers. 1 a 4, fez-se silencio no céu quase meia hora e João viu sete anjos que estavam diante de Deus, os quais receberam sete trombetas para tocarem anunciando mais juízos e maiores sofrimentos ao mundo apóstata. Outro anjo recebeu incensário de ouro com muito incenso para por com as orações dos santos que subiam até diante de Deus. Oremos e permaneçamos fiéis a Nosso Senhor Jesus Cristo. 
O tocar das Trombetas
Os anjos se prepararam para tocarem as trombetas, (Apocalipse 8:6) “E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las”.

Ao toque da primeira trombeta, vers. 7, João viu saraiva e fogo misturado com sangue serem lançados sobre a terra. Que sofrimento dos habitantes do planeta! Sejamos fiéis aos ensinos santos. Deus é compassivo, mas também é justiça.

Ao toque da segunda trombeta, vers. 8 João viu sendo lançado sobre a terra uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, (talvez um meteorito ou pedaços de cometas) arrasando com a terça parte de vidas e também com as naus (navios e outros) no mar.

Ao toque da terceira trombeta, vers. 10, João viu cair do céu uma grande estrela ardendo como tocha sobre a terça parte dos rios e das fontes cujas águas se tornaram em absinto, e muitos homens morreram por causa das águas que eram amargas.

Ao toque da quarta trombeta vers 12 e 13 ao toque dessa trombeta foi mostrado a João como será ferido a terça parte de todo sistema planetário, sol, lua, estrelas, essa terça parte ferida se escurecerão, tornando também a terça parte do dia escuro como a noite. João também viu um anjo voando pelo céu dizendo bem alto; Ai, Ai, Ai dos que habitam sobre a terra, porque ao toque das outras três trombetas virão coisas terríveis. Beberão do cálice da ira de Deus. Quem suportará? Veja o que diz em (Apocalipse 14:10) “Também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro”. Tem um escape, veja; (Apocalipse 2:10) (...) “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Para escapar da grande tribulação esse é o único meio.
Capitulo 9 de Apocalipse. A praga dos Gafanhotos
Ao toque da quinta trombeta vers 1 a 7 João viu como será aberto o poço do abismo, moradas dos demônios, da besta e etc. Saindo dali espíritos imundos, demônios em forma de gafanhotos que receberam (não tinham) poder como de escorpião para atormentar somente aqueles que não tinham o sinal de Deus em suas testa, entendem-se com isso que os que ficarem no arrebatamento e tiverem coragem de enfrentar os sofrimentos serão assinalados por Deus em suas testas, eles somente estarão livres do sofrimento provocado pelos gafanhotos, porque os que ficarem sofrerão muito na grande tribulação. O sofrimento pelo ataque desses gafanhotos será terrível ao ponto dos feridos pedirem a morte, mas a morte fugirá deles, (Apocalipse 9:6) “E naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles”. Os aspectos desses gafanhotos eram terríveis e assombrosos. Com isso se passará o primeiro ai e terão mais dois ais para maiores sofrimentos e até destruição da própria natureza com sofrimentos atrozes para os moradores da terra.

Ao toque da sexta trombeta vers. 13 e 14.  João viu que serão soltos quatro anjos que estarão presos juntos ao rio Eufrates (no Iraque?) Só poderá ser anjos do mal e malignos em extremo, porque anjos de Deus não estariam presos. Eles estavam com tempo marcado para ferir a terça parte da humanidade. Muitos sofrimentos, mas mesmo assim os que não morrerem pelas pragas, não se arrependerão. Serão rebeldes e desobedientes, por fim receberão sem duvida a condenação eterna. Falta o tocar da sétima trombeta 
Capitulo 10 de Apocalipse
Nesse capitulo foi visto por João outro anjo forte (expressão de poder?) que descia do céu clamando como um leão e nesse clamor sete trovões fizeram soar suas vozes, mas não foi permitido a João escrever o que viu, (Apocalipse 10:1 a 4) “E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o rosto era como o sol, e os pés, como colunas de fogo; e tinha na mão um livrinho aberto e pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra; e clamou com grande voz, como quando brama o leão; e, havendo clamado, os sete trovões fizeram soar as suas vozes. E, sendo ouvidas dos sete trovões as suas vozes, eu ia escrevê-las, mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram e não o escrevas”. (Hoje ano de 2008, tem alguém dizendo que Deus tem lhe revelado aquilo que não revelara a João e o autorizado a propagar). É mentira descarada! Falta de temor!)
Trovões podem-se entender como voz ou presença de Deus ou ainda juízo e ira de Deus.

Da nos a entender que ainda tinha mais juízos para desencadear sobre o mundo, o anjo avisou que não haveria mais demora e assim que o sétimo anjo tocar a sétima trombeta será cumprido o segredo de Deus como anunciou aos profetas, seus servos.

João recebeu ordem de pegar um livrinho da mão do anjo e comê-lo. João come o livro que em sua boca era doce como mel, mas seu ventre ficou amargo. Pode ser que isso signifique que foi doce para João em saber tudo o que acontecerá neste mundo, mas foi amargo saber da dura condenação dos infiéis e rebeldes e ou do sofrimento doloroso dos crentes que não negarem o nome de Jesus e que morrerão por testemunharem de Deus, em publico. Isso são apenas conjecturas porque o certo só se saberá quando acontecer esses fatos. Foi ordenado a João que terminando aquela visão ele deveria profetizar outra vês a muitos povos, nações, línguas e reis. (João pregou e prega pelas suas cartas apostólicas e também pelo próprio livro de Apocalipse).
Capitulo 11 de Apocalipse e as Duas Testemunhas
Aqui foi ordenado que se medisse o Templo de Deus e o altar só não medisse o átrio que está fora do Templo (Medir o Templo deve se entender como proteção ao Povo de Deus, porque o Templo já tinha sido destruído pelos romanos, Bíblia de Estudos pagina 369) O átrio não era para ser medido porque será pisado pelas nações por quarenta e dois meses (três anos e meio) justamente um período da grande tribulação. Surgirão duas testemunhas de Deus que profetizarão durante 1260 dias que também correspondem há três anos e meio, (Apocalipse 11:3) “E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco”. Elas terão poderes porque de suas bocas sairá fogo que consumirão os que lhes quiserem fazer mal. (Apocalipse 11:5) “E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto”. Quem serão essas duas testemunhas? Uns dizem ser Moisés e Elias pelos sinais operados por eles, na água e no fogo. Outros acham que serão Enoque e Elias porque eles não morreram e está escrito que está ordenado ao homem morrer uma vez, (Heb.9:27). Contudo sabemos que também está escrito que a carne e o sangue não herdarão o reino de Deus, (I Corint. 15:50). Será que eles não foram transformados para serem arrebatados como foram? Ou terão que voltarem para morrer? Porque quando se der o arrebatamento da igreja nós não morreremos, mas seremos transformados, (I Corint. 15:52). Ficaremos com (Deut. 29:29). O que sabemos é que serão dois ungidos de Deus que irão contrariar os ensinos da besta. O Profeta Zacarias fala algo que provavelmente se referem a essas testemunhas, (Zacarias 4:12 a 14) “E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro e que vertem de si ouro? E ele me respondeu, dizendo: Não sabes o que é isto? E eu disse: Não, Senhor meu. Então, ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra”. Ainda voltaremos a falar sobre as duas testemunhas.
Sétima Trombeta
O anjo tocou a sétima trombeta para glória de Deus, (Apocalipse 11:15) “E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. Será o julgamento dos mortos e naquele momento todos os seres celestiais prostrarão e adorarão a Deus. Será também o tempo dos profetas, dos servos e santos do Senhor receberem galardão, (Apocalipse 11:18 e 19) “E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva”. A arca do concerto faz nos lembrar da presença de Deus no meio do seu povo. Cristo reinará no mundo todo, estava iniciando julgamento das nações de toda terra. Veremos logo na frente como serão as catástrofes que virão sobre a terra.
Capitulo 12 de Apocalipse
João viu um grande sinal no céu uma mulher grávida que estava sentindo as dores de parto, ela tinha um coroa na cabeça e estava vestida de sol, tinha a lua debaixo de seus pés, sendo perseguida conforme está escrito em (Apocalipse 12:1 a 6) “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. E estava grávida e com dores de parto e gritava com ânsias de dar à luz. E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias”. Aceita se como sendo aqui uma representação de Israel, como mãe do Messias. Como Satanás sempre tentou e tenta destruir Israel, e também tentou destruir Jesus porque se o inimigo conseguisse destruir totalmente Israel ou destruir Jesus, onde ficariam as promessas feitas por Deus a Abraão, a Isaque e a Jacó? Logo a Bíblia perderia o seu valor (note; até hoje Israel não aceitou Jesus como o seu Messias, mas chegará o dia que Israel O receberá, será então considerado o dia do parto, assim penso eu) João observou que a mulher era perseguida pelo grande dragão vermelho. Conforme está escrito nesse nos versículos acima Deus impedidirá a fúria maligna e providenciará livramento. (Muitos crêem que Deus protegerá os fieis de Israel durante a fúria maligna no período da grande tribulação levando-os talvez para Petra que é uma parte da Jordânia) Satanás sempre lutou para destruir Israel e a Jesus Cristo. UsouFaraó, Herodes, Hitler e muitos outros que tentaram a destruição desse povo e ainda há os que tentam, mas não conseguiram e nunca conseguirão. “Levaram” Cristo à morte, mas não conseguiram destruí-lo, Ele ressuscitou para gloria de Deus e vitória nossa. Satanás tentou lutar até no céu, para tomar o lugar de Deus e assim impedir o cumprimento de Seus planos, mas foi expulso de lá para sempre, pelejaram, mas veja o que diz em (Apocalipse 12: 7 e 8) “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus”. O atrevido teve a ousadia de voltar nas regiões celestes de onde já havia sido expulso, para batalhar contra Deus!

João contemplou os céus em festa enquanto a terra estava em grande tribulação e sofrimento, para maior tormento Satanás foi arrojado para a terra, furioso e muito irado porque ele já sabia que estava chegando sua derrota total, (Apocalipse 12:12) “Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo”.
Capitulo 13 de Apocalipse
Na ilha de Ptmos João se colocou na areia do mar e viu subir do mar uma besta que tinha sete cabeças com diademas e na sua cabeça tinha um nome; blasfêmia (Apocalipse 13:1) “E eu pus-me sobre a areia do mar e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, um nome de blasfêmia”. Ela tinha aparência de alguns animais (talvez para demonstração de força e tentar ridicularizar a Deus, blasfemando contra o Seu Nome, e contra os habitantes do céu enfim, contra tudo o que a Deus pertence). Examinemos o que diz João em (Apocalipse 13:5 e 6) “E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses. E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu”. Observem; quarenta e dois meses exatamente três anos e meio, a metade da grande tribulação. E toda terra se alegrou e adoraram o dragão e esse deu seu poder e seu trono para a besta. Da-nos a entender que se trata de um governo mundial, o ultimo. Os que não tinham seus nomes escrito no céu  adoraram a besta enquanto ela blasfemava de Deus, (Apocalipse 13:8) “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. A besta será ferida de morte, mas será curada e todos se alegrarão com isso, (Apocalipse 13:3) “E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta”.

Um outra besta subiu da terra, (Apocalipse 13:11) “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão”. Essa besta ajudará a primeira besta, ela tem chifres semelhantes aos de cordeiros, isso para ter aparência de humildade, santidade, piedade, porém, falará como dragão, isto é, com grande “autoridade e domínio”, obrigará todos adorarem a primeira besta, que fará sinais, milagres e “maravilhas” enganosas. A primeira besta foi ferida a espada, mas reviveu e a segunda besta mandou que fizesse uma imagem da primeira para ser adorada por todos, tanto a besta como a sua imagem, a imagem também falava e com isso enganava o povo todos os que não tinham o sinal de Deus, mas tinham uma falsa religião! A segunda besta é o falso profeta que a meu ver sairá do meio evangélico, de um ecumenismo maligno que já se desponta em nossos dias, e farão falsos milagres, (Apocalipse 13:12 a 15) “E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida de espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta”. Vejamos como João diz sobre o trio maligno, o dragão Satanás, a primeira besta o anticristo e segunda besta o falso profeta uma união miserável, (Apocalipse 16:13 e 14) “E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso”. Os que não adorarem e não tiverem o sinal da besta não poderão comprar e nem vender e serão mortos (Apocalipse 13:16 a 18) “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, porque é número de homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis”. Provavelmente esse número será como um enigma, letras ou coisas semelhantes, pois manda que o calculemos. A falsa religião e o falso profeta, a meu ver não será difícil entender de onde sairá. (Como disse anteriormente, a meu ver, será um líder religioso de grande consideração mundial e o falso profeta será um evangélico de entre os ecumênicos). Hoje nós vemos que lideres religiosos da idolatria e outros como Dalai Lama, do Tibete gozam de uma consideração muito grande no mundo, mas os que obedecem com sinceridade aos ensinos bíblicos não gozam desse “prestigio” porque a Palavra de Deus exige santidade em seus ensinos e isso para o mundo corrupto é como fogo insuportável. 
Voltemos às duas Testemunhas
Elas profetizarão e terão poder em suas palavras, pois são testemunhas do Altíssimo (Apocalipse 11:3 a 6) “E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Estas têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem”. Quando elas acabarem os testemunhos, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as matará, seus corpos ficarão em uma Praça em Jerusalém, isso diz em (Apocalipse 11:7 e 8) “E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e as vencerá, e as matará. E jazerá o seu corpo morto na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado”. Povos de varias nações verão os corpos e não permitirão que os sepultem, mas farão festas com trocas de presentes crendo que obtiveram vitória, passado o tempo determinado por Deus elas ressuscitarão e serão chamadas ao céu. (Apocalipse 11:11 e 12) “E, depois daqueles três dias e meio, o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre os pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram”. Então cairá grande temor sobre seus inimigos, na mesma hora houve um forte terremoto com muitos mortos e grande arruína para a cidade, terminando o segundo ai, conforme diz em (Apocalipse 11:13 e 14) “E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados e deram glória ao Deus do céu. É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá”.
A besta que sobe da terra, tudo indica que é o falso profeta examinem; ele tem  chifres  semelhantes aos de cordeiro, (Tendo aparência de um santinho) essa besta procurará enganar os povos com seus milagres. Podemos contemplar hoje o prenuncio dos trabalhos que serão realizados por essa besta. Hoje vemos padres usando hinos evangélicos, carismáticos falando em “línguas” tudo dentro da idolatria, cantores que se dizem evangélicos cantando hinos maliciosos, profanos, sem nenhuma inspiração, eles vendem o louvor, porque cobram alto valor para cantarem uma noite, um verdadeiro  comercio dentro das igrejas, alem do grande comercio da Palavra de Deus cujos pregadores cobram um absurdo para pregarem uma noite e se for para pregar e cantar cobram mais, a Bíblia diz que digno é o obreiro do seu salário, mas não diz que é digno aqueles que exploram as igrejas como muitos fazem hoje. Pastores que pastoreiam a si mesmos, pregadores de heresias, anunciando falsos milagres para enganarem os que não meditam na doutrina bíblica. E o pior de tudo isso é que muitos deixam a sã doutrina de lado para crerem nessas miscelâneas miseráveis, até no carnaval se encontra blocos que se dizem evangélicos dizendo que fazem isso para anunciar o evangelho alegam que Paulo diz fiz-me como judeu para ganhar os judeus, mas Paulo depois de convertido não concordou e nem praticou mais os preceitos judaicos e muito menos concordou com o mundanismo. Isso faz nos lembrar o que Paulo diz em (Gálatas 1:6) “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho”. Tantas são as misérias que vemos nesses últimos tempos, contudo vemos muitos lideres permanecendo céticos, silenciosos e até concordando com essas misérias, talvez por interesses financeiros, para ganhar fama ou outras coisas desta vida. Contudo os céticos e silenciosos não levantam suas vozes contra essas coisas, mas ainda convidam essas pessoas para suas comemorações. (Sei que estou clamando no deserto, mas clamarei!) Haverá uma união dos três; a primeira besta é governo mundial o anticristo, a segunda besta é o falso profeta e o dragão é o diabo. Como já disse anteriormente que a meu ver o falso profeta sairá do meio religioso que se diz evangélico, que em nada obedece aos ensinos bíblicos, embora use a Bíblia, mas só o fazem de palavras sem nenhuma transformação, continuam achando que nada é pecado, que Deus quer somente o coração esquecendo-se que somos templo do Espírito Santo, o corpo todo e não somente o coração. (1 Coríntios 6:20) “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. Cuidado o movimento ecumênico já esta em andamento.

A besta, o falso profeta e o dragão serão lançados no ardente lago de fogo ali será o lugar da corte demoníaca para sempre, (Apocalipse 19:20) “E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre”. Examine também o que diz em (Apocalipse 20:10) “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”.
Escaparemos dessa condenação somente através do arrebatamento.
Capitulo 14 de Apocalipse. Festas com os 144.000 e o Aviso de Juízo
Sobre o monte de Sião estavam com Cristo em majestosa festa os cento e quarenta e quatro mil, primícias de grande multidão que não haviam se contaminado com a idolatria sendo considerados virgens, (Apocalipse 14:1 a 5) “E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em sua testa tinham escrito o nome dele e o de seu Pai. E ouvi uma voz do céu como a voz de muitas águas e como a voz de um grande trovão; e uma voz de harpistas, que tocavam com a sua harpa. E cantavam um como cântico novo diante do trono e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. Estes são os que não estão contaminados com mulheres, porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus”. Eles não haviam se contaminado com a idolatria, mantiveram-se virgens na fé e não concordaram com o mundo ímpio. Entoavam um novo cântico, em gratidão pela salvação obtida. Talvez se refira a mesma multidão registrada nos capitulo 7: 9 a 17. Ver e conferir o que diz em (Apocalipse 7:4) “E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel”. (Bíblia de Estudo Almeida pagina 372.) As primícias de Israel.

Seguem-se os anjos a serviço de Deus com a proclamação do evangelho eterno e do juízo de Deus para todas as nações, tribos e língua e povo dando a ultima oportunidade aos habitantes da terra conforme diz em (Apocalipse 14:6 e 7) “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. Também veio o aviso de juízo de Deus aos que aceitassem o sinal da besta, (Apocalipse 14:9 e 10) “E os seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro”. A misericórdia do Senhor é muito grande, mas tem limites! Foi lançada a foice sobre a terra para a sega e os que foram por ela alcançados foram diretos para o grande lagar da ira de Deus, (Apocalipse 14:19) “E o anjo meteu a sua foice à terra, e vindimou as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus”. 
Capitulo 15, 16 e 17 de Apocalipse. As sete Ultimas Pragas. Queda de Babilônia e o Julgamento das Nações
João viu outro grande e admirável sinal no céu, viu e ouviu cânticos de Moises e do Cordeiro enaltecendo as obras do Senhor. Cumprimento de toda Palavra de Deus, viu também sete anjos com as ultimas pragas para serem derramada sobre a terra, (Apocalipse 15:1, 5 e 6) “E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos que tinham as sete últimas pragas, porque nelas é consumada a ira de Deus. (...) E, depois disto, olhei, e eis que o templo do tabernáculo do testemunho se abriu no céu. E os sete anjos que tinham as sete pragas saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos com cintos de ouro pelo peito”. Estavam prontos aguardando a ordem para derramarem as ultimas pragas sobre a terra.

No capitulo 16 é dado a ordem para os anjos derramarem as sete salvas da ira de Deus iniciando assim o juízo das nações e da grande Babilônia e seus comparsas. (Apocalipse 16:1) “E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus”. O anjo derramou a primeira a primeira taça com o que trará tremendo sofrimento para aqueles que aceitaram o sinal da besta, (Apocalipse 16:2) “E foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem”. O segundo derramou sobre o mar que se tornou em sangue matando tudo o que tinha vida dentro dele.  E o terceiro derramou sobre os rios, os quais terão a mesma sorte do mar. Então, anjos exaltaram a Deus pelo julgamento justos com que Ele julga todas as coisas e condena os sofrimentos que o inimigo impôs sobre os Seus servos, (Apocalipse 16:5 a 7) “E ouvi o anjo das águas que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste sangue a beber; porque disto são merecedores. E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor, Deus Todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”. O quarto anjo derramou sobre o sol, (Apocalipse 16:9) “E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória”. E o quinto anjo derramou sua taça sobre o trono da besta tornando seu reino tenebroso e de grande sofrimento conforme está escrito em (Apocalipse 16:10) “E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam a língua de dor”. O povo mesmo com todos esses sinais e sofrimentos não se arrependeram, antes blasfemaram de Deus, (Apocalipse 16:11) “E, por causa das suas dores e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu e não se arrependeram das suas obras”. A ira de Deus será derramada sobre os habitantes da terra e contra as hostes infernais. O sexto anjo derramou sua taça sobre o rio Eufrates, (Apocalipse 16:12) “E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do Oriente”. João viu sair da boca do dragão, da besta e do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs, demônios realizando prodígios de enganos para atrair os reis de toda terra para o Armagedom para a batalha de julgamento das nações, (Apocalipse 16:13, 14 e 16) “E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom”. E sétimo anjo derramou sua taça no ar e João ouviu uma grande voz vinda do templo do céu dizendo: Está feito. Iniciou-se aí a queda da grande Babilônia, Apocalipse (16:19) “E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira”. Um dos anjos mostrou a João a condenação da grande prostituta que está sobre muitas águas, (Apocalipse 17:1 e 2) “E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas, com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição”.

João foi levado a um deserto e lá ele viu uma mulher montada sobre uma besta, ela estava adornada com ouro, pedras preciosas, perolas demonstrando opulência, riqueza,  grandeza, porém, em sua mão tinha um cálice cheio de abominações e da imundícias de sua prostituição, (prostituição religiosa) (Apocalipse 17:3 a 5) “E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas, e tinha na mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição. E, na sua testa, estava escrito o nome: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA”.

Pelos versículos adiante dá para ter certeza de quem se trata essa personalidade, (Apocalipse 17:6, 7, 9, 15 e 18) “E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração. E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. (...) Aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. (...) E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.(...) E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra”. A besta é a mesma de Apocalipse capitulo 13:1 é só examinar os testos. Tudo indica que se trata do império romano e a mulher a cidade de Roma que está fundada sobre sete montes e com muitas águas (influencia sobre o mundo). Roma derramou muito sangue dos primitivos cristãos, a igreja romana também praticou coisas horrendas com a chamada “santa inquisição”. Essa religião se tornou em um estado dentro de Roma e é chamado de Estado do Vaticano e se expandiu pelo mundo e com suas idolatrias e abominações e tem grande aceitação entre os governos mundiais. ela perseguia os que não aceitassem seus dogmas e ensinos que se distanciaram muito dos ensinos bíblicos, proibia seus seguidores à leitura da Bíblia. 
Capitulo 18 Relata Como será a Queda de Babilônia Religiosa
Neste capitulo está bem detalhado a queda da grande Babilônia religiosa e o lamento dos mercadores e dos que com ela se prostituíam com sua falsa religiosidade com que enganou as nações, veja como está escrito em (Apocalipse 18:9 a 11) “E os reis da terra, que se prostituíram com ela e viveram em delícias, a chorarão e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio. Estarão de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! Ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! Pois numa hora veio o seu juízo. E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra, porque ninguém mais compra as suas mercadorias”.  Lamento e tristeza na terra pela queda de Babilônia que enganava o povo. 
Apocalipse 19 Lamento e Tristeza na Terra, Festa no Céu
Enquanto a terra estará em lamento, tristeza, decepção e sofrimento, o céu  estará em  grandessíssima festa, jubilo e muita alegria porque estará chegando o epílogo das atividades de Satanás, do reino do pecado e do mal e a vitória final do reino de Deus e da noiva do Cordeiro, leiamos o que está escrito em (Apocalipse 19:1 a 5) “E, depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor, nosso Deus, porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos e os quatro animais prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, tanto pequenos como grandes”. Foi feito o convite para se alegrarem pelas bodas do Cordeiro, pois Sua esposa estava preparada para isso, (Apocalipse 19:7 a 9) “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Nos versículos abaixo esclarecem quem aqui é tratada como esposa do Cordeiro, (Apocalipse 21:9 e 10) “E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu”. A esposa do Cordeiro aqui descrito trata-se de Jerusalém Celeste. A igreja  também recebe esse nome de esposa do cordeiro. E estará para sempre em Jerusalém Celeste.

Estava chegando o inicio propriamente dito da batalha do Armagedom, (o julgamento das nações) aparece um cavalo branco e o que estava montado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga com justiça, veio para batalha e julgamento das nações, tinha as vestes salpicadas de sangue, marcas do Calvário. Esse é o nosso General e Comandante Supremo, os versículos abaixo explica claramente que Esse é o Senhor Jesus, (Apocalipse 19:11 a 16) “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.  E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”. Observaram que o nome que Ele é chamado aqui é a Palavra de Deus? Examine o que diz em (João 1:14) “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.   (Verbo= palavra). Tudo estava preparado para batalha.
Inicia-se a batalha do Armagedom
Um anjo que estava no sol fez um convite para todas as aves que voavam pelo meio do céu a virem se fartarem das carnes dos poderosos, (Apocalipse 19:17 e 18) “E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus, para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes”. A besta, os reis da terra e seus exércitos avançaram contra ao que estava montado no cavalo branco e seu Exercito, (Apocalipse 19:19) “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército”. A besta e o falso profeta foram presos e lançados no lago de fogo, (Apocalipse 19:20 e 21) “E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes”. 
Apocalipse Capitulo 21. Milênio de Paz
Termina a guerra do Armagedom com a prisão do dragão, que é a antiga serpente, ele ficará preso por mil anos, será o Milênio de Paz em toda terra, (Apocalipse 20:1 a 3)  “E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos de paz sobre a terra se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”.

Todos os que não adorarem e nem aceitarem o sinal da besta, serão por ela martirizados durante a grande tribulação, mas eles reinarão com Cristo durante o milênio, serão vitoriosos, mas com muitos sofrimentos alcançarão essa vitória, (é muito melhor subir no arrebatamento)(Apocalipse 20:4) “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. Nesse Milênio Israel estará de posse de toda terra prometida e o mal estará banido de sobre a terra o lobo habitará com o cordeiro e o leão com o boi, a vida  será longa e haverá fartura em toda terra (Isaías 65:20, 23 a 25) “Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o jovem morrerá de cem anos, mas o pecador de cem anos será amaldiçoado. (...) Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação, porque são a semente dos benditos do SENHOR, e os seus descendentes, com eles. E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e o pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR”. Haverá fartura e vida aonde não existia, até o mar morto terá vida, conforme está escrito em (Ezequiel 47:6 a 10) “E me disse: Viste, filho do homem? Então, me levou e tornou me trazer à margem do ribeiro. E, tornando eu, eis que à margem do ribeiro havia uma grande abundância de árvores, de uma e de outra banda. Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, sararão as águas. E será que toda criatura vivente que vier por onde quer que entrarem esses dois ribeiros viverá, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão essas águas e sararão, e viverá tudo por onde quer que entrar esse ribeiro. Será também que os pescadores estarão junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar Grandeem multidão excessiva”. (Mar Mediterrâneo)
Termina o Milênio, inicia-se a Batalha Final
Passado os mil anos terminará o Milênio, Satanás será solto e sairá a enganar as nações, a fim de trazê-las para batalharem contra Jerusalém (Apocalipse 20:7 ao 10) “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”. A batalha começou e terminou rapidamente com a prisão do diabo. Estará assim pronto o cenário para o Juízo final.
O Juízo Final
João viu como se dará o juízo final, veremos isso em (Apocalipse 20:11 a 15) “E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. Aconteceu aqui a segunda ressurreição que foi para a condenação, mas é bem-aventurado aquele que toma parte na primeira ressurreição que é para a vida eterna com Cristo, veja como diz a Palavra de Deus diz em (Apocalipse 20:6) “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos”.
O Novo Céu e a Nova Terra
(Apocalipse 21:1 a 6) “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega”.

Só irão habitar na nova Jerusalém os que vencerem, isto é, os que permanecerem fiéis aos santos ensinos da Palavra de Deus, vejam o que diz em (Apocalipse 3:12) “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome”.  E ainda em (Apocalipse 21:7) “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”.  Os tímidos, abomináveis e mentirosos lá não terão lugar, (Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”.

Habitarão na nova Jerusalém os que tiverem seus nomes escritos no Livro da Vida, (Apocalipse 21:27) “E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”.  Portanto, observe a advertência que a Palavra de Deus nos faz, (Apocalipse 22:7) “Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.  E em  (Apocalipse 3:11) “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. A Igreja estará para sempre com o Senhor, (Apocalipse 22:5) “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre”. Veja o que Paulo diz sobre os arrebatados(I Tes 4:17) ... E assim estaremos sempre com o Senhor.

Tremenda Advertência: (Apocalipse 22:18 e 19) “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro. Hoje já tem alguém praticando isso.
Prestemos Atenção nos Acontecimentos Mundiais de Hoje. 
Se prestarmos atenção nos acontecimentos mundiais veremos que verdadeiramente o mundo marcha para destruição total, vejam; as famílias estão em caminho de extinção, o homossexualismo e lesbianismo estão encontrando apoio mundial, serão eles substitutos de famílias? Nunca porque duas pessoas do mesmo sexo não têm como procriarem, mas isso poderá incentivar a extinção das famílias conforme os padrões bíblicos, porém, Deus não permitirá que seja extintas as legitimas famílias porque Ele vela pela Sua Palavra diz o profeta em (Jeremias 1:11 e 12) “Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir”.  Deus não pede licença para cumprir Sua Palavra (A vara de amendoeira é a primeira a florescer anunciando a chegada da primavera, quando o ambiente e o visual mudam-se por completo). Continuemos examinando os acontecimentos; os rios outrora limpos e com muitos peixes hoje estão imundos, mortos pelos desenvolvimentos industriais e por esgotos que são despejados em seus leitos sem serem “tratados,” as matas estão sendo devastadas, a camada ozônio sendo afetadas cada dia. As nações se preocupam muito com armamento para defesas territoriais num prenúncio de guerras e não vêem que o mundo está marchando para um fim catastrófico. Os valores no mundo estão invertidos, a corrupção é assoladora. Hoje está se cumprindo não só a Bíblia como também os escritos de Rui Barbosa que diz: “Chegará o tempo que o homem irá rir da verdade e ter vergonha de ser honesto”. Por acaso isso não está patente aos nossos olhos? Hoje é muito grande a corrupção nos meios políticos, religiosos e outros, a violência, domina o mundo, e dificilmente é feito “justiça”. Amor? O que é isso? Crimes bárbaros cometido por menores que de certa maneira são impunes porque sempre aparecem os defensores deles, “defensores” que não defendem as vitimas. Filhos matando seus pais, pais matando seus filhos, liberdade para matarem seres indefesos através do famigerado aborto, imoralidade e sexo livre, fidelidade conjugal em extinção. Pela impunidade existente a vida se torna sem valor algum, pessoas são assassinadas por simples discussão no transito ou por não terem dinheiro quando são assaltadas e outros fatores. Se um pobre coitado matar um animalzinho do mato ou um tatu para comer será sem duvida processado e provavelmente condenado, mas quando alguém assalta e mata seu semelhante tem menos rigor porque sempre aparecem defensores, ou os direitos humanos entram em ação. O mundo está no maligno.

Cristãos sejam fiéis aos ensinos de Cristo e levantai vossas cabeças porque estamos no fim da reta, medite no que diz em (Lucas 21:28) “Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”. E ainda em (1 João 2:18) “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora”. Essas coisas estão acontecendo e já faz muito tempo.
Pr. Ismar Vieira Malta