sábado, 31 de março de 2012

Pai Nosso...

"Pérolas Diárias"

31 de Março

"...A saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação." (2 Coríntios 5.19)

O que significa o sangue de Jesus Cristo para você? Não se trata de pensar apenas de maneira abstrata sobre o assunto. É necessário que nossos corações sejam comovidos profundamente por esse fato, pois: "...sem derramamento de sangue não há remissão." A primeira e fundamental afirmação desse versículo se refere sem dúvida ao sacrifício expiatório do nosso Senhor Jesus. Mas, ao mesmo tempo, também se refere diretamente a nós. Será que realmente já nos demos conta do que a Bíblia entende pelo sangue de Jesus Cristo? Sangue e vida são unidos inseparavelmente. Muitas vezes consideramos o sangue de Jesus como um remédio que faz milagres. Mas, na verdade, através do derramamento do Seu sangue precioso Jesus realizou completa expiação!

Você sabe o tamanho da responsabilidade que temos quando aprendemos a conhecer o maravilhoso poder do sangue de Jesus, mas não estamos dispostos a arcar com as conseqüências de um discipulado sério? Pois o Senhor Jesus transpôs o abismo intransponível entre Deus e sua alma, por meio de Sua própria morte. Mas você, alguma vez, já cruzou essa ponte e exclamou de todo coração: "Meu Deus, estou decidido a ser Teu por toda a eternidade!"?

Extraído do livro "Pérolas Diárias" (de Wim Malgo)

Ovelhas, né?

Engraçado como muitos gostam de se ver como "águias", "leões", e outros bichos valentes quando se dizem cristãos. Vivemos em um tempo onde crente precisa ter uma boa auto-estima, mas não creio que essa era a imagem que Jesus tinha para seus seguidores.

Ele se auto denomina o "bom pastor", pastor de ovelhas, o bicho mais flatulento do planeta (existe um buraco na camada de ozônio nos céus da Austrália, onde existe o maior rebanho do mundo. Tal buraco foi causado pelos gases emitidos - metano – por esses animais)!
Uma ovelha não tem visão muito poderosa. Na verdade, não alcança mais que vinte metros. Se não tem alguém que as guie, caminham seguindo a ovelha mais próxima, sem questionar seu comportamento – muitas vezes insano, comportamento repetido pela que vem em seguida, sistematicamente (vide vídeo acima).

São chamadas de ruminantes porque têm mais de um estômago. Isto significa que elas conseguem digerir grãos que outros animais (tais como o cão, por exemplo) não conseguem. A palavra "reflexão" está ligada a isso, já que esse processo de "ruminação" traz de volta o alimento engolido para ser re-digerido. Exatamente como devem ser feitas nossas reflexões pessoais da Palavra.

As ovelhas são geralmente, ou brancas, ou pretas. Algumas ovelhas brancas podem parecer castanhas, mas isso é por estarem sujas. Entre os "ovinos", não existe uma variação mesclada: ou se é branca, ou não. Semi branca é sujeira.

As ovelhas preferem beber água corrente, é raro beberem água estagnada. Quando o Cristo se denomina "fonte de água viva", sabia com quem estava falando, já que, como o mesmo dizia, "minhas ovelhas conhecem minha voz". É exatamente por esse fator, a voz do pastor, que as ovelhas se guiam: a importância de conhecer a voz dele faz toda a diferença quando somos conduzidos por verdes pastos.

Apesar de não gostar, as ovelhas também conseguem nadar quando necessário (inundações, etc…). Muitas vezes desconhecemos nossa capacidade, por conta de nossa nova natureza dócil. A estrutura aparentemente frágil de uma ovelha jamais revelaria essa capacidade para o nado.

Haviam pelo menos 2.386 espécies diferentes de ovelhas no País de Gales antes de este ser habitado. Embora todos sejamos ovelhas, é natural as divergências. Necessário é respeitar as pequenas variações. Nem todas as ovelhas Dele são do mesmo aprisco.

Se uma ovelha for virada de patas para o ar, ela não conseguirá se levantar sozinha, e se ficar muito tempo de barriga para cima, ela morre. Por isso, quando achar uma ovelha de pernas para o ar, por favor: ajude-a a levantar-se. Sim: "um ao outro ajudou e disse: sê forte!". Não existe comunidades cristãs de uma ovelha só. Um revez eventual da vida dos que vivem na solidão os destruirá de um momento para outro.

As ovelhas fazem "mééééé" em tons diferentes (balido, rss). Algumas chegam quase a fazer "muuuu" como as vacas, enquanto que outras quase não se ouvem. Cada uma se expressa de forma diferente, o que não as faz melhor que a outra. Só as faz diferentes.

As ovelhas não gostam que lhes façam festas no pelo. Assim que são tosquiadas tornam-se extremamente amigáveis. Ovelha se sente bem quando produzindo, ofertando, sendo útil. Estranhe quando alguém que se declara "ovelha" prefere mostrar ao invés de fazer.

As ovelhas não têm os dentes incisivos de cima. Não rosnam, não latem, não rugem, não voam. Ver uma ovelha uivando é muito estranho, não acha?

A ovelha Dolly tem esse nome porque foi criada a partir de uma célula da glândula mamaria da mãe, e em homenagem aos grandes seios de Dolly Parton.

Zé Luís é viciado em blogs e sazonalmente posta no Genizah

Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/#ixzz1qgkFhtTF
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Sou um homem de fé, mas tenho medo da morte, diz Lula, após se livrar de tumor

PorJussara Teixeira | Correspondente do The Christian Post

Depois do alívio ao saber que os exames confirmaram a eliminação do tumor na laringe, detectado em outubro do ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que tinha mais medo de perder a voz do que de morrer, apesar de manter sua fé.

Em tratamento contra câncer, Lula raspa cabelo e barba. Veja a foto!
(Divulgação)

Em tratamento contra câncer, Lula raspa cabelo e barba. Veja a foto!



“Eu tinha mais preocupação de perder a voz do que de morrer. Se eu perdesse a voz, estaria morto. Tem gente que fala que não tem medo de morrer, mas eu tenho. Se eu souber que a morte está na China, eu vou para a Bolívia”, disse, em entrevista à Folha de S. Paulo, enquanto estava em um quarto do Hospital Sírio Libanês, onde realiza sessões complementares de fonoaudiologia.

Durante o tratamento, Lula disse que sentia intensa náusea, o que o impedia de se alimentar e o fez emagrecer cerca de 16 quilos rapidamente, além de manter uma dieta ausente de sólidos.

“É uma doença que eu acho que é a mais delicada de todas. É avassaladora. Eu vim aqui com um tumor de 3 cm e de repente estava recebendo uma Hiroshima dentro de mim”, assinalou, se referindo à bomba nuclear que atingiu a cidade de Hiroshima, Japão, na Segunda Guerra Mundial, matando 140 mil pessoas devido a sua radioatividade.

Em solidariedade, muitos brasileiros se envolveram em correntes de orações em favor do líder político.

Perguntado se acreditava em alguma coisa após a morte, ele respondeu que sim. “Eu acredito que entre a vida que a gente conhece – e a morte – há muita coisa que ainda não compreendemos. Sou um homem que acredita que existam outras coisas que determinam a passagem nossa pela Terra. Sou um homem que acredita, que tem muita fé”, afirmou.

Curta-nos no Facebook

Lula ainda disse que reza diariamente e não confirmou se procurou o médium João de Deus para realizar um “tratamento espiritual”. “Várias pessoas vieram aqui, ainda hoje há várias pessoas me procurando. E todas as que me procurarem eu vou atender, conversar, porque eu acho que issoajuda”, disse.

Mesmo com a ausência do tumor, Lula disse que não vai mais cumprir a “alucinante agenda” que vinha exercendo. Com intensa movimentação política, ele visitou mais de 30 países entre março e outubro de 2011.

No entanto, ele afirmou que pretende continuar na articulação política, auxiliando Dilma numa provável candidatura à reeleição e também a Fernando Haddad na disputa pela prefeitura de São Paulo.

“Vou fazer menos coisas, com mais qualidade, participar das eleições de forma mais seletiva, ajudar a minha companheira Dilma de forma mais seletiva, naquilo que ela entender que eu possa ajudar”, disse. E finalizou: “vou voltar mais tranquilo. O mundo não acaba na semana que vem”, sentenciou.

SATANÁS: ENGANA, SEDUZ, E DESTRÓI.

Por Leandro Borges

“Não tenha uma visão medíocre da vida, onde você começa não determina onde você terminará. Seja um valente que não recua e avança para conquistar !”

( Pr. Carlos Cezar – Deputado Estadual e Pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular ).

“Coloque sua fé no Senhor porque Ele tem o poder de libertá-lo de todos os seus temores”.

( Pra. Elizangila Parreira – Pastora na Igreja do Evangelho Quadrangular ).

“Chegou o dia em que os servidores celestiais vieram apresentar-se diante de Deus, o Senhor, e no meio deles veio também Satanás”. (Jó cap.1 vers.6).

O grande conflito entre Cristo e Satanás logo será concluído, e o maligno tem duplicado seus esforços para anular o que Cristo realiza pelos seres humanos. O objetivo dele é manter as pessoas em trevas e sem arrependimento, até que termine a intercessão do Salvador. Quando a indiferença prevalece entre os cristãos, Satanás não se preocupa. Mas quando as pessoas indagam: “O que é necessário fazer para ser salvo ???”, ele procura opor seu poder ao de Cristo e neutralizar a influência do Espírito Santo.

Em certa ocasião, quando os anjos de Deus foram se apresentar diante do Senhor, Satanás foi também entre eles, não para se curvar perante o Rei eterno, mas para apresentar seus planos maldosos contra os justos. Ele está presente quando as pessoas se reúnem para adorar a Deus e trabalha com dedicação a fim de controlar a mente dos adoradores. Quando vê o mensageiro de Deus pesquisando a Bíblia, ele anota o assunto que será apresentado ao povo. Então utiliza seu engano e astúcia para que a mensagem não atinja aqueles que ele está enganando nesse exato momento. Aquele que mais necessita da advertência estará envolvido, em alguma operação comercial, ou será de algum modo impedido de ouvir a palavra.

Satanás vê os servos do Senhor preocupados com as trevas que envolvem o povo. Ouve as orações deles pedindo graça e poder divinos para quebrar o encanto da indiferença e indolência. Então, com maior esforço, tenta as pessoas a satisfazerem o apetite ou alguma outra forma de transigência com maus desejos, assim amortecendo a sensibilidade deles, de maneira que deixem de ouvir precisamente as coisas que mais necessitam aprender.

Satanás sabe que todos aqueles que negligenciam a oração e o estudo da Palavra de Deus, serão vencidos por seus ataques. Portanto, inventa todo um artifício possível para ocupar não somente a mente de uma pessoa, mas também toda a parte emocional e psicológica dela. Aqueles que o auxiliam e são sua “mão direita”, estão sempre ocupados enquanto Deus atua. Eles apresentarão os mais determinados e altruístas servos de Cristo como estando enganados ou sendo enganadores. É tarefa de Satanás representar falsamente as intenções de todas as atitudes nobres, difundir insinuações e despertar suspeitas na mente dos inexperientes. Entretanto, é possível ver facilmente o exemplo de quem seguem e a obra de quem fazem. Observe que em (Mateus cap.7 vers.16) diz: “Vocês o reconhecerão por seus frutos”.

A VERDADE TRANSFORMA: O grande enganador tem muitos falsos ensinos preparados e adaptados ao gosto daqueles que ele deseja arruinar. É seu plano levar para a igreja pessoas não sinceras, não verdadeiramente convertidas, que estimularão a dúvida e a incredulidade. Muitos que não têm verdadeira fé em Deus concordam com alguns princípios da verdade e aparentam ser cristãos, e assim estão aptos para introduzir seus erros como doutrinas bíblicas. Satanás sabe que a verdade, recebida por amor, santifica a vida. Portanto, procura substituí-la por falsas teorias e fábulas, ou por outro evangelho. Desde o início, muitos os servos de Deus têm lutado com falsos mestres, que não são meramente pessoas corruptas, mas que impõem falsidades fatais. Elias, Jeremias e Paulo, se opuseram firmemente aos que desviavam as pessoas da Palavra de Deus. A ideia de que é sem importância uma fé religiosa correta era apoiada por aqueles santos defensores da verdade.

As interpretações confusas e especulativas sobre a Bíblia e as teorias conflitantes do mundo cristão são a obra do inimigo para confundir a mente das pessoas. A discórdia e divisão entre as igrejas são em grande parte causadas pelo costume de distorcer a Palavra de Deus a fim de apoiar uma teoria apreciada.

Com o objetivo de sustentar doutrinas equivocadas, alguns utilizam textos bíblicos isolados do contexto, citando talvez a metade de um versículo como prova de seu ponto de vista, quando a parte restante mostraria ser exatamente contrário o sentido. Com a astúcia da serpente, protegem-se por trás de declarações desconexas, construídas para satisfazer seus desejos. Outros se apegam a figuras e símbolos, interpretam-nos como acham melhor, desconsiderando o ensino da Bíblia como seu próprio intérprete, e então apresentam suas invenções como ensino de Deus.

A VERDADE ENVOLVE SACRIFÍCIO: Quanto menos espirituais e altruístas forem as doutrinas apresentadas, mais facilmente serão aceitas. Satanás está pronto a atender o desejo do coração, e apresenta seus enganos em lugar da verdade. Foi assim que o papado católico dominou a mente das pessoas durante a Idade Média. E, ao rejeirarem a verdade, visto que ela implica em sacrifício, muitos evangélicos estão seguindo o mesmo caminho. Todos aqueles que procuram conveniências e estratégias para não se acharem em desacordo com o mundo, aceitarão “heresias destruidoras”. Observe que em (2 Pedro cap.2 vers.1) diz: “No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão dourinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição”. Quem olha com horror para um engano, receberá facilmente outro.

EVIDÊNCIA SUFICIENTE: Deus deu em Sua Palavra evidência suficiente de que ela possui origem divina. Porém, a mente finita não é capaz de compreender completamente os propósitos do Ser infinito. Observe que em (Romanos cap.11 vers.33) diz: “Quão insondáveis são os Seus juízos e inescrutáveis os Seus caminhos!”. Podemos perceber amor e misericórdia ilimitados unidos ao poder infinito. Nosso Pai celestial revelará tudo aquilo que é para o nosso bem. Mas, além disso, devemos confiar na mão onipotente, no coração divino repleto de amor.

Deus jamais removerá toda desculpa para a descrença. Todos aqueles que buscarem ganchos em que pendurar suas dúvidas, os encontrarão. E aqueles que se recusarem a obedecer até que toda objeção tenha sido removida, jamais chegarão à luz. O coração não convertido está em inimizade com Deus. Mas a fé é inspirada pelo Espírito Santo e crescerá à medida que for acalentada. Ninguém poderá se tornar forte na fé sem esforço decidido. Se as pessoas permitirem a si mesmas contestar, verão que suas dúvidas constantemente se tornam maiores.

Mas aqueles que duvidam e não confiam na certeza de Sua graça, desonram a Cristo. São árvores infrutíferas que excluem a luz do Sol de outras plantas, fazendo-as atrofiar e morrer na fria sombra. A atitude dessas pessoas será uma constante testemunha contra elas mesmas.

Há apenas um caminho a seguir, para todos aqueles que desejam sinceramente livrar-se das dúvidas: em vez de questionar aquilo que não compreendem, vivam de acordo com a luz que já brilha sobre eles, e receberão maior luz.

Satanás pode apresentar uma imitação tão parecida com a verdade que seja capaz de enganar aqueles que estão dispostos a ser enganados, que desejam se livrar do sacrifício exigido pela verdade. Porém, é impossível a ele reter em seu poder uma só pessoa que sinceramente deseje conhecer a verdade, custe o que custar. Cristo é a verdade.

O Senhor permite que seu povo seja submetido ao ardente teste de tentação, não porque Ele tenha prazer em sua angústia, mas porque isso é indispensável para a vitória final de Seu povo. Se Deus o livrasse da tentação, Ele não seria coerente com Sua própria glória, pois o objetivo do teste é preparar Seu povo para resistir à sedução do mal. Nem perdidos e nem demônios podem excluir a presença de Deus sobre o Seu povo se este confessar e abandonar seus pecados e reivindicar as promessas divinas. Toda tentação, quer expressada, quer secreta, pode ser vencida com êxito “não por força nem por violência, mas por Meu Espírito, diz o Senhor”. (Zacarias cap.4 vers.6).

Em (1 Pedro cap.3 vers.13) diz: “Se, de fato, vocês quiserem fazer o bem, quem lhes fará o mal ?”. Satanás sabe que a pessoa mais frágil que permanece em Cristo é mais do que suficiente para competir com as hostes das trevas. Portanto, procura retirar de suas poderosas fortificações os soldados de Cristo, enquanto fica em espreita, pronto para destruir todos aqueles que se arriscam a penetrar em seu terreno.Somente através da confiança em Deus e da obediência a todos os Seus mandamentos, poderemos estar seguros.

Ninguém está livre de perigo por um dia ou uma hora, sem oração. Devemos suplicar ao Senhor por sabedoria para compreender Sua Palavra. Satanás é hábil em citar a Bíblia, dando sua própria interpretação aos textos que deseja utilizar para nos fazer tropeçar. Devemos estudar a Bíblia com coração humilde. Para estar constantemente protegidos das ciladas de Satanás, precisamos orar continuamente: “Não nos deixes cair em tentação”. (Mateus cap.6 vers.13).

QUE DEUS TE ABENÇOE…

Nota de falecimento

Lamentamos o passamento para a morada eterna de Dodanim Gonçalves Pereira, centenário homem de Deus, dedicou sua vida às causas indígenas e à natureza, levou a Palavra de Deus aos índios, ensinando-os a auto-sustentação e aplicando as noções sanitárias às tribos, entre outras coisas.

Aos familiares nossos pêsames e

que Deus os conforte com a Sua Paz. Pr. Ângelo Medrado.

ONU Poderá Reconhecer Direitos Sexuais para Crianças de Dez Anos

Timothy Herrmann
NOVA IORQUE, EUA, 30 de março (C-FAM) A Comissão sobre População e Desenvolvimento está considerando “direitos de saúde sexual e reprodutiva” para crianças até de dez anos.
Até mesmo o secretário-geral Ban Ki-Moon concorda. Numa declaração recentemente dada ele disse: “Os jovens, tanto quanto todas as pessoas, têm o mesmo direito humano à saúde, inclusive saúde sexual e reprodutiva”.
Atualmente, o direito internacional não reconhece um “direito” à saúde sexual e reprodutiva e certamente não reconhece esse direito no caso de menores de idade. Mas no ano passado, Anand Grover, Inspetor Especial da ONU para Saúde, provocou polêmica significativa quando não só afirmou que existe um “direito” de saúde sexual e reprodutiva, mas tentou definir esse direito como incluindo acesso ao aborto, contracepção e educação sexual.
A associação desse direito com jovens, principalmente crianças, feita pelo secretário-geral e pela Comissão sobre População e Desenvolvimento (CPD) é mais polêmica considerando que se pôde definir o direito como incluindo acesso ao aborto e à contracepção.
Organizações como a Federação Internacional de Planejamento Familiar (conhecida pela sigla em inglês IPPF) e IPAS, defensores ferrenhos dos direitos sexuais e reprodutivos de menores de idade internacionalmente e na ONU, já anunciaram relatórios oficiais à secretaria da conferência apoiando a linguagem de direitos que inclui contracepção e aborto. Eles estão também usando a conferência como uma oportunidade para atacar o envolvimento dos pais na saúde sexual de seus filhos.
Para organizações como a IPPF, os pais são os maiores obstáculos para que crianças menores de idade tenham acesso a serviços como aborto e contracepção, e eles esperam garantir a linguagem na conferência que marginalizará o papel dos pais.
Em sua declaração oficial, a IPPF declara: “As leis que restringem o acesso dos jovens aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, inclusive leis de consentimento dos pais ou do marido”, têm de ser removidas ou impedidas de serem aplicadas. A IPAS vai muito mais longe, argumentando que os jovens têm de ser considerados participantes independentes, livres de quaisquer obstáculos que ignorem sua própria “capacidade de fazer decisões informadas”. A principal meta deles nesta conferência será marginalizar o envolvimento dos pais e incentivar países que apoiam sua posição a aumentar a pressão para o tipo de linguagem que o secretário-geral já vem propondo.
Considerando que o documento que será negociado na conferência exorta “os governos… a dar atenção total a atender às necessidades de educação, serviços e saúde reprodutiva dos jovens com total respeito pela privacidade e confidencialidade deles”, parece que os esforços deles podem já estar tendo um grande avanço inicial.
Os membros da Comissão começaram a negociar o documento agora e a sessão final de negociação ocorrerá em abril. É certeza que estará entre as mais polêmicas de anos.
Tradução: Julio Severo
Fonte: Friday Fax

sexta-feira, 30 de março de 2012

Mensagem>Posso todas as Coisas(Fil.4:13)-Pr.Clodoaldo Pereira.

Os Milagres Posteriores a Morte de Jesus (8º Sermão de Páscoa, de C.H.Spurgeon)

Sermão pregado a noite Domingo de 1º de abril de 1888.

Por Charles Haddon Spurgeon.

No Tabernáculo Metropolitano, Newington, Londres.

“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos..”(Mateus 27:50-53)

A morte de nosso Senhor é um prodígio ocorrido em um entorno de maravilhas. Traz-nos a memória ao diamante Koh-í-noor [1] rodeado de um círculo de pedras preciosas. Assim como o sol em meio dos planetas que o rodeiam, ofusca a todos com seu brilho, assim a morte de Cristo é mais prodigiosa que os portentos que ocorreram nesse momento. No entanto, depois de ter visto ao sol, nos agrada estudar os planetas; da mesma forma, depois de crer na morte única de Cristo, e de colocar nossa confiança Nele como o Crucificado, consideramos um grande prazer examinar em detalhes quatro maravilhas planetárias mencionadas no texto, que circundam o grandioso sol da morte de nosso Senhor.

Os prodígios são esses: o véu do templo de rasgou em dois; a terra tremeu; asrochas se partiram; os sepulcros se abriram.

I. Vamos nos referir ao primeiro desses milagres. Essa noite, não posso estender-me muito. Não tenho forças. Quero simplesmente sugerir alguns pensamentos.

Considerem O VÉU RASGADO, ou os mistérios revelados. Pela morte de Cristo o véu do templo se rasgou em dois, de cima abaixo, e os mistérios que tinham estado ocultos no Santo dos Santos, ao longo de muitas gerações, foram expostos ao olhar de todos os crentes. Começando, por assim dizer, no superior, na Divindade de Cristo, e seguindo até a parte inferior da humanidade de Cristo, o véu se rasgou, e tudo foi descoberto aos olhos espirituais.

1. Esse foi o primeiro milagre de Cristo depois de morto. O primeiro milagre de Cristo em vida foi significativo, e nos ensinou muito. Ele converteu água em vinho, como para mostrar que elevava toda a vida comum a um grau superior, e colocou em toda a verdade um poder e uma doçura que não poderiam ter estado ali, a não ser por Ele. Porem, esse primeiro milagre depois de morto, está acima do primeiro milagre de Sua vida, porque vocês recordarão que esse primeiro milagre foi feito em Sua presença. Ele estava ali, e converteu a água em vinho.

Porem, Jesus, como homem, não estava no templo. Esse milagre foi feito em Sua ausência, e isso acrescenta sua maravilha. Ambos são igualmente prodigiosos, mas existe um toque mais surpreendente no segundo milagre, e é que Jesus não se achava ali presente para falar e ordenar que o véu se rasgasse em dois. A alma havia se separado de Seu corpo, e nem Seu corpo nem Sua alma estavam nesse lugar secreto dos tabernáculos do Altíssimo; no entanto, sem importar a distância, Sua vontade foi suficiente para rasgar esse grosso véu de linho torcido e de obra primorosa.

O milagre de converter água em vinho foi realizado em uma casa particular, em meio da família e daqueles discípulos que eram amigos dessa família; porem, esse prodígio foi realizado no Templo de Deus. Existe uma singular condição sagrada sobre isso, porque foi um feito milagroso obrado nesse recinto misterioso e tremendo, que era o centro da adoração consagrada, e a morada de Deus. Vejam! Ele morre, e a própria porta do eminente santuário de Deus, rasga o véu de cima abaixo em dois. Existe uma solenidade ligada a esse milagre, como realizado pelo SENHOR, que dificilmente posso comunicar com palavras, porem que vocês sentirão em sua própria alma.

Tampouco esqueçam que foi realizado pelo Salvador depois de Sua morte, e isso coloca o milagre sobre uma luz extraordinária. Ele rasga o véu no próprio momento da morte. Jesus entregou o espírito, e eis aqui, o véu do Templo se rasgou em dois. Pareceria que Ele se preparou durante trinta anos para o primeiro milagre de Sua vida, e realiza Seu primeiro trabalho depois de morto ao momento de expirar. No instante em que Sua alma se separava de Seu corpo, nesse preciso momento, nosso bendito Senhor tomou o grandioso véu da casa simbólica de Seu Pai, e o rasgou em dois.

2. Esse primeiro milagre depois de morto ocupa tal lugar, que não podemos contemplá-lo sem considerá-lo seriamente. Foi muito significativo, colocando-se por cabeça do que eu poderia chamar uma nova dispensação. O milagre de converter água em vinho abre Sua vida pública, e estabelece a chave dela. Esse outro, começa Sua obra depois de Sua morte, e marca seu tom. O que significa?

Por acaso não significa que a morte de Cristo é a revelação e a explicação dos segredos? Dissipa todos os tipos e sombras da lei cerimonial; os dissipa porque se cumprem e se explicam na morte de Cristo. A morte do Senhor Jesus é a chave de toda filosofia verdadeira: Deus encarnado, morrendo pelo homem: se isso não explica um mistério, então não poderá ser explicado. Se com essa corda em sua mão, não podes seguir o labirinto dos assuntos humanos, nem podes aprender o grandioso propósito de Deus, então não podes segui-lo de todo. A morte de Cristo é a grande rasgadura do véu, a grande reveladora de segredos.

É também a grandiosa desbravadora de caminhos. Não havia um caminho para o lugar Santo até que Jesus, ao morrer, rasga o véu; o caminho ao Santo dos Santos não foi manifestado até que Ele morreu. Se desejas aproximar-se a Deus, a morte de Cristo é o caminho para Ele. Se quer o acesso mais próximo e a comunhão mais íntima que uma criatura possa ter com seu Deus, eis aqui, o sacrifício de Cristo revela o caminho. Jesus não diz unicamente: “Eu sou o caminho”, mas sim que ao rasgar o véu, abre esse caminho. O véu de Sua carne, ao ser rasgado, o caminho até Deus é definido com claridade para cada alma crente.

E mais, a cruz elimina todos os obstáculos. Cristo, ao morrer, rasgou o véu. Então, entre Seu povo e o céu já não resta nenhuma obstrução, ou se há alguma, se os temores das pessoas inventam um obstáculo, o Cristo que rasgou o véu, continua rasgando-o, todavia. Ele rompe as portas de bronze, e parte em duas as barras de ferro. Olhem, em Sua morte, “Subirá o que abre caminhos diante deles… e a cabeça deles o SENHOR.” Ele abriu e aclarou o caminho, e todo Seu povo escolhido pode segui-lo ao glorioso trono de Deus.

Isso é representativo do espírito da dispensação sob a qual vivemos agora. Os obstáculos são eliminados; as dificuldades são resolvidas; o céu é aberto a todos os crentes.

3. Foi um milagre digno de Cristo. Detenham-se um minuto e adorem a seu agonizante Senhor. Por acaso Ele não singulariza Sua morte com um milagre assim? Por acaso não comprova Sua imortalidade? É certo que ele inclinou Sua cabeça à morte. Obediente à vontade de Seu Pai, quando se dá conta que chegou para Ele a hora de morrer, inclina Sua cabeça em um consentimento voluntário; mas nesse instante, quando o declaram morto, Ele rasga o véu do Templo. Por acaso não há imortalidade Nele, ainda que tenha morrido?

E vejam o poder que possuía. Suas mãos estão cravadas; Seu lado está a ponto de ser traspassado. Cravado ali, Ele não pode proteger-se dos insultos da tropa romana, porem em Sua debilidade suprema é tão forte que rasga o pesado véu do Templo de cima abaixo.

Observem Sua sabedoria, pois nesse momento, vendo o feito espiritualmente, Ele abre para nós toda sabedoria, e revela os segredos de Deus. O véu que Moisés colocou sobre seu rosto, é tirado por Cristo ao momento de Sua morte. A verdadeira Sabedoria, ao morrer, prega Seu mais grandioso sermão, rasgando o que se escondia do olhar dos olhos crentes: a suprema verdade.

Amados, se Jesus faz isso por nós em Sua morte, certamente seremos salvos por Sua vida. Jesus que morreu, agora vive, e nós confiamos que Ele nos conduzirá ao “santuário não feito por mãos.”

Antes de passar ao segundo milagre, eu convido a cada um de meus leitores que ainda não conhecem ao Salvador, a pensar seriamente nos prodígios que ocorreram em Sua morte, e julguem que classe de homem era Aquele que ofereceu Sua vida por nossos pecados. Seu Pai não permitiu que Ele morrera sem acompanhamentos milagrosos, para mostrar que Ele tinha aberto um caminho para que os pecadores pudessem se aproximar a Deus.

II. Passamos agora ao segundo milagre: “A TERRA TREMEU.”

O inamovível foi sacudido pela morte de Cristo. Cristo não tocou a terra: Ele foi elevado sobre a terra no madeiro. Ele morria, porem, ao deixar de lado Seu poder, no ato de Sua morte, Ele fez que a terra sob Seus pés, que nós chamamos de “o sólido globo”, tremesse. Qual foi o ensino disso?

Não significou, em primeiro lugar, que o universo físico pressentiu a última sacudida terrível que lhe espera? O dia chegará quando o Cristo apareça sobre a terra, e a seu tempo, todas as coisas que são, serão enroladas e desprezadas, como roupas velhas. Uma vez mais Ele falará, e sacudirá não somente a terra, mas também o céu. As coisas que não podem ser sacudidas permanecerão, porem essa terra não é uma dessas coisas: ela será deslocada. “a terra, e as obras que nela há, se queimarão” (2 Pedro 3:10) Nada permanecerá ante Ele. Somente Ele é. Essas outras coisas só parecem ser; e ante o terror causado por Seu rosto, todos os homens tremerão, e o céu e a terra sairão fugindo. Assim, quando Ele morreu, a terra parecia antecipar seu destino, e tremeu em Sua presença. Como irá tremer quando Aquele que vive de novo venha com toda a glória de Deus! Como tremeria, querido leitor, se você despertasse no mundo vindouro sem um Salvador! Como irá tremer naquele dia quando Ele venha para julgar ao mundo com justiça, e você tenha que comparecer diante do Salvador a quem desprezou! Pense nisso, eu lhe rogo.

Por acaso esse milagre também não significou o seguinte, que o mundo espiritual será movido pela cruz de Cristo? Ele morre na cruz e sacode ao mundo material, como uma predição que essa Sua morte sacudiria ao mundo submergido na perversão, e convulsionaria ao reino moral. Irmãos, pensem nisso. Nós dizemos: “Como moveremos alguma vez ao mundo?” Os apóstolos não se faziam essa pergunta. Eles tinham confiança no Evangelho que pregavam. Os que os escutavam viam essa confiança; e quando eles abriam suas bocas, os demais afirmavam, “Esses que transtornaram o mundo inteiro também vieram até aqui.”Os apóstolos criam que transtornariam ao mundo com a simples pregação do Evangelho.

Eu lhes rogo que vocês creiam no mesmo. Essa é uma cidade muito grande, essa cidade de Londres. Como poderemos comovê-la alguma vez? China, Hindustão, África: essas são imensas regiões. A cruz de Cristo será revelada a elas? Sim, meus irmãos, pois já sacudiu a terra, e ainda sacudirá às grandes massas da humanidade. Se só tivéssemos fé nela e perseverança para continuar com a pregação da Palavra, é só assunto de tempo para que o nome de Jesus seja conhecido por todos os homens, e todo joelho de dobre perante Ele, e toda língua confesse que Ele é o Cristo, para glória de Deus Pai. A terra certamente tremeu sob a cruz, e tremerá outra vez. O Senhor Deus seja louvado por isso.

Esse velho mundo: quantos anos já tinha existido, não posso dizê-lo. Não estamos com capacidade de calcular a idade do mundo, desde esse principio que é mencionado no primeiro versículo do Livro de Gênesis. Independentemente de quão velho tenha sido, tinha que tremer quando o Redentor morreu. Isso nos transporta para outra de nossas dificuldades. O sistema do mal com o que devemos de nos enfrentar tem estado estabelecido durante tanto tempo, e é tão antigo e reverente à antiguidade, que nos convencemos que: “não podemos fazer muito contra os velhos prejuízos.” Porem, foi a velha, velha terra que se estremeceu e tremeu sob o Cristo agonizante, e o fará outra vez.

Sistemas magníficos sustentados pela filosofia e a poesia, ainda se renderão diante do que se chama comparativamente a nova doutrina da cruz. Certamente não é nova, e sim mais antiga que a própria terra. É o próprio Evangelho de Deus, perpétuo e eterno. Abalará o antigo e venerável, tão certamente como o Senhor vive; e eu vejo a profecia disso no tremor da terra sob a cruz.

Parece impossível que a simples pregação de Cristo possa fazer isso, não é certo? E devido a tal, certos homens buscam proporcionar à pregação de Cristo todas as ajudas possíveis de música, de arquitetura e ao sei quantas outras coisas mais, até que a cruz de Cristo fica coberta com uma capa de invenções humanas, aplacada e enterrada pela sabedoria do homem.

Porem, o que foi que fez com que a terra tremesse? Foi simplesmente a morte de nosso Senhor, sem nenhuma adição de sabedoria ou poder humanos. Pareceria uma causa insignificante para que produzisse um resultado tão grande; mas foi suficiente, já que o “insensato de Deus é mais sábio que os homens, e o frágil de Deus é mais forte que os homens”; e Cristo, com Sua morte, é suficiente para fazer que a terra trema sob a cruz.

Vamos, aceitemos não usar nenhuma outra arma na batalha em que estamos empenhados, que não seja o Evangelho; nenhuma lança de combate que não seja a cruz. Somos capazes de crer que a velha, velha história, é a única história que deve se contar para reconciliar ao homem com Deus? Jesus morreu em lugar do pecador, o justo pelo injusto, um magnífico desenrolar da graça e da justiça de Deus em um só ato. Se pudéssemos nos apegar só a isso, veríamos rapidamente a vitória do lado de nosso conquistador Senhor.

Deixo esse segundo milagre, no que podem ver que o inamovível é sacudido, quando a terra tremeu.

III. Só uma ou duas sugestões sobre o terceiro milagre: AS ROCHAS SE PARTIRAM.

É-me informado que, ainda no presente, existem em Jerusalém certas evidências de rochas partidas do tipo mais inusitado. Os viajantes afirmam que não são do tipo que são produzidas por terremotos ou por qualquer outra causa conhecida. Sobre isso direi muito pouco; mas é algo maravilhoso que, quando Cristo morreu, quando Sua alma foi arrancada de Seu corpo, quando o véu do Templo se partiu em dois, assim a terra, sua parte rochosa, a estrutura mais sólida de todas, foi rasgada em abismos e precipícios em um só instante. Que outra coisa nos mostra esse milagre senão isso: que o insensível se sobressaltou? Como! Acaso as rochas podem sentir? Pois, se partiram ao presenciar a morte de Cristo. Os corações dos homens não responderam aos clamores agonizantes do Redentor moribundo, mas as rochas sim responderam: se partiram. Ele não morreu pelas rochas; contudo, as rochas foram mais sensíveis que os corações dos homens, pelos quais Ele derramou Seu sangue –

“Todas as coisas mostram algum sinal de razão,

Exceto esse meu insensível coração.”

Isso afirmou um poeta; e disse a verdade. As rochas podem se partir, mas os corações de alguns homens não se partem diante da visão da cruz. No entanto, amados, aqui está o ponto que pareço enxergar: essa obstinação e essa dureza de coração serão conquistadas pela morte de Cristo. Você pode pregar para alguém sobre a morte, e pode ser que ela não trema diante de sua certeza ou sua solenidade; contudo, lhe fale disso. Você pode pregar a alguém sobre o inferno, porem, ele endurecerá seu coração, como Faraó, contra o juízo do Senhor; no entanto, lhe fale disso. Devem usar todos os meios que possam comover um homem. Mas o que pode afetar grandemente ao coração mais obstinado e duro é o grandioso amor de Deus, visto tão surpreendentemente na morte do Senhor Jesus Cristo. Não me deterei para mostrar-lhes como é, porem, só lhes recordarei que é assim. No caso de muitos de nós, foi isso o que fez brotar de nossos olhos lágrimas de arrependimento, e nos conduziu a submetermos à vontade de Deus.

Eu sei que isso foi o que aconteceu comigo. Olhei milhares de coisas, porem não me abrandei. Mas quando:

“Vi a Um pendurado de um madeiro

Em meio de agonias e sangue,”

E morrendo ali por mim, então me dei golpes nos peitos, e senti amargura por Ele, como alguém que sente amargura por seu primogênito. Eu estou certo que seus próprios corações confessam que o grandioso quebrantador de rochas é o Salvador agonizante.

Agora bem, da mesma maneira que ocorre com vocês, assim encontrarão que acontece com outras pessoas. Quando tenham realizado seu melhor esforço sem alcançar êxito, utilizem esse último martelo: A cruz de Cristo. Muitas vezes vi gravada em latim, em peças de canhões, essa inscrição: “o último argumento dos reis.” Quer dizer, os canhões constituem o argumento final dos reis. Porem, a cruz é o argumento final de Deus. Se um Salvador moribundo não lhe converte, que coisa mais poderá fazê-lo? Se Suas feridas sanguinolentas não o conduzem a Deus, o que poderá fazê-lo? Se Jesus carrega com nossos pecados em Seu próprio corpo no madeiro, e quita o pecado, e se isso não te leva a Deus, com a confissão de teu pecado e o ódio até esse pecado, então já não lhe resta mais nada para você. “Como escaparemos, se descuidamos de tão grande salvação?” A cruz parte as pedras. Irmãos e irmãs, continuem ensinando sobre o amor do moribundo Filho de Deus. Continuem pregando a Cristo. Com isso, vocês abrirão túneis nos Alpes da soberba e nas colinas de granito do prejuízo. Encontrarão uma estrada para Cristo na intimidade dos corações dos homens, ainda que sejam duros e obstinados; e isso ocorrerá pela pregação da cruz no poder do Espírito.

IV. E agora concluo com o último milagre. Essas maravilhas se acumulam e dependem uma da outra. O tremor da terra produziu, sem dúvida, que as rochas se partiram; e as rochas partidas ajudaram ao quarto milagre. “OS SEPULCROS SE ABRIRAM.” As tumbas se abriram, e os mortos se levantaram. Esse é nosso quarto tópico.

É a grande consequência da morte de Cristo. Os sepulcros se abriram. O homem é o único animal que dá importância a uma sepultura. Algumas pessoas se preocupam pela forma em que serão enterradas. Essa é a última preocupação que jamais cruzaria minha mente. Eu estou persuadido que as pessoas me enterrarão por ódio, ou por amor, mas especialmente por amor a elas mesmas. Isso não deve nos preocupar. Porem, o homem frequentemente tem mostrado sua soberba por meio de sua tumba. Isso é algo estranho. Colocar grinaldas à forca é uma novidade, creio, que ainda não se perpetrou; mas amontoar mármore e impressionantes estátuas sobre uma tumba: que é isso senão adornar o patíbulo, ou mostrar a magnífica grandeza do homem quando unicamente sua nulidade é manifesta? Pó, cinzas, podridão, putrefação, e logo uma estátua, e todo tipo de coisas bonitas, para fazer-lhe crer que a criatura que retorna ao pó, depois de tudo, é alguém grande. Agora, quando Jesus morreu, os sepulcros foram abertos, e os mortos foram expostos: o que isso significa?

Eu creio que temos nesse último milagre “a história de um homem.” Ali jaz morto: decomposto, morto em delitos e pecados. Porem, em que belo sepulcro jaze! Assiste à igreja; é um dissidente, não conformista, qualquer das duas coisas que vocês prefiram; é uma pessoa muito moral, um cavalheiro, é um cidadão, é dono de sua companhia; será prefeito da cidade algum dia; é tão bom, oh, é TÃO bom! No entanto, não possui a graça em seu coração, não há Cristo em sua fé, não tem amor a Deus. Vocês vêem em que sepulcro está enterrado: uma alma morta em uma tumba dourada. Mediante Sua cruz nosso Senhor parte esse sepulcro e o destrói.

Quando valem nossos méritos na presença da cruz? A morte de Cristo é a morte da justiça própria. A morte de Jesus é uma superfluidade se nós pudéssemos nos salvar a nós mesmos. Se somos tão bons que não necessitamos ao Salvador, então, por que Jesus morreu sangrando-se sobre o madeiro? A cruz parte os sepulcros da hipocrisia, do formalismo, e da justiça própria nos quais estão escondidas as pessoas que estão espiritualmente mortas.

O que segue em continuação? Abre os sepulcros. A terra trinca. Ali jaz o morto, porem agora é revelado a plena luz. A cruz de Cristo provoca isso! O homem ainda não foi revivido pela graça, mas é conduzido a descobrir-se a si mesmo. Ele sabe que jaz no sepulcro do pecado. Recebeu o suficiente poder da parte de Deus para que esteja ali, já não como um cadáver tapado com mármore, senão como um cadáver do que o coveiro tirou os acúmulos de terra, e o deixou desnudo à luz do dia. Oh, é algo grandioso quando a cruz abre dessa maneira os sepulcros!

Você não pode convencer aos homens de pecado, exceto pela pregação de um Salvador crucificado. A lança com a que alcançamos os corações dos homens, é a mesma lança que traspassou o coração do Salvador. Temos que usar a cruz como o recurso para crucificar a justiça própria, e para fazer que o homem confesse que está morto em pecados.

Depois de que os sepulcros tinham sido abetos, e as tumbas se tinham rachado, que aconteceu em seguida? Se impartiu a vida. “Muitos corpos de santos que tinham dormido, se levantaram.” Eles tinham regressado ao pó; mas quando têm um milagre, este pode ser igualmente algo grandioso. Surpreende-me que tenha pessoas que possam crer sem dificuldade em um tipo de milagre, mas não aceitem outros. Uma vez que se tenha em conta a Onipotência, todas as dificuldades cessam.

Assim sucedeu com esse milagre. Os corpos se reintegraram subitamente, e ali estavam, completos e prontos para se levantarem. Que coisa tão maravilhosa é a implantação da vida! Não falarei dela em um homem morto, mas sim quero falar dela em um coração morto. Oh Deus, envia Tua vida a algum coração morto nesse momento, enquanto eu prego! Isso que dá vida as almas mortas é a morte de Jesus. Enquanto avistamos a expiação e vemos a nosso Senhor sangrando em nosso lugar, o Espírito Divino trabalha no homem, e o alento de vida é soprado nele. Ele tira o coração de pedra, e coloca um coração de carne que palpita com uma nova vida.

Essa é a maravilhosa obra da cruz: é pela morte de nosso Senhor que a regeneração vem ao homem. Não haveria novos nascimentos se não fosse por essa morte em especial. Se Jesus não tivesse morto, nós teríamos ficado mortos. Se Ele não tivesse inclinado Sua cabeça, nenhum de nós teria podido levantar a cabeça. Se Ele não tivesse ido de entre os vivos, na cruz, nós teríamos permanecido entre os mortos eternamente e para sempre.

Agora prossigamos, e vocês verão que essas pessoas que receberam a vida, a seu devido tempo saíram dos sepulcros. Está escrito que abandonaram suas tumbas. É claro que o fizeram. Quem entre os viventes desejariam permanecer em uma tumba? E vocês, queridos leitores, se o Senhor lhes dá vida, não permanecerão em suas tumbas. Se vocês estiveram acostumados a serem fortes beberrões, ou submetidos a qualquer outro pecado que os persegue, vocês o deixarão; não sentirão nenhum apego a seu sepulcro. Se viveram em companhia de ímpios, e encontravam a diversão em lugares questionáveis, não se deterão em suas tumbas. Não teremos necessidade de ir por vocês para afastá-los de suas antigas associações. Vocês mesmos estarão ansiosos de se afastarem delas.

Se alguém fosse enterrado vivo, e se desse conta que está dentro de um ataúde antes de exalar seu último suspiro, estou seguro que se os palmos de terra fossem tirados, e a tampa fosse quitada, ele não precisaria que lhe suplicássemos para que saísse de sua tumba; mas sim todo o contrário. A vida não ama a prisão da morte. Então que Deus conceda que o Salvador moribundo estenda Sua mão e os tirem das tumbas nas que ainda moram; e se agora lhes dá a vida, estou certo que a morte de nosso Senhor lhes fará entender que se um morreu por todos, então todos morreram, e que Ele morreu por todos, para que aqueles que vivem já não vivam mais para si, mas sim para Quem morreu e ressuscitou por eles.

Qual caminho essas pessoas seguiram uma vez que saíram da suas tumbas? É-nos dito que “vieram à cidade santa.” Exatamente isso. E todo aquele que tenha sentido o poder da cruz deveria se esforçar ao máximo em seu caminho à santidade. Anelarão unirem-se ao povo de Deus; desejará ir à casa de Deus, e ter comunhão com o três vezes santo Deus. Eu não esperaria que os que foram revividos quisessem ir para outra parte. Cada criatura busca sua própria companhia: as bestas buscam sua guarida, e os pássaros seus ninhos; e o homem restaurado e regenerado caminha até a cidade santa.

Por acaso a cruz não nos atrai para igreja de Deus? Eu não desejaria que alguém se unisse a igreja por qualquer outro motivo que não estivesse tomado das cinco feridas e do lado sangrante de Jesus. Nós nos damos primeiro a Cristo, e logo a Seu povo por Sua amada causa. É a cruz que realiza isso –

“Jesus morto no madeiro

Alcança essa maravilhosa vitória.”

É-nos informado, e com isso encerro essa maravilhosa história, que eles foram para a Cidade Santa “e apareceram a muitos.” Isso é, alguns deles que tinham sido levantados dos mortos, não o duvido, apareceram para suas esposas. Que espanto experimentariam quando vissem de novo a seus amados esposos! Pode ser que alguns deles apareceram a seu pai e mãe; e tampouco duvido que muitos pais e mães que ressuscitaram, apareceram primeiro a seus filhos.

O que isso nos ensina, senão que se a graça do Senhor nos levanta dos mortos, devemos ser diligentes em mostrar esse feito? Apareçamos a muitos. Que a vida que Deus nos deu seja manifesta. Não a escondamos, mas sim que vamos com nossos antigos amigos e façamos nossas epifânias como Cristo fez a Sua. Para Sua glória, nos manifestemos e apareçamos para outros. Glória ao Salvador moribundo! Todo louvor seja dado ao grandioso Sacrifício!

Oh, que essas minhas pobres palavras débeis motivem algum interesse em vocês acerca de nosso Senhor agonizante! Estejam prontos a morrer por Ele. E vocês que ainda não o conhecem, pensem nesse grandioso mistério: que Deus tomou a natureza de vocês e se fez homem e morreu, para que vocês não morram; ele carregou com seu pecado para que vocês fossem liberados dele. Venham e confiam em meu Senhor hoje, os suplico. Enquanto o povo de Deus se reúne à mesa para partir o pão, que seus espíritos se dirijam com prontidão, não a mesa nem ao sacramento, mas sim ao próprio Cristo e a Seu sacrifício. Amém.

_________

Porção da Escritura lida antes do Sermão: Mateus 27:35-54

[1] Koh-í-noor (nome que significa Montanha de Luz) é um dos diamantes mais famosos do mundo. Em 1850, quando a Grã-Bretanha anexou a Índia ao Império, e depois a Rainha Vitória foi declarada Imperatriz da Índia, ela recebeu o Koh-í-noor das mãos de Lorde Dalhousie. Atualmente essa célebre pedra preciosa pesa 108,8 quilates, pertence à Coroa britânica e desde 1937 ornamenta uma coroa especialmente feita para a rainha-mãe, para o dia da coroação do seu esposo, o rei Jorge VI
(Wikipédia)

Adiado Projeto de Lei que proíbe distribuição de material anti-homofobia em escolas no Rio

PorJussara Teixeira | Correspondente do The Christian Post

O Projeto de Lei do vereador Carlos Bolsonaro (PP) que tentava proibir a distribuição de materiais sobre diversidade sexual em escolas de ensino fundamental no Rio de Janeiro foi retirado da pauta de votação na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 27.

O Vereador Carlos Bolsonaro, filho do deputado federal Jair Bolsonaro
(Foto: Divulgação)

O Vereador Carlos Bolsonaro, filho do deputado federal Jair Bolsonaro

Relacionado

Movimento LGBT acusa o ministério da capelanias evangélicas de invasão em hospitais brasileiros
Deputado evangélico critica ‘ditadura gay’ e diz: ‘querem expulsar Deus do Brasil’
haddad_ministerioValores cristãos estão no centro do debate eleitoral no Rio e SP
silas-malafaia-vitória-em-cristoMPF pede retratação de Malafaia por discurso homofóbico

A matéria, que chegou a ser aprovada em primeira instância, sofreu oposição de grupos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais (LGBTT), que pressionaram os vereadores a votar contra a proposta. Eles chegaram a se manifestar em frente à Câmara de Vereadores, com faixas e cartazes contendo mensagens contra o projeto.

Após discussões, dois vereadores, Paulo Messina (PV) e Edison da Creatinina (PV), apresentaram emendas suprimindo itens fundamentais do artigo, como o Parágrafo Único do projeto que diz: "o material a que se refere o caput deste artigo é todo aquele que contenha orientações sobre a prática da homoafetividade, de combate à homofobia, de direitos de homossexuais, da desconstrução da heteronormatividade ou qualquer assunto correlato."

Com o adiamento da proposta, Bolsonaro disse que não é contra a discussão da diversidade sexual nas escolas, mas sim contra o que chamou de “propaganda dahomossexualidade”. Segundo ele, a faixa etária a que o material é destinado não teria condições de compreender a questão.

“São crianças de 6, 7, 8 e 9 anos de idade que deveriam ter um ensino de qualidade sobre biologia, português, matemática. É uma covardia expor as crianças a filmes pornográficos e orientações que incentivam o homossexualismo. Por que não investir esse dinheiro público no ensino médio, onde as pessoas já têm a personalidade formada?”, disse à Agencia Brasil.

O deputado federal Jean Wyllys (P-SOL) reforçou a pressão para a não aprovação do projeto. Ele enviou um ofício ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, pedindo que ele “se posicione publicamente contra esse aberrante projeto, dê orientações à bancada do seu partido para rejeitá-lo e se comprometa a vetá-lo se for aprovado”. Wyllys chegou a chamar o projeto de Bolsonaro de “Lei do Bullying”.

Curta-nos no Facebook

Em 2011, um material semelhante ao existente no Rio de Janeiro, o kit anti-homofobia, apelidado de “kit gay”, teve sua produção suspensa pela presidente Dilma Rousseff após críticas de parlamentares evangélicos.

Após a suspensão, o ministro da educação Aloizio Mercadante declarou em audiência pública que o material não é a solução adequada ao problema da homofobia nas escolas.

O projeto de Bolsonaro voltou para análise no âmbito das Comissões Permanentes, e não possui data definida para a votação.

A Escola Dominical e a Responsabilidade do Professor

O bom professor é aquele que almeja a excelência do ensino e se empenha em alcançá-la. Tem que ser como o apóstolo Paulo exortou: “… o que ensina, esmere-se no fazê-lo” (Romanos 12.7). Paulo recomenda àquele que ensina a dedicação total desse ministério. Dedicação que resultará num progresso constante do professor, quer seja em relação à habilidade no ensino e crescimento espiritual de seus
alunos, quer seja em relação a sua própria vida cristã.

Apóstolo Paulo. Pequena Cronologia


Apótolo Paulo. Pequena Cronologia de

sua vida
Hebraico: Pequeno.

Paulo, o grande apóstolo:
Nascimento: Cidade de Tarso. At.9:11
Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te,

e vai à rua que se chama Direita, e, na

casa de Judas, procura por Saulo,

apelidado de Tarso; pois ele está

orando cerca do primeiro ano A.D.
Quando Jovem presenciou a morte de

Estêvão, At.7:58 58 E, lançando-o fora

da cidade, o apedrejaram. As

testemunhas deixaram suas vestes aos

pés de um jovem chamado Saulo.
Era pertencente a tribo de Benjamim,

Fp.3:5 5 circuncidado ao oitavo dia,

da linhagem de Israel, da tribo de

Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à

lei, fariseu,
Irmã e sobrinho, At.23:16 Mas o filho

da irmã de Paulo, tendo ouvido a trama,

foi, entrou na fortaleza e de tudo

avisou a Paulo.
Parentes, Andrônico e Júnias, Rm.16:7

Saudai Andrônico e Júnias, meus

parentes e companheiros

de prisão, os quais são notáveis entre

os apóstolos e estavam em Cristo antes

de mim.
Foi um Discípulo de Gamaliel, At.22:3

Eu sou judeu, nasci em Tarso da

Cilícia, mas criei-me nesta cidade e

aqui fui instruído aos pés de Gamaliel,

segundo a exatidão da lei de nossos

antepassados, sendo zeloso para com

Deus, assim como todos vós o sois no

dia de hoje.
Paulo foi um fariseu fiel , At.23:6;

Sabendo Paulo que uma parte do Sinédrio

se compunha de saduceus e outra, de

fariseus, exclamou: Varões, irmãos, eu

sou fariseu, filho de fariseus! No

tocante à esperança e à ressurreição

dos mortos sou julgado. Veja

também. Fp.3:5
Homem perseguidor dos cristãos,

At.22:4; Persegui este Caminho até à

morte, prendendo e metendo em cárceres

homens e mulheres,
5 de que são testemunhas o sumo

sacerdote e todos os anciãos. Destes,

recebi cartas para os irmãos; e ia para

Damasco, no propósito de trazer

manietados para Jerusalém os que também

lá estivessem, para serem punidos. Ver

também: At.8:1; At.9:1; 1Co.15:9;

Gl.1:13; Fp.3:6; 1Tm.1:13
Sua conversão, At.9:4 e, caindo por

terra, ouviu uma voz que lhe dizia:

Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E

a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu

persegues; 6 mas levanta-te e entra na

cidade, onde te dirão o que te convém

fazer.
Foi constituído apóstolo aos gentios.

At.9:15; At.22:21; Rm.11:13 Dirijo-me a

vós outros, que sois gentios! Visto,

pois, que eu sou apóstolo dos gentios,

glorifico o meu ministério,
Passou muito tempo em comunhão com Deus

na Arábia , Gl.1:17 nem subi a

Jerusalém para os que já eram apóstolos

antes de mim, mas parti para as regiões

da Arábia e voltei, outra vez, para

Damasco.
Volta à Damasco, At.9:27
Fuga de Damasco,descendo num cesto, por

uma janela da muralha, 2Co.11:32
Separado e Barnabé. Obra missionária,

At.13:2
Primeira viagem missionária At.13 e

At.14.
Esforça-se para não evangelizar onde

outros evangelizam, Rm.15:20;

Converteu-se Sérgio Paulo e o nome de

Saulo muda-se para Paulo, At.13:12; Em

lcônio. At.14.1
Trabalha no poder do Espírito Santo,

At.14:1; Rm.15:19; 1Co.2:4; 1Ts.1:5
Perseguido em Listra. At.14:8
Apedrejado, At.14.19
Contendeu com Barnabé, At.15:36
Preso em Filipos, At.16
Segunda viagem missionária. At.15:40
Converteu Lídia, At.16:14
Converteu o carcereiro em Filipos.

At.16:34
Em Tessalônica, At.17:1
Em Beréia, At.17:10
Em Atenas, At.17:15
Em Corinto, At.18:1
Terceira viagem missionária, At.18:23
Fez milagres extraordinários, At.19.11
Sofrimentos:Cinco vezes recebeu uma

quarentena de açoites, menos um; três

vezes fustigado com varas, em Naufrágio

três vezes, etc.. 2Co.11:23-26
Ressuscitou Eutico, At.20:9,10
Sua prisãor, At.21:27
Falava grego, At.21:37
Defesa diante do povo de Jerusalém.

At.22 e At.23
Julgamentos: por Félix, At.24; por

Festo. At.25; por Agripa, At.26
Apelou a César, At.25:11
Enviado a Roma, At.27
Naufrágio em Mileto, At.28:1
Falou aos Judeus, At.28:17
Prisioneiro de Jesus Cristo, Ef.3:1;

2Tm.1:8; Rm.1
Sua última epístola, 2 Timoteo,

2Tm.4:6-8
Sofrimentos na prisão 2Tm.4:13e21.
Sentiu profundamente abandonado pelos

amigos, 2Tm.1:15-18;
Escapou da boca do leão (2Tm.4:17)
Sabe de sua morte, 2Tm.4:18;
Assistido pelo Senhor, talvez em

presença visível, 2Tm.4:17;
Desejava partir e estar com Cristo

Fp.1:23;
Morte: Segundo o testemunho dos padres

antigos fui decapitado em Roma, por

Nero, nas grandes perseguições, 67 ou

68 A.D
Fonte de pesquisa:
Bíblia on lineMBE e Bíblia Eletrônica

Quando Tudo Dá Errado

1 Samuel 30:1-6 (J.F.A.Atualizada)

E sucedeu, pois, que, chegando Davi e

os

seus homens ao terceiro dia a Ziclague,

os amalequitas tinham feito uma

incursão sobre o Negebe, e sobre

Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e

a tinham queimado a fogo;

2e tinham levado cativas as mulheres, e

todos os que estavam nela, tanto

pequenos como grandes; a ninguém,

porém, mataram, tão-somente os levaram

consigo, e foram o seu caminho.

3Quando Davi e os seus homens chegaram

ã cidade, eis que estava queimada a

fogo, e suas mulheres, seus filhos e

suas filhas tinham sido levados

cativos.

4Então Davi e o povo que se achava com

ele alçaram a sua voz, e choraram, até

que não ouve neles mais forças para

chorar.

5Também as duas mulheres de Davi foram

levadas cativas: Ainoã, a jizreelita, e

Abigail, que fora mulher de Nabal, o

carmelita.

6Também Davi se angustiou; pois o povo

falava em apedrejá-lo, porquanto a alma

de todo o povo estava amargurada por

causa de seus filhos e de suas filhas.

Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu

Deus.

= = = 0 0 0 = = =

Quando Tudo Dá Errado

Todos nós sabemos sobre Davi, o segundo

rei de Israel, um homem que escreveu a

maioria dos Salmos. E se você ler a

história de Davi, você verá como ele

conseguiu manejar todas as situações em

sua vida, especialmente em tempos

difíceis.

Em uma ocasião, Davi era um fugitivo em

seu próprio país, fugindo do rei Saul,

que queria matá-lo por causa de inveja.

Davi fugiu para outro país, na verdade,

um inimigo de Israel, que por acaso

estava em guerra contra Israel. - Davi

disse ao rei Aquis, rei dos filisteus,

que ele iria com eles e lutaria contra

Israel. O rei concordou, mas ao se

aproximarem do campo de batalha, os

comandantes do exercito filisteus não

concordaram com a idéia, e então o rei

Aquis enviou Davi e seus homens de

volta para casa.

Tudo parecia desolado para Davi e seus

homens quando chegaram a Ziclag sua

cidade, como você leu no texto acima.

Os amalequitas (pessoas cruéis que

viviam como nômades no tempo de Davi)

tinha atacado a cidade e tomaram suas

esposas e filhos em cativeiro. Os

homens estavam tão desencorajados que

choraram até que não terem mais

energia. E Davi, seu líder, estava

"extremamente angustiado", porque o

povo (homens irados agora) estavam

planejando apedrejá-lo (v.6).

Mas a história toma um rumo, mesmo em

meio a esta grande perda, quando "Davi

se fortaleceu no Senhor seu Deus." (1

Sam. 30:6). Algumas outras traduções da

Bíblia usam a palavra encorajou-se ou

descansou-se.

O texto não diz exatamente como Davi

fez isso. Mas isso me faz pensar: "De

que modo podemos fortalecer, estimular

ou descansar-mos no Senhor quando nos

sentimos desencorajados? Quando estamos

com o coração partido por causa do que

alguém fez conosco? Ou talvez quando

perdemos algo muito importante, como um

bom emprego ou um negócio em um carro,

ou a nossa casa está em execução? Ou

talvez nós perdemos um membro da

família numa batalha com alguma

doença? "- E a lista continua...

Vamos ver duas coisas que podemos fazer

em qualquer situação, como fez Davi:

PRIMEIRO =>podemos lembrar o que Deus

já fez.
Devemos voltar atrás em nossas vidas e

fazermos uma lista das maneiras como

nosso Grande Senhor cuidou de nós no

passado, como Ele protegeu-nos, e como

Ele sempre proveu para nós ou respondeu

as nossas orações em muitas situações.

Não esqueçamos toda a Sua bondade e

cuidado para conosco ao longo do

caminho de nossa jornada na vida.

Segundo =>podemos lembrar o que Deus

nos prometeu.

O Senhor nos prometeu "Seja forte e

corajoso;. . . porque o Senhor teu Deus

está contigo onde quer que vá "(Josué

1:9) - Quando cremos nesta verdade,

todo o medo desaparece, porque

começamos a sentir a presença do nosso

amável Deus . Em outro texto, a Bíblia

diz: Deus disse: "Nunca te deixarei,

nunca te abandonarei." (Hebreus 13:5).

Que grande Deus que servimos!

No final da historia, o exército de

Davi resgatou suas famílias, derrotou

os amalequitas e recuperou tudo o que

eles tinham saqueado. Então, se alguém

tiver tirado alguma coisa de você,

talvez seja o teu emprego, tua casa,

teu carro, etc. etc. como Davi, vamos

aprender a fortalecer-nos no Senhor, e

então vamos deixar o resto com Ele. Não

tente consertar nada com as mãos ou com

a tua "boca"; se você abrir a boca,

será apenas para louvar ao Senhor em

oração, não para amaldiçoar ou para

falar sobre nada ou sobre ninguém.

Lembre-se: Nossa maior força é

geralmente mostrada na nossa capacidade

de aquietar e confiar em Deus.

Se você puder, e se você está passando

por um momento de qualquer dificuldades

, por favor, memorize e recite este

verso em voz alta, tantas vezes quanto

você pode:

"6Não andeis ansiosos por coisa alguma;

antes em tudo sejam os vossos pedidos

conhecidos diante de Deus pela oração e

súplica com ações de graças;7e a paz de

Deus, que excede todo o entendimento,

guardará os vossos corações e os vossos

pensamentos em Cristo Jesus."

(Filipenses 4:6-7)

Grupo encontra hominídeo com dedão de pé de macaco na Etiópia

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE "CIÊNCIA E SAÚDE"

Tem gente que vive com um pé no passado, mas um estranho hominídeo de 3,4 milhões de anos abusava do direito de ser saudosista.

Enquanto outros membros primitivos da linhagem humana já tinham dominado totalmente a arte de andar com duas pernas, a criatura ainda tinha um dedão do pé que funcionava como polegar, como o dos chimpanzés e gorilas de hoje, por exemplo.

Isso não o tornava totalmente incapaz de caminhar como bípede, mas decerto comprometia a elegância e a eficiência de seu passo –ele teria de apoiar a maior parte de seu peso no lado de fora do pé, como fazem os grandes macacos atuais.

A descoberta do hominídeo "passadista", cuja espécie ainda é um mistério, está na revista científica "Nature" desta quinta-feira.

Os responsáveis por ela são o etíope Yohannes Haile-Selassie e o americano Bruce Latimer, ambos da Universidade Case Western Reserve, em Ohio (EUA).

As informações sobre a criatura ainda são parcas porque os pesquisadores, por enquanto, só acharam oito ossos do pé direito do hominídeo. Os dados são suficientes, no entanto, para reconstruir como a criatura andava.

"O andar bípede é o que separa os seres humanos e seus ancestrais diretos dos outros primatas e, na verdade, de todos os outros mamíferos", diz Bruce Latimer. "Encontrar um hominídeo que foge desse padrão é surpreendente."

Editoria de Arte/Folhapress
O VELHO E O NOVO

Surpreendente, mas não exatamente único. O hominídeo mais antigo cujo esqueleto quase completo chegou até nós, o etíope Ardipithecus ramidus, de 4,4 milhões de anos, também possuía um dedão do pé (ou hálux, como preferem os cientistas) com características semelhantes às vistas em macacos: curto e distanciado dos demais dedos do pé.

A interpretação mais comum desse fato é que, embora passasse algum tempo no chão, na posição ereta, o A. ramidus também seria capaz de agarrar galhos de árvore com os pés, locomovendo-se no alto da floresta.

No entanto, por volta de 3,5 milhões de anos atrás, uma única espécie de hominídeo parecia ter tomado conta da África Oriental. Era o Australopithecus afarensis, a espécie da famosa fêmea "Lucy" –um ancestral do homem já quase totalmente bípede.

O problema é que o novo e misterioso hominídeo é praticamente contemporâneo de "Lucy", mas seu pé é de um "modelo" 1 milhão de anos mais antigo. Mal comparando, é como se humanos atuais convivessem com o Homo erectus na mesma região, já que ambos eram da Etiópia.

Além do dedão com capacidades de polegar, os outros dedos do "novo" hominídeo etíope também eram mais compridos que os de hominídeos mais recentes. No geral, o pé da criatura se parecia mais com o de um gorila.

Os cientistas querem tentar achar mais fósseis antes de determinar a identidade da criatura. Pode ser, por exemplo, que se trate de um espécime tardio da linhagem doArdipithecus.

De qualquer modo, não seria a primeira vez que múltiplas espécies de ancestrais do homem, cada uma com adaptações diferentes para modos de vida diversos, são identificadas na mesma região e época pelos cientistas.

Outro exemplo, alguns milhões de anos depois, envolve os chamados australopitecos robustos, que desenvolveram enormes mandíbulas para mastigar gramíneas e sementes duras.

Vietnam condena a 11 años de cárcel a un pastor menonita

Nguyen Cong Chinh durante su reciente juicio

Nguyen Cong Chinh, detenido en abril de 2011, fue acusado de contactar con "medios reaccionarios extranjeros".

29 DE MARZO DE 2012, HANOI

Un pastor cristiano de la Iglesia Menonita ha sido condenado en Vietnam a 11 años de cárcel por "conspirar contra el Estado y repartir propaganda antigubernamental a las minorías étnicas", indicó la prensa oficial.
"Calumnió al Gobierno, al Estado y al Ejército en entrevistas con medios extranjeros", dice el fallo del tribunal contra Nguyen Cong Chinh, de 43 años, quien está bajo custodia policial desde hace casi un año. El lunes pasado fue declarado culpable por un tribunal en un juicio que duró un día, en la provincia de Gia Lai, en la zona central del país de la Península Indochina.
El pastor, al que acusaron de contactar con "medios reaccionarios extranjeros", estaba a cargo de una parroquia menonita, considerada ilegal por las autoridades vietnamitas.Las iglesias en Vietnam deben contar con la aprobación de las autoridades, algo criticado por los grupos de derechos humanos, de forma similar a como ocurre en China.
Pero el director adjunto de el grupo defensor de los derechos humanos Human Rights Watch (HRW) en Asia John Sifton, criticó que en la práctica existen enormes trabas burocráticas para el registro de grupos religiosos en Vietnam. " Vietnam es hostil hacia la libertad religiosa ", afirmó.
En cuanto al caso concreto deNguyen Cong Chinh, Human Rights Watch criticó la sentencia y afirmó que el pastor ha sido víctima de la persecución del Gobierno y del apoyo consecuente de los ataques de la prensa oficial.
DECENAS DE CONDENADOS
En los últimos años, Vietnam -país con 80% de población budista- ha condenado a decenas de disidentes, periodistas y blogueros por "poner en peligro la seguridad nacional", aunque oficialmente el Gobierno insiste en que no persigue a nadie por sus creencias políticas o religiosas, sino a quienes violan la ley.

Fuentes: Efe

Evangélicos impulsan conferencia de paz en Sudán del Sur

Tras miles de muertes en este nuevo país, un obispo presbiteriano impulsa el diálogo.

La ciudad de Yei acogerá un encuentro de tres días entre representantes de tribus enfrentadas en Sudán del Sur. Tras la muerte de miles de persones durante el último medio año en este recién creado país, el esfuerzo para el diálogo se dará entre el 1 y el 3 de abril. La conferencia la impulsa el obispo presbiteriano Elias Taban con el apoyo de la Alianza Evangélica Mundial (AEM).
Murle, Lou Nuer y Dinka Bor son las tres tribus que podrían reunirse para dialogar en los próximos días. La lucha especialmente cruenta entre los dos primeros grupos étnicos ha ido aumentando después de que en julio de 2011 Sudán del Sur se convirtiera en un estado propio. La nueva nación se había independizado del norte, dominado por el islamismo.
Sin embargo, las nuevas fronteras han avivado la disputa interna por controlar los recursos en Sudán del Sur, especialmente tierras y derechos sobre el agua. Según fuentes de información locales, a los muertos y heridos se añaden secuestros y ataques a zonas pobladas.
EMPEZAR UN DIÁLOGO
“Proponemos invitar a 100 personas en total de estas 3 tribus y de parte de miembros del gobierno de Sudán del Sur. Creemos que este conflicto sólo puede ser solucionado al traer al debate a ancianos de base de estas tribus”, ha explicado Deborah Fikes, representante de la AEM ante las Naciones Unidas.
Pese a que la capital del nuevo país es Juba, quienes participen en la conferencia serán traídos más al oeste, a la localidad de Yei, para evitar así que terceras personas con motivaciones cercanas al conflicto interfieran en el proceso.
BUSCANDO UNA REPRESENTACIÓN AMPLIA
Se ha sabido que el obispo Taban habría conseguido la participación en la conferencia del Gobernador del Estado de Jongolei, Kaul Manyang. Manyang podría ser clave para implicar a otros líderes y que podría mejorar la credibilidad ante las partes implicadas en la conferencia.
De fuera del país asistiran a la conferencia Stephen Tollestrup, director ejecutivo de la Iniciativa para la Paz y la Reconciliación de la AEM, el Reverendo Aiah Foday-Khabenje, secretario general de la Asociación de Evangélicos en África y el secretario general de la Alianza Evangélica Mundial, Geoff Tunnicliffe, entre otros.

Fuentes: AEM

Especial Israel–O tanque de Betesda

O FIM ESTÁ À VISTA?

Investigação-Teologia
Desde sempre a Igreja considerou eminente a segunda vinda de Jesus Cristo. Já lá vão dois mil anos sobre esta promessa central do Evangelho, no entanto ela não perdeu a sua relevância, pertinência e actualidade. Podemos mesmo dizer que nunca como hoje ela é mais relevante, pertinente e actual. Os dados estão aí. A urgência é cada vez maior.

Quaisquer que sejam as posições assumidas nos detalhes da doutrina a respeito das últimas coisas, todos os cristãos evangélicos acreditam na segunda vinda literal e histórica de Jesus Cristo em glória a esta Terra, dando cumprimento pleno a uma nova era de paz e de felicidade eternas.

Em qualquer caso é claro na Escritura Sagrada a impossibilidade de colocarmos uma data ou um horizonte temporal ao cumprimento da profecia respeitante à segunda vinda de Cristo, o que não invalida de modo algum a sua contínua eminência.

Isto significa, no meu entender, que a diferença de interpretação e compreensão a respeito dos detalhes na forma como as coisas ocorrerão (grande tribulação e milénio, entre outros), não devem servir de impedimento à unidade e à comunhão do corpo de Cristo.

Por outro lado tenho a convicção que a posição assumida relativamente ao modo como percebemos as últimas coisas é importante, para não dizer determinante e decisiva, em relação ao modo como encaramos o nosso propósito e desígnio presentes, a nossa missão e papel prioritários na sociedade em que vivemos e a nossa vida quotidiana.

Considero ainda que à semelhança do que pode acontecer noutras matérias os princípios de interpretação bíblica são nevrálgicos no que diz respeito às profecias bíblicas. Neste ponto prevalece o primado da Bíblia ser a sua própria intérprete, ou seja, de ser na Bíblia que temos de encontrar o sentido da revelação.

A promessa de retorno de Jesus é clara e objectiva nos textos bíblicos:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também.” (João 14:3)

Existem algumas questões que são essenciais na escatologia como disciplina que se debruça sobre a Palavra de Deus no que concerne às últimas coisas:

- A Igreja aquando da vinda de Jesus será uma Igreja dominante do ponto de vista político-económico-social tendo introduzido aí as alterações próprias do reino de Deus, numa versão mais ou menos radical do kingdom now (reino de Deus agora)?

- Deus irá ainda lidar com Israel enquanto nação?

- A segunda vinda de Cristo ocorrerá em um único momento ou terá lugar em duas fases distintas (antes e depois da grande tribulação)?

- Existe um período específico de tempo em que Satanás será preso dando origem ao que a Bíblia apresenta como o milénio, sendo que o Juízo Final só ocorrerá depois de ser solto e de uma batalha final?

Pessoalmente sou pré-tribulacionista, ou seja, perfilho a convicção de que a humanidade passará por um período de grandes catástrofes que ocorrerá apenas depois do arrebatamento da Igreja (Mateus 24:15-28; 2 Tessalonicenses 2:1-12). Nesta linha sou ainda pré-milenista, ou seja, acredito que depois da grande tribulação e antes do Juízo Final terá lugar o milénio durante o qual o Diabo estará preso e não poderá exercer a sua influência sobre as pessoas e as nações, findo o qual será solto e arrastará as nações para um último confronto no qual não prevalecerá, sendo então lançado no lago que arde com fogo e enxofre (Apocalipse 20).

Acredito que Jesus virá antes de um tempo tenebroso para a raça humana em que os efeitos da apostasia, da rebeldia, da desobediência e do pecado serão manifestos como nunca antes. Durante este período de tempo destacar-se-á uma trindade satânica constituída pelo Diabo, pelo Anticristo e pelo Falso Profeta (Apocalipse 13).

Acredito que a Igreja não vai passar por esse período à semelhança do que aconteceu com o Dlúvio e com Sodoma e Gomorra em que as pessoas tementes a Deus e que se achavam sob a graça escaparam e foram salvas (Mateus 24:37-41).

Acredito que durante esse período existirão duas fases distintas: na primeira existirá uma aparente prosperidade, bem-estar, segurança e paz; e uma segunda em que a realidade será totalmente diferente (Daniel 9:27).

Acredito que no fim desse tempo o povo de Israel será colocado num aperto tal em que o escape só pode vir do alto. Aí eles reconhecerão em Jesus Cristo o Messias prometido e rejeitado na Sua encarnação. Nessa altura ocorrerá a segunda fase da segunda vinda de Cristo, o Diabo será preso e dar-se-á início ao milénio.

Acredito que no fim do milénio o Diabo será solto e virá provocando um rebelião final que será dissipada pela intervenção de Cristo. Será então que ocorrerá o Juízo Final e definitivamente a rebelião cósmica será cancelada (Apocalipse 20).

Acredito na segunda vinda de Jesus Cristo e que vivemos dias muito especiais nos quais se cumprem os sinais derradeiros (Mateus 24:1-14). Não é possível de modo algum estabelecer uma data para a concretização desta promessa que atravessou os séculos até aos nossos dias e alimenta uma profunda esperança e expectativa no coração de todos os discípulos de Jesus. Sabemos de antemão que a ressurreição de Cristo demonstrou que a morte, o pecado, a doença, o sofrimento, a injustiça, a pobreza, a miséria, a degradação, não prevalecerão.

De entre esses sinais destacamos:

- A restauração da nação de Israel em 1948.

- O desaparecimento da União Soviética (1991) e a queda do muro de Berlim (1989).

- A constituição da União Europeia e da moeda única.

- O terrorismo internacional pós 11 de Setembro 2001.

- A destruição do ecossistema, o buraco do ozono, a delapidação dos recursos naturais.

- As alterações climáticas.

- As pandemias tendo à cabeça a SIDA que compromete nações inteiras.

- O aumento da miséria e do fosso entre ricos e pobres mesmo nos países ocidentais.

- O choque de civilizações e a guerra de religiões.

- A globalização.

- O pluralismo religioso e o relativismo ético (aborto, eutanásia, clonagem, homossexualidade, pornografia, etc.)

- As novas tecnologias e especialmente as que dizem respeito ao controle (segurança) dos cidadãos.

- O potencial das armas de destruição maciça e a corrida às mesmas por Estados fundamentalistas e não democráticos.

- A existência de substâncias radioactivas que facilmente podem contaminar o ambiente em grande escala. Os desastres ecológicos podem assumir proporções muito maiores do que aquelas que podemos calcular ou prevenir.

- O sincretismo religioso que o fundamentalismo terrorista irá fomentar cada vez mais. O ecumenismo traduzido no Concílio Mundial de Igrejas, no Parlamento Mundial das Religiões, nas exéquias do Papa João Paulo II que congregou católicos romanos, ortodoxos, protestantes, islâmicos, judeus, hindus, budistas, etc.

- A Palavra de Deus ao alcance da quase totalidade dos habitantes da terra através dos meios de comunicação e das novas tecnologias de informação.

Acredito que a Igreja que espera o retorno de Jesus Cristo é uma Igreja gloriosa e triunfante, pela acção do Espírito Santo, e que em muitas partes do globo vive sob perseguição, sem sinais exteriores de riqueza, sem prosperidade ostensiva (Filipenses 1:6; Efésios 5:27). Simultaneamente é visível a crise de amor e fé, bem como o incremento da apostasia, biblicamente referenciadas (Mateus 24:12; Lucas 18:8; 1 Timóteo 4:1-5).

Acredito que a convicção da eminente segunda vinda de Jesus não provoca necessariamente uma atitude escapista ou imobilista, mas acção evangelizadora e santidade de vida (1 Tessalonicenses 5:4-11). É o Espírito Santo que pode soprar sobre nós a realidade do Pentecostes de modo a que não nos conformemos, não nos tornemos reféns da indiferença e da apatia, qualquer que seja a perspectiva escatológica.

Jesus vem e nós somos a Sua geração para alcançarmos esta geração.

Uma última palavra a todos os nossos leitores para que levem a sério a pessoa de Jesus Cristo. Leiam a Sua Palavra, escutem os Seus ensinos, acolham as Suas advertências, acolham o Seu perdão, creiam n’Ele, arrependam-se dos seus pecados e convertam-se à nova realidade que veio trazer. Só Ele nos pode reconciliar com Deus. Só Ele nos pode levar ao Pai, porque só Ele é Deus que se fez homem. Só o Deus connosco nos pode levar de volta à casa do Pai!

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6).

Samuel R. Pinheiro

www.samuelpinheiro.com

EVANGELISMO

Samuel Pinheiro

'Um grama de testemunho vale mais que uma tonelada de propaganda' (William W. Ayer).

Não podemos pregar Deus como pregam os budistas, porque o deus deles é impessoal. Não podemos pregar Deus como pregam as religiões populares no Brasil, porque pregam um deus libertino e devasso. Não podemos pregar Deus como pregam os muçulmanos, porque o deus deles é inflexível e frio. Não podemos nem mesmo pregar o Deus que é apresentado em muitas igrejas protestantes. O Deus dos presbiterianos, por exemplo, é um Deus selectivo que só salva os escolhidos e os predestinados. O Deus dos baptistas é muito sectário e denominacional. O dos pentecostais é fácilmente manipulável. E o Deus que mais se prega no meio evangélico hoje em dia é um Deus utilitário, resolvedor de problemas, o tipo de deus que se encontra também na Umbanda, no Kardecismo, no Pró-Vida, no Hare-Krishna.

O Deus que toda tribo, língua, povo e nação precisa conhecer é o Deus da Bíblia, o Criador do universo, Deus santo, justo, misericordioso e compassivo, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o eterno “Eu Sou”. Este é o único Deus verdadeiro, único que pode trazer os homens da morte para a vida, único merecedor de todo nosso louvor e adoração.

(Ricardo Gondim; Artesãos de uma Nova História; Candeia; p. 58)

Se a essência da pregação do Evangelho envolve sensibilidade, alma quebrantada e fé, como podemos fazer a obra de Deus se somos homens e mulheres de coração incrédulo, alma dura, insensível e sem misericórdia? Como realizar a obra de Deus acorrentados pela própria incredulidade, encolhidos pela timidez e contidos pelo medo? Se o nosso coração endurecer e nossa alma secar, não poderemos ser agentes do reino. É por isso que a Bíblia nos recomenda a guardarmos o nosso coração: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”.

Podemos guardar o nosso coração nunca considerando os nossos méritos maiores que os das pessoas que nos rodeiam.

(Ricardo Gondim; Artesãos de uma Nova História; Candeia; p. 221)

“Para o mundo ser salvo bastaria entender em seu sentido amplo a significação mais alta dessa verdade: ‘Deus é amor’” (Dwight L. Moody).

“Como passarinho que cai do ninho, assim a alma clama por Deus” (Leon Tolstói).

“Não adianta fazer caridade, mitigar a fome e a sede físicas, se falharmos no aspecto fundamental do cristianismo, que é salvar vidas com o poder do céu e a água da vida, Jesus Cristo” (Stanley Jones).

“Testemunhar é colocar Jesus em destaque e não o nosso estilo ou nossas preferências” (Rubinho, no livro Guia de sobrevivência do cristão).

Alimentar os pobres é uma preocupação válida e necessária. E somos abençoados quando ajudamos os que precisam. Devemos fazer isso. Mas o problema com o assim chamado “Evangelho social”, em oposição ao Evangelho que salva, é que o primeiro preocupa-se com aquilo que é temporário. O Evangelho que salva enfatiza aquilo que é eterno.

Algumas pessoas só estão interessadas em melhorar este mundo, sem se preocupar com a possibilidade da perdição no inferno. Nossa meta principal é que os perdidos sejam salvos. Eles precisam mais do que soma e sabão. Eles precisam de salvação. Eles precisam de Jesus Cristo. Jesus disse às pessoas que o procuraram: “Eu sou o verdadeiro pão espiritual. Não me sigam porque eu lhes dei pão para comer. Sigam-me porque eu posso satisfazer suas necessidades mais profundas.”

Você possui uma alma eterna, que nunca morre. Jesus é o pão espiritual. É dele que a sua alma tem fome.

(Adrian Rogers, Creia em Milagres, mas Confie em Jesus; Eclesia; pp. 101)

É isto que está errado no mundo de hoje: todos querem ser abençoados. O clamor geral em nossos dias é: “Senhor, abençoe-me, faça-me feliz, encha-me de alegria.” Mas as pessoas que procurarem alegria e felicidade em primeiro lugar nunca as encontrarão.

Por que isto? Porque alegria e felicidade são subprodutos de um relacionamento correcto com o poderoso Deus. Jesus disse que as pessoas que têm fome e sede de justiça são aquelas que serão verdadeiramente felizes. A insatisfação generalizada e o senso de frustração que prevalecem em nossos dias são apenas sintomas de uma doença mais grave, que é a falta de justiça.

Imagine que você esteja febril, sentindo dores. Então vai ao médico, e ele dá um remédio para aliviar a dor e baixar a febre. Até aí tudo bem. Mas suponhamos que o médico não se preocupe em diagnosticar a infecção que está causando a dor e a febre. Com certeza, ele não está se mostrando um bom profissional.

Muitas pessoas estão se comportando desta maneira na esfera espiritual. Elas querem apenas eliminar a dor de sua infelicidade e miséria, em vez de combater a doença da injustiça que está causando a dor. Permita-me repetir: nós realmente precisamos é do Senhor Jesus Cristo. Precisamos ter fome e sede de Jesus, e, quando agirmos assim, encontraremos a felicidade.

(Como se vê, espiritualmente falando, você não precisa de nada além de Jesus. (...) Você não ficará satisfeito enquanto não tiver Jesus Cristo em seu coração. (...)

(...)

O que é que as pessoas deste mundo estão buscando em primeiro lugar? A lista poderia começar com alimento, roupas, amigos e sucesso. Nada há de errado com essas coisas, cada uma no seu devido lugar. Mas qual é o seu devido lugar? Sem dúvida, o segundo lugar. Deus exige e merece o primeiro lugar. O vazio do seu coração nunca será preenchido se você colocar aquelas coisas em primeiro lugar e Deus em segundo.

(Idem; pp. 105)

Não tenha medo de dar testemunho da sua fé por medo de que alguém vá perguntar algo que você não sabe. Se isto acontecer, responsa simplesmente: “Eu não sei”. Quando você é bastante honesto para admitir as cosias que não sabe, as pessoas vão acreditar em você quando falar a elas daquilo que você realmente sabe.

(Idem; pp. 138)

Como experimentar a vida em Cristo: como é que alguém pode experimentar a vida completa? Se formos ouvir as respostas dos cientistas sociais no âmbito profissional, académico e político, concluiremos que é preciso seguir quatro passos com a letra “e”: exemplo, encorajamento, ecologia e educação. Os Estados Unidos estão gastando bilhões de dólares em programas que promovem estas ideias. Vejamos até onde elas podem levar-nos.

Queremos descobrir como experimentar a vida em Cristo, como trazer de volta para a vida alguém que está morto. Vamos imaginar que estamos diante de uma pessoa morta que queremos reanimar. O que faríamos para ressuscitá-la?

Que tal o primeiro passo, o do exemplo? Adiantaria alguma coisa chamar alguém e dizer: “Temos aqui uma pessoa morta que precisa aprender como voltar á vida. Para isto, você vai demonstrar para ela como age uma pessoa viva. Faça 50 flexões abdominais ou algo semelhante. Mostre a ela o que significa estar vivo.” Você acha que o exemplo de uma pessoa viva irá ressuscitar o morto? Não, isto de nada adiantará.

Então vamos tentar o encorajamento. Convide o melhor especialista na área da motivação humana que você puder encontrar. Contrate uma torcida organizada bem disposta e animada. Junte todos os pastores que puder para juntos reanimar o morto: “É agora, você pode, levante-se e ande.” Parece coisa de idiota, não é mesmo? Certamente, não se pode ressuscitar alguém através do encorajamento.

Que tal tratar da ecologia? Mudar o meio ambiente talvez seja a resposta. Imagine que aquele cadáver fosse posto num salão cheio de pessoas vivas e saudáveis. Bastaria colocá-lo num meio ambiente ecologicamente adequado e isto o faria reviver, não é mesmo? Nem pensar! Ecologia não é a resposta, mas há pessoas neste mundo que ainda não aprenderam esta lição. Eu gostaria de lembrar que Adão e Eva enfrentaram dificuldade no mais perfeito ambiente ecológico de que temos conhecimento, o Jardim do Éden. É impossível imaginar uma ecologia mais equilibrada do que aquela. Mas a resposta não está no meio ambiente.

Vamos tentar o quarto “e”: educação. Talvez aquele morto não conheça a diferença entre a vida e a morte. Mostraremos a ele como um corpo vivo deve funcionar. Então ele aprenderá a viver e retornará À vida. Isto é absurdo!

Essas quatro opções com a letra “e” não resolvem. Uma pessoa morta precisa experimentar a vida que só o Senhor Jesus Cristo oferece. Foi por esta razão que Jesus levantou Lázaro da sepultura: para demonstrar esta verdade revolucionária.

(...)

Como é que você ressuscita um morto? Pela Palavra de Deus. Por isto, Paulo nos diz que devemos “preservar a palavra da vida” diante dos outros (Filipenses 2:16). É a Palavra que fez gerar a vida.

(Idem; pp. 153)

Um novo Pai: nem todas as pessoas deste mundo têm o direito de se referir a Deus como Pai. Somente os membros de sua família eterna têm este privilégio. Para pertencer À família de Deus, como já foi dito, precisamos nascer dentro dela. “Mas a todos que o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus: aos que crêem no seu nome.” (João 1:12)

A Bíblia não ensina a paternidade universal de Deus, nem a fraternidade universal dos homens. Se, por um lado, somos irmãos no sentido físico, por outro lado, espiritualmente falando, não temos nenhum parentesco enquanto não nascermos do alto. De facto, Deus é o Criador de todos nós, mas ele só é Pai de quem nasceu pela segunda vez. Sua paternidade não é concedida através da criação, mas através do novo nascimento.

(Idem; pp. 165)

João está interessado em vida – a vida real, a vida eterna. Ele usa a palavra “vida” 36 vezes no seu Evangelho. Esta vida é plena, abundante e transbordante. É uma vida incomparável. Não deixe de experimentá-la!

(Idem; pp. 170)

A cruz sem a doutrina da cruz apenas cristianiza, não evangeliza.

(Ultimato; Março/Abril 2000; pp. 21)

Dizem que duas coisas são certas na vida: a morte e os impostos. Uma terceira poderia ser acrescentada a esta lista: a escolha. Cada homem ou mulher, em algum momento de sua vida, precisa fazer uma escolha, quer para aceitar ou rejeitar a pessoa de Deus. Esta escolha começou no Jardim do Éden e está em vigor até hoje, permanecendo ainda durante o próximo milénio, quando Cristo retornar para estabelecer seu reino de paz e justiça.

(Tim LaHaye; Um Homem Chamado Jesus; UP; pp. 339)

Uma fé débil continua a ter um Salvador poderoso. De qualquer modo, nunca te pedi que proclamasses a tua fé, mas sim, que me proclamasses.

(Wilhelm Busch; Jesus Nosso Destino; Núcleo; pp. 212)

“Nem todos podem ser evangelistas, mas todos podem atuar como conquistadores de almas” (Samuel Chadwick).