quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Últimas notícias - mundo

Quinze mortos em atentado na capital da Somália
09 de fevereiro de 2012 • 06h09

MOGADISCIO, 9 Fev 2012 (AFP) -Quinze pessoas morreram nesta quarta-feira em um atentado suicida com carro-bomba nas proximidades do palácio presiencial da capital da Somália, Mogadíscio.
O atentado aconteceu pouco depois da visita do novo representante especial da União Europeia para a Somália, Alexander Rondos, que esteve no palácio presidencial. A explosão também destruiu um bar diante do hotel Mona, para onde aparentemente se dirigia o veículo.
Neste hotel estão hospedados inúmeros legisladores e funcionários do governo somali de transição (TFG), e já havia sido alvo de um atentado em 2011, quando 30 pessoas morreram, incluindo seis parlamentares.
Mogadíscio é considerada uma das capitais mais perigosas do mundo.
Sob presssão do TFG, apoiado por forçs da União Africana na Somália (Amisom), os rebeldes islamitas shebab foram obrigados a abandonar suas posições mais importantes em agosto passado, alegando, no entanto, que seu recuo foi apenas tático.
nur-pjm-aud/bb/jlb/ahg/cn/fp





Novo bombardeio em Homs mata 13 civis

09 de fevereiro de 2012 • 06h06

BEIRUTE, 9 Fev 2012 (AFP) -Pelo menos 13 civis morreram nesta quinta-feira em novos bombardeios das forças do regime de Bashar al-Assad contra Homs, no centro da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
"Doze civis morreram nesta manhã nos bombardeios contra o bairro de Baba Amr. Outro civil faleceu no bombardeio do bairro de Khaldiyeh", afirma um comunicado do OSDH, que teme um número maior de vítimas.
jz/fp






México: 15 cadáveres são encontrados em valas clandestinas

09 de fevereiro de 2012 • 01h58 • atualizado às 04h28

Os cadáveres de 15 pessoas supostamente assassinadas por integrantes do crime organizado foram encontrados nesta quarta-feira em duas valas clandestinas localizadas no estado de Veracruz, no leste do México, informaram autoridades civis e militares.
A Secretaria da Marinha do México (Semar) informou que as valas foram localizadas em dois ranchos no município de Acayucan, quase 540 km ao sudeste da Cidade do México.
Em comunicado conjunto, a Semar e o governo de Veracruz atribuíram os assassinatos à organização narcotraficante Los Zetas. Em nota emitida posteriormente, a Semar precisou que "após as revisões correspondentes foram localizados nas valas 15 corpos em avançado estado de decomposição".
Na manhã desta terça-feira, membros da Marinha detiveram o ocupante de um veículo que tentou fugir de um posto de revisão instalado nas imediações de Acayucan.
Juan Francisco Alvarado Martagón, conhecido como "El Pollo H", confessou participar de um grupo delitivo a serviço dos Zetas e liderar criminosos dedicados a assassinar pessoas e sumir com seus corpos.
Após ser capturado, o delinquente contou às autoridades os locais exatos de duas fossas clandestinas localizadas nos ranchos, onde foram achados os corpos.
O México sofre uma onda de violência que de dezembro de 2006 a setembro de 2011 causou mais de 47,5 mil mortes relacionadas com o crime organizado.






Colômbia: atentados já atingiram 22 crianças no ano; 4 morreram

09 de fevereiro de 2012 • 01h34 • atualizado às 02h43

Pelo menos 22 crianças foram vítimas de atentados violentos praticados neste início de ano na Colômbia e quatro delas morreram, informou nesta quarta-feira o Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF).
O diretor do organismo, Diego Andrés Molano, ressaltou por meio de comunicado que a comunidade indígena infantil foi a mais afetada por esta onda de ataques.
Ao enumerar os casos, o ICBF lembrou que em 26 de janeiro um menino de sete anos faleceu após pisar uma mina terrestre a caminho de casa no município de Caloto, situado no departamento de Cauca.
Depois, citou o atentado registrado na última quarta-feira em Tumaco, cidade portuária do departamento de Nariño, onde, segundo o governo, membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em suposta aliança com o bando Los Rastrojos, instalaram uma bicicleta-bomba. A detonação do explosivo em frente a uma delegacia causou 11 mortes e deixou 61 feridos, entre policiais e civis - seis deles crianças.
Nesse mesmo dia, em Santa Bárbara de Iscuandé, morreu um menino de 13 anos e outros seis menores ficaram feridos na explosão de uma granada que o jovem supostamente manipulava depois de encontrá-la no pequeno aeroporto comercial da localidade.
No dia seguinte, as autoridades atribuíram às Farc a colocação de uma caminhonete-bomba em frente à outra delegacia na localidade de Villa Rica, no departamento de Cauca.
Nesse atentado morreram três civis e três policiais, entre eles o comandante do posto, Guido Cifuentes, e outros 12 ficaram feridos. Um dos civis mortos era um menino de 12 anos de idade.
Na última sexta-feira, em uma zona rural de Puerto Amor de San José de la Frágua, no departamento de Casanare, duas crianças - de 6 e 8 anos - ficaram feridas após pisar uma mina.
Na Flórida, município do departamento de Valle del Cauca, a instalação de minas tirou a vida de um adolescente de etnia indígena de 15 anos e feriu outro jovem.
Na terça-feira, três crianças indígenas entre 10 e 11 anos saíram feridas quando brincavam com uma granada que fora abandonada no banheiro de seu colégio.




Ban reconhece "frustração" de Israel e Palestina, mas pede diálogo

09 de fevereirO secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, reconheceu nesta quarta-feira o grande grau de "frustração e ceticismo" de israelenses e palestinos, mas voltou a pedir às duas partes que retomem o diálogo para alcançar a paz.
"Existe uma frustração e um ceticismo consideráveis em ambas as partes, mas o tempo não está a favor de nenhuma delas", assegurou Ban após informar o Conselho de Segurança da ONU sobre seus contatos com israelenses e palestinos em sua recente viagem ao Oriente Médio.
O secretário-geral exortou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, a reconhecerem "a necessidade de retomar o impulso" para retornar à mesa de negociações o quanto antes.
Ban reconheceu que a situação no Oriente Médio "não é propícia" para nenhum dos lados, levando em conta "tudo o que acontece na região", em referência às mudanças provocadas pela Primavera Árabe, a crise na Síria e a tensão com o Irã. "É importante não perder as oportunidades", avaliou Ban, que encorajou israelenses e palestinos a recompensarem os esforços para o diálogo feitos pelo rei da Jordânia, Abdullah II.
No final de janeiro, foram encerrados sem sucesso os encontros diretos entre palestinos e israelenses auspiciados pela Jordânia para a apresentação de propostas claras sobre segurança e fronteiras antes do reinício das negociações de paz.o de 2012 • 01h27 • atualizado às 02h04






Dubai terá hotel mais alto do mundo

09 de fevereiro de 2012 • 00h49

DUBAI, 8 Fev 2012 (AFP) -A cadeia hoteleira Marriott anunciou nesta quarta-feira a inauguração este ano em Dubai do hotel mais alto do mundo, com 1.608 quartos.
Com "355 metros, o JW Marriott Marquis Dubai será o hotel mais alto do mundo e ficará a apenas 26 metros do Empire State Building de Nova York", afirma a Marriott International em comunicado.
O hotel, que deve receber seus primeiros clientes no último trimestre do ano, "abrirá em duas fases, com uma primeira parte de 804 quartos e vários restaurantes e salões", completa o grupo, que não informa o custo do projeto.
Dubai é um dos sete membros da federação dos Emirados Árabes Unidos, rico país petroleiro do Golfo.
tm/feb/lb

Nenhum comentário: