terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nova ministra da Secretaria das Mulheres defende direito ao aborto

PorAna Araújo | Repórter do The Christian Post

A nova ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, 66, anunciou que vai defender a legalização do aborto. Ela toma posse nesta sexta-feira, 10.
(Foto: Divulgação/Agência Oficial)
Nova ministra defende o aborto

Relacionado
Proibição faz número de abortos aumentar na América Latina
Senado do Uruguai despenaliza aborto nas primeiras 12 semanas de gestação
Igreja Promove Adoção de Embriões Congelados; Não Fere Mandamentos Divinos, Diz Apologista
“Minha luta pelos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres e minha luta para que nenhuma mulher neste país morra por morte materna só me fortalece”, disse durante a primeira entrevista coletiva após o anúncio de sua nova função.

Ela afirmou que o assunto será tratado pelo legislativo. “Como sanitarista, o aborto é uma questão de saúde pública, não é uma questão ideológica. É de saúde pública como o crack, as drogas, a dengue, HIV e todas as doenças infectocontagiosas”, disse.

Eleonora, que vai substituir Iriny Lopes no cargo, tem uma longa e expressiva trajetória como feminista e militante. Ela começou na política como militante de esquerda na década de 60 e conviveu com a presidente Dilma durante prisão na ditadura militar.

As duas foram presas na mesma cadeia em julho de 1971, no presídio de Tiradentes, que na época era destinado a prisioneiras políticas. Elas foram acusadas de deturpar a ordem social enquanto lutavam contra o regime.

Depois de instaurada a democracia, Eleonora foi vice-presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais e da diretoria da UNE. Hoje ela é pró-reitora da Universidade Federal de São Paulo.

Curta-nos no Facebook

Sua formação feminista e pulso firme adquirido durante os tempos de militância irão marcar o seu governo, principalmente pelas suas opiniões abertas sobre assuntos polêmicos como o aborto.

“Nesse período (1995) estive também pelo Coletivo Feminista Sexualidade fazendo um treinamento de aborto na Colômbia. A gente aprendia a fazer aborto com a sucção”, revela.

Em nota divulgada ontem, a Secretaria de Comunicação da Presidência afirma que Dilma deseja "sucesso" a Eleonora em suas novas funções na secretaria. Leia nota na íntegra:

"A ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, deputada Iriny Lopes, está deixando o cargo depois de dar relevante contribuição ao Governo. Ela será substituída na pasta pela socióloga e professora Eleonora Menicucci de Oliveira.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece a dedicação de Iriny Lopes ao longo desse período e lhe deseja boa sorte em seus futuros projetos. A presidenta deseja ainda sucesso a Eleonora em suas novas funções à frente da Secretaria responsável por políticas que têm contribuído para melhorar a vida das brasileiras."

Nenhum comentário: