domingo, 12 de fevereiro de 2012

Meditações Sobre o Primeiro Livro de Samuel (Leia 1 Samuel 7:2-17)

E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida

(1 Samuel 7:15).

MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 7:2-17)

“Tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos” (v. 2). Para quem o tempo foi longo? Não para o povo, que aparentemente não estava sofrendo. Não para Abinadabe e sua família, que estavam contentes em ter a arca em sua casa. Mas para Deus, que esperou por longos vinte anos.

Por fim, houve um despertamento na consciência do povo, e eles lamentaram. Samuel falou com eles da parte do Senhor. Israel tinha de eliminar os ídolos e servir ao vivo e verdadeiro Deus (1 Tessalonicenses 1:9). O povo obedeceu, e Samuel pôde falar com o Senhor sobre eles.

Mas o ajuntamento do povo de Deus não agradou aos inimigos. Eles consideraram isso uma provocação. Os filisteus avançaram… e o Senhor deu vitória a Israel. Essa foi a resposta divina à humilhação e arrependimento do povo e à intercessão de um mediador fiel. Ebenézer – pedra de ajuda: “Até aqui nos ajudou o Senhor" (v. 12). Temos todos já feito essa afirmação com gratidão? Tal experiência glorifica a graça divina. Que possamos sempre recordar os seus grandes feitos!

Samuel foi o último dos juízes (Atos 13:20). Ele cumpriu o seu ofício em prol do povo. Mas ao mesmo tempo permaneceu, por meio de seu altar, em comunhão com o Senhor. Desde a infância ele havia aprendido a adorá-Lo (1:28).

Nenhum comentário: