segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Cruz de Cristo - Os cravos

Por: Gilson de Moura

Introdução:
Este é um estudo sobre a importância da cruz de Jesus Cristo. Ela foi baseada no livro “Encontro” do Pr. César Castelhanos e do livro “Ele escolheu os cravos” de Max Lucado. O objetivo principal dessa série de estudos é o crescimento espiritual do discípulo, o correto entendimento e compreensão do amor de Deus e do sacrifício de Jesus Cristo. Vamos acompanhar alguns momentos da prisão, julgamento, condenação, crucificação, morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

Texto base: Lc. 23:33

Desenvolvimento do Estudo:
Jesus foi encravado em uma cruz. Os cravos não são em nada semelhantes aos pregos. Os cravos são verdadeiras cunhas, começam finos e vão se alargando. Os pregos são cilíndricos, fazem um furo onde são colocados. Os cravos não, eles não furam, eles rasgam. Jesus recebeu três cravos: um em cada mão e um nos dois pés atravessando-os completamente.
Jesus é Deus. Na Terra Ele foi 100% Deus e 100% homem e 100% pleno do Espírito Santo. As mãos de Jesus são as mãos de Deus. A mão direita (destra) do Senhor foi elogiada e louvada no Velho Testamento (Ex. 15:6, Sl. 20:6, 21:8, 48:10, 63:8, 89:13, etc.).
Devemos buscar a mão de Deus, pedir-Lhe bênçãos. Na verdade, para quem mais nós imploraremos? A quem nós suplicaremos? A quem mais nós vamos clamar? Diante de quem vamos nos prostrar? Somente a Deus. É Ele que nos sustenta com seu braço forte. Foi o braço dEle que estendeu os céus como a uma cortina (Is. 48:13). A ninguém devemos temer, somente a Ele (Is. 41:10).
Porém, devemos buscar a face de Deus. Buscar a mão significa buscar a benção. Buscar a face de Deus significa adorá-lo. Em Jo. 6:26-29 lemos que Jesus exortou a multidão que o buscava por causa do pão. Isto vale para nossa vida hoje! Como está a tua vida? Você tem buscado socorro em outras fontes e não em Deus? Você O tem adorado? Você agradece pelas bênçãos e pelos livramentos? Ou você só pede, pede, pede e pede. “Oh me abençoe! Me abençoe! Me abençoe”. É só isso que você faz? E a Gratidão? E o Louvor e Adoração? Talvez você busque a Deus pelas bênçãos, mas, Deus busca adoradores! (Jo. 4:23).
A mão de Deus é poderosa, mas Jesus precisou deixar as mãos serem cravadas na cruz. Não foi o soldado que segurou os braços de Jesus. Não foi o martelo que empurrou os cravos. Foi Jesus mesmo! Ele fez isso para riscar a cédula de dívida que Satanás tinha contra nós (Cl. 2:14). Para fazer isso, Ele precisou usar as mãos. Mãos ensangüentadas que rasgaram a nossa lista de pecados. Ele fez isso por você.

Líder: Ministre em seus discípulos. Unja-os com óleo. Declare palavras de vitória. Eles têm que se quebrantar!

Nenhum comentário: