domingo, 12 de fevereiro de 2012

Cair de quatro e imitar um leão é de Deus ou de Satanás?

PorAndrea Madambashi | Repórter do The Christian Post

Muitos líderes de igrejas e ministérios têm mostrado atualmente fenômenos espirituais como o “cair no espírito” ou imitar animais no palco, levando ao delírio do público que os seguem fazendo a mesma ação.

Relacionado
Prática do 'Cair no Espírito' Gera Controvérsias, 'É um Fenômeno Natural' Diz Apologista
Esse fenômeno que acontece nas igrejas, principalmente as pentecostais, tem sido questionado por parte da igreja evangélica que alerta para um correto discernimento do que é de Deus e o que não é.

Prática do 'Cair no Espírito' Gera Controvérsias, 'É um Fenômeno Natural' Diz Apologista
O estudioso, chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, citou em um artigo publicado nesta quinta-feira em seu blog, episódios como o de Ana Paula Valadão que imitou um leão no palco durante um evento em 2009.

Nicodemus alerta para o bom entendimento desses “atos proféticos”. Segundo ele, o imitar dos animais em palco sob a “unção” do Espírito Santo pode ter começado em 1995, na igreja do Aeroporto de Toronto, no Canadá, conhecida por ser o berço do “riso santo”.

“Naquele ano, um pastor chinês, líder das Igrejas chinesas cantonesas de Vancouver, Canadá, durante o período de ministração na Igreja do Aeroporto, começou a urrar como um leão,” explica Nicodemus.

O fenômeno foi considerado do Espírto Santo pelo pastor principal da igreja, John Arnott,fato que levou a igreja a ser desligada de sua denominação, a Vineyard Fellowhip.

A partir daí “a moda pegou”, segundo ele, e sons de animais passaram a ser parte da “benção de Toronto”. “Houve casos de pessoas rugindo como leão, cantando como galo, piando como a águia, mugindo como o boi, e gritando como um guerreiro”.

No cenário de hoje, Nicodemus acredita que os argumentos utilizados para esses “atos proféticos” estão baseados no fato de Deus ter enviado seus servos a transmitirem mensagens ao povo usando objetos e dramatizando a mensagem.

Um dos exemplos que ele cita vem de Jeremias 27:2, em que Deus mandou Jeremias atar canzis (cangas) ao pescoço como símbolo do cativeiro do povo de Israel.

Os atos simbólicos que Jesus determinou, entretanto, foram o do batismo aos discípulos com água, comer pão e beber o vinho em memória dele, afirma o reverendo. Fora disso, não há nenhuma recomendação de uso de atos simbólicos para transmitir a mensagem do Evangelho, de acordo com ele.

Para o apologista Johnny T. Bernardo, fundador do Instituto de Pesquisas Religiosas (INPR), caracaterísticas como essas dentro da igreja, são individuais e variam de igreja para igreja e país para país.

Para ele, fenômenos como o “cair no espírito” é “natural”, mas precisa de acompanhamento bíblico e eclesiástico.Ele alerta que muitas igrejas interpretam o fenômeno fugindo à reta da ortodoxia e pode constituir um prejuízo ao Evangelho.

“A virtude do Espírito é dada à Igreja como uma forma de “dunamis” (poder, impulso) para que esta realize a obra de Deus (Atos 1.8). é mais um sinal interno do que externo”, disse o apologista.

Nenhum comentário: