quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Suposto ataque de islamitas mata 4 cristãos na Nigéria

O país é o mais povoado da África, com mais de 150 milhões de habitantes

Quatros cristãos morreram e outros dois ficaram feridos nesta quarta-feira (11) na cidade de Potiskum, no estado de Yobe, nordeste da Nigéria, em um ataque supostamente cometido pelo grupo radical islâmico Boko Haram, confirmaram à Agência Efe fontes policiais.

Atacantes queimam parte de um complexo de mesquitas na Nigéria

Confrontos na Nigéria deixam cinco mortos

Ataques contra cristãos na Nigéria matam pelo menos 31 pessoas

As vítimas, da etnia Igbo e oriundas do sul do país (majoritariamente cristão), viajavam em um veículo e foram alvejadas por pistoleiros que vinham em uma motocicleta quando pararam em um posto de gasolina.

Quatro ocupantes do veículo, entre eles uma mulher, morreram, enquanto os outros dois ficaram feridos. Nas últimas semanas, o grupo Boko Haram - cujo nome significa "A educação ocidental é pecado" - intensificou sua campanha violenta contra os cristãos que residem no norte da Nigéria, de maioria muçulmana.

O grupo assumiu a autoria dos atentados contra igrejas no Natal, que causaram pelo menos 49 mortes em vários estados do norte do país, assim como do ataque contra a sede da ONU em Abuja, em agosto de 2011, que matou 24 pessoas.

A Nigéria é o país mais povoado da África, com mais de 150 milhões de habitantes divididos entre muçulmanos, que vivem no norte, e cristãos, que habitam o sul. O país, com mais de 200 grupos tribais, sofre múltiplas tensões por profundas diferenças não só religiosas, mas também políticas e territoriais.


Fontes:

Agência Efe

R7

Nenhum comentário: