quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Franklin Graham: Declarou ataques sectários Sul do Sudão.



Por George Thomas
CBN News Reporter Sr.

O governo do Sul do Sudão declarou um desastre como milhares de pessoas fogem de ataques sectários.

A violência eclodiu final de dezembro entre duas tribos na cidade de Pibor. Estima-se que 100.000 pessoas fugiram para a paisagem circundante. Um número de mortos não é conhecido porque as autoridades não podem ter acesso seguro para a região.

Voluntários da Cruz Vermelha Americana está tentando reconectar 150 crianças com seus pais desaparecidos, mas acredita-se muitos deles foram mortos.

Sul do Sudão ganhou a independência do Norte em julho passado, após mais de 25 anos de luta brutal que matou mais de 2 milhões de pessoas.

Até agora, a separação não levam à paz e escaramuças de fronteira entre os dois países ameaçam trazer mais instabilidade.

Rev. Franklin Graham medos Sul do Sudão está à beira de outra guerra.

Graham muitas vezes viaja para o Sul trazendo ajuda e suprimentos de emergência através de sua organização Samaritan Purse humanitária.

CBN News, recentemente falou com ele sobre os desafios que esta nação recém-formada. Clique em play para comentários de Graham. A transcrição da entrevista está logo abaixo.

Thomas : Por que você chamou para uma zona de exclusão aérea sobre os céus do Sul do Sudão?

Graham : O Norte está usando seu poder aéreo para fazer tipo de limpeza étnica, obrigando os civis a livre.

Thomas: Você tem medo de que uma guerra poderia sair?

Graham : Sim, eu acredito que vai sair. Eles realmente não querem a guerra, mas é uma dessas situações em que um cara joga uma pedra e um outro cara joga duas pedras de volta. E é apenas uma dessas coisas (que) podem ser resolvidos e trabalhou fora e podemos ver a paz chegar a essa área. E você tem que ter alguém que esteja disposto a assumir a liderança para a paz. Sim, a guerra vai sair, mas acho que os Estados Unidos, eu acho que o presidente Obama tem uma excelente oportunidade de reunir todos estes lados juntos e chegar a um acordo de paz. Eu não acho que qualquer um deles quer a guerra, por si só.

Thomas : É uma zona de exclusão aérea o bastante? É que suficiente? Não é preciso colocar, talvez, as Nações Unidas no Sul ou precisamos de enviar tropas dos EUA?

Graham : Não, não, não. Você acabou de tirar seus ativos de ar e eu acho que a luta vai tipo de moer a um impasse. O Norte não tem a capacidade de agarrar a todas essas áreas, sem poder aéreo. Não estou defendendo. Eu estou dizendo que para uma zona de exclusão aérea para agora, então vamos para a mesa de paz e vamos fechar um acordo. O Sul tem que ter o Norte eo Norte precisa do sul. Assim, os dois realmente não pode sobreviver sem o outro. O óleo está agora no sul.

Thomas : Você estava lá quando o sul do Sudão tornou-se uma nova nação independente. Qual é o significado de ter uma nação cristã nesta parte do continente Africano?

Graham : Bem, não é necessariamente o que você chamaria de uma nação cristã. A maioria das pessoas se dizem cristãs e muitos em que o governo vai chamar-se cristão, e para estar lá para uma nação para nascer - que lugar estava lotado e foi um mar de gente e todo mundo estava animado para eles ter liberdade. Haviam lutado por tanto tempo para ser livre e agora eles estavam livres. E experimentar naquele dia com eles e estar com o presidente Salva Kiir e todos estes homens. Eu sabia que muitos destes homens quando eles eram guerrilheiros, quando eles estavam lutando contra o Norte por sua liberdade, e agora para ser realmente livre e da alegria e da celebração e deram glória a Deus.

Thomas : Você tem sido há muitos, muitos, várias vezes. Você tem um coração para o Sudão, para o Sul do Sudão. Apenas tornar-se uma nação é uma coisa, mas eles precisam de infra-estrutura, eles precisam de recursos, eles precisam de estradas, eles precisam de hospitais, eles precisam de escolas, e assim por diante. São os Estados Unidos, é a comunidade mundial, empenhada em ver um aumento Sul do Sudão com todos os recursos que precisa para se sustentar 20, 30, 50 anos de estrada?

Graham : Isso é uma boa pergunta. Não posso responder isso porque para agora estamos falando sobre isso tem sido apenas seis meses desde que eles tiveram a sua independência.

Thomas : Mas você vê da comunidade mundial qualquer compromisso a partir de um ponto de vista financeiro para ser capaz de entrar e trazer estabilidade a longo prazo?

Graham : Eu vejo um compromisso, mas você não pode ter estabilidade financeira, quando o Norte está ameaçando atacar e do Norte está a criar instabilidade, enviando dezenas de milhares de refugiados para o sul. Agora, essas são áreas que não estão no Sul, mas estes são muçulmanos e cristãos que não querem viver sob a lei islâmica ou Sharia. Então, eles estão querendo ser livre. Por isso, é muçulmanos se rebelando no Norte, também. Eles estão rejeitando isso, ea comunidade mundial vai ter que ficar com aqueles que estão querendo ser livre.

Nenhum comentário: