segunda-feira, 24 de maio de 2010

Últimos Sinais - Jesus está voltando...

Dias desses, alguém me contou um sonho que causou perplexidade ao meu coração. Dizia a pessoa que: Em dado momento o seu espírito fora arrebatado a uma outra dimensão, onde numa experiência sublime pode presenciar um pouco da Glória Celestial. O que está preparado para todos os escolhidos do Senhor.

Mas, o que de fato, prendeu a minha atenção, foi quando a pessoa falou acerca de sua segunda experiência no mesmo dia em que os seus sentidos... foram arrebatados. De uma maneira inexplicável, o que mais me atinou, não foi o momento de glória vivido por ela no encontro com o Senhor, Criador.

Na segunda narrativa, ela fala que: Deus permitiu que ela visualizasse com os seus olhos carnais e espírituais, cenas que jamais serão esquecidas. Sinais no céu, nuvens tomadas por uma escuridão pavorosa, enquanto trovões e relâmpagos de forma barulhenta e ensurdecera, ecoa seus barulhos de canto a canto do planeta.

Rajadas de fogo cai sobre a terra, pessoas correndo de um lado para o outro na busca por socorro. Enquanto isso, em cada grande cidade, vilas e povoados. Em palacetes e casebres, paredes se desmoronam, levando consigo toda a estrutura das construções que desabam de forma frágil e trágica.

A terra se abre... crateras gigantes em todos os lugares, a cidade está em arleta enquanto a multidão tenta desviar-se de um perigo eminente e que envolve toda a gente; adultos, idosos e crianças, todos são atingidos, ninguém escapa, não tem nenhuma pessoa se livrando do grande perigo.

Pessoas são engolidas "uma a uma" pelas crateras, caindo num abismo negro e profundo. Gemidos por todos os lados, gritos de terror. Pais que tentam salvar os seus filhos sem nenhum êxito. Choros, lamentos e uma busca incontrolável por resposta. Sãos esses um dos últimos sinais da Volta do Senhor.

Interessante, que dias após a pessoa relatar-me esse sonho. De uma forma bonita, presenciada por parentes e amigos, ela é recolhida para os braços do Senhor. No caso dela, e de muitos, que morrem na certeza do destino... e salvação eterna. A sua partida foi algo sereno, deixando para trás uma alerta para todos, da necessidade que temos de nos preparar até mesmo para morrer.

Numa de suas últimas palavras, um dia antes de adoecer, ela disse que: "Não tinha nenhuma preocupação em morrer, porque era salva e encontraria com o Senhor Jesus". Hoje, ela está em lugar de repouso, livre de suas fadigas, descansando de suas obras.

Mas, deixa-nos um alerta, o sonho foi como que um sinal para os remidos do Senhor se preparar. Não podemos manchar a nossa coroa, a vigilância hoje, se torna mais necessária que em tempos passados. Estamos vivendo tempos de aflições, basta olhar em nossa volta, pra ver os últimos sinais do Senhor.

A natureza está em fúria; rios transbordam, inundações. As marés cada vês mais violentas, agressivas. Árvores, matas, campos e florestas são consumidas pelo fogo. Doênças epidêmicas espalham-se pela terra, nenhuma nação rica ou pobre, conseguem impedir o seu alastramento para vitimar milhões de pessoas.

Mortes violentas no trânsito; armas de fogo que matam sem nenhuma piedade por coisas banais. O ódio parece tomar conta das pessoas, nem mesmo dentro de casa, no seio famíliar existe entendimento; pais matam os filhos, filhos matam os pais. enquanto crianças são assassinatas brutalmente, deixando marcas crueis em seus pequenos corpos ainda em formação.

Homens brutais! Mulheres brutai!, Jovens brutais! E até crianças sendo tomadas pela brutalidade. O perigo ronda as ruas das cidades, palácios e casebres são invadidos, tomados de assalto, perdem seus pertences e a vida, que a cada dia parece perder o seu valor.

Presidios lotados, hospitais com os seus corredores cheios. Nada consegue conter o avanço dessa catástrofe que é a nível mundial. Os governantes se reunem, elaboram planos... e nada que é feito consegue dar fim a situação que impera.

E, em meio a tudo isso, percebe-se que o interesse pela igreja aumenta. Igrejas estão lotadas... alguns em meio á fraquezas compreendem a necessidade de buscar o socorro na Casa do Senhor. É preciso dar uma chance para Deus, não se pode vencer um mundo em ritmo de destruição.

A Salvação está á porta, não se pode dar "tempo ao tempo" e nem "deixar pra amanhã o que se pode fazer hoje". Se quer sabemos quanto tempo nos resta... o dia de amanhã não nos pertence, cabe a cada dia o seu próprio dia. No tempo que se chama hoje, é que devemos concertar as nossas vidas.

´Ninguém quer ser pego de surpresa, não é mesmo. Ele virá! Não tardará! Esteja certo disso, atenda aquela que pode ser a última chamada para que você escape do terror que é eminente. ^

"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as vestiduras no sangue do cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raíz de e a Geração de Davi, a brilhante estrela da manhã. O Espírito e a noiva, dizem> Vem! Aquele que ouve, diga:Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida." (Apocalipse 22.12-17).

ESTUDO - JESUS, NOSSO LIBERTADOR

1. Abertura: Palavra de boas vindas, apresentação de visitantes, louvor e oração.

2. Ministração: orando pelas necessidades dos discípulos e pelas vidas a serem alcançadas.

3. Estudo:

Objetivo: Que os discípulos compreendam a necessidade de todo homem ser liberto pelo poder de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Quebra-gelo: Pergunte aos presentes se algum deles já esteve numa cadeia alguma vez. Comente que a maior aspiração de um preso é a liberdade – imagine o que é cavar um túnel com ferramentas improvisadas por dias a fio, como por vezes acontece nas prisões do país. Perder a liberdade é um castigo terrível para aqueles que a sociedade julga culpados.

Transição para o estudo: A Bíblia ensina que sem Jesus o homem vive aprisionado. Leia João 8:32,36 ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (...) Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

a) A Palavra/Ensino de Jesus traz libertação verdadeira: Leia João 8:31,32 Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Explique que conhecer a Verdade/Palavra significa conhecer o próprio Jesus. O Evangelho de João apresenta Jesus como a Palavra (Jo 1:10-12), logos, no grego, também traduzido por Verbo e a Verdade (Jo 14:6).

b) O pecado é que escraviza as pessoas: (Jo 8:33-34) Explique que os judeus contenderam com Jesus alegando que eram descendentes de Abraão e que por isso não eram escravos de ninguém. Jesus revela que todos, inclusive os judeus, são escravos do pecado. Isto quer dizer que todos são pecadores e que não conseguem por si mesmos deixar de ser – é preciso haver uma intervenção sobrenatural de Deus através de Jesus (realce o v. 36 Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres).


c) Jesus liberta do poder do diabo: (Jo 8:42-44) Explique que o pecado é desobediência a Deus e que todo pecado oferece legalidade para ação do diabo. Leia o texto e note que há quatro características dos cativos do diabo no ensino de Jesus: i) Eles não amam Jesus (v. 42); ii) Eles não dão ouvidos às Palavras de Jesus (v. 43); iii) Eles obedecem aos desejos do diabo (v. 44); iv) Eles são mentirosos - apegados à mentira (v. 44).

Conclusão: Jesus liberta. Aleluia! O apóstolo João escreveu em I Jo 3:8,9 sobre a razão da vinda de Jesus: destruir as obras do diabo (v. 8). Somente Ele tem este poder, de libertar alguém do pecado (cf. v. 9). O v. 9 fala da semente divina. Ore com seus discípulos levando-os a confessarem a fé na Verdade, Jesus, à renúncia ao pecado. Peça a presença do Espírito Santo, a semente divina, sobre eles. Leve seus discípulos a repetirem com você: Eu amo Jesus. Creio na Palavra, recebo a Palavra e vivo na Verdade. Sou liberto pelo poder de Jesus. Sou livre, porque o Filho de Deus me libertou. Aleluia! O pecado não mais domina minha vida. O diabo não mais domina a minha vida. Jesus é meu Senhor e Salvador! Aleluia!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

”Obediência-Verdadeira Aliança com Deus”

Textos Bíblicos:Ex.24:5-8;Os.6-6,7;Mal.3.1;Rm..3.10

Israel , deixou a aliança (povo escolhido por Deus). O pacto foi quebrado,mas Deus,por misericórdia e amor( atributos do caráter de Deus),Enviou uma solução ,um escape ,e,abriu a porta=Jesus .(Jo 3.16).

Com Jesus veio também uma nova era dispensacional –A era da Graça!(favor imerecido) Pela graça sois salvos –Ef.2.8.
Veio para o que era seu ,mas os seus o rejeitaram,então nos salvou! Jo.1.11.

Jesus ,o sacrifício perfeito –nos resgatou da maldição da lei e,nos reconciliou com o Pai!Mt.26.28
Deixou-nos seus ensinos,nos tirou das trevas e nos fez LUZ do mundo e SAL da terra- Fez conosco uma ALIANÇA!

Antes de subir ,nos deixou uma ordem:”Ide por todo mundo e pregai o evangelho...” Mt.28.19
Após ,enviou o Espírito Santo,junto com o qual ,veio a Dispensação da Graça!.

Atualmente no mundo existem mais pessoas do que houve desde Adão até Jesus ,que foi cerca de 1,5 bi!!!
Hoje existem mais ou menos 6,5 bi de pessoas vivendo no planeta terra!
Desse total ,33% são cristãos -cerca de 2,2 bi. E,ainda assim,os considerados verdadeiros cristãos (seguidores de Cristo) somam apenas 11%.
Se analizarmos o universo evangélico no mundo,somos apenas 700 milhões;pouco mais de 10% da população mundial!
Mais de 5 bilhões não pertencem á igreja de Jesus!!!

Existem hoje,em torno de 1 bi e 800 mi de pessoas que vão morrer antes de conhecer o evangelho.Essas pessoas vão morrer antes que a Bíblia ( a Palavra de Deus) ,seja traduzida para sua língua!
Esses quase 2 bi de pessoas vão morrer sem conhecer a Jesus.Se fossem colocados em uma fila indiana ,dariam 30 vezes a volta no planeta terra;
É o equivalente á 4 vezes a distância da terra á lua!

Existem hoje,mais de 6.200 dialetos ou línguas diferentes na terra.E (+ -) 4.500 ainda não possuem a bíblia traduzida em sua língua .
Só na janela 10/40, (vai desde o Oeste da África até o Leste da Ásia,sendo 10 á 40 graus ao norte do Equador,localizada no centro do planeta.
Nessa área estão cerca de 3 bi de pessoas que não conhecem á Jesus: budistas,hindus,muçulmanos,xintoístas e confucionistas...
É preciso obedecer o IDE de JESUS!!!

Você que vai á igreja uma ou duas vezes por semana e já acha que é o suficiente ,que já está fazendo a vontade de Deus,e que não precisa fazer mais nada ;está fora do propósito,da aliança de Deus !

Você está cumprindo o Ide de Jesus? Você que diz:-Não posso ir pra longe ,como vou fazer ?!? Contribua com suas orações, jejuns;com seus dízimos e ofertas!!!

Você que não é dizimista e ainda prega contra o dízimo,ouça:- Como enviar missionários ao Campo e mantê-los sem as ofertas e os dízimos???
Você pode dizer que Deus não precisa de dinheiro...Sim,Deus não precisa de dinheiro,mas a igreja precisa para obedecer o " IDE " de Jesus!!!
O dinheiro arrecadado é usado para cumprir o “IDE” de Jesus .
Não use de desculpas esdrúxulas e esfarrapadas só porque você é uma pessoa avarenta!!!
Se você não cumpre o ide de Jesus ,indo ao campo ou contribuindo...Está fora do propósito de Deus!

Quantas almas você ganhou esse ano pra Jesus? Pertence á um grupo de visitação da igreja? Têm se preocupado com a salvação do seu próximo?
Tem jejuado e orado pela obra missionária? Evangeliza sua família,amigos e vizinhos...?

Se suas respostas foram não ,ás vezes ou ficou com dúvidas ...Você precisa urgentemente conhecer o verdadeiro evangelho de Jesus!!!

Muitos não tem tempo para evangelizar,mas tem tempo para se aprofundar no pecado da pornografia das revistas,dvd’s e internet.
Esposos traindo as esposas ,esposas traindo os esposos,os jovens perdidos na fornicação ,masturbação ...

Mas ninguém vai escapar daquele “grande dia” .Ninguém vai ter desculpa “naquele dia”.
Jesus ,está voltando! Renove agora mesmo sua aliança com Deus.Se humilhe peça perdão para Deus e volte ao primeiro amor antes que seja tarde demais!

Jesus antes de subir ao Pai deixou uma ordem:”IDE E PREGAI!”

Breve a trombeta vai tocar,Jesus breve vem buscar a sua igreja!!! (posso tendo as mãos vazias com Jesus,eu me encontrar? 16 h.c.)

Você está pronto para ouvir o toque da trombeta ?Jesus está chegando!Faça hoje um concerto,uma aliança com Deus .
Você que não é crente aceite agora mesmo á Jesus que quer te salvar e te livrar da condenação eterna.
Você que já se considera crente,faça hoje uma nova aliança com Deus de ser mais crente e servir melhor á Deus!
Os Sinais anunciam que Ele vem vindo...Prepara-te Israel para te encontrares com Teu Deus !!!
O que há de vir ,virá e não tardará!

Pr.Clodoaldo Pereira - E-mail: pr.clodoaldopereira@yahoo.com.br phone: 55 (11) 6617-5011

Pr.Clodoaldo Pereira ,São Paulo/SP - Brasil

Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 11:38 AM 0 comentários


Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 5:06 AM 0 comentários
MIAF-UMA MISSÃO COMPROMETIDA COM A ÁFRICA!

AJUDE A MIAF A AJUDAR A ÁFRICA!
http://www.miaf.org.br/noticias.cfm?ID=654

Divulgue,contribua,ore...

Acesse: www.miaf.org.br

Postado por Pr.Clodoaldo Pereira

Você está preparado?

http://www.youtube.com/watch?v=T308SRu2570&eurl

Postado por Pr.Clodoaldo Pereira
" MISSÃO DA IGREJA PARA COM O MUNDO"


CEMEUT-CENTRO DE MISSÕES E EVANGELISMO A ÚLTIMA TROMBETA
"O DESAFIO"

Na venezuela ,existem 21 milhões de habitantes e apenas 3,63% de evangélicos.Na Colombia,há 42,8 milhões de habitantes ,e apenas 3% de evangélicos.O Perú,tem 25,6 milhões de habitantes e só 8,7% de cristãos.A Espanha,tem 44.108.530 de habitantese apenas 1,5% de cristãos.No Norte da África,nada mais,nada menos que 99,6% da população é muçulmana ,e por esse motivo é proibido a pregação do evangelho.Em Serra Leoa ,há apenas 3,2% de de cristãos,Guiné-Bissau,1,1%,Senegal,0,08%, Ibéria,7,1%,São Tomé e Príncipe,18%,Gabão,4%,Burkina Faso4,3%,Togo,9% ,Gana possui um território com 238,5 Km 2 e uma população de 18 milhões de habitantes.Acra sua capital ,possui 1,5 milhões de pessoas.Colonizados pela inglaterra ,a língua oficial é o inglês,porém,possui 72 línguas oficiais ,das quais somente seis possuem a tradução da bíblia ;e 17 o Novo Testamento.Os evangélicos são ao todo 7milhões distribuídos em 59 denominações.A Índia,uma nação com mais de 1 bilhão de habitantes ;quase do tamanho da China,tem apenas 4% de cristãos,mas a influência de hindus e islâmicos chega á 95% tanto na cultura como no sistema .80% da população vive em 600 mil vilas e cidades.Há 15 diferentes línguas faladas e influenciadas por 300 diferentes dialetos.\atualmente,mais de 300 mil vilas nunca ouviram o evangelho.Os números da Índia:
35 milhões de deuses
3 milhões de crianças surdas.
5 milhões de cegos
10 milhões sofrem com a lepra
3 milhões sofrem de pólio.
Uma mistura de pobreza,injustiça e insatisfação religiosa tem aberto as portas da Índia para o evangelho.Para muitas milhares de pessoas a mensagem cristã de arrependimento ,justiça e amor é verdadeiramente as Boas-Novas !A estimativa é que haja cerca de 1 milhão de crianças de rua em Delhi.Quatro em cada cinco indianos são hindus. Há cerca de 35 milhões de deuses e ídolos na nação da Índia a quem o povo adora. Em alguns estados da Índia há apenas uma igreja evangélica para cada mil vilas.Como vemos,é grande a necessidade de cada um de nós nos conscientizarmos de que somos libertos por Deus e ,devemos levar liberdade aos cativos pelo diabo.Enquanto estamosparados,as seitas,que não são poucas,estão "trabalhando" e arrebanhando multidões que sem conhecimento da verdade ,caminham cegamente ,tendo suas mentes cauterizadas peloengano do diabo.Algumas dessas seitas são:Seicho-no-ie,Hare-Krishna,Igreja da Unificação(os moonies),Os mórmons,As testemunhas de Jeová,Maçonaria,Igreja Messiânica,(meicho-sama=guia de luz),Ciêntologia com sede nos EUA,Budismo,Espiritismo,Shintoísmo,etc.
Só para você ter uma idéia de como essas seitas são do diabo ,veja o seguinte:O reverendo Moon ,ou seja,senhor do segundo advento ,como ele mesmo se chama ,ou ainda seu nome de batismo Sun Myung Moon,líder da (Associação do espírito Santo Para a Unificação da Cristandade Mundial),diz no seu livro(princípio divino pg.7,"A Bíblia nã é a verdade mesma ,mas um livro de texto que nos ensina a verdade .).E,segundo uma estatística feita por ele,cerca de 60% de seus adeptos são de origem evangélica,ou seja,são crentes que não tem certeza de salvaçãoe,andam "levados pelo vento",expostos ao laços do diabo(I Tim.4:1,2;Ef.4:14).
Vamos aqui voltar nossa" atenção"para a "missão" da igreja que é a de alcançar os descrentes com o "Evangelho de poder",conduzindo-os á salvação em Cristo.
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho á toda criatura "...(Mc.16:15).
Quando Jesus falou estas palavras acima,havia mais ou menos,250 milhões de pessoas que ainda não tinham ouvido falar do su nome.Hoje,2006 anos depois,existem cerca de 3 bilhões de pessoas que ainda não tem aceito a mensagem simples e pura de Boas-Novas.
Entre esses,2 bilhões sequer tiveram a opurtunidade de aceitar a Cristo como Salvador.
Demorou quase 1.500 anos para que o mundo dobrasse em número,após o nascimento de Cristo.
Foi durante os anos de Martinho Lutero (1.483-1.546),que a população mundial alcançou 500 milhões de habitantes.Em 1.850 ,quando as missões modernas davam seus primeiros grandes impulsos,a população mundial já era de um bilhão de almas.Nos 105 anos posteriores dobrou o número de novo :(até 1.945),trinta e cinco anos mais tarde a população mundial já alcançou quatro bilhões.Atualmente a população mundial já passa de 6 bilhões de habitantes vivendo na terra!
Outro fato espantoso é que há mais gente vivendo na terra do que todos que viveram desde que Adão e Eva foram criados.Os três maiores países do mundo em população pouco foram evangelizados.
Multidões nunca ouviram falar do nome de JESUS. Estes países são :China,com bem mais de 1.307 bilhão de pessoas,Índia com bem mais de 900 milhões de pessoas e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, com
mais de300 milhões. É a seguinte a divisão da população do mundo de acordo com as diferentes religiões.A lista a seguir ,apresenta apenas as principais religiões não -cristãs.Os dados deste texto são do ano de 2.006.
Muçulmanos:....................................................1 bilhão e 300 milhões(maior do mundo)
Hindus..............................................................1 bilhão (considerada a mais velha religião e terceira maior)
Marxistas..........................................................500 milhões
Confucionistas...................................................23 milhões
Budistas ...........................................................360 milhões
Animistas...........................................................200 milhões
Shintoístas..........................................................2,8mi
Judeus................................................................13 milhões
Outras religiões menores:100 milhões.
Quanto ao cristianismo ,sua cifra é de cerca de 2 bilhões-1/3 da humanidade.Neste total estão os evangélicos
e católicos.Entre os evangélicos(ou protestantes),só Deus sabe de fato quantos são nascidos de novo.
Quanto ao catolicismo,eis aí um vasto campo missionário.
Embora a percentagem de cristãos no mundo tenha decrescido a partir de 1.900,uma mudança interessante ocorreu em termos denominacionais.O maior grupo de protestantes hoje,não consiste de denominações tradicionais oriundas da Reforma,mas de Pentecostais ,com seus mais de 500 milhões de fiéis
em todo o mundo.A verdadeira intenção e oração ,é para que ,Deus possa orientar á todos os irmãos (ãs),despertando assim ,o desejo de simplesmente cumprir o "IDE" de Jesus(Mc.16:15).
Existem muitas pessoas que tem medo e até mesmo pavor quando alguém lhes fala:"Vamos evangelizar?".
Logo as desculpas aparecem .Calafrios e dores de cabeça ou no estômago lhe afetam o corpo.Essas pessoas
procuram sempre arrumar qualquer razão para evitar falar com alguém sobre sua necessidade espiuritual.
Não estou querendo aqui zombar das pessoas,mas sim alertá-las.E para essas pessoas deixo:(II Timóteo 1:7).
"QUEM OBSERVA O VENTO ,NUNCA SEMEARÁ;E QUEM OLHA PARA AS NUVENS NUNCA SEGARÁ". (Eclesiastes 11:4)
Pr.Clodoaldo Pereira

Postado por Pr.Clodoaldo Pereira
Fale do blog para seus amigos:www.missaocristovive.blogspot.com


Fale do blog para seus amigos e familiares.também envie-nos suas dicas,perguntas e críticas.

Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 4:22 PM 0 comentários
"El himno del victoria!"

http://br.youtube.com/watch?v=yZeLzVJGr8M

Postado por Pr.Clodoaldo Pereira
"MENSAGEM DA ÚLTIMA HORA"


(I João 2:18) - Nós estamos vivendo em épocas difíceis;dias de trevas sobre a terra .Paulo chamou essa época de tempos trabalhosos;João de "a última hora".Nós vemos que enquanto Deus movimenta sua igreja aqui na terra para salvar almas perdidas,o diabo também movimenta suas tropas malignas para enganar aos homens ,corrompendo a humanidade,cegando milhares de pessoas e perseguindo o povo de Deus.O povo de Israel muitas vezes ficou por um fio.Certa vez ,satanás determinou que toda criança que nascesse varão deveria morrer pois,ele sabia que o plano de Deus era o de usar Moisés para libertar o povo de Israel das mãos de faraó.O diabo tentou usar Hamã para matar os judeus também;mas Deus deu livramento.Paulo e Silas na prisão e muitois outros textos nos relatam como o diabo sempre tentou impedir o avanço da igreja de Deus.E esta igreja tem pregado o evangelho de libertação ,anunciando que Jesus está voltando.Só não se arrepende quem não quer.Só não ouve quem não quer.Só continua escravo do pecado;do diabo quem quer !Nesta última hora tem surgido muitos anti-cristo.A palavra anti-cristo quer dizer:Ao contrário ou seja,é
contra as coisas santas de Deus e,contra o próprio Deus!O anti-cristo quando se levantar após o arrebatamento da igreja será o líder mundial,onde
fará uma administração política exemplar.
"O anti-cristo e suas características"
1-Será diferente de todos os homens.(Daniel 7:24)
2-Possuirá grande inteligência.(Daniel 7:8)
3-Será grande orador.(Apoc.13:5)
4-Será filósofo notável.(Dan.8:25)
5-Será um político muito habilidoso.(Dan.8:25)
6-Terá forte aparência física.(Dan.8:23)
7-Surpreenderá o mundo.(Apoc.13:3,4)

O anti-cristo será o super -homem que tirará o mundo do atoleiro econômico,o qual todos esperam .
A palavra anti-cristo aparece cinco vezes na bíblia ,e é usada somente pelo Apóstolo João.Segundo o Novo Testamento .o anti-cristo será um indivíduo contra Cristo,que virá em lugar de Cristo ,dizendo ser o Cristo.Ele será o "super-homem "esperado que governará o mundo inteiro durante a grande tribulação .(Apoc.13:16-18).
O número 666 será a identidade da besta cordeiro .
Será o grande líder mundial,onde fará uma administração política exemplar.
Quando Jesus levar sua igreja ,muitos carros ,casas,telefones,empregos ficarão disponíveis; então o anti-cristo fará uma espécie recadastramento,
onde as pessoas vão receber uma espécie de código para poder adquirir assim ,bem materiais.Quem não tinha casa ,carro,emprego,telefone,etc...passará á ter!A população mundial será menor devido ao arrebatamento da igreja;então vão sobrar muitos bens materiais,comida.etc...Quem estiver aqui na época vai dizer:"Quem é semelhante á besta?".E eles a adorarão (Apoc.13:4b)Mas isso será por apenas três anos e meio ,quando então começará a grande tribulação.O grande sofrimento descrito em Mateus 24:21.
Virá repentina destruição e angústia sobre a terra ,acabando com a esperança de quem pensava "estar numa boa" com seus bens materiais adquiridos com o sinal da besta."Esses tais "foram marcados para morrer.
Esta é uma grande realidade ;você precisa crer em Deus e se arrepender dos seus pecados,aceitando seu Filho Jesus ,o único que pode e quer te salvar,te livrando das mãos do anti-cristo e que pode te dar muito mais que uma casa,um carro,um telefone,ou qualquer outro tipo de bem material...
Ele pode te dar a vida eterna!!!Ele pode te dar uma coroa de glória,uma mansão celestial e um contato direto com Deus.Você desviado volte agora pra Jesus.Você que dorme,acorda,desperta!Você que está brincando de ser crente,comece á levar á sério o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Desperta,pois o que há de vir ,virá e não tardará!!!


Vosso na causa do Mestre:Pr.Clodoaldo Pereira

Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 4:20 PM 0 comentários
Link's de sites variados e importantes

http://www.agenciasoma.org.br/sys/home.asp

http://amandoaoproximo.blogspot.com/

http://www.atletasdecristo.org/

http://www.azulcaudal.blogspot.com/

http://blogdaebd.blogspot.com/

http://danieldliver.blogspot.com/

http://equattoria.blogspot.com/

http://www.estandartebooks.blogspot.com/

http://www.igreja-virtual.blogspot.com/

http://online-jesus.blogspot.com/

http://www.letrassantas.blogspot.com/

http://geremiasdocouto.blogspot.com/

http://www.prazerdapalavra.com.br/index.php

http://silasdaniel.blogspot.com/

http://www.veredasmissionarias.blogspot.com/

http://missao-integral.blogspot.com/

http://www.tscpulpitseries.org/portuguese.html

Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 4:15 PM 0 comentários
O BATISMO NAS ÁGUAS



Desde o nascimento da Igreja Cristã,o batismo nas águas tem feito parte integrante da fé e prática do povo cristão.Em dois versículos apenas ,estão registradas as ordens de Jesus mostrando aos discípulos a importância desse ato:
* "Ide portanto ,fazei discípulos de todas as nações,batizando-os em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo"(Mateus 28:19).
*"Ide por todo mundo e pregai o Evangelho á toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo;porém quem não crer será condenado"(Marcos 16:16,17).
Todas as pessoas que ouvem o Evangelho,aceitam á Jesus como salvador e Senhor deverão passar pelas águas do batismo ,pois este ato faz parte do processo que tira o pecador do império das trevas e leva ao Reino de Deus.
O batismo nas águas marca de maneira definitiva uma pessoa que aceita Jesus Cristo como seu Salvador.Em obediência direta ás ordens de Jesus ,o novo convertido desce ás águas batismais para uma identificação perfeita de morte,
sepultamento e ressurreição espiritual.Sai das águas como de um túmulo,para
começar á andar"em novidade de vida".Que coisa maravilhosa!
No grego batismo significa imersão ,ou submersão por baixo d'agua.Era efetuado onde havia muita água:Mc.1:9,10.O batismo de arrependimento anunciado e feito por João .
1) O batismo era a preparação para o encontro do povo de Israel com o Messias prometido
(João 1:31;3:28-30).
2)É feito em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo,passagem citada acima.
3) Seu simbolismo:a) morte; b) sepultura; c) ressurreição
5) provas:a) da purificação do interior pelo Espírito Santo de Deus; b) uma novidade no viver segundo Cristo(II Co.5:17).
6)Há um só batismo(Ef. 4:5 e I Co.12:13).
7) Jesus batiza com Espírito Santo e com fogo;quer dizer:dá purificação e poder para a vivência
e testemunho cristão (Lucas 3:16).

PARA QUE SERVE O BATISMO?

Para cumprir o mandamento da Palavra de Deus(Mc.16:16).O batismo nos isenta da falta de credibilidade .É a continuação do arrependimento de nossos pecados.Não pode haver batismo sem arrependimento de pecados(Mt.3:2).
O arrependimento é ter pesar de faltas e delitos cometidos.
Disse Jó:"Me arrependo no pó e na cinza(Jó 42:6)".Isso significa um preço pago pelas faltas do homem para alcançar a misericórdia de Deus(Jer.18:8;IICrôn.7:14).
Existem três tipos de batismo,os quais são:1-IMERSÃO,IMERGIR; 2-AFUSÃO...IR FUNDO;
3-ESPARSÃO...ESPARGIR.O batismo errado é o terceiro.
O homem para se arrepender tem que ter consciência do seu erro e noção do que é certo e errado.A credibilidade E o batismo trazem a salvação e o poder(Mc.16:16-18).
Uma criança se isenta de culpabilidade ,ou seja :Não sabe o que é certo ou errado.Por esta razão
não tem consciênscia do que faz.Não pode ser batizada .
Ao ministrar o batismo ,o ministrador(ministro) deve usar a palavra de ordenança bíblica :"Eu te batizo em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo"(Mt.28:19).esta foi a ordem dada por Jesus Cristo,"O Senhor da Verdade".

*BATIZAR
Significa administrar o batismo.Por ele batizado no rio Jordão(Mt.3:6).Discípulos de todas as nações,batizando-os(Mt.28:19).Recebereis o batismo com que eu sou batizado?(Mc.10:38).Quem crer é batizado(Lc.16:16).Vos batizo com água (Lc.3:16),ao ser todo o povo batizado,(Lc.3:21).Batizando em Enom...ali muitas águas ...mas vós sereis batizados com o
Espírito Santo (At.1:5) cada um de vós seja batizado(At.2:38)batizados assim tanto o homem como a mulher(At.8:12).Quem impede eu de ser batizado?(At.8:36) etc.


PASTOR CLODOALDO PEREIRA

Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 4:13 PM 0 comentários

ARREPENDIMENTO

Deus criou o homem para O adorar,Genesis 1:26.Criou o homem sem pecado, pois o pecado separa o homem de Deus.-Is.59:2.Todos pecaram( romanos 3:23),e o destino do homem seria a morte(romanos 3:10-12).A alma que pecar ,essa morrerá-(Ezequiel 18:4).Deus havia se arrependido de ter criado o homem(Gênesis 6:5,6).Jesus veio para resgatar a comunhão perdida(a solução para o problema da humanidade) -João 3:16.
Devemos perdoar 70x7... Pai ,perdoa nossas dívidas...Mateus 6:9-13;Salmo 51.
Devemos confessar os nossos pecados (Tiago 5:16;I João 1:8,9;Isaías 55:7.
Lucas 7:36-50-A mulher prostituta(Miriã), foi perdoada porque se arrependeu .
Existem os três aspectos do arrependimento ,que demonstram o verdadeiro arrependimento...
1-O intelectual 2-O emocional 3-O volitivo,ou seja,1-reconhecimento,2-sentir remorso(sentimento de tristeza) por ter pecado contra Deus e 3- De vontade própria,deixar o erro,sem ninguém forçar,demonstrando que não quer mais entristecer á Deus.
O novo nascimento(João capítulo 3)Deus enviou Jesus,e ,nós temos uma obrigação:aceitá-lo e renunciar todo pecado,arrependendo-se.
A amizade com o mundo é inimizade para Deus(Romanos 1:24-32)-A carne é fraca.
Maria Madalena era adúltera ,e ,foi pega em flagrante ...Jesus disse:"Quem não tiver pecado atire a primeira pedra... Pedro ,o Apóstolo,tinha suas fraquezas,mas se tornou um dos maiores Apóstolos de Cristo,quando abriu os olhos espirituais.(João capítulo 21),"-Pedreo ,tu me amas?...
Você ama á Deus?...Abandone seus pecados e se arrependa:confia no Senhor e, tudo Ele fará por você."Sujeitai-vos á Deus,resistí ao diabo e,ele fugirá de vós".(Tiago 4:7).
Provérbios 28:13:Romanos 10:9,10:I João 1:9.
"Andai em espírito e não cumprireis a vontade da carne."
Somos templo do Espírito de Deus(I Cor.3:16).Devemos estar crucificados com Cristo.(Romanos 6:6)Temos que nascer de novo.Quem está em Cristo é nova criatura.Pensar nas coisas que são de cima..."Se a semente não morrer,não pode germinar,brotar,crescer e produzir bons frutos".
Somos novas criaturas em Cristo,Romanos 6:1-11.
Nosso pecados foram apagados-Atos 3:19:Salmo 103:12:Isaías 43:25.
Não existe pecado que \deus nãp perdôe,á não ser a blasfemia contra o Espírito Santo.
O sangue de Jesus ,nos purifica de todo pecado...(Romanos 8:nenhuma condenação há para os que estão em Cristo...) Devemos buscar á Deus arrependidos-II Crônicas 7:14.

Em Cristo,
Pr. Clodoaldo Pereira
***************************************
TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM


Havia um rei que sempre era aconselhado por seu ministro que lhe dizia:"TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM."Então uma vez por acaso o rei acidentalmente perdeu um dedo e, tendo ficado muito angustiado perguntou ao seu ministro:"Tenho cumprido todos os meus deveres religiosos,porque Deus fêz esta injustiça comigo?".
"Tudo o que Deus faz é bom",respondeu o ministro.O rei muito irritado mandou prender o ministro como forma de castigo.
Numa manhã,o rei que sempre saía para caçar com o ministro , decidiu ir sozinho,mantendo preso seu ministro.Porém ,na floresta ,ele foi capturado por canibais que queriam oferecê-lo como sacrifício.Então ele foi banhado e preparado para isso,quando no último momento,investigando seu corpo viram que estava incompleto,faltando um dedo e resolveram soltá-lo,pois não poderia ser oferecido como sacrifício.
Sentindo-se aliviado,o rei voltou ao palácio e soltando seu ministro disse:"Agora entendo o que você queria dizer com"TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM".Estava á ponto de ser morto pelos canibais ,quando eles viram que me faltava um dedo decidiram me soltar.Agora só não entendo porque porque você foi preso injustamente.Porque Deus fêz isso com você?".
'TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM',repetiu o ministro"Eu sempre vou caçar com vossa majestade na floresta ;se eu o tivesse acompanhado ,teria sido oferecido como sacrifício,pois eu tenho todos os meus dedos".
"TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM".


Que você possa através desta mensagem em forma de história,agradecer á Deus por todas as coisas,boas ou ruins que aconteçam em sua vida ,pois,todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam á Deus."Sem luta não há vitória!"
Devemos levar nossa cruz sem reclamar;pois breve Jesus virá!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

UM CHAMADO 'A ANGUSTIA


Pastor David Wilkerson

(Uma palavra profética para a Igreja de nossos dias)


Quando olho o cenário inteiro da religião hoje, tudo o que vejo são invenções e ministérios de homens e da carne. Eles são, sobretudo, impotentes. Não têm impacto sobre o mundo. Vejo mais o mundo vindo para dentro da igreja e impactando-a do que a igreja impactando o mundo.

Vejo a música tomar conta da casa de Deus. Vejo o entretenimento tomar conta da casa de Deus. Há uma obsessão com o entretenimento na casa de Deus e um ódio contra a correção, contra a reprovação. Ninguém mais quer ouvir sobre isto.

O que aconteceu com a angústia na casa de Deus? O que aconteceu com a angústia no ministério? Esta é uma palavra que você não quer ouvir nesta era de conforto. Você não quer ouvi-la.

Angústia significa extrema dor e aflição. As emoções ficam tão agitadas que se tornam dolorosas. Profunda dor aguda interior devido à sua condição, ao que está dentro de você ou em volta de você.

Angústia.

Profunda tristeza.

Agonia vinda do coração de Deus.

Temos uma retórica religiosa e uma conversa sobre reavivamento, mas são coisas que se tornaram muito passivas.

Toda verdadeira paixão nasce da angústia. Toda verdadeira paixão por Cristo tem origem em um batismo de angústia.

Quando você pesquisa as Escrituras, descobre que, quando Deus determinou recuperar uma situação arruinada, ele partilhou a sua própria angústia por aquilo que viu acontecer em sua igreja e em meio ao seu povo. E ele encontrou um homem de oração, tomou esse homem e literalmente o batizou na angústia.

Você encontra isto no livro de Neemias.

Jerusalém está em ruínas. Como Deus vai lidar com a situação? Como Deus restaurará a ruína?

Amigos, olhem para mim. Neemias não era um pregador. Ele era um profissional. Mas era um homem de oração!

Deus encontrou um homem que não tinha apenas um lampejo de emoção. Não apenas alguém com alguma explosão repentina de preocupação, para, em seguida, deixá-la morrer.

O que ele fez? “Assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.

Por que não outros homens? Por que eles não têm a resposta? Por que Deus não os usa na restauração? Por que eles não têm uma palavra?

Porque não há neles nenhum sinal de angústia.

Não há choro!

Não há uma palavra de oração!

Tudo é ruína!

Isto importa a você hoje? Não importa a todos vocês que a Jerusalém espiritual, a igreja, esteja agora casada com o mundo? Que há uma frieza que varre a terra?
Mais do que isso. Você não se importa acerca da Jerusalém que está em nossos próprios corações? Não vê o sinal da ruína que está sugando lentamente o nosso poder e paixão espirituais?

Estamos cegos para a indiferença!

Estamos cegos para a mescla que rasteja diante de nós!

Tudo o que o diabo quer fazer é começar a lutar com você.

E matá-lo!

Então você não irar mais lutar em oração!

Você não irá mais chorar diante de Deus!

Você pode assentar-se e assistir televisão, enquanto a sua família vai para o inferno!

Deixe-me perguntar-lhe:

O que acabei de dizer é que vocês estão condenados em tudo?

Há uma grande diferença entre angústia e preocupação. Preocupação é alguma coisa que começa interessar a você. Você passa a ter interesse em um projeto, uma causa ou uma necessidade.

Deixe-me lhe dizer alguma coisa que tenho aprendido durante os meus 50 anos como pregador. Se você não é nascido da angústia, se essa angústia não tiver nascido pelo Espírito Santo, tudo o que você viu e ouviu da ruína que o levou a estar de joelhos, a quebrantar-se em um batismo de angústia mediante o qual começou a orar e buscar a Deus – agora sei, oh, Deus, realmente agora sei – até que eu esteja em agonia, até que eu esteja angustiado por causa disso. E todos os nossos projetos, todos os nossos ministros, tudo o que fazemos... Onde estão os professores de Escola Dominical que choram por suas crianças porque sabem que elas não estão ouvindo e indo para o inferno?

Saiba que a verdadeira vida de oração começa no lugar da angústia!

Saiba que quando você estabelecer o seu coração para orar, Deus virá ao seu encontro e compartilhará o seu próprio coração com você.

Então o seu coração começará a clamar: “Oh, Deus, o seu nome está sendo blasfemado. O Espírito Santo está sendo ridicularizado. O inimigo tenta destruir o testemunho de fidelidade ao Senhor. E alguma coisa precisa ser feita”.

Não haverá renovação, não haverá avivamento, não haverá despertamento até que estejamos dispostos a deixar que Deus nos quebrante uma vez mais.

Amigos, está-se tornando tarde e está se tornando sério!

Por favor, não me diga... Não me diga que você está preocupado, enquanto você gasta horas diante da Internet e da televisão!

Venha!

Senhor, há alguma necessidade de se chegar a este altar e confessar:

“Eu não sou aquilo que imaginava.

“Eu não estou aonde supunha estar.

“Deus, eu não tenho o seu coração, nem a sua carga.

“Eu tenho desejado que isto seja fácil.

“Eu apenas quero ser feliz.

“Mas, Senhor, a verdadeira alegria vem da angústia.

“Não há nada da carne que nos possa dar alegria.

“Não me importa quanto dinheiro você tenha, não me importa a sua nova casa, não há absolutamente nada físico que dará alegria a você.

“Isto acontece apenas quando é realizado pelo Espírito Santo, quando você o obedece e toma par si o seu próprio coração.

“Construa muros em volta de sua família.

“Construa muros em volta do seu coração.

“Torne-se forte e invencível contra o inimigo.

“Deus, é isto que desejamos”.

SOLTA O CABO DA NAU


Que culto maravilhoso tivemos ontem em nossa igreja aqui em Hyannis, USA.
A despeito dos 7 graus negativos, que fazia fora do templo - Nossos corações ferviam com a poderosa presença do Senhor.

Após termos cantado: "SOLTA O CABO DA NAU...", o 467 de nossa Harpa Cristã, relatei a igreja a seguinte ilustração:

Dois amigos viajaram com seu barquinho algumas horas, para irem a uma festa em uma pequena cidade ribeirinha. De madrugada (ainda escuro), depois de estarem bebados, resolveram voltar pra casa. Entraram no barco e começaram a remar, depois de duas horas de esforço (o dia estava nascendo), neste instante um vira para o outro e diz:
- O que é que houve ??? Estamos no mesmo lugar !...
O outro complementa:
- Misericórdia ! Esquecemos de desamarrar o bóte...

Isto pode ocorrer em nossa vida espiritual; se não soltarmos o cabo da nau e amarras deste mundo, certamente não iremos a lugar algum. Não chegaremos ao porto desejado pelo Senhor para as nossas vidas.

Pastor Marcos Antonio

A ORAÇÃO DO ARAUTO


Senhor, te peço como teu arauto:

Que do mal não seja vencido,
Mas que seja do bem semeador.

Que o Amor por Ti me leve a pregar,
E, não os tentadores olofotes da fama.

Que ao ministrar Tua Palavra,
O faça com o coração cheio de compaixão.

Que diante de desafios, lutas e privações,
Seja fortalecido por tua Graça provedora.

Que diante da realidade destes últimos dias,
Jamais tire os olhos da Promessa de tua Vinda.

Que não busque os aplausos da Terra,
Mas, a Glória do Céu.

Que me esconda sempre atrás de Tua Cruz,
Para que o Senhor apareça em meu ministério.

Que nunca me afaste do Calvário,
Tema eficaz e insubstituivel do bom pregador.

Desculpas

14 de Maio de 2010

“Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?” (Lucas 10:29 ARA)

Tudo começou lá com Adão, colocando em Eva a culpa pelo deslize nada sutil de comer, dentro de um imenso jardim, a única fruta que não poderia ter comido. O ser humano procura justificar-se, ou em português brasileiro bem claro e popular, arrumar desculpa. Não fui eu, fui eu mas eu não tive culpa, eu não sabia que tinha feito, eu fiz mas ninguém entende meus motivos, no meu lugar qualquer um faria – são várias e distintas as desculpas dadas pelas pessoas mediante algum erro cometido. Mas eu gostaria de atentar a um aspecto bem particular: a omissão. A desculpa por NÃO FAZER o que deveria.

Quem dá desculpa não dá resultado. Pode observar. Ou a pessoa vem contando o resultado daquilo que conseguiu, a realização, o sucesso, ou vem dando desculpa. Nunca os dois vem juntos, não são compatíveis.

O que você dirá ao Senhor no dia do julgamento final? Ok, isso não tem implicação nenhuma em salvação ou condenação, não é disso que se trata. Trata-se de ser aprovado com honrarias ou com indiferença. Trata-se de sair da prova do fogo polido ou chamuscado. Trata-se de não colocar o projeto em risco por uma margem de erro muito apertada. Trata-se de ser chamado de “servo bom e fiel”.

Tenho observado que as pessoas que se envolvem nas obras pertinentes ao Reino de Deus não são pessoas que encontram desculpa para tudo que não gostariam de fazer. Elas fazem o que podem e isso as deixa tão ocupadas que não tem tempo de reclamar e por isso podem se dar ao luxo de não se envolverem naquilo que está fora de sua paixão principal. O tempo está tomado e com o que o apaixona, não precisa dar desculpas.

Por outro lado se a criatividade dos desculpantes fosse canalizada para criar, ao invés de organizar as desculpas, a produtividade seria enorme. Quero dizer com isso que não falta capacidade para alguém que só dá desculpas de forma sistemática. Falta disposição. Eu creio que isso pode ser resolvido.

“Pai, mostra-me aquilo que está sendo impedimento para meu desempenho no Teu Reino para que eu possa superá-lo ao invés de dar desculpas.”

Mário Fernandez

CHTUS

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Moisés, um missionário

Texto: Êx.3.1-12.

Introdução: Moisés foi um dos maiores missionários de todos os tempos. Sua missão foi libertar o povo de Deus que estava no Egito, sob o domínio de Faraó.


1- Missão - sentido amplo - (incumbência, serviço especial ou sagrado). Todo filho de Deus tem uma missão. O Senhor nos coloca em vários lugares para sermos suas testemunhas. A missão de cada um de nós pode ser identificada através dos dons que o Senhor nos dá, ferramentas para o trabalho. O que tens em tuas mãos? (Êx.4.2).

.
2- Missão - sentido específico - Alguns foram chamados para se dedicarem à pregação do evangelho. Como Moisés, são enviados para promoverem a libertação daqueles que estão oprimidos pelo Diabo. Cristo foi enviado ao mundo e a igreja, da mesma forma, foi comissionada para uma missão neste mundo (Mc.16.15; João 20.21).

3- O missionário é capacitado por Deus. Moisés não se sentia capaz, tentou escapar (como Jonas) mas Deus lhe deu poder para realizar prodígios extraordinários, sinais e pragas sobre o Egito. No Novo Testamento, o Espírito Santo dá poder à igreja (At.1.8).

Conclusão: Aquele se sente chamado para a obra missionária (At.13.1-4) precisa se dispor (Is.6.8), se preparar, e ir. Moisés enfrentou as hostes malignas do Egito e saiu vitorioso.

Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.
http://www.geocities.com/anisiorenato

Evangelismo Criativo

Quando sua igreja ou mocidade fizer uma campanha de evangelização, poderá colocar algumas faixas na frente da igreja com estas mensagens:

"Passagens gratuitas para o céu. (Detalhes aqui)".

"Combata a cárie mental - estude a Bíblia diariamente".

"Onde você quer passar a eternidade? Fumante ou não fumante?".

"Bíblias empoeiradas levam a vidas sujas".

Venha trabalhar para o Senhor! O trabalho é duro, as horas são longas, o salário é baixo, mas a aposentadoria é algo "fora deste mundo".

"Não é provável que haja redução no salário do pecado".

"Não espere pelo carro funerário para levá-lo a igreja".

"Se está na pista errada, Deus permite uma conversão".

"Está arrependido de ter nascido? Experimente nascer de novo!".

"Da maneira que você está vivendo perigosamente, faça um seguro contra o fogo eterno".

.
"Sua fé está acabando? Pare aqui e reabasteça".

"Se não pode dormir, não conte ovelhas: fale com o Pastor".


Desconheço o Autor. Recebido por e-mail.


Você é muito especial para Deus!

Curiosidades Bíblicas

Matusalém, o homem mais velho da Bíblia, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu.

Ló era o pai de Moabe e Bem-ami, e também o avô dos dois porque "as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai". (Gen. 19:36-38)


A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1)

Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)



Adão não teve sogra.

A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16)

O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.

Em Gate houve um homem de grande estatura, que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé. (II Samuel 21:20)

Elias teve o privilégio de comer uma refeição preparada por um anjo.

Existem muitos dados curiosos relativos às estatísticas bíblicas. Um dos números que mais aparece na Bíblia é o 7. Entre os Hebreus este número era considerado sagrado e símbolo da perfeição.

Noé tinha 600 anos quando terminou a arca.

O sábio Salomão deixou mais de três mil provérbios.

A operação matemática mais rendosa foi efetuada por Jesus quando multiplicou 5 pães e 2 peixes para alimentar a mais de cinco mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios.

Talento era uma moeda grega que valia o equivalente a uns mil e quinhentos dólares.

Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.

Calcula-se que o presente que Naamã ofereceu a Eliseu, do qual Geazi finalmente se apropriou, equivalia a uns 48.000 dólares.

Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.

Paulo, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero.

Em I Samuel 17:18, o queijo é mencionado pela primeira vez na Bíblia.

Em juízes 14:18 encontramos um dos exemplos mais antigos de enigma.

Dois reis dos Amorreus foram postos em fuga por vespões.

A última cidade mencionada na Bíblia é a cidade santa. (Apoc. 22:19)

Salmo 117 é o capítulo mais curto da Bíblia

Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia. Há 594 capítulos antes e depois do Salmo 118

O Versículo que se encontra no centro da Bíblia está em Salmo 118:8.

Curiosidades Bíblicas

A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros

A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos.

A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos.


No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens.

É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.



O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.

O Novo Testamento foi escrito em grego.

O Codex Vaticanus é provavelmente o mais antigo exemplar da Bíblia em forma completa.

A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380.

Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão.

Na biblioteca da Universidade de Gottingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.

O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.

A Bíblia contém 1189 capítulos e 31102 versículos.

Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.

No livro de Ester e no livro de Cantares não se encontra a palavra Deus.

O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com uma benção.

O último livro da Bíblia a ser escrito foi III São João.

Há 3573 promessas na Bíblia.

O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.

Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.

Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: "Porque a Sua misericórdia dura para sempre."

O profeta que veio depois de Malaquias foi João Batista.

Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu.

João era o discípulo mais jovem dos doze.

Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMO FICAR CHEIO DO ESPÍRITO SANTO


Retirado do Livro
O PODER DO ESPÍRITO SANTO
Billy Graham

Freqüentemente pessoas me perguntam: "Como posso ficar cheio do Espírito?" Nós recebemos a ordem de ficar cheios, mas como vamos obedecer? Como a presença e o poder do Espírito Santo podem se tornar reais em nossa vida? Este é o ponto-chave do problema. Tudo que eu disse até aqui sobre ficar cheio do Espírito será somente um artigo interessante, sem relação direta com nossa vida, se não fizermos nós mesmos a experiência: ficar cheio do Espírito.
É interessante que em nenhum lugar a Bíblia nos dá uma fórmula clara e concisa de como ficar cheio do Espírito. Eu creio que isto é assim porque a maioria dos crentes do primeiro século não precisavam que alguém lhes dissesse isto. Eles sabem que a vida normal do cristão é uma vida cheia do Espírito. O fato de nós estarmos tão confusos sobre este assunto hoje em dia é uma prova triste do baixo nível espiritual da nossa vida.
Apesar de a Bíblia não dizer muita coisa sobre este assunto, quando tomamos o Novo Testamento como um todo sobrarão poucas dúvidas em nossa mente sobre o que significa ter uma vida cheia do Espírito, ou como ela pode se tornar real em nós. Eu creio que o ensino do Novo Testamento sobre como ficar cheio do Espírito Santo pode ser resumido em três expressões: compreensão, submissão e andar pela fé.

Compreensão

O primeiro passo para ficar cheio do Espírito é compreensão; há certas coisas que nós precisamos saber e compreender - verdades que Deus revelou em Sua Palavra, a Bíblia. Algumas destas verdades já foram mencionadas, mas vamos recapitulá-las para ter certeza de que as sabemos bem. Quais são elas?
A primeira verdade que precisamos compreender é que Deus nos deu o Seu Espírito Santo, e que Ele mora em nós. Se eu aceitei a Cristo como meu Salvador, o Espírito de Deus habita em mim. Lembre-se - eu não preciso necessariamente sentir Sua presença, mas isto não quer dizer que Ele esteja ausente. Precisamos compreender que Sua presença é um fato. Deus prometeu que o Espírito viveria em todos os que pertencem a Cristo, e Deus não pode mentir. Nós aceitamos este fato pela fé.
Também devemos compreender que Deus ordena que nós fiquemos cheios do Espírito. Isto significa que é Sua vontade que você fique cheio - e recusar-se a ser cheio é agir contra a vontade de Deus. É uma ordem Sua, e por isso é Sua vontade. Talvez assim fique ainda mais claro: Deus quer nos encher com Seu Espírito. Isto é algo maravilhoso para mim. Deus não nos dá uma medida cheia do Espírito resmungando ou de má vontade. Não, Ele quer que nossas vidas sejam controladas e guiadas pelo Espírito Santo. "Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem" (Lucas11:13). Se você não está cheio do Espírito, tenha certeza de que não é porque Deus não quer. A culpa é totalmente sua.
Isto nos leva a outro ponto que devemos compreender, que é a presença do pecado em nossa vida. O que é que bloqueia a atuação do Espírito em nossa vida? É o pecado. Antes de podermos ficar cheios do Espírito Santo, temos de resolver honesta e completamente todos os pecados conhecidos em nossa vida. Isto pode ser doloroso, quando nos dispomos a encarar coisas que temas escondido ou nem mesmo reconhecido em nossa vida. Mas sem uma purificação dos pecados não podemos ficar cheios do Espírito, e o primeiro passo para a limpeza é reconhecer a presença do pecado.
A maioria de nós deve, uma vez ou outra, ter feito a experiência de ter canos entupidos em casa, de modo que a água só saía a conta-gotas, ou cessava de todo. Onde eu moro, no norte da Califórnia, raramente fica bem frio, mas eu me lembro de uma vez em que a temperatura desceu abaixo de zero. Apesar de os anos que trazem a água da fonte na montanha estarem bem fundo abaixo da terra, eles congelaram totalmente. Tivemos de cavar a terra dura e esquentar uma junta do cano com um maçarico, para derreter o gelo. O pecado em nossa vida é como este gelo - nossa vida espiritual foi "congelada" por um mundo hostil. Só há uma solução: arrepender-se, para abrir o bloqueio e restaurar a fluência do Espírito.
Todos nós sabemos que o "endurecimento das artérias" (arteriosclerose) é uma das doenças perigosas que matam grande parte das pessoas. As artérias vão ficando entupidas com substâncias que ainda confundem os especialistas. Eles ainda não sabem como desentupir estas artérias, de maneira que o sangue possa fluir livremente de novo. A solução mais comum é "fazer um desvio", mas as opiniões dos médicos divergem sobre este método. Em muitos países são gastas grandes somas todo ano em pesquisa médica, para descobrir uma substância química que desobstrua as artérias e livre da morte milhões de pessoas.
Nossa vida, da mesma forma, precisa da substância que é o sangue de Cristo para desentupir canos ou artérias em nó, para que a seiva vital possa fluir por eles. O pecado é o grande obstáculo, e o sangue de Cristo é o potente agente de limpeza, quando aplicado em arrependimento e fé.
Às vezes novos crentes ficam confundidos ao descobrir que ainda são pecadores e que não só continuam sendo tentados, mas até cedem à tentação. Na verdade isto não deveria nos surpreender, porque a velha natureza de pecado ainda está em nós. Antes de alguém vir a Cristo, só uma força está atuando dentro dele, a velha natureza carnal. Quando aceitamos a Cristo, o Espírito Santo vem morar em nossa vida, e agora há duas naturezas atuando em nós: a natureza pecaminosa que quer que nós vivamos para o "eu", e a nova natureza espiritual que quer que nós vivamos para Deus. A questão é: Qual destas naturezas decidirá nossas ações? É por isto que é tão importante ser cheio do Espírito. Se o Espírito não controlar nossa vida, a velha natureza pecaminosa nos dominará. A atuação do Espírito estará bloqueada enquanto permitirmos ao pecado que fique.
Portanto, temos de acabar com o pecado em nossa vida para saber como é ser cheio do Espírito. Isto não é fácil, por diversas razões. Uma, que pode ser muito penoso encarar o pendo. Geralmente a raiz dos nossos pecados é o orgulho, e nosso orgulho fica profundamente ferido quando admitimos honestamente, diante de Deus e diante dos homens, que não somos tão bons como pensávamos que fôssemos.
Também é difícil acabar com o pecado porque (como veremos adiante) não é suficiente conhecer o pecado, mas temos de nos arrepender dele. Alguns de nós possivelmente estão escondendo pecados, tolerando-os, não querendo deixar deles. Como o jovem rico legalista, em Marcos 10, nós queremos o que Jesus nos oferece, mas queremos ainda mais nos apegar a nosso pecado.
Ainda há outra razão que dificulta a extirpação do pecado do nosso coração, que é muito simples: o pecado nos cega espiritualmente, e ficamos cegos principalmente quanto ao horror do pecado. Não vemos o quanto ele penetrou em cada área do nosso ser, e como infeccionou tudo que dizemos, fazemos e pensamos. É muito fácil confessar os pecados que podemos ver claramente, mas pode haver muitos outros pecados, que não estamos veado, e que nos impedem até mais diretamente de andar com o Senhor.
Esta é a razão de a Bíblia ser tão inflexível neste assunto. Não devemos nos contentar com um exame superficial, achando que só os pecados que mais nos incomodam devem ser confessados. O Espírito Santo nos convencerá de outras áreas de pecado que precisamos confessar a Deus, à medida que estudamos a Palavra de Deus em oração - lembre-se que Ele é o Autor da Bíblia. Temos de confessar não só o que nós acharmos que é pecado, mas também o que o Espírito Santo indica ser pecado, quando de fato ouvirmos Sua voz pela Palavra de Deus. "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tim. 3:16).
A confissão deve abranger todos os pecados. Os Cantares de Salomão nos advertem das "raposinhas, que devastam os vinhedos" (2:15). Isto é um exemplo de como "pecadinhos" porem destruir nosso fruto para o Senhor. Pode haver orgulho, inveja ou amargura em nós. Pode ser fofoca, impaciência, indelicadeza ou um temperamento não controlado - tudo que faça a vida dos que vivem ao nosso redor mais difícil. Talvez você deva trazer pensamentos impuros ao Senhor, para que Ele o limpe deles. Glutonaria ou preguiça devem ser enfrentadas.
Talvez o Espírito Santo esteja nos chamando à atenção pelo uso do nosso tempo, ou do nosso dinheiro, ou sobre o nosso estilo de vida, ou sobre o uso (ou abuso) de algum dom que Ele nos deu. Pode ser que estejamos tratando com frieza e indiferença uma pessoa chegada a nós. Em outras palavras, devemos trazer a Deus qualquer pecado que consigamos identificar, para que seja confessado. O pecado existe sob qualquer forma, e o Espírito deve nos guiar quando examinamos nossa vida em oração.
Recentemente um jovem veio falar comigo, dizendo que tinha perdido o Espírito Santo. Eu lhe respondi que ele não tinha perdido o Espírito Santo, mas talvez O tenha entristecido com algum pecado específico. Ele disse que não Se lembrava de nenhuma coisinha que pudesse estar entre ele e Deus. Eu lhe perguntei: "Como está seu relacionamento com seus pais?" "Bem, não é dos melhores", foi sua resposta. Eu cavei mais fundo e perguntei: "Você honra seu pai?" Ele concordou que tinha pecado nesta área. Eu disse a ele: "Por que você não vai e tem uma conversa franca e direta com ele, confessando seu pecado, caso você esteja errado?" Ele fez isto, e alguns dias depois voltou com um grande sorriso, dizendo: "Relacionamento restabelecido".
Há ainda outra afirmação a ser feita sobre confissão de pecados. Temos de ser honestas quanto aos vários pecados que cometemos, mas o maior de todas é - que não deixamos Cristo governar nossa vida. A pergunta mais básica que um cristão pode fazer é esta: Quem está dirigindo minha vida, eu ou Cristo?
Enquanto tentarmos manter o "eu" no centro das nossas vidas, o pecado será sempre um problema sem solução, e nossa vida será marcada por derrotas e desânimo. É impressionante quantos cristãos não querem se submeter ao senhorio de Cristo, e o Novo Testamento está cheio de afirmações de Cristo exigindo nossa entrega total. "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz, e siga-me" (Lucas 9:23). Como é fácil para nós fixar nossos próprios objetivos, agir conforme nossos próprios objetivos, agir conforme nossos próprios motivos, satisfazer nassas próprios desejos, sem sequer perguntar a Deus qual é Sua vontade. Ele nos diz que devemos renunciar a nossos planos e hábitos, e seguir a Ele. Ele nos diz que devemos abdicar do governo da nossa vida, e deixá-Lo governar tudo que somos e fazemos. "Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2 Cor. 5:15). Você reconheceu a maneira completa - e trágica - com que o pecado dominou sua vida, e está disposto a submeter tudo à autoridade e à direção de Cristo?
Temos de compreender também que o Espírito Santo está em nós, e que Deus quer que nossa vida seja controlada por Ele. Antes temos de compreender nosso pecado em toda sua dimensão. E o que mais precisamos é responder à pergunta crucial: Quem está controlando nossa vida - nós ou Cristo? Só quando compreendermos tudo isto poderemos passar para o segundo passo.

Submissão

O segundo passo para ser cheio do Espírito Santo é o que nós podemos chamar de submissão. O que eu quero dizer com isto? Com submissão eu me refiro à renúncia aos nossos métodos, procurando acima de tudo submeter-nos a Cristo como Senhor, ser governados por Ele em todas as áreas da nossa vida.
Vemos a importância disto no que foi dito antes sobre a maneira com que o pecado bloqueia o controle do Espírito Santo. A essência do pecado é a vontade própria - egocentrismo, ao invés de Cristocentrismo. Para sermos cheios do Espírito, controlados e dominados por Ele, temos de colocar a Cristo no centro da nossa vida, e tirar de lá o "eu", ou seja, submeter-nos a Ele - permitir que Ele Se torne Senhor em nossa vida.
Como concretizar isto? Há duas etapas para conseguir isto, a meu ver.
Em primeiro lugar, arrepender-se e confessar. Acabamos de constatar que uma das coisas que temos de compreender é a profundeza do nosso pecado. Mas só compreender não é suficiente. Temos de confessar o pecado a Deus, e nos arrepender dele. Muitas pessoas sabem que são pecadoras, podem até fazer uma lista dos pecados que são um problema para elas. Às vezes ficam tristes com a situação e gostariam que as coisas fossem diferentes, mas nunca mudam. Por quê? Porque nunca confessaram os pecados a Deus, arrependendo-se deles.
Há uma diferença entre confessar e se arrepender, embora a Bíblia veja as duas coisas muito próximas uma da outra, como dois lados de uma moeda. Confessar é reconhecer o pecado. É admitir diante de Deus que eu sei que sou pendor, porque há certos pecados que eu sei que cometi. O maravilhoso da questão é que Deus prometeu nos perdoar quando formos a Ele em humilde confissão. Uma das grandes promessas da Bíblia está em 1 João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça".
Arrepender quer dizer renunciar ao pecado. No grego (a língua em que o original do Novo Testamento foi escrito) a palavra "arrepender-se" implica em uma mudança completa e radical de atitude. É mais do que ficar sentido com o que fez, mais que confessar: arrepender-me dos meus pecados é voltar as costas a eles e olhar para Cristo e Sua vontade.
Se eu estou culpado de pensamentos maus, eu renuncio a eles quando me arrependo deles, e decido, pela graça de Deus, encher minha mente com coisas que O honrem. Se eu maltratei alguém ou o tratei de maneira pouco amorosa, eu decido fazer tudo o que for necessário para substituir minha indelicadeza por atitudes amáveis. Se meu estilo de vida não está agradando o Deus, eu vou mudá-lo para encaixá-lo mais na vontade de Deus. Arrependimento é conscientemente voltar as costas para os pecados. "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te" (Apoc. 2:5).
Depois de confessar cada pecado conhecido e se arrepender dele, a segunda etapa da submissão é sujeitar-se a Deus e à Sua vontade. A confissão e o arrependimento podem ser chamados de o lado negativo da submissão; implicam em livrar-se de tudo que impede que Deus controle a nossa vida. Sujeitar-se a Deus podemos chamar de o lado positivo: envolve colocarmo-nos total e completamente (da melhor maneira que podemos) nas mãos de Deus, em completa submissão à Sua vontade para nossa vida.
No capítulo 6 de Romanos esta etapa de sujeição é apresentada com clareza. Paulo fala primeiro de como o pecado nos governou no passado. Mas agora nós pertencemos a Cristo - não vivemos mais para nosso antigo dono, o pecado - vivemos agora para Cristo, nosso novo Dono. Por isso não devemos ceder ao pecado, mas nos sujeitar a Deus. "Nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros como instrumentos de justiça" (Rom. 6:13). Paulo continua, dizendo-nos que nós fomos libertados da escravidão ao pecado - não pertencemos mais ao pecado. Mudamos de dono. No primeiro século um escravo podia sem comprado a qualquer momento e assim ser propriedade de outro; da mesma maneira nós fomos comprados pelo sangue de Cristo, e agora pertencemos a Deus. "Uma vez libertados do pendo, fostes feitos servos da justiça" (Rom. 6:18).
As palavras traduzidas por "oferecei-vos a Deus" têm um significado muito bonito na língua grega original. Outras versões as traduziram de diversas maneiras: "Ponham-se nas mãos de Deus" (Phillips); "Entreguem-se a Deus" (BLH); "Apresentai-vos a Deus" (IBB). O significado mais exato da palavra "oferecer-se" é "colocar-se à disposição de alguém". Em outras palavras, quando nós nos entregamos a Cristo não simplesmente nos sentamos e esperamos que Deus faça alguma coisa através de nós. Não, nós nos colocamos à Sua disposição - dizemos, com efeito: "Senhor, eu sou Teu, para ser usado da maneira que Tu quiseres. Estou à Tua disposição, Tu podes fazer comigo o que Te aprouver. Eu quero a Tua vontade para minha vida, não a minha vontade." "Ponham-se à disposição de Deus!" (Rom. 6:13 em outra versão).
O mesmo termo é usado em Romanos 12:1: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus." Isto inclui todas as áreas do nosso ser. Nossas capacidades, nossos dons, nossos bens, nossa família - mente, vontade, emoções. Nada está excluída, não podemos reter nada. Por princípio Ele deve dominar sobre nós no todo e em parte. Este versículo nos recorda os sacrifícios do Antigo Testamento, aqueles que o israelita apresentava totalmente a Deus. Ele não podia ficar com nenhuma parte, tudo era consumido no altar. Nossa submissão deve ser exatamente assim - sujeição, entrega total. É uma rendição incondicional.
Eu estou reconhecendo cada vez mais que esta sujeição é uma ação nossa definida e consciente, em obediência à Palavra de Deus. Na verdade isto deveria acontecer na hora da nossa conversão, quando nos arrependemos e recebemos a Cristo não somente como Salvador, mas como Senhor. Mas para muitas pessoas a sujeição só vem num momento de crise, depois da conversão.
No começo talvez não compreendamos inteiramente o que significa seguir a Cristo como Senhor. Mas mais tarde começamos a ver que o chamado de Jesus Cristo não é simplesmente para crer nEle, mas para segui-Lo sem reservas, como Seus discípulos. Quando estamos confusos quanto ao senhorio de Cristo, devemos partir imediatamente à ação. Nossa intenção deve ser de submissão completa e definitiva, em princípio, mesmo se o Espírito Santo, nos meses seguintes, nos mostrar outras áreas em nossa vida que devem ser entregues. Na verdade esta é uma das provas de que nos submetemos - colocando-nos à disposição de Deus, Ele nos dirige a novas áreas que devem Ser entregues.
O Espírito Santo vai nos testar muitas vezes, para ver se estamos mesmo falando sério. Ele pode até nos pedir que entreguemos algo em princípio, que realmente Ele não quer que entreguemos, mas que estejamos dispostos a entregar. Nós devemos Lhe dar liberdade para fazer o que quiser em e através de nossa vida.
Algumas ilustrações nos ajudarão a compreender melhor esta questão de entrega à vontade de Deus. Em Romanos 6 (como vimos acima), Paulo usa a ilustração de um escravo que agora pertence a um novo dono. O prof. William Barclay nos traz á mente o significado real da analogia de Paulo:
"Quando nós ouvimos a palavra servo, ou empregado, logo imaginamos um homem que dá uma parte do seu tempo a um empregador, contra uma remuneração combinada. Durante este tempo ele está à disposição e sob as ordens do seu empregador. Passado o tempo, ele pode fazer o que quiser. No tempo de Paulo, um "servo" tinha um status bem diferente. Ele não tinha, literalmente, nenhum tempo para si. Ele não era livre por nenhum momento. Cada minuto de sua vida pertencia ao seu dono. Ele era propriedade exclusiva de seu dono, não tinha nenhuma oportunidade em toda sua vida para fazer o que quisesse, No tempo de Paulo um escravo nunca poderia fazer o que quisesse; era-lhe impossível servir a dois senhores, porque era propriedade exclusiva de um só. Este é o quadro que Paulo tem em meme."1
O paralelo entre o escravo do tempo de Paulo e o cristão não é bem exato, como o próprio Paulo diz, porque em um sentido o cristão é a pessoa mais livre do mundo, desde que conheça a liberdade espiritual que Cristo traz. Por outro lado, você e eu somos convocados para pertencer a Deus e a Seu povo. Somos chamados para estar à Sua disposição, prontos e dispostos para fazer Sua vontade. Paulo disse a Tito que Cristo "deu a si mesmo por nós, para nos livrar de toda maldade e fazer de nós um povo puro, que pertence somente a ele, e que Se dedica a fazer o bem" (Tito 2:14, BLH).
Uma outra ilustração talvez nos ajude a compreender completamente o que estou querendo dizer. O princípio da entrega a Cristo é como o compromisso que noivo e noiva assumem quando se unem no casamento. É criada uma situação nova, que se torna realidade duradoura. Em princípio é uma ação completa e definitiva, a partir do momento em que repetiram os votos e consumaram o casamento. Estão casados, de fato e em princípio, mas - e isto é crucial - na prática marido e esposa descobrem que têm de entregar constantemente suas vidas um ao outro, além do compromisso inicial que assumiram ao casar.
Duas pessoas não deixam de estar casadas só porque suas vidas não são perfeitas e aparecem problemas no dia-a-dia. Ambos vão ficando mais maduros, aprendendo sempre mais o que significa amar e ajustar-se um ao outro, em conseqüência deste amor. De maneira semelhante, em nossa peregrinação terrestre descobrimos pecados que minam o nosso relacionamento com Deus, mas existe um compromisso de alcançar um padrão mais elevado, baseado em uma entrega a Deus de todo o coração.
Você já submeteu Sua vida a Deus? Já confessou alguma vez seu pecado a Ele, arrependendo-se dele da melhor maneira que você sabe? Você está ciente de pecados específicos que são obstáculo para uma entrega completa? Será que em Sua vida há outros pecados que você ainda nem admitiu que o sejam? E, mais importante que tudo, você já disse uma vez a Deus - da maneira mais simples e completa que você sabe - que você deseja Sua vontade para sua vida, qualquer que seja?
Existem pessoas que sugerem que nós devemos orar a Deus para que Ele nos encha com Seu Santo Espírito. Isto pode ser válido, mas eu vejo pouco ou nada disto no Novo Testamento. Eu acho que, ao invés disto, nós devemos orar que Deus tome total e completamente conta da nossa vida. Devemos orar que o "eu" seja tirado do nosso coração - amor próprio, vontade própria, auto-ambição - e que nós estejamos completamente à Sua disposição.
Se você nunca deu este passo de submissão a Deus e à Sua vontade, eu acho indispensável que você se ponha de joelhos antes de passar para a próxima página, e entregue sem reservas sua vida a seu Senhor e Dono. "Sê, pois, zeloso (abandona a tua indiferença, NTV), e arrepende-te." Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo" (Apoc. 3:19, 20).



Chegamos agora à última etapa do ficar cheio do Espírito Santo, que eu gosto de chamar "andar pela fé". Primeiro temos de compreender certas coisas, depois temos de nos submeter e entregar a Deus - e então temos de aprender o segredo de andar pela fé.
O ponto central é este: quando estamos entregues a Deus e à Sua vontade, nós estamos cheias do Espírito Santo. O Espírito Santo nos controla e domina. Agora, a partir desta verdade, temos de agir, e andar ou viver na certeza plena de que Deus já nos encheu e que estarmos sob Seu controle.
O apóstolo Paulo põe isto nestes termos: "Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus" (Rom. 6:11). O termo grego traduzido por "considerar" era às vezes usado no comércio e na matemática. Depois de uma transação comercial, por exemplo, a soma em dinheiro era registrada nos livros contábeis. Este ato era evidência de que o negócio estava concluído e que o pagamento havia sido feito. Quando nós nos entregamos a Cristo e O seguimos como Senhor de nossa vida, nós sabemos que alguma coisa aconteceu. O Espírito Santo tomou conta de nós para nos guiar e dar poder. Vivemos agora pela fé, considerando-nos mortos para o pecado e vivos para Deus. Nós estamos cheios do Espírito Santo; agora devemos viver à luz desta verdade. Não é fazer de conta; é agir com base na promessa de Deus.
O Dr. John Stott explica isto assim: "Considerar não é fazer crer. Não é forçar nossa fé a crer em algo que nós não cremos. Não devemos fazer de conta que nossa velha natureza está morta, quando sabemos perfeitamente que ela não está. ... Nós só devemos "considerá-la" assim - não fazer de conta, mas compreender isto, porque é um fato. Temos de nos agarrar a isto. Temos de pensar e meditar nisto até que esta realidade se fixe em nossa mente."
Dr. Stott continua: "Uma mulher casada pode viver como se ainda fosse menina? Bem, pode ser que sim. Não é impossível. Mas deixe-a sentir aquele anel no quarto dedo de sua mão esquerda, o símbolo da sua vida nova, o símbolo da sua identificação com seu marido, deixe-a lembrar o que ela é, e viver de acordo... Da mesma forma a nossa mente deve compreender o fato e o significado da nossa morte e ressurreição com Cristo, e que uma volta à vida antiga é impensável. Um cristão renascido deve ter tanta vontade de voltar à vida amiga quanto uma pessoa adulta tem de voltar à infância, um homem casado à vida de solteiro ou um prisioneiro libertado à sua cela na prisão."2
Se você preencheu os requisitos bíblicos para ficar cheio do Espírito - especialmente arrependimento e confissão, de que nós falamos - então você pode dizer para si mesmo: "Pela fé eu sei que eu estou cheio do Espírito Santo." Eu nunca vi alguém que eu considerava cheio do Espírito Santo fazer alarde disto, tentando chamar a atenção para si. As outras pessoas logo notarão se nós estamos cheios do Espírito, porque quem está cheio do Espírito produz o fruto do Espírito. Nós talvez nem nos demos conta disto. Alguns dos maiores homens de Deus confidenciaram que quanta mais perto de Cristo estavam, mais pecadores se sentiam.
Roy Gustafson, meu amigo e sócio, disse uma vez: "O Espírito Santo não veio para nos fazer conscientes do Espírito Santo, mas conscientes de Cristo." Assim, quando dizemos a nós mesmos que estarmos cheios do Espírito, isto significa que coda pecado e obstáculo conhecido está fora do caminho; depois podemos dizer, pela fé, que estarmos cheios.
A esta altura há diversas coisas que devemos relembrar, a meu ver.
Em primeiro lugar temos de nos lembrar que a plenitude do Espírito não é questão de sentimento, mas de fé. Podemos ou não sentir fortemente a presença de Deus quando estamos cheios do Espírito. Não devemos confiar em nossos sentidos, mas nas promessas de Deus. Temos de nos considerar cheios do Seu Espírito.
James McConkey põe isto nestes termos: "Nada é mais doloroso do que inspecionar constantemente nosso interior para verificar se Deus está cumprindo Sua promessa, ou se nós a estamos experimentando. É como aquela criança que todo dia cava no canteiro para ver se a semente já está brotando. A questão de experimentar a plenitude do Espírito compete a Deus."3
Temos de nos lembrar também que a plenitude do Espírito não garante que sejamos perfeitos e sem pecado. Significa que estarmos sendo controlados pelo Espírito, mas o pecado continua sendo real, espiando atrás da esquina para dar o bote na primeira oportunidade. Podemos ser irrepreensíveis em nosso desejo de servir a Cristo, mas isto não faz com que não erremos.
Um pregador escocês, tempos atrás, explicou isto assim: "Aqui ao meu lado, sobre a mesa, está uma carta que ilustrara o que quero dizer. Eu a recebi quando estava em viagem missionária à Nova Zelândia, em 1891, da minha filha mais velha, que então tinha cinco anos de idade. Diz assim: 'Querido pai, eu mesma escrevi tudo isto. Elsinha manda um beijo'. Na verdade isto não é escrever, mas uma tentativa, com grandes letras de imprensa, todas desproporcionais; em toda a página não há uma linha reta. ... Bem, esta carta que eu gosto tanto não é algo "sem defeito"; tem tantos defeitos como tem letras. Mas ela é, sem dúvida, 'irrepreensível'. Eu não repreendi minha filha por seus riscos tortos, nem ralhei com ela, porque julguei seu trabalho pelos motivos. Sabia que ela tinha feito o melhor que podia, com todo o amor de seu pequeno coração. Queria fazer algo que me agradasse, e conseguiu. Pela graça do Cristo que esta em nós ... assim é que nossa vida diária com seus afazeres deve ser: irrepreensivel."4
Isto nos leva á última verdade sobre a plenitude do Espirito: ficar cheio do Espírito não deve ser um acontecimento único, uma vez, mas um fato real e contínuo, cada dia da nossa vida. É um processo. Temos de nos entregar a Ele todo dia, diariamente temos de decidir ficar submissos. Em cada situação de conflito entre o "eu" e a vontade de Deus temos de tomar nossas decisões com base na nossa submissão contínua a Cristo.
Como já disse, o verbo grego que Paulo usa em seu mandamento de Efésios 5:18 - "enchei-vos do Espírito" - traz em si a idéia de que devemos continuar nos enchendo do Espírito. Já somos o templo de Deus, o Espírito Santo já habita em nós, mas Ele quer nos encher dEle. Isto só é possível naqueles que se esvaziam do "eu" e se entregam a Ele. Esta é a razão de a entrega ter de ser diária, tanto das coisas pequenas como das mais importantes. Quando pecamos, temos de nos arrepender para que Ele possa nos encher novamente. Quando estivermos expostos ocasionalmente a uma pressão incomum, temos de orar pedindo sua ajuda adicional.
Concluindo, as quatro etapas abordadas até aqui não são só o começo, mas são um processo. Cada dia devemos nos empenhar para compreender mais da Palavra de Deus. Devemos orar a Deus que nos ajude a reconhecer nosso pecado. Devermos confessar e nos arrepender todo dia. Submeter nossa vontade à Sua todo dia. Andar pela fé de uma maneira que Ele esteja nos enchendo continuamente, à medida que nos submetemos a Ele. E devemos passar cada dia na obediência à Sua Palavra.
Eu pessoalmente acho que ajuda muito começar cada dia entregando-o silenciosamente nas mãos de Deus. Eu Lhe agradeço que sou Seu, e por Ele saber o que o dia trará para mim. Eu Lhe peço que tome minha vida neste dia nas Suas mãos e a use para Sua glória. Peço-Lhe que me limpe de qualquer coisa que impeça a Sua atuação em mim neste dia. E depois inicio as atividades do dia pela fé, sabendo que Seu Santo Espírito me está enchendo continuamente, enquanto eu confiar nEle e obedecer à Sua Palavra. Durante o dia às vezes eu não estou consciente da Sua presença; outras vezes estou. Mas no fim do dia eu posso olhar para trás e Lhe agradecer, porque vejo Sua mão atuando. Ele prometera estar comigo neste dá - e esteve!
Você pode experimentar a mesma coisa, submetendo-se diariamente ao senhorio de Jesus Cristo. Entreguem cada dia a Ele! E que você possa no fim de cada dia olhar para trás e reconhecer que Seu Santo Espírito tem sido seu guia e Sua força, estando você sujeito a Ele.


*Sou feliz porque tenho Jesus!!!

A vida cheia do Espírito, vazia de si mesmo


Uma vida cheia do Espírito
Efésios 5:15-18 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios. Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”.
Temos aqui muitos mandamentos imperativos: “vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios”, é um imperativo. “Remindo o tempo”, é um mandamento. Por que remir o tempo? “Porquanto os dias são maus”. Se os dias do apóstolo Paulo eram maus, que diremos dos nossos dias, se a recomendação do apóstolo Paulo para aquele tempo era essa, então muito mais devemos atentar para essa ordenança da Palavra de Deus. E também diz: “Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do senhor”. Sabemos que para andar nesse tempo e em qualquer tempo sobre a face da terra é de suma importância entendermos a vontade de Deus, se realmente queremos alcançar tudo o que Deus tem para nós.
O Senhor deu um filho a Enoque e seu nome era Matusalém. Aquele filho tinha um significado. O nome Matusalém significa: “quando este for o juízo virá”. Exatamente quando Matusalém partiu desse mundo o dilúvio veio sobre a terra. Mas aconteceu algo na vida de Enoque: ele remiu o tempo, não foi insensato. A partir daquele momento ele teve uma determinação de andar com Deus. A palavra Enoque significa “disciplina”. E diz a Palavra que Enoque Andou com Deus. Isso é vida de sabedoria, isso é prudência. Qual é a maior prudência que nós podemos ter? É andar com Deus, é seguir o Senhor.

Não Mais Eu
Gênesis 5:24 “Andou Enoque com Deus e já não era. Porque Deus para si o tomou”. Isto é muito importante: “Já não era Enoque. Não mais eu, mas Cristo vive em mim”. Enoque foi andando com o Senhor, andando com o Senhor. Mas como ele estava no tempo do velho testamento – sendo diferente de hoje quando Cristo veio para habitar em nós e nós habitamos em Cristo – o que Deus fez? Enoque tinha renunciado tudo, inclusive ele mesmo, negado a si mesmo para andar com Deus, já não era mais Enoque, então diz a Bíblia que “Deus o tomou para si”.
É esse o processo que Deus está querendo da Igreja: que de tal forma ela venha remir o tempo se dando ao Senhor e assim ir sofrendo antecipadamente a transformação, que chegará a não ter mais a identidade do eu, mas apenas a identidade do Senhor.
Não mais eu, mas Cristo. Enoque andou com Deus de uma forma simples. Não fez coisas complexas como jejuar 40 dias ou subir montanhas para andar com Deus. Ele fez algo muito simples.

O Testemunho da Fé
Hebreus 11:05 “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”.
Será que alguém teve a idéia de perguntar a Deus onde estava Enoque? Acho que não. Ele deixou um impacto em sua geração e no seu tempo. Naquela época certamente todos se conheciam e sabiam que Enoque estava ali confessando o nome do Senhor, andando com Deus. Eles sabiam disso e de repente ninguém mais viu Enoque, já não era mais Enoque. Isto causou um impacto muito grande.
O arrebatamento da Igreja será um impacto universal, cremos que o Senhor terá misericórdia da Igreja e vai prepará-la, porque na situação que está hoje, onde há pouco afeto pelo Senhor, muito afeto pelo mundo, muito prazer, muito entretenimento, muita vontade própria, muito deleite da vida, será necessário o Senhor, pela sua misericórdia, trazer uma experiência de restituição.
Enoque, Noé e Abraão deixaram um impacto muito grande em seus tempos. Abraão impactou o mundo religioso de tal forma porque nunca havia ousado deixar os deuses de seus pais. Nunca alguém tinha visto a Deus ou ouvido sua voz. Porém se manifestou a Abraão segundo está relatado no novo testamento através de Estevão: “O Deus da glória apareceu ao nosso pai Abraão”. Foi um impacto. O Deus vivo e verdadeiro apareceu. E depois Abraão deixou aqueles deuses nos quais todos confiavam. A maior segurança de um homem eram aqueles deuses dos caldeus e agora Abraão ousa, pela fé, sair.
Hoje há uma tremenda segurança nos sistemas religiosos. A estrutura religiosa é uma segurança: desde o catolicismo romano e passando todas as denominações e instituições religiosas, vemos que são verdadeiras fortalezas econômicas, políticas e religiosas. Hoje o sistema religioso está casado com a política, tendo poder político. Mas a Igreja são aqueles que são tirados para fora. A palavra “Eclésia” significa “aqueles que são tirados para fora”. A assembléia que o Senhor tira do meio, do comum. E quando ela aparece não será chamada pelo mundo de Igreja. No começo, quando a Igreja começou a viver com Cristo, foi chamada “a seita dos nazarenos” ou “os do caminho”, pois eram peregrinos.
Mas qual era o segredo de Enoque?
Enoque não foi achado, ficou esse impacto na geração dele, “porque Deus o trasladara, visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”. Para ser arrebatado é necessário alcançar um testemunho de que agrade a Deus. O Senhor, nesses últimos dias, está trabalhando para que nós alcancemos um testemunho agradável a Ele. É por isso que Ele trouxe as verdades que quer que vivamos. No sistema religioso, muitas verdades estão como no tempo de Safã, quando Hilquias achou o livro da lei, no meio da poeira dos móveis (2ª Reis 22:8). É isso que o sistema religioso faz: coloca a Bíblia em baixo das prateleiras criando pó e vive pelo estatuto criado pelo homem. E quando alguém descobre o livro da lei, o livro da Palavra de Deus, acontece um avivamento, um retorno para Cristo, para verdade e há uma alegria, há gozo, porque a palavra de Deus é muito rica e nos enriquece em Cristo.

Alcançar Um Testemunho
Para alcançar um testemunho sabemos que precisamos viver segundo a vontade de Deus, o que Paulo também advertiu: “não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”. Mas para isso precisamos de uma chave de suma importância, que é a vontade do Senhor. Onde está ela?
Efésios 5:18 “E não vos embriagueis com vinho”.
Se quisermos ter discernimento da vontade de Deus, deixemos o vinho desse mundo e sejamos pessoas consagradas. Alguém lembra o princípio do nazireado, que significa consagrado?

Gozo Completo
Em Números 6 lemos que o nazireu era aquele que se consagrava mesmo não sendo sacerdote da linha de Levi. Espontaneamente queria servir e ser agradável ao Senhor. Conforme a lei ele fazia o voto do nazireado para ser consagrado ao Senhor. Então primeiramente ele devia se abster do vinho desse mundo. Não podia beber vinho, nem chupar uva, nem beber bebida de qualquer espécie desse mundo e ainda os caroços das uvas não podia provar. O que significa isso? O vinho representa a alegria que o mundo nos concede. O mundo oferece muitas alegrias, mas o Senhor nos oferece uma incomparável. E Ele deseja que a nossa alegria seja completa, que o gozo seja completo como lemos em João 15:11. Enquanto estivermos bebendo, ainda que seja um pouco do vinho desse mundo, jamais poderemos experimentar o gozo completo. Se tivermos ainda satisfação com esse mundo, o nosso gozo não vai ser completo. E um gozo completo é o poder que você terá para o ministério do Espírito Santo, o ministério de Cristo nessa terra. Sem gozo qualquer ministério morre, não permanece. É por isso que a Igreja precisa ter gozo, alegria. Por que você prega o evangelho? É porque você está triste? Não!
João 15:11 “Tenho vos dito isso para que o meu gozo permaneça em vós e o vosso gozo seja completo”.
Não podemos misturar o gozo deste mundo com o gozo que o Senhor nos dá. “Para que o meu gozo permaneça em vós e o vosso gozo seja completo”. O Senhor quer servos gozosos, cheios de gozo. Quando eles pregam o evangelho, essa alegria contagia as pessoas. A esse tipo de vida as pessoas vão dizer: “eu quero ter! Este homem está sendo perseguido, mas está regozijando” como Paulo diz em Colossenses 1:24: “regozijo-me agora no que padeço por vós e no meu corpo cumpro o resto das aflições de Cristo pelo seu corpo que é a Igreja”. Se nos alimentamos com o vinho deste mundo, quando vier a adversidade o gozo irá embora. Se temos vivido uma vida mesclada, quando vier a situação difícil ou quando o dinheiro acabar o gozo irá embora. Mas se o nosso gozo é somente o gozo do Senhor, maravilha! Mesmo que falte tudo, aqui dentro há um regozijo. É isso que mantém o cristão. Por que muitos se desviaram da fé? Porque mudaram de gozo. Quantos que estavam cheios do Espírito Santo, começaram a agir com insensatez se satisfazendo com o vinho deste mundo, e de repente caíram?
Uma mulher samaritana tinha bebido o vinho de cinco maridos, e tinha o sexto marido que não era dela. Mas quando ela bebeu do Senhor, o gozo do Senhor entrou naquele coração e ela foi e disse para a cidade inteira: “venham ver, porventura não é esse o Cristo?!” Aqui está a chave para a Igreja: “consagração”, gozar da presença de Deus. Isto é, quando formos verdadeiros nazireus do novo testamento. Você pode ler números 6 para entender melhor sobre a lei do nazireado.

Vinho x Espírito
“Não vos embriagueis com o vinho”
O Salmo 104:15 diz: “E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração”. Mostrando que o vinho representa a alegria para o homem. Quando o homem está triste, como por exemplo, se ele briga com a esposa, e ela não o quer mais, ele bebe vinho para ficar alegre. Isso é o que o mundo faz.
Mas você, quando passar por uma adversidade, vá se encher do Espírito Santo. Não adianta ficar com a cabeça baixa, se ajoelhe e fale: “Senhor enche-me do Espírito Santo”.
“E não vos embriagueis com o vinho em que há contenda”
Por que há contenda quando bebemos o vinho desse mundo?
Gálatas 5: 16-17“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem se um ao outro, para que não façais o que quereis”.
Diz: “estes opõem se” ou “contendem”, eles fazem uma contenda. Quando nós estamos vivendo segundo a carne, há uma contenda do Espírito contra a nossa carne.
Cada vez que somos mistos, temos um gozo no mundo que é o gozo da carne, e queremos o gozo do Espírito. Certamente quando temos o gozo da carne, perdemos o gozo do Espírito. Há uma contenda do Espírito Santo contra nós, e ao mesmo tempo a carne quer continuar tendo o prazer e a alegria desse mundo, então contende com o nosso espírito, onde o Espírito Santo habita. Então: “não vos embriagueis com vinho em que há contenta”, vinho sempre traz contenda. Isso é uma contenda interna no coração do homem cristão. Ainda que também possa ocorrer contenda exterior.
“Mas enchei-vos do Espírito”
É um mandamento imperativo. Isto é uma vida de fé, Enoque pela fé andou com Deus. Que fé? Ele creu no Senhor, não creu somente na existência de Deus, mas creu na advertência que o Senhor tinha dado: “quando Matusalém for recolhido o juízo virá”. Então ele começou a andar com Deus. Ele deve ter pensado “Será que, de repente, Matusalém pode ser recolhido daqui a cinco dias?! Está muito perto o juízo”, e começou a andar com Deus. Trezentos anos se passaram andando com o Senhor. Deus prova. Às vezes você há cinco anos atrás foi cheio do Espírito Santo, andou por cinco anos com o Senhor e agora não está andando mais. Você creu na Palavra; houve uma ministração de Deus sobre a sua vida; a palavra veio, você temeu naquele momento e certamente você se abriu para o Espírito Santo. Mas depois tudo se escoou; aquela vida acabou; o gozo terminou. É necessária uma restauração, uma restituição. Aqui está a chave da vida cristã, uma vida no Espírito, uma vida cheia do Espírito Santo. “Enchei-vos do Espírito”.


Condição para ser cheio e manter-se cheio do Espírito..
“Estar Vazio de Si Mesmo”
Em Efésios 5:18 diz: “não vos embriagueis com vinho”, isto fala de uma vida vazia de si mesmo.
Tem uma história no velho testamento:
II Reis 4: 1-7 “E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. E veio o credor, a levar-me os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe a parte o que estiver cheio. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia. E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse. Não há mais vaso nenhum. Então o azeite parou. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto”.
Irmãos, aqui têm princípios, e um dos princípios para se encher é estar vazio. Quando Paulo fala: não vos embriagueis com vinho, ele está dizendo: “Esteja vazio disto, não se encha disto, mas se encha disto outro aqui”. Encha-se de que? Do Espírito. Então, o princípio de Deus é este: uma vida vazia de si mesmo pode ser um vaso preparado para ser cheio do Espírito Santo. E quanto mais vazio de si mesmo você se manter, permanecerá cheio, porque na experiência dessa mulher em II Reis, houve abundância de vasos que foram sendo cheios, com o primeiro vaso que representava ela mesma. Foi enchendo os demais vasos. É uma vida que se multiplica. A vida no Espírito se multiplica. A vida no Espírito enche toda a Igreja. Quando o Senhor batizou com o Espírito Santo no Pentecostes, não batizou um irmão, mas encheu todos os irmãos. Quando eles estavam orando juntos, o lugar tremeu e todos foram cheios do Espírito Santo.

O Azeite e o Reino
Também há outro princípio da vida espiritual: não apenas é interessante nós termos azeite na vasilha. Ela tinha azeite na sua botija, mas o que era necessário? Era necessário multiplicar aquele azeite. Esse mesmo princípio está na parábola das dez virgens em Mateus 25. E este é um posicionamento que essas cinco virgens tiveram para esperar o seu Senhor. Se estamos esperando o nosso Senhor, nossa maior necessidade para isso é uma vida cheia do Espírito Santo. Se você olhar em Atos dos apóstolos, os apóstolos queriam saber quando seria restaurado o reino a Israel e o Senhor falou assim: “Recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas” e, logo após o Senhor ter dado esta palavra, foi elevado aos céus e dois varões falaram: “Este Jesus que foi elevado para o céu, assim como vocês o viram subir, assim mesmo ele descerá”.
Atos 1:6-11 “Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”.
Olha só o assunto do Senhor: parece que não tem nada a haver com o reino. Sabe onde é que viria e se introduziria o reino? Naqueles que seriam cheios do Espírito Santo. É ali que está o reino. O que é o reino de Deus dito por Paulo? Inclusive o apóstolo Paulo teve participação no livro dos Atos dos apóstolos e ele disse em Romanos 14:17: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida”. Isto é o mesmo que ele fala em Efésios: “não vos embriagueis com vinho”, ou seja, “não se preocupe com o enchimento das coisas desse mundo”, “mas é justiça, e paz e alegria no Espírito Santo”. Isto é o reino de Deus estabelecido dentro de nós. O Senhor não estava focalizando o reino de Israel, porque este seria um reino político e terreno. Mas Ele queria estabelecer um reino espiritual através da vida no Espírito, uma vida cheia do Espírito Santo.
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo”. O maior poder do Espírito Santo é o poder de viver para Deus. Aqui está o reino de Deus, porque o enchimento do Espírito Santo é para viver uma vida exclusiva para Deus. Deus reinando em nós. Deus governando. Deus com seu trono em nosso coração. Estevão tinha um trono em seu coração e viu o trono de Deus e o Senhor Jesus em pé a destra do Pai. E por que ele viu tudo isso? Porque ele estava cheio do Espírito Santo e ele fixou os seus olhos no céu. A vida cheia do Espírito também muda o nosso foco, nosso olhar. Muda a nossa fixação. Nossa fixação será o trono de Deus e a pessoa de Jesus Cristo. Esse é o estabelecimento do reino de Deus em nosso coração. O reino começou com a Igreja e se estabeleceu na Igreja desde o princípio do Pentecostes.
“Mas recebereis a virtude (ou poder) do Espírito Santo que há de vir sobre vós”. Esta palavra é muito importante: “há de vir sobre nós”. O Espírito Santo tem um governo interior na nossa vida, e um governo exterior sobre nós. Ele governa toda nossa vida exterior e interior.
“E ser-me-eis testemunhas”. Enoque foi testemunha quando andou com Deus? Sim, Ele foi testemunha. Alcançou um testemunho de que agradara a Deus.
“E ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”.
Dessa mesma forma o Senhor vai voltar, Ele virá desde o trono até as nuvens que o ocultaram e depois até esta terra. O melhor posicionamento para esperar a volta do Senhor é: cheio do Espírito Santo.

Lâmpada e Vasilha
Em Mateus 25, como em 2ª Reis, houve uma provisão abundante de azeite. E está mostrando o posicionamento que estas virgens prudentes tomaram. “Então o reino dos céus”, veja, está falando do reino dos céus. “Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo”. Aqui há uma diferença na colocação. Todas elas tinham lâmpadas. A lâmpada do homem, diz em Provérbios, é o seu (do homem) espírito. Todas têm lâmpada e todas elas tinham um pouco de azeite, porque todas foram salvas pelo poder do Espírito Santo, que habita no espírito delas. Mas há uma outra necessidade, maior que essa. Não devemos apenas ter o Espírito Santo como selo da nossa salvação.
“E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas não levaram azeite consigo”. Aí está uma diferença. As insensatas saíram com as lâmpadas, mas não levaram azeite.
“Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas”, não é lâmpada, mas sim vasilhas.
“Com as suas lâmpadas”. As prudentes tinham azeite na lâmpada e também vasilhas de azeite. Isso significa uma vida cheia do Espírito Santo. Vida transbordante do Espírito Santo.
O cristão não tem somente a lâmpada, mas também a vasilha. O que Elizeu falou para aquela mulher? “Traga vasilhas, muitas vasilhas vazias” e ela encheu todas aquelas vasilhas e ficou com abundância de azeite.
Uma vida de salvo comum não é suficiente e nem ardente pela volta do Senhor. Mas, o desejo ardente pela volta do Senhor somente é possível pelo enchimento do Espírito Santo.
“Não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. Este é o primeiro princípio: ser vazio de si mesmo para que o Senhor encha abundantemente. Se você quer servir e esperar o Senhor este é o segredo. Então vai acontecer aquilo que Paulo falou: “sede firmes e constantes e sempre abundantes na obra do Senhor, porque não é vão o vosso trabalho no Senhor”.

Quem pode ser abundante na obra do Senhor sem o Espírito Santo?
Necessitamos estar cheios do Espírito Santo, porque é ele que tem poder para realizar a obra do Senhor. O Espírito que tem poder. Por isso que uma pessoa cheia do Espírito Santo é firme, constante e sempre abundante na obra do Senhor e vai ser uma testemunha, anunciar o reino de Deus e servir seus irmãos. Quando estamos cheios do Espírito Santo, temos sensibilidade da necessidade dos nossos irmãos e também da necessidade de Deus quanto à salvação do mundo. Tudo isto vem do Espírito Santo. Quando eles foram cheios do Espírito Santo, repartiram seus bens com os irmãos mais pobres. E não havia nenhum necessitado entre eles, porque estavam cheios do Espírito Santo.