domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Incrível Caráter de Eliseu

"Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e com o seu carro e parou à porta da casa de Eliseu. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado". 2 Reis 5.9-10

Esta passagem é uma das mais conhecidas e mais pregadas no meio do povo evangélico. Também tema das inúmeras "campanhas" nas igrejas pentecostais. E, justamente por isso, nos concentramos tanto no fator "cura divina" operada neste siro, que deixamos de observar detalhes importantes que nos trazem grandes lições. Uma destas lições é o caráter exemplar de Eliseu, que nunca se deixou influenciar por pessoas de posição social relevante. Naamã era o comandante do exército do rei da Síria. Um homem importante, pois por meio dele o Senhor deu vitória a Síria. Era um herói de guerra. Algum outro profeta talvez estivesse preocupado com todo o aparato para receber este homem, que a própria bíblia diz ser homem "valoroso" (2 Reis 5:1) Mas Eliseu, sem se preocupar com quem era ou deixava de ser, apenas "enviou um mensageiro", como relata o versículo acima, para dar o recado a Naamã. Se ele fosse lá mergulhar, amém. Se não fosse, azar o dele!!!
Vemos a mesma atitude simples de Eliseu quando ele não mostra nenhum tipo de bajulação a mulher sunamita, que era uma mulher grave (significa rica) que o via passar por ela.


"E ela disse ao seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus". 2 Reis 4.9

Não era a primeira vez que Eliseu passava perto desta mulher e seu marido. Ele já estava na observação da sunamita. "...que passa sempre por nós..." Eliseu não adiantou nenhum tipo de "puxa-saquismo" pelo motivo dela ser rica. Não ficava arreganhando a cara como se ali estivesse algum motivo mais importante para isso do que no mais pobre. Eliseu não estava nem aí se ela fosse rica, milionária, bilionária, dona-do-mundo, mas "passava" por ela e seu esposo, com sua vida dedicada a Deus, saudando normalmente a todos, e isso despertou a atenção da mulher sunamita na vida sem interesses da parte do profeta.
Alguns, nos dias de hoje, vêem um homem incrédulo, sem Deus, mentiroso, leproso espiritualmente, coloca em cima do púlpito, e ainda coloca a igreja de pé para recebê-lo. Meus irmãos, Nicodemos era um dos principais dos judeus, e de noite foi ter com Jesus, e adiantou uma gracinha, um elogio pra fazer uma média: "Sabemos que és mestre vindo da parte de Deus". Jesus cortou o barato dele e respondeu:

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus". João 3

Para ele, um dos principais, de posição entre os judeus, não seria uma vergonha?!

"Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?" João 3:9,10

Eliseu já tinha este caráter.
Quantos profetas nos dias de hoje, ouvem um elogio, e se derretem as palavras macias da hipocrisia. Basta dizer: "-O irmão fulano é um homem de Deus". Pronto. Acabou o profeta! Ainda que ele tenha algo de exortação, correção, advertência, para esta pessoa, o fará bem em particular, com muito cuidado. O que ele não faria com outro. Eliseu não era covarde, como alguns, que se acham corajosos e ousados com uns, mas que diante dos mais ricos, dos que tem um certo poder, fingem não ver o erro, fazem vista grossa.
Não estou dizendo que não se deve respeitar a autoridade. Não é isso que prego. Respeite as autoridades, pois é bíblico:


"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação". (Romanos 13:1,2)

O que deve se refletir é sobre a posição social ou financeira de algum irmão estar acima da obra de Deus, de comprar a autoridade espiritual do profeta, fazer temer o que serve a Deus de entregar uma exortação. De se ter coragem e autoridade para humilhar o mais pobre, e diante da mesma situação com o mais rico usar parâmetros diferentes. Deus não faz acepção de pessoas. O cristão, o profeta, o líder, não pode ter duas caras, duas atitudes, usar de dois pesos e duas medidas.


"Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta, e atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu estrado, porventura não fizestes distinção dentro de vós mesmos e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? ...Mas vós desonrastes o pobre. Porventura, não vos oprimem os ricos e não vos arrastam aos tribunais? (Tiago 2:2-4,6)

Devo Acreditar na Doutrina da Minha Igreja?

Sim, se estiver conforme a Bíblia. Não meditar na Palavra para tirar suas próprias conclusões é um grande erro (Sl 1). Por este motivo, há muitos cegos guiando uma multidão de cegos. O melhor mesmo é seguir o exemplo dos bereanos. Eles examinavam nas Escrituras se o que Paulo e Silas ensinavam estava de acordo (Atos 17.10-11). Até mesmo estas minhas palavras devem ser examinadas e estudadas. O importante é que o próprio crente tenha convicções próprias. Mas cuidado: não seja precipitado nos julgamentos.

Quer dizer que devo examinar cada palavra do pastor?
Você deverá ter conhecimento da doutrina de sua igreja; o que ela prega sobre Pecado, Salvação, Trindade, Divindade de Cristo, Últimas Coisas, etc. O novo convertido poderá passar um tempo comendo pela mão dos outros, mas não todo o tempo. Depois deverá ganhar asas e voar para a liberdade de estudar a Bíblia e entendê-la. A rápida comunicação da internet tem facilitado o estudo bíblico, mas está muito longe de alcançar a maioria da população.

Mas como fazer se sou novo convertido?
Não resta dúvida de que nessa situação você facilmente poderá ser manipulado para receber como verdadeira qualquer doutrina. E depois de alguns meses de contínuo discipulado, você terá poucas chances de discordar daquilo que aprendeu. Se as coisas não mudarem, são grandes as probabilidades de você virar um fanático. O melhor é ser um persistente pesquisador. Ler e meditar com o auxílio de um bom livro de comentários bíblicos é uma boa opção. Não dispense a ajuda do Espírito Santo. Não é muito difícil detectar certas anomalias. Mas há certos desvios doutrinários que são sutilmente introduzidos, difíceis de serem detectados. Há poucos dias, uma consulente nova convertida revelou que achava estranho ter que participar anualmente de certa campanha em sua igreja; e também achava estranha a relação que sua igreja fazia entre o sacrifício de animais do Antigo Testamento com o sacrifício do dízimo. Ela tem razão. Há muitas coisas estranhas rolando por aí. É preciso muito cuidado porque estamos lidando com a nossa própria salvação. Os pequenos desvios doutrinários podem ser a ponta de um grande iceberg, pois onde entra um boi, entra uma boiada.

Mas se sou abençoado na igreja que estou?
Se você é realmente filho de Deus (Jo 1.12), você será abençoado ainda que more num deserto.

Quer dizer que não preciso freqüentar qualquer igreja?
Havendo condições, seja membro de uma igreja (Hb 10.25). Na igreja você ouve a Palavra e a sua fé aumenta (Rm 10.17). Na igreja, você participa dos sacramentos do batismo e da ceia do Senhor. Todavia, a sua salvação não é garantida porque você é membro dessa ou daquela igreja. É pela graça, mediante a fé em Cristo Jesus (Jo 3.18; Rm 10.9; Ef 2.8-9).

Quais os desvios mais fácil de serem identificados?
Uma das características das seitas é negar a divindade de Jesus. Mas há desvios dignos de nossa atenção. Se o pastor de sua igreja passa quarenta minutos falando sobre dízimos e ofertas, e nos quinze minutos da pregação continua batendo na mesma tecla, então você está diante de um fato estranho ao Cristianismo. Bolsa de Valores, empresas comerciais, bancos, casas de câmbio, Casa da Moeda, etc. são locais em que se fala muito em dinheiro, porque o dinheiro é o objeto de suas atividades; exemplo também dos agiotas. O lucro é a meta. Não é (não deve ser) o caso das igrejas, lugar de transformação de pessoas para terem uma nova vida em Cristo.

E se eu não concordar com a doutrina da igreja, que farei?
Martinho Lutero, da ordem dos eremitas agostinianos, intentava propor mudanças na sua igreja. Não conseguindo, afastou-se e fez um protesto público. Quando os desvios são pequenos, entendo ser possível a um simples membro propor mudanças.

Como propor mudanças se não tenho acesso ao pastor?
Nas grandes igrejas isso acontece. No caso dos pastores virtuais a distância ainda é maior. Ele fala e as ovelhas ouvem. Não há oportunidade de troca de idéias. A ocasião mais propícia é nas Escolas Dominicais, quando existe. Porém, se os desvios decorrem de doutrinas que já estão arraigadas, que há anos fazem parte do púlpito, dificilmente haverá mudança. Mudar significa reconhecer erros, e, eventualmente, perder ouvintes. Já pensou se a Igreja Católica resolvesse proibir seus fiéis de ficarem prostrados diante de imagens, considerando que o ajoelhar-se é um gesto visível de uma adoração interior? Já pensou se teólogos da prosperidade resolvessem declarar, num instante de lucidez, que o crente será abençoado mesmo que não participe de campanhas? Os prejuízos seriam incalculáveis. Não podem fazer isso. É uma pena. Contudo, a decisão de ficar e continuar lutando é somente sua.

Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa

Em que momento se deu a ressurreição dos mortos?

Segundo o texto de Mateus 27.52,
em que momento se deu a
ressurreição dos mortos?


“E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados” (Mt 27.52).

Se não houver atenção na interpretação do texto bíblico mencionado, pode haver confusão quanto ao momento em que se deu essa ressurreição, pois, aparentemente, os mortos citados ressuscitaram antes do próprio Jesus. Entretanto, em 1Coríntios 15.20 lemos que Cristo foi feito as primícias dos que dormem (os mortos salvos), o que está em acordo com a seqüência de ressurreições apontada por Paulo:

“Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda” (1Co 15.23).

Por ocasião da morte de Jesus, o véu do santuário se rasgou em duas partes, a terra tremeu e as rochas de fenderam. Vejamos o que a Bíblia afirma a respeito:

“... Abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados” (v. 52).

Esse versículo aparentemente indica que Cristo ressuscitou logo após a ocorrência desses fatos. Mas observando o texto seguinte, chegamos à outra conclusão:

“... Saindo do sepulcro depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos” (v. 53; grifo nosso).

Esta declaração joga mais luz sobre o texto e nos esclarece que Jesus ressuscitou primeiro e, em seguida, houve a ressurreição das pessoas mencionadas. Essa foi a ordem dos acontecimentos. Unanimemente, os estudiosos entendem que essas pessoas morreram novamente, o que indica que ressuscitaram em corpos naturais.
Sobretudo, este episódio prenuncia profeticamente que, assim como Cristo morreu, mas ressuscitou, da mesma forma nós, os que estivermos vivos na sua vinda, e os mortos salvos, teremos o nosso corpo mortal transformado (1Co 15.13-23; 1Ts 4.13-17).
Outra dúvida que paira nas mentes é: “Quem seriam essas pessoas?”. Russel Norman Champlin afirma que

“muitas conjecturas têm sido feitas acerca da identificação dos membros desse grupo, tais como os patriarcas, Abraão, Isaque, Jacó, e outros de tempos mais recentes, como João Batista, Simeão, Ana, Zacarias, etc.; mas acerca disso não temos qualquer informação”. Russel Norman Chaplin


Fonte: ICP Responde

Escola Dominical uma estrutura em extinção?

O que hoje chamamos de Escola Bíblica Dominical teve como fundador o jornalista Robert Raikes (1735-1811). Raikes era natural da cidade de Gloucester, Inglaterra, e em 1757, aos vinte e dois anos, sucedeu o pai como editor do Gloucester Journal, um periódico voltado para a reforma das prisões. Nesta pequena cidade inglesa, onde vivia, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel. Menores trabalhavam em minas de carvão de segunda a sábado, tinham pouca ou nenhuma escolaridade, comportavam-se mal e envolviam-se em todo tipo de delitos e confusões. Raikes, preocupado com o que via começou convidar os pequenos transgressores para que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, aprendiam disciplinas seculares, como matemática, história e inglês.
Vale a pena ressaltar que nessa época, estava ocorrendo na Inglaterra um avivamento, com sua forte ênfase social.
A idéia de Raikes rapidamente se alastrou pelo país. Apenas cinco anos mais tarde, em 1785, foi organizada em Londres uma sociedade voltada para a criação de escolas dominicais. Um ano depois, cerca de 200.000 crianças estavam sendo ensinadas em todo a Inglaterra. No princípio os professores eram pagos, mas depois passaram a ser voluntários. Da Inglaterra a instituição foi para o País de Gales, Escócia, Irlanda e Estados Unidos.
No Brasil a Escola Bíblica Dominical foi fundada pelos Congregacionais Robert e Sarah Kalley em Petrópolis, no dia 19 de agosto de 1855. Sarah Kalley havia sido grande entusiasta desse movimento na sua pátria, a Inglaterra. A primeira escola dominical presbiteriana foi iniciada pelo Rev. Ashbel Green Simonton em maio de 1861, no Rio de Janeiro. Reunia-se nos domingos à tarde, na Rua Nova do Ouvidor. Essa escola aparentemente foi organizada de modo mais formal em maio de 1867. Um evento comum em muitas igrejas presbiterianas brasileiras nas primeiras décadas do século 20 era o “Dia do rumo à escola dominical”, quando se fazia um esforço especial para trazer um grande número de visitantes.
154 anos se passaram desde que os Kalley organizaram a EBD no Brasil, e de lá para cá muita água passou debaixo da ponte. Sem titubeios afirmo que inúmeras gerações foram impactadas pelo ensino das doutrinas bíblicas nas salas de aula das escolas dominicais esparramadas pelo nosso imenso território nacional. Hoje, em detrimento a pós-modernidade, o que era absoluto foi relativizado. Os que outrora pregavam sobre a importância da EBD, não o fazem mais. Para piorar a situação, os crentes optaram por fazer do domingo o seu dia de lazer deixando em segundo plano o estudo da Palavra de Deus.
Ouso afirmar que a igreja do século XXI é menos preparada e qualificada a explicar a razão da sua fé aos incrédulos do que as gerações passadas. Como já escrevi anteriormente parte da igreja brasileira, prefere shows e entretenimento gospel a dedicar tempo estudando a Bíblia numa escola dominical.
A conseqüência direta disso é a multiplicação de doutrinas espúrias, como quebra de maldições hereditárias, unções escalafobéticas como a do cachorro, da águia e outras mais, além obviamente do ressurgimento de heresias do passado.
Tenho percebido que em vários lugares deste país, as igrejas abandonaram o hábito de se reunirem aos domingos pela manhã em Escola Bíblica Dominical. Segundo os pastores que mudaram suas rotinas eclesiásticas de suas comunidades, as razões para tal se devem ao novo mundo em que vivemos que por razões obvias exige mais dos seus cidadãos, o que impossibilita ida do crente a igreja duas vezes no mesmo dia.
Bom, até entendo que o mundo é outro, e que alguns conceitos precisam ser revistos, todavia, será que o fato de negligenciarmos o ensino bíblico não aponta para uma inversão na escala de valores do cristão? Será que a pós-modernidade e os conceitos filosóficos do hedonismo não têm contribuído diretamente por um cristianismo mais light onde que importa é o desenvolvimento de uma relação com um Cristo bonachão? E o movimento gospel? Não tem ele contribuido para a banalização da fé em Cristo?
Caro leitor, Tenho plena convicção de que a Igreja de Cristo precisa regressar a Palavra. Para tanto, torna-se indispensável que reconheçamos que não nos será possível construirmos um cristianismo relevante em nosso país sem que conheçamos as doutrinas cristãs.
Isto posto, oro na expectativa de que os pastores da igreja evangélica brasileira não niglegencie a Escola Bíblica Dominical, antes pelo contrário, incentivem os membros de suas comunidades locais a dedicarem suas vidas ao estudo da Palavra de Deus, até porque, agindo assim evitaremos alguns desvios doutrinários e comportamentais.

Pense Nisso!



Autor: Renato Vargens

Ruinas Provam a Existência do rei Salomão

A arqueóloga israelense Eliat Mazar, da Universidade Hebraica, afirma que antigas fortalezas recém escavadas em Jerusalém sustentam a narrativa bíblica da época do Rei Salomão, no século X antes de Cristo.

Se a idade do muro estiver correta, a descoberta será uma indicação que Jerusalém era o lar de um governo forte e central que tinha recursos e força de trabalho para construir fortalezas sólidas há três mil anos. Esse é um ponto de disputa no meio acadêmico; enquanto alguns arqueólogos israelenses sustentam que o reino de Davi e Salomão realmente existiu, outros afirmam que a história dos reis judeus não passa de mito.

De acordo com Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, a descoberta “é a mais significativa construção que temos da época do Templo de Salomão em Israel. Isso quer dizer que no século X a.C. existia uma forma de governo estruturada o suficiente para construir grandes edificações”, afirma a pesquisadora. Baseado no que que ela acredita ser a idade das fortalezas e sua localização, a arqueóloga sugere que elas foram construídas por Salomão, o filho de Davi, e mencionadas no Livro dos Reis.

A descoberta inclui uma portaria monumental e um muro de 70 metros, localizados do lado de fora de onde ficam atualmente os muros da Cidade Velha de Jerusalém - onde, segundo o Antigo Testamento, foi construído o Templo de Salomão. O templo foi destruído pelos babilônios, reconstruído, renovado pelo rei Herodes há 2 mil anos e destruído novamente pelas legiões romanas no ano 70. O complexo agora guarda duas construções islâmicas importantes: a Cúpula da Rocha e a mesquita de Al-Aqsa.

O sítio arquelógico já é conhecido, mas Mazar reivindicou que suas escavações são as primeiras a render provas concretas da idade dos muros: cacos de cerâmicas, figuras de rituais, impressões no jarros com as palavras “ o rei” - atestando a existência de uma monarquia – e inscrições com nomes hebreus.

Aren Maeir, arqueólogo professor da Universidade de Bar Illan, perto de Tel Aviv, afirma que a idade da escavação ainda precisa ser confirmada por fontes independentes. Ainda que sejam mesmo do século X a.C, a prova de um reinado forte e centralizador na época continuaria “tênue”. Enquanto alguns veem os textos bíblicos dos reinados de Davi e Salomão como fato e outros rejeitam a hipótese inteiramente, Maeir afirma que a verdade deve estar em algum lugar no meio disso. “O relato bíblico do reino de Davi provavelmente não é uma ficção completa”, afirma o arqueólogo.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Os Três Baldes de Água de Elias

Os Três Baldes de Água de Elias
I Rs. 18.22:40


Três anos de seca consumiram da terra de Israel toda a sua vitalidade. E a próxima batalha na guerra invisível para os corações do povo de Deus está prestes a acontecer. Deus envia Elias a Acabe. No caminho encontra Obadias, ( cujo nome significa “servo de Deus"), um oficial da corte que permaneceu fiel ao Senhor, arranja um encontro com o rei (vv.2-15). O caráter de Obadias, estava em harmonia com o significado do seu nome. É notável que o rei o conservasse num cargo tão importante a um homem a quem reconhecia como servo do Senhor.
Acabe sabia que este homem, que era tão fiel a Deus, também seria fiel para administrar os assuntos da casa real.
Talvez você esteja pensando como é que Obadias poderia ser um adorador de Deus e ainda servir à corrupta casa do rei Acabe?. Vamos então nos lembrar que Obadias foi capaz de usar sua posição para salvar vidas de centenas de profetas. É fácil criticarmos aqueles que tem decisões morais difíceis de tomar. Cada indivíduo deve ser guiado pelo senso próprio da liderança de Deus. O que nos pode parecer ser “comprometimentos”, pode em vez disso, ser uma corajosa decisão em seguir um caminho difícil e perigoso.
Nesse momento, Elias desafia Acabe para convocar os profetas de Baal e Aserá para uma agora famosa competição no Monte Carmelo!. Interessante que antes do combate, o rei Acabe foi procurar o profeta Elias para chamá-lo de perturbador de Israel!. Acabe sugere que Elias estava tentando prejudicar Israel. Elias imediatamente, reverteu à acusação: era Acabe quem havia prejudicado Israel ao adorar os deuses Baal e Aserá.


O rei foi ao profeta, não o profeta ao rei!
O rei sabia muito bem que Elias era leal e servia aquele que é maior que qualquer rei da terra. Acabe pode perceber que naquele seu encontro com profeta, ele jamais concordaria em entregar-se nas suas mãos. Podemos perceber que há um certo temor nas palavras do rei ao falar com Elias, mesmo estando acompanhado por uma poderosa guarda pessoal de soldados... enquanto o profeta só tinha a defesa de Deus!.
O rei e todos os dos seus reinos, precisavam saber que a desobediência dos mandamentos de Deus, estava trazendo terríveis castigos a todos eles. Procuravam a boa vida, agora encontrariam a morte; procuraram o gozo, iriam encontrar dores e desgraças; procuraram prosperidades e fama, iriam encontrar dificuldades e ruínas.
Irmãos, ao longo da história, temos olhado para os 450 profetas de Baal apenas com ironia e desdém. Porém, se não quisermos acabar como eles, cansados, feridos, desamparados, envergonhados, desmoralizados e mortos, devemos olhar para a sua história com mais atenção, pois, assim como nós o somos, eles também eram homens religiosos, zelosos e devotados!.
Esse confronto revela na realidade qual era o verdadeiro conflito em Israel. Não se tratava de algo entre Elias e Acabe, mas sim de uma questão a ser acertada entre Elias e os profetas de Baal, entre o verdadeiro Deus, e os falsos deuses.
Então Elias desafia Acabe para convocar os profetas de Baal e Aserá para uma famosa competição no monte Carmelo. Os profetas seguidos por multidões de pessoas, vem de todo o país (vv.16-19). Lá Elias conclama o vacilante povo de Israel para seguir ao Deus verdadeiro. O povo deve ter se apresentado com estranhos pressentimentos. O Monte Carmelo, que antes oferecia um belo panorama, com seus templos de ídolos e bosques florescentes, agora estava desolado. Ali naquele monte consagrado aos santuários pagãos – uma vez tão belos e tão áridos – esse monte iria tremer diante do profeta Elias!
O profeta propõe ao povo demonstrando a necessidade deles de abandonar a duvidosa encruzilhada que se encontravam. Recusariam para sempre o Deus que os tinham estabelecido como um povo separado, ou aceitariam a Baal como seu amo e senhor!. Era muito justa a prova que Elias tinha proposto para decidirem, a quem deveriam obedecer: a Deus ou a Baal?.
Os sacerdotes de Baal também pretendiam demonstrar o poder de seus deuses fazendo descer fogo do céu, e acreditavam que tinha poder sobre a chuva e a tormenta, que seus deuses podiam até enviar do céu seus raios flamejantes.
Por que Elias molhou 3 vezes o altar? Talvez seja porque os profetas de Baal haviam clamando ao seu deus por horas; enquanto que a oração de Elias ao Deus de Israel não durou mais do que 20 segundos. Se, antes de orar, ele não tivesse molhado abundantemente o altar, talvez o povo de Israel ficasse em dúvida quanto à origem do fogo que desceu do céu. Por isso, creio eu, simbolicamente, que Elias estava jogando BALDES DE ÁGUA FRIA na idolatria.

O PRIMEIRO BALDE DE ÁGUA FRIA: Foi jogado para apagar a confiança do povo nos falsos deuses.
Não é somente entre os idólatras que há falsos deuses; entre nós também há! Muitos, literalmente, adoram a placa da sua igreja, pregadores, escritores e cantores evangélicos famosos, "seu" ministério, prestígio pessoal, e são extremamente devotados aos seus "deuses". Mas, a exemplo do que aconteceu aos profetas de Baal, estes crentes também não terão um final feliz!
É verdade que atualmente não derretemos ouro para fazermos bezerros para serem adorados como antigamente, mas a idolatria não é menor. Os ídolos do mundo moderno são tantos e tão bem disfarçados que não é fácil percebê-los. Há ídolos aparentemente inocentes e pouco perceptível, como por exemplo, o excessivo apego à moda, a modismos, e ao que vê e se diz na televisão. Vira idolatria!
Quantas pessoas conhecemos que se tornam vítimas de dívidas impagáveis em cartões de crédito!. Quantos compram coisas que não necessitam, o seu desejo é somente para atender às expectativas de uma aprovação social, ou para ser considerado “pessoa interessante”. Passam a freqüentar lugares de gente “bonita”, de pessoas que são consideradas importantes, que de algum modo, acabam passando a ser centro de referencia de suas vidas.

SEGUNDO BALDE DE ÁGUA FRIA: Foi jogado para apagar a confiança do povo nos rituais religiosos.
Os rituais a Baal eram grandiosos, bem elaborados, impressionantes. E o povo de Israel ficava admirado com aquelas extraordinárias expressões de fé e acreditava que Deus estava se agradando. É incrível e até vergonhoso admitir, mas, de uns tempos para cá vem crescendo no meio evangélico uma inexplicável confiança em rituais. Parece que aquele culto simples, que funcionou por séculos, não mais satisfaz os crentes "modernos", que desejosos de "show" saem à caça de "Culto Disso", "Quebra Aquilo", "Cura Aquilo-Outro", "Corrente do Não-Sei-O-Quê", "Rede Sei-Lá-Das-Quantas", terapias, simpatias, e gritarias, e o povo de Deus continua fraco, doente e morrendo, por que não confia mais em Deus, e sim em rituais.
Afinal o que está matando as nossas igrejas? O maior erro começa por nós, que somos líderes levantados pelo Senhor, O nosso Deus foi transformando em servo do povo para cumprir os seus ideais e os seus “caprichos”. Falta temor e espanto para com Deus. Crianças estão aprendendo com a falta de reverência dos pais!. Hoje o que vemos na igreja é um verdadeiro negócio com Deus, onde quem leva vantagem é sempre o homem. A voz e o tom exigente que se fala com Deus, deixa dúvidas de quem é o verdadeiro Senhor. Pastores dizem ouvir a voz de Deus na operação de “seus” milagres. Manipulam a fé de nossos irmãos em quase todos os milagres. Não pregam a salvação, nem o arrebatamento que está batendo às nossas portas. Não se vive mais o primeiro amor, porque não ensinamos mais a eles!!.
Falta unção, e o contato com o divino!. Estamos vendo igrejas apresentando em seus cultos, uma teologia sem conteúdo, deixando os irmãos se sentindo vazio na alma e no espírito. Entram “vazios” e saem “ocos”.
Só tem prazer de estar ali porque veio para “negociar” na casa de Deus, nem passa pela cabeça querer adorá-lo e louvá-lo. Que futuro terá uma geração em que a relação com Deus não passa de frases ocas que só prometem prosperidade e vitórias sobre demônios e triunfo em todas as áreas das suas vidas?.
Não se sabe se a igreja existe para levantar as pessoas ou se estas existem para levantar a igreja. Só estamos indo para a igreja porque temos medo de irmos para o inferno. A falta de discernimento e a confusão de hoje é gerada por líderes que não procuram falar o que as pessoas precisam ouvir, mas o que elas querem ouvir!.

O TERCEIRO BALDE DE ÁGUA FRIA: Foi jogado para apagar a confiança do povo nos esforços pessoais.
Ao ver os profetas de Baal se auto flagelando, vertendo seu próprio sangue em prol daquilo que criam e defendiam, quem sabe o povo de Israel não ficasse tentado a proceder como aqueles pagãos que acreditavam poder arrancar os favores divinos por meio de esforço pessoal. É verdade, sim, que devemos nos esforçar para fazer o nosso melhor para Jesus, mas isso não significa, em hipótese alguma, que devemos tentar arrancar a benção à força.
Irmãos, essa experiência vivida por Elias, é semelhante à dos adoradores de demônios nos países atuais do Oriente, que se excitam até um alto grau de frenesi religioso, emitindo sons e rosnados incompreensíveis. Satanás e seus demônios estavam no Carmelo e teriam feito todo o possível para que descesse o almejado fogo, se Deus tivesse permitido!.
Em tempos anteriores se tinha adorado Deus naquele altar que Elias construiu “em cima da hora”. Esse altar estava em desuso há muito tempo. Com reverência o profeta reuniu as pedras espalhadas. O Senhor estava me dizendo que há muitos lares hoje em dia onde o altar de Deus está derrubado, e muitos destruídos!.Vidas que tem o seu altar completamente tomado por cinzas! Não há mais o fogo do avivamento!!. Esse é o tempo que Deus quer, e nos pede para fazermos uma obra similar do monte Carmelo. Reconstruir nosso altar para Ele.
Ao anoitecer, os filhos de Deus deveriam reunir-se nos seus lares, e no altar da família, passar uns bons momentos de calma e devoção. O altar da oração e da devoção de todo o crente , deve estar permanentemente conservado, intacto para que Ele possa receber toda a nossa devoção.
Deus nos ouve porque nos ama, porque nos convida para um relacionamento pessoal e verdadeiro com Ele, e não porque merecemos coisa alguma. Quantos crentes estão seguindo o caminho dos profetas de Baal. Quantos pastores estão acreditando que sua igreja irá crescer se ele verter seu próprio sangue por ela. Ah, Senhor, estamos nos esquecendo da Sua graça, do Seu favor imerecido!


CONCLUSÃO
Por que Elias jogou água no altar 3 vezes? Porque queria apagar a confiança do povo:

Nos falsos deuses;
Nos rituais religiosos;
Nos esforços pessoais.

Elias queria anular toda e qualquer chance da idolatria que pudesse se instalar na vida do povo de Israel. Temos que anular toda e qualquer chance da idolatria se instalarem na nossa vida.
Afinal você é servo do Deus Altíssimo e não do deus Baal.
Podemos então agradecer ao Senhor e dizer em alta voz:


Deus seja louvado!

O Fim do Mundo Será em 2012?

Ao longo da história muitos grupos supostamente cristãos marcaram a data da vinda de Cristo: Adventistas, Testemunhas de Jeová, evangélicos e teólogos de diferentes correntes apostaram todas as suas fichas em uma data específica para o retorno do Senhor Jesus e para o fim do mundo. Até mesmo o doutor Russel Norman Champlin, autor da Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia e das obras Antigo Testamento Interpretado e o Novo Testamento Interpretado – muito consultadas pelos crentes brasileiros – já quis marcar a data do apocalipse. Claro que o fim foi adiado mais uma vez e o teólogo teve que desculpar-se da sua soberba cronológica.
A ex-missionária e hoje “apóstola” Valnice Milhomens também se deixou seduzir por essa empáfia e marcou a vinda de Jesus para um sábado de 2007. Bom, o resultado disso vocês já sabem: 2007 passou, Jesus não voltou, o mundo não acabou e a dra. Valnice ficou envergonhadíssima por causa do seu furo profético. Ela até tentou desconversar, mas aí já era tarde; as imagens estavam registradas e catalogadas nos arquivos do CACP. Infelizmente não são poucos os grupos que se deixam ludibriar por falsos prognósticos acerca da vinda de Jesus. Muitas pessoas, talvez movidas pela curiosidade, fazem especulações acerca desse importante e misterioso tema.
A curiosidade é natural. Certa feita os discípulos também interrogaram ao Senhor em particular: “Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”. O Senhor Jesus, após fazer uma explanação profética acerca dos eventos que iriam suceder no fim, concluiu:

“Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai” (Mateus 24.4-36).


De igual modo aqueles que presenciaram a ascenção de Jesus interrogaram-no dizendo:

“Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?”, mas Jesus lhes respondeu: “Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (Atos 1.6-7).

Recentemente, a revista Mundo fez uma publicação com o título "As profecias do fim do mundo". A reportagem mostra algumas profecias que tratam do referido tema, dentre as quais se destaca a profecia do calendário maia, que está se tornando famosa pelo fato de supostamente anunciar o fim para o ano 2012. O pior de tudo é que logo vai ter crente acreditando nisso e refazendo os cálculos apocalípticos de sempre (e que aliás, sempre estão errados) numa tentativa vã de conciliar a data do apocalipse cristão com a data da profecia maia. Diante disso tudo eu me pergunto: Será que a Bíblia não é suficente e temos que apelar para as profecias pagãs?
Quero dizer aos irmãos que a tentativa de conciliar a Bíblia com o mito maia é absurda! Se alguém quiser revelar, prognosticar ou profetizar, que fique à vontade. Porém eu prefiro ficar com a Bíblia: ela é o único livro profético 100% preciso em todo o mundo.
Em Isaías 41.23, o profeta lançou um desafio aos deuses gentios:

“Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses”. Isaías 41.23


Sabemos que os deuses pagãos falharam em suas predições. Deus porém previu vários eventos que aconteceriam no futuro.
O escritor Josh McDowel, usando como base os cálculos do senhor Peter Stoner acerca da probabilidade de apenas onze profecias bíblicas se cumprirem ao acaso, chega a conclusão de que a chance de essas profecias da terem se cumprido por pura coincidência é de 5,76 x 10 elevado à quinquagésima nona potência! Glória a Deus, porque as profecias da Bíblia são muito exatas e não precisamos de revelamentos e nem de profecias pagãs para guiar as nossas vidas!
É preciso entender de uma vez por todas que o Deus da Bíblia é o Deus, e que ele não precisa da ajuda de Nostradamus, da Valnice Milhomens e nem dos povos Maias para vaticinar um acontecimento: Se Deus tivesse alguma intenção em revelar a data da sua vinda, ele o teria feito em sua Palavra, e com a mais exata precisão. Contudo, ele reservou essa data para si e nós, os cristãos, devemos respeitar seus critérios e viver a nossa vida por fé. A verdade é que não sabemos quando será a data da sua vinda e do fim do mundo, se será em 2012, 2010 ou se amanhã mesmo, e é por isso mesmo devemos manter-nos firmes na esperança da glória futura.
Meu querido irmão: Não caia na enrolação dos falsos profetas que vivem às expensas das suas profecias sensacionalistas. Não seja mais uma marionete nas mãos dos mentirosos que usam seus “agouros” para amedrontar e por meio de ameaças apocalipticas, amontoar seguidores. Olhe para a Bíblia e esteja sempre preparado, pois a vinda do Senhor pode se dar a qualquer momento!

“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.” Mt 24.42



Autor: Leonardo Gonçalves

Pastoreio: De onde vem o socorro?

Jesus “ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” Mt 9:36

Foi assim no tempo de Jesus, e não é diferente nos nossos dias. Mais do que em qualquer outra época as pessoas estão aflitas e desamparadas, sem saber onde buscar apoio.

As pessoas estão aflitas devido à insegurança que domina os sentimentos da maioria. Não há quem esteja totalmente seguro de voltar para casa, ao fim do dia, com vida. Não há quem esteja totalmente seguro de ter seu emprego garantido no dia de amanhã. Não há quem esteja totalmente seguro de que seu filho não está envolvido com algum tipo de droga química. Não há quem esteja totalmente seguro de que as autoridades constituídas estão trabalhando em favor do interesse público. Acima de tudo, as pessoas estão aflitas porque não sabem para onde irão quando esta vida terminar.

As pessoas estão desamparadas porque a humanidade experimenta um tempo de individualismo exacerbado, com uma visão de mundo centrada no próprio indivíduo, totalmente desinteressada das dificuldades, fraquezas e mazelas dos outros. As pessoas estão desamparadas porque não há quem possa dispor de tempo para ouvir suas necessidades e ajudar a encontrar o caminho da solução.

O salmista, embora vivesse em tempos bem distantes, identificou com perfeição a solução para esse drama: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Sl 121:1-2

Bill Hybels dá uma contribuição importante quando afirma que “A igreja local é a esperança do mundo. Não há nada como a igreja, quando a igreja funciona bem”. A igrela precisa funcionar bem.

Todas as semanas recebemos pessoas que precisam de acolhimento e cuidado. Elas vêm em busca do Senhor, que fez os céus e a terra. Mas Ele não está aqui. Não está no prédio da igreja, não está na organização instituída, não está na estrutura estabelecida. O Senhor está em cada um de nós. Precisamos nos abrir para acolher, cuidar, apoiar e encorajar quem está chegando. Precisamos agir de forma a comunicar o amor de Deus.

A libertação do povo de Deus

Ex 12.41: E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do SENHOR saíram da terra do Egito.

Ex 14.13-14: Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.

Mt 28.7: Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.

Para entendermos melhor esta analogia, vamos fazer uma síntese da história de Israel, de seu surgimento, escravidão sob o jugo do Egito até a libertação do povo israelita através de Moisés.

“Ninguém se engane! Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. (Gl 6.7)

A história do povo de Israel começa com Abraão, aproximadamente em 2.100 a.C. Ele morava na Mesopotâmia quando o Senhor o chamou e ordenou-lhe que andasse sobre a terra (Gn 12.1-9; 13.14-18). Andou por toda a terra de Canaã que seria futuramente a terra escolhida por Deus para seu povo habitar.

Obediente e temente ao Senhor, Abraão foi honrado por Deus, como o Pai de um povo inumerável (Gn 15.4-6). Nasceu Isaque (Gn 21.1-7), deste veio Jacó (Gn 25.19-26; 25.29-34; 27.27-30) e gerou a José (Gn 30.22-24), que mais tarde seria vendido como escravo ao faraó (Gn 37), rei do Egito. José era fiel a Deus (Gn 39.2-6,21-23 ) e não foi desamparado pelo Senhor. Tornou-se um homem querido pelo faraó (rei do Egito) e foi promovido a governador do Egito (Gn 41.37-46). Trouxe os seus familiares de Canaã onde havia uma grande fome (Gn 46.1-7). Do faraó receberam terras, para que as cultivassem (Gn 47.5-12). Assim os israelitas começaram a prosperar. Ali foram abençoados por Deus de uma forma extraordinária: prosperaram tanto e se tornaram tão ricos e tão numerosos que assustaram o reino egípcio. Resultado: foram subjugados militarmente e submetidos à escravidão (Ex 1.7-14). O faraó ainda não estava satisfeito. Pretendia interromper de forma definitiva sua expansão: decidiu que todos os varões que nascessem nas famílias israelitas deveriam ser mortos (Ex 1.15,16,22). E assim foi feito, e de forma cruel. Às meninas, no entanto, era dado o direito à vida.
Um desses bebês, Moises, foi escondido por seus pais dos soldados egípcios. Os pais conseguiram isso durante três meses. Quando a vida do bebê passou a correr perigo iminente, sua mãe o colocou numa cesta e o soltou no rio Nilo (Ex 2.1-10). A filha do faraó viu o cestinho descendo nas águas e o choro do bebê. Ela tratou de resgatá-lo e o menino ganhou o nome de Moisés, que pode significar "retirado" ou "salvo das águas" (Ex 2.5-9).

A mãe de Moisés tornou-se sua ama (Ex 2.9), ele cresceu e estudou dentro do reino egípcio, sempre muito bem tratado, apesar da filha do faraó saber que ele era filho de hebreus. Um dia, enquanto ainda vivia no reino, Moisés foi visitar seus "irmãos" hebreus e viu um deles ser ferido com crueldade por um egípcio. Irado, Moisés matou o egípcio e escondeu seu corpo na areia. Mas as notícias correram rapidamente: o faraó soube do crime e decidiu mandar matar Moisés. No entanto, ele conseguiu fugir para a terra de Midiã (Ex 2.15). Foi ali que ele conheceria sua mulher, filha do sacerdote Reuel, chamada Zípora. Ela lhe deu um filho, que ganhou o nome de Gerson (que significa "hóspede") (Ex 2.21,22). "Porque sou apenas um hóspede em terra estrangeira", diz Moisés (Ex 2.22)

Passaram-se os anos, o faraó que perseguia Moisés morreu, mas os israelitas (ou hebreus) continuavam sob o jugo egípcio. Diz a Bíblia que Deus se compadeceu do sofrimento de seu povo e ouviu o seu clamor (Ex 2.24). Deus apareceu para Moisés pela primeira vez numa sarça ardendo em chamas (Ex 3), no monte Horebe. E lhe disse: "... Eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios. Vai, te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo “(Ex 3.9-10). Em companhia de Arão, seu irmão voltou para o Egito e contatou o faraó. Este parecia inabalável na decisão de manter os hebreus escravos (Ex 5.1-5). Por este motivo, Deus, chamou Moisés com a finalidade de libertar o seu povo do Egito. Após ser atingido por dez pragas enviadas diretamente por Deus (Ex 7-12). Faraó permitiu que o povo finalmente fosse liberto, comeram a páscoa e partiram em direção ao deserto (Ex 12.37-51). De acordo com a tradição hebraica, Eram aproximadamente 3 milhões de pessoas. Começava a caminhada em direção a Canaã. A Bíblia fala em 600 mil (homens, sem contar as mulheres e crianças, eram aproximadamente três milhões de pessoas) andando pelo deserto durante 40 anos, em direção à terra prometida (Ex 12.37).

Entenda algumas razões: Estas terríveis pragas tiveram por finalidade levar Faraó (Faraó, era o título dado ao monarca do Egito) a reconhecer e a confessar que o Deus dos hebreus era supremo, estando o seu poder acima da nação mais poderosa que era então o Egito (Ex 9.16; 1Sm 4.8) cujos habitantes deveriam ser julgados pela sua crueldade e grosseira idolatria. Além disso, as pragas mostrariam que o Deus de Israel era o Deus único e verdadeiro, visto que os egípcios adoravam a deuses estranhos ou alguns itens da natureza como o Nilo, o sol, o primogênito, o faraó... Cada praga também foi um castigo pelo tratamento que os israelitas sofreram nas mãos dos que os escravizavam. Lembre-se to verso citado logo no início: “Ninguém se engane! Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). De acordo com o TALMUDE (fonte de onde se deriva a lei judaica) a pessoa recebe o castigo e a recompensa daquilo que faz...


As 10 pragas

1 - Águas em Sangue:

Os egípcios tributavam honras divinas ao rio Nilo, e reverenciavam-no como o primeiro dos seus deuses. Diziam que ele era o rival do céu, visto como regava a terra sem o auxílio de nuvens e de chuva. Os Egípcios obrigavam os hebreus a carregarem água para eles. De acordo com a tradição judaica, durante o fenômeno das águas estarem transformadas em sangue, os hebreus tinham água boa para beber. Portanto os egípcios assaltavam os odres e as taças de água das mãos dos hebreus, e estas, na mesma hora tornavam-se sangue! O fato de se tornar em sangue a água do sagrado rio, durante sete dias, era uma calamidade, que foi causa de consternação e terror. (Ex 7.14...).
2- A praga das rãs:

Na praga das rãs foi o próprio rio sagrado um ativo instrumento de castigo, juntamente com outros dos seus deuses. A rã era um animal consagrado ao Sol, sendo considerada um emblema de divina inspiração. Os egípcios obrigavam os hebreus a pescarem para eles. O repentino desaparecimento da praga foi uma prova tão forte do poder de Deus, assim como o seu aparecimento. (Ex 8.1...)
3- O pó de terra tornou-se piolhos:

A praga dos piolhos foi particularmente uma coisa horrorosa para o povo egípcio, tão escrupulosamente asseado e limpo. Dum modo especial os sacerdotes rapavam o pelo de todo o corpo de três em três dias, a fim de que nenhum parasitos pudessem achar-se neles, enquanto serviam os seus deuses. Esta praga abalou os próprios magos, pois que, em conseqüência da pequenez desses insetos, eles não podiam produzi-los pela ligeireza de mãos, sendo obrigados a confessar que estava ali o "dedo de Deus" (Ex 8.19). Os hebreus eram obrigados e tirar o pó das casas, dos pátios e das ruas e ainda proibia os hebreus se lavarem e tomarem banhos como forma de humilhação.
4- Moscas:

As três primeiras pragas sofrem-nas os egípcios juntamente com os israelitas, mas nesta ocasião Deus separou o povo que tinha escolhido (Ex 8.20-23). Este milagre seria, em parte, contra os sagrados escaravelhos, adorados no Egito. A praga das mocas também recaiu sobre os egípcios porque estes obrigavam os hebreus trabalharem expostos em lugares em condição sub-humana, sem limpeza.
5- Peste no gado:

A quinta praga se declarou no dia seguinte, em conformidade com a determinação divina (Ex 9.1). Outra vez é feita uma distinção entre os egípcios e os seus cativos. O gado dos primeiros é inteiramente destruído, escapando à mortandade o dos israelitas. Este milagre foi diretamente operado pela mão de Deus, sem a intervenção de Arão, embora Moisés fosse mandado a Faraó com o usual aviso. Os egípcios enviavam os hebreus com as ovelhas para lugares desertos a fim de separá-los de suas famílias. Para os egípcios, ser pastor de rebanhos era desonra.
6- Sarna, Úlceras e tumores:

(Ex 9.8) A sexta praga mostra que, da parte de Deus, tinha aumentado a severidade contra um monarca obstinado, de coração pérfido. E aparecia agora também Moisés como executor das ordens divinas; com efeito, tendo ele arremessado no ar, na presença de Faraó, uma mão cheia de cinzas, caiu uma praga de úlceras sobre o povo. Foi um ato significativo. A dispersão de cinzas devia recordar aos egípcios o que eles costumavam fazer no sacrifício de vítimas humanas, concorrendo o ar, que era também uma divindade egípcia, para disseminar a doença. Os egípcios obrigaram os hebreus a construírem casa de banhos que serviam apenas para os corpos dos egípcios se deleitarem...
7- Saraiva e fogo:

Esta praga destruía as plantações, homens e animais que estavam nos campos. Lembramos-nos de que os egípcios obrigavam os hebreus a trabalharem eu seus campos. (Ex 9.22) Houve, com certeza algum intervalo entre esta e a 6ª praga, porque os egípcios tiveram tempo de ir buscar mais gado à terra de Gósen, onde estavam os israelitas. É também evidente que os egípcios tinham por esta ocasião um salutar temor de Deus de Israel, e a tempo precaveram-se contra a terrível praga dos trovões e da saraiva. (Ex 9.20).
8- Os gafanhotos:

Os gafanhotos destruíram todas as plantas, pois os hebreus plantavam para os egípcios, mas estes não permitiam que eles comessem os frutos. Esta praga atacou o reino vegetal. Foi um castigo mais terrível que os outros, porque a alimentação do povo constava quase inteiramente de vegetais. Nesta ocasião os conselheiros de Faraó pediram com instância ao rei que se conformasse com o desejo dos mensageiros de Deus, fazendo-lhes ver que o país já tinha sofrido demasiadamente (Ex 10.7). Faraó cedeu até certo ponto, permitindo que somente saíssem do Egito os homens; mas mesmo isto foi feito com tão má vontade que mandou sair da sua presença a Moisés e Arão (Ex 10.7-11). Foi então que uma vez mais estendeu Moisés o seu braço à ordem de Deus, cobrindo-se a terra de gafanhotos, destruidores de toda a vegetação que tinha escapado da praga da saraiva. Outra vez prometeu o monarca que deixaria sair os israelitas, mas sendo a praga removida, não cumpriu a sua palavra.
9- Três dias de escuridão:

Durante três dias os egípcios não podiam sequer sair de seus lugares tão grande era a trevas. Isto porque para castigar alguns hebreus os colocavam em calabouços escuros. A praga das trevas mostraria também a falta de poder do deus do sol, ao qual os egípcios prestavam culto. Caiu intempestivamente a nova praga sobre os egípcios, havendo uma horrorosa escuridão sobre a terra durante três dias (Ex 10.21). Mas, os israelitas tinham luz nas suas habitações. Faraó já consentia que todo o povo deixasse o Egito, devendo, contudo, ficar o gado. Moisés, porém rejeitou tal proposta. Sendo dessa forma a cegueira do rei, anunciou a última e a mais terrível praga que seria a destruição dos primogênitos do Egito (Ex 10.24-11.8). Afastou-se Moisés irritado da presença de Faraó cujo coração estava ainda endurecido (Ex 11.9,10).

10- A morte dos primogênitos:

Foi esta a última e decisiva praga (Ex 11.1). E foi, também, a mais claramente infligida pela direta ação de Deus, não só porque não teve relação alguma com qualquer fenômeno natural, mas também porque ocorreu sem a intervenção de qualquer agência conhecida. Mesmo as famílias, onde não havia crianças, foram afligidas com a morte dos primogênitos dos animais. Os israelitas foram protegidos, ficando livres da ação do anjo exterminador, pela obediência às especiais disposições divinas. A mão de Deus pesou sobre os primogênitos devido a sanguinária decisão de faraó na época do nascimento de Moisés, em que os recém-nascidos dos hebreus eram lançados no rio Nilo. Após esta décima praga, Faraó se rendeu e permitiu a retirada do povo hebreu do Egito.
O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância. Pv 13.16

Depois que os israelitas saíram do Egito, as coisas começaram a se agitar por lá. Chegaram notícias de que o povo não se deteve no deserto. Estavam avançando em direção ao Mar Vermelho. Faraó ficou muito irado. Seus conselheiros, aqueles mesmos que haviam suplicado que o rei expulsasse os escravos para que toda a nação egípcia não morresse, começaram a encher a cabeça de Faraó. Os escravos haviam fugido! Eles se consideraram enganados.

Os egípcios também começaram a reclamar e dizer que tinham sido tolos em atribuir a morte dos filhos mais velhos ao poder do Deus dos israelitas. Os sábios e mágicos foram buscar as causas naturais para explicar os grandes castigos que tinham sobrevindo ao Egito, e chegaram à conclusão de que tudo não passara de coincidência.

Não poderiam ficar sem seus escravos. O rei precisava tomar uma atitude urgente. E foi isso que Faraó fez. Reuniu todo o seu exército, que era muito bem equipado, e mandou preparar todos os carros de guerra, inclusive os seiscentos melhores que pertenciam à guarda real. Ele mesmo resolveu comandar o ataque. Formou-se um grupo poderoso e experiente em táticas de guerra.

Por incrível que pareça depois de tudo o que os egípcios haviam presenciado com relação aos milagres divinos, ainda teimavam em agir à sua própria maneira. A maior prova disso é que até mesmo seus sacerdotes os acompanharam para garantir-lhes o favor dos deuses.

A intenção de Faraó era intimidar os israelitas e fazê-los voltar quando vissem a potência do seu exército. Orgulhosos como eram, o rei e os egípcios temiam que a história da "fuga" dos escravos se espalhasse por outros países e eles ficassem desmoralizados.

Como explicariam que haviam abaixado a cabeça para o Deus dos seus escravos? Tinham que reverter o quadro e correr atrás do prejuízo. Com esse pensamento, saíram em perseguição aos israelitas. Não haviam aprendido completamente a lição. Porém, o melhor Professor lhes ensinaria que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. E, neste caso, ao tentarem competir e lutar com Deus, descobririam que eles eram o lado mais fraco – aliás, extremamente mais fracos!

A ordem é pra Machar, Avançar!
Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o Senhor vai salvá-los hoje. Êxodo 14:13.

A coluna de nuvem havia conduzido os israelitas a um lugar estranho. No leste estava o mar; no sul, as montanhas rochosas; e no oeste, o deserto. Mas era ali que deviam acampar. De repente alguém olhou ao longe, na única direção que sobrara; para o norte. Você sabe o que ele viu? A armadura brilhante e os carros de guerra do exército egípcio, que se aproximavam rapidamente.

Houve reações diferentes da parte do povo "fugitivo". Alguns buscaram a Deus. A maioria, porém, preferiu reclamar e acusar seu líder humano – Moisés. Será que haviam se esquecido de que fora a nuvem que os conduzira até ali? É bem típico do ser humano tentar encontrar um culpado para suas próprias dificuldades e problemas. Os israelitas estavam com medo porque não possuíam armas e experiência em guerrear. Moisés, porém, teve um papel fundamental naquele momento. Ali Deus falaria de forma muito forte ao coração de Moisés, pois este sabia que carregava em seu nome o milagre de Deus ainda quando tinha apenas três meses de idade, “SALVO DAS ÁGUAS”. Falando com calma e tranqüilidade, disse-lhes que sua confiança deveria ser colocada em Deus. Ele não sabia qual seria a maneira, mas o livramento viria.

Enquanto o exército egípcio se aproximava, a coluna de nuvem que estava à frente dos israelitas se deslocou para cima e ficou atrás do povo, exatamente entre os israelitas e os egípcios. A nuvem se tornou tão densa do lado dos inimigos que eles não conseguiam enxergar nada à sua frente, ficando impossibilitados de continuar. Como já estava anoitecendo, os egípcios imaginaram que aquela era a neblina do mar. Por isso, resolveram prosseguir o ataque no dia seguinte. Não imaginavam que o lado dos israelitas estava claro e iluminado como o dia.

Os israelitas se encheram de esperança. Levantaram acampamento e obedeceram quando Moisés lhes ordenou que avançassem. Orientado por Deus, Moisés tocou a água do mar com sua vara. E então Deus fez soprar um vento tão forte que as águas se dividiram, formando dois enormes muros molhados. No meio, o caminho estava seco e seguro. O povo começou a atravessar o mar, tendo a coluna de fogo a iluminar seu caminho.

Os egípcios passaram a noite comemorando a vitória que esperavam obter no dia seguinte. Mas, perto do amanhecer, quando chegaram ao mar, tiveram uma grande surpresa. As águas do mar estavam divididas. Havia uma trilha seca, e o povo se encontrava na metade do caminho. Tomados por sentimentos de ódio, ira e rancor, os egípcios não se tocaram de que estavam mexendo com um Deus tremendo.
As águas voltaram e cobriram os carros de guerra, os cavaleiros e todo o exército egípcio que havia perseguido os israelitas no mar. E não sobrou nenhum egípcio com vida. Êxodo 14:28.

Os egípcios ficaram com muita raiva quando viram que os israelitas estavam passando pelo meio do mar. Sua ira era tão grande que os impedia de raciocinar. Não viam que apenas o verdadeiro Deus poderia realizar o milagre de dividir as águas do mar! Mas eles preferiram desprezar e desafiar o poder divino.

Determinados a fazer os israelitas voltarem a qualquer custo, os egípcios avançaram para dentro do mar. Quando estavam no meio do caminho, a nuvem que os separara do povo de Israel se transformou em uma coluna de fogo. Então começou a trovejar e relampear. Os egípcios sabiam o que aquilo significava. O Deus dos escravos queria mostrar de que lado estava. Certamente fracassariam ao tentar enfrentá-Lo. Eles ficaram com medo e resolveram voltar.

Mas havia algo errado. As rodas dos carros de guerra começaram a atolar na areia e, por mais que se esforçassem, não conseguiam andar rápido. Haviam confiado naqueles transportes para alcançar a vitória e mostrar seu poder. Agora estavam impedidos de fugir por causa deles.

À ordem de Deus, Moisés estendeu a vara, e outro milagre aconteceu. As águas, que se sustentavam como dois grandes muros garantindo a passagem do povo de Israel, se uniram violentamente, engolindo e sepultando os egípcios. O poderoso exército foi totalmente liquidado.

O povo de Israel novamente havia sido salvo de uma forma maravilhosa. Deus poderia ter providenciado qualquer outro modo de livramento. Mas havia conduzido os israelitas até aquele caminho difícil, aparentemente sem saída, para provar sua fé e mostrar que podiam confiar nEle de olhos fechados. Momentos antes, eles haviam reclamado, mas manifestaram fé quando obedeceram à ordem de Moisés para avançar em direção ao mar.

Se temos certeza de que Deus está no comando de nossa vida, podemos até passar por desertos e mares, mas confiaremos que o caminho que Ele indicar será seguro. E se Ele disser "Avance!", não tenha medo. Pise confiante no mar, que Ele o abrirá para você.

O Cântico de Vitória
Ó Senhor Deus, como é bom dar-Te graças! Como é bom cantar hinos em Tua honra, ó Altíssimo! Salmo 92:1.

Depois do completo livramento dos israelitas no Mar Vermelho, eles ficaram tão felizes que exprimiram sua alegria e reconhecimento do poder divino de uma maneira bem apropriada. Eles cantaram em louvor a Deus. E hoje você terá oportunidade de ler e refletir sobre o cântico entoado por eles depois da maravilhosa vitória divina sobre os egípcios. O texto é da Nova Tradução na Linguagem de Hoje e se encontra em Êxodo 15.1-18. Preste atenção e tente imaginar o sentimento que estava no coração deles:

Cantarei ao Senhor porque Ele conquistou uma vitória maravilhosa; Ele jogou os cavalos e os cavaleiros dentro do mar. O Senhor é o meu forte defensor; foi Ele quem me salvou. Ele é o meu Deus, e eu O louvarei. Ele é o Deus do meu pai, e eu cantarei a Sua grandeza. O Senhor é um guerreiro; o Seu nome é Senhor. Ele jogou no mar o exército egípcio e os seus carros de guerra; os seus melhores oficiais se afogaram no Mar Vermelho. O mar profundo os cobriu; como uma pedra eles foram até o fundo.

A Tua mão direita, ó Senhor, tem um poder terrível. ... Tu sopraste, e as águas se amontoaram; as ondas se levantaram como muralhas, e o fundo do mar ficou duro como gelo. Os inimigos disseram: "Nós iremos atrás deles e os alcançaremos; pegaremos todas as coisas que são deles e ficaremos com tudo o que quisermos. Com as nossas espadas nós os mataremos." Porém Tu, ó Senhor, sopraste, e os egípcios se afogaram; afundaram como chumbo no mar bravo.

Não há outro Deus como Tu, ó Senhor! Quem é santo e majestoso como Tu? Quem pode fazer os milagres e as maravilhas que fazes? Estendeste a mão direita, e a terra engoliu os que nos perseguiam. Por causa do Teu amor Tu guiaste o povo que salvaste; com o Teu grande poder Tu os levaste para a Tua terra santa. Os povos ouviram falar do que fizeste e estão tremendo de medo. ... O medo e o terror caíram sobre eles. Eles viram o Teu grande poder e ficaram parados como se fossem pedras até que tivesse passado o Teu povo, o povo que livraste da escravidão. Tu levarás o Teu povo para viver no Teu monte, o lugar, ó Senhor, que escolheste para morar, o templo que Tu mesmo construíste. O Senhor Deus será rei para todo o sempre.

Aleluia! Ser agradecido deve ser uma das qualidades daqueles que acreditam e amam a Deus. Diariamente recebemos bênçãos das mãos divinas. Que hoje também sejamos agradecidos e expressemos nosso reconhecimento por meio de cânticos de louvor Àquele que cuidou dos israelitas e que cuida de nós.

No livro de Mateus, 28.7 está escrito: “Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis”. Amados, Jesus ressuscitou para libertação de seu povo! A sua igreja é livre da escravidão e do jugo do inimigo das nossas almas! Somos um povo livre para adorar, para bendizer, exaltar e invocar o nome santo do Senhor! Jo 8.36: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Assim como Deus livrou Israel do jugo egípcio, Hoje Ele te convida a uma liberdade espiritual e a um relacionamento íntimo com Deus! Seja livre, liberto de tudo que tem impedido a sua real felicidade, livrando-se de todo o embaraço, e o pecado que o mundo nos proporciona e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé.


Pr. Arquimedes Gomes de Souza Neto

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU DESTINO

EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU DESTINO

Alguns botânicos exploravam certas regiões montanhosas à procura de novas espécies quando, através de binóculos, avistaram uma flor desconhecida encravada numa estreita fresta de uma encosta muito inclinada.
Somente seria possível pegá-la se uma pessoa pequena e leve concordasse em ser baixada por meio de uma corda.
E eles pediram a um menino que estava na expedição que aceitasse a tarefa.
O pequeno olhou para o fundo do abismo, deu meia-volta, saiu em direção ao acampamento e disse-lhes que voltaria num instante.
Algum tempo depois ele voltou trazendo o pai pelas mãos e explicou suas condições:
- Eu descerei para pegar a flor, se o meu pai segurar a corda.

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Isaías 26.3
Jesus te ama
www.avivamento.com.br

Momento histórico no Haiti - Efatah

Momento histórico no Haiti
Autoridades prendem pastor e fecham igreja no Irã
Jovem cristão é perseguido por seus irmãos no Paquistão
Momento histórico no Haiti
Posted: 24 Feb 2010 07:41 AM PST

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010. Queridos, Hoje de manhã, nós acordamos com um tremendo teste de som de um grande palco montado bem em frente ao palácio do Governo. Detalhe: era tocando só música evangélica!!

Por volta de 7h da manhã as pessoas começaram a chegar. Agora são 9h30min há em torno de 100.000 pessoas aqui na frente. Pregadores estão declarando que o Haiti pertence a Jesus, e que o Senhor é grande. O povo não para de clamar ALELUIAS! Há uma grande esperança no ar de que haverá um novo Haiti, em que o Senhor Jesus será livremente adorado! Um Haiti dedicado a Ele.




Ontem, o Eduardo recebeu uma palavra em Isaías 60, em que o último versículo fala que o menor virá a ser mil e o mínimo será uma grande nação, e que o Senhor fará isso prontamente.

Ficamos no meio do povo orando e profetizando essa palavra de Deus. Além disso, pelo que entendemos, foi o presidente do País que pediu para que o povo tivesse três dias de oração em favor do Haiti.

Nós sentimos que estamos fazendo parte de um momento histórico!

Grande abraço do Haiti, bem da frente do palácio que foi destruído, de onde Deus tem levantado uma nova Nação!

Johan, Michelle e Eduardo
Equipe de JOCUM Brasil no Haiti

Veja mais em: Jocumeiros no Haiti
Fonte: Jocum Brasil

Imagens:
AP Photo/Miami Herald, CarlJuste
Carolyn Cole/LA Times
AP Photo/Rodrigo Abd)


Charles Noerenberg - Efatah
Banco Bradesco - Ag 3326 - Conta Corrente 27109-8
Autoridades prendem pastor e fecham igreja no Irã
Posted: 24 Feb 2010 07:37 AM PST
Irã – As autoridades iranianas prenderam o pastor Wilson Issavi da igreja Evangélica Assíria em Kermanshah, uma cidade distante no oeste do Irã, fechando sua igreja. Ele foi preso por agentes de segurança e levado a um local desconhecido no dia 2 de fevereiro, segundo relata a rede de notícias Farsi (FCNN).

O pastor foi levado enquanto visitava um amigo na cidade central de Isfahan. O casal dono da casa e outro convidado também foram presos, mas a esposa do anfitrião foi liberada.

A família e os amigos de Issavi não receberam nenhuma informação sobre seu paradeiro.

Apesar de a prisão de Issavi ter sido repentina e sem aviso prévio, havia indícios de que as autoridades iranianas estavam monitorando o pastor. No mês passado, agentes de segurança à paisana invadiram a casa de Issavi e fecharam sua igreja. As autoridades também proibiram o pastor de reabrir a igreja.

A FCNN afirma ter sido informada sobre essa invasão, mas que não publicou nenhuma notícia a pedido de Issavi.

O pastor “manso, humilde e modesto” temia que as autoridades perseguissem sua igreja ainda mais se alguma notícia fosse pública. Ele queria negociar em silêncio com as autoridades para conseguir chegar a um acordo.

Um correspondente da agência FCNN disse que Issavi sempre respeitou a lei do país apesar de suas inúmeras restrições e perseguições, com o objetivo de “não dar motivos para as autoridades dissiparem o que restou de sua igreja”.

A igreja em Kermanshah é um dos poucos lugares onde os cristãos podem cultuar abertamente. A maior parte dos cristãos iranianos se reúnem em casas ou prédios sem a permissão ou conhecimento do governo.

Uma organização de direitos humanos no Irã protestou a prisão do pastor Issavi. O grupo pede que o governo iraniano solte imediatamente o pastor, que continua preso sem nenhuma ordem legal.

Fonte: Christian Post
Via: Portas Abertas


Charles Noerenberg - Efatah
Banco Bradesco - Ag 3326 - Conta Corrente 27109-8
Jovem cristão é perseguido por seus irmãos no Paquistão
Posted: 24 Feb 2010 07:33 AM PST
Paquistão – Em primeiro lugar o jovem foi abordado com ofertas de dinheiro, casa e esposas, feitas pelo Imam local, mas então, foi agredido e ameaçado de morte por seus irmãos. Essa é a história de Riaz Masih, 26, um cristão de Kallur Kot, uma cidade de Punjab, que é culpado de não se converter ao islamismo.

Os pais de Riaz Masih, cristão, morreram quando ele era jovem. Ele, juntamente com seus irmãos e irmãs, cresceu sob a liderança de Moulvi Peer-Akram Ullah, o imam local. O líder muçulmano tentou convertê-lo ao islamismo, sem sucesso.

No dia 8 de fevereiro, Masih contou que sua casa em Kallur Kot foi invadida. “Eles me ameaçaram, dizendo que eu havia chegado a um beco sem saída: conversão ao islã ou morte”. De acordo com a história relatada pelo jovem, seus irmãos o perseguiram dizendo que “matar um infiel não é pecado”, e entra na questão de “plenos direitos em nome do Deus Todo-Poderoso”.

Anteriormente, o imam Akram-Ullah e seus irmãos haviam oferecido um milhão de rúpias (cerca de US$ 12.000), uma esposa e a casa de sua escolha para ele abraçar a religião de Maomé. Pelos mesmo métodos, o líder muçulmano havia convencido seus irmãos a se converteram e aceitar a visão fundamentalista do islã. Mas o jovem cristão nunca se entregou.

Fonte: AsiaNews
Via: Portas Abertas

Elton John declarou que Jesus era homossexual

MÚSICA

GAY INTELIGENTE

O cantor inglês Elton John declarou que Jesus era homossexual


O cantor britânico Elton John, 62, deu uma entrevista a revista norte-americana "Parade" na qual declarou que Jesus era gay. A entrevista ganhou destaque no tabloide inglês "The Sun".

"Acho que Jesus tinha muita compaixão, era um homem gay superinteligente, que entendeu os problemas da humanidade", disse.

"Jesus queria que nós amássemos e perdoássemos. Não sei o que faz as pessoas serem tão cruéis. Tente ser uma lésbica no Oriente Médio - é melhor estar morto."

Na mesma entrevista, ele comenta como conheceu o companheiro, David Furnish, 47. "Senti atração imediata por David. Ele estava muito bem vestido, era muito tímido. Na noite seguinte, nós jantamos. Depois disso, nos apaixonamos muito rápido."




TEOLOGIA

ANGLICANOS REBATEM ELTON JOHN

Cantor disse que Jesus era um homem gay superinteligente

O cantor e compositor britânico Elton John (foto) afirmou em uma entrevista publicada nesta sexta-feira que Jesus era um "homem gay superinteligente". Um porta-voz da Igreja Anglicana criticou a declaração do cantor, que é homossexual assumido.

Na entrevista, publicada na revista americana Parade, Elton John também afirmou que Jesus era "piedoso", magnânimo e "compreendia os problemas humanos".

"Na cruz, ele perdoou as pessoas que o crucificaram. Jesus queria que fôssemos amorosos e magnânimos", afirmou o cantor.

"Não sei o que faz com que as pessoas sejam tão cruéis. Tente ser uma mulher gay no Oriente Médio - é como se você morresse", acrescentou.

Críticas

Em resposta às afirmações publicadas na entrevista, um porta-voz da Igreja Anglicana afirmou que algumas declarações feitas pelo artista deveriam “ficar restritas aos acadêmicos”.

"As reflexões de Elton John, de que Jesus nos convoca a amar e perdoar, são compartilhadas por todos os cristãos", disse. “Mas as reflexões a respeito de aspectos de Jesus como personagem histórico talvez devam ficar restritas aos acadêmicos", finalizou.

Na entrevista, Elton John também falou que não gosta mais de ser uma celebridade, pois a "fama atrai loucos".

"Princesa Diana, Gianni Versace, John Lennon, Michael Jackson, todos mortos. Dois deles, mortos a tiros em frente de suas casas. Nada disso teria acontecido se eles não fossem famosos. Nunca tive um guarda-costas, nunca, até a morte de Gianni (Versace)", disse.

Data: 20/2/2010 22:39:39
Fonte: BBC Brasil

Esposa de Pastor

Os sacrifícios da esposa do pastor vão além de quaisquer sacrifícios físicos ou financeiros. Ela sacrifica suas emoções e seus sentimentos para que o marido esteja preocupado somente com os problemas do povo. Não é nada fácil para ela, pois tem que enfrentar a solidão. Ela tem que lidar com seus próprios problemas sozinha e possuir força suficiente para superá-los com a ajuda do Espírito Santo.
Essa é a razão pela qual ela tem um relacionamento com Deus que não se compara a nenhum outro – Ele é o seu melhor Amigo.

Somos perfeitas? De forma alguma! Não temos problemas? Quem nos dera! Vivemos fora da realidade? Definitivamente não!
Temos problemas e cometemos erros, sim.

Porém, estamos aqui porque Deus viu em nosso coração disposição para irmos além das nossas forças em favor da Sua causa. Portanto, Ele é quem nos dá forças para acordarmos a cada dia com um sorriso no rosto, com a expectativa de mais um novo dia de trabalho em favor dEle. Nós não sabemos onde estaremos amanhã nem nos importamos com isso, contanto que estejamos na Obra do nosso Senhor. Suas orações em nosso favor são muito bem-vindas!

Lucia H.S Pereira

Quer ser Diferente?

Quer ser Diferente?
Dar a outra face, perdoar o imperdoável, orar pelos perseguidores inimigos... são alguns dos desafios dos da fé diante dos da descrença. Isso faz parte do desenvolvimento e aprimoramento da fé.
A depuração do ouro é feita no fogo. Quanto mais calor, mais puro e mais valioso. Assim é a fé! Quanto mais você quiser ser usado por Deus, mais fogo terá que passar. Vale a pena passar pelas tribulações da fé. Elas nos fazem crescer e amadurecer. Quanto mais longo for o tempo do deserto, maior será a experiência e mais habilitado para a Obra de Deus.
Vejamos os heróis da fé. Deus chegou a ponto de colocá-los na Sua Palavra como exemplos de fé para todos nós. Agora se coloque no lugar de qualquer um e sinta o pouco do que eles passaram, num tempo em que não existia nem mesmo a Bíblia para ajudá-los!
Quem quer ser de Deus, é de Deus em toda e qualquer circunstância. Quem não quer, desiste.

Do Senhor é a guerra

Prezado leitor – Acredito que Esta mensagem trará alguma contribuição para edificação da vossa fé em Deus. Certamente que o propósito de Deus será cumprido porque sua palavra não volta vazia. (Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. [Isaías 55:11 - Almeida Fiel e Corrigida])

Estamos diante de um versículo que muito nos diz sobre o poder e os propósitos de Deus em nossa vida. Seja você um adolescente, um jovem um senhor uma senhora um líder... Acima de tudo, você é servo, e esta palavra irá te tocar. Você não será o mesmo após esta narração porque tão certo quanto o ar que respiro agora, sei que Deus não fala em vão! Você teria que está aí agora! Nesse exato momento, lendo estas palavras... Porque esta foi à palavra que Deus reservou para você hoje!

Saberá toda esta congregação que o Senhor salva... De acordo com o contexto do referido versículo, Davi estava diante de um dos maiores desafios já proposto a Israel até aquele momento. As pessoas estavam apavoradas, humilhadas e prestes a serem derrotadas pela força arrogante de “um gigante!” Além do gigante desafiador, Davi precisava enfrentar também outros gigantes que tinham influência sobre ele como: As críticas de Eliabe
(seu irmão mais velho), o desprezo de Saul (o seu rei) e principalmente o medo e a falta de confiança de um exército cabisbaixo!

Todos passam por situações que no início são fáceis de controlar. Só que se você não tomar decisões, se você se recusa mexer no problema, ele acaba crescendo até tornar-se um gigante, e cada vez maior, e a sua luta fica mais difícil. Portanto, anime-se, ataque o gigante com toda intrepidez dada pelo Espírito Santo e seja um vencedor. Nisto Deus será glorificado.


Davi não era um crente teórico somente, mas prático. Ele dizia que o gigante não seria problema, pois o Deus dele, era um Deus que já o tinha dado vitória diante de dois gigantes que se arremeteram contra o seu rebanho para os destruir (leão e urso). Davi via Deus como o Pastor de Israel, como o bom Pastor que defende suas ovelhas. (Jo 10.10) Suas experiências com Deus lhe sustentou a fé na hora de enfrentar aquele gigante da vida. Há pessoas que vivem a contar as experiências de seus irmãos, mas que ainda não tiveram nenhuma experiência pessoal com Cristo. Amigo(a) não deixe de viver essa feliz experiência, porque Cristo quer te usar de forma abundante, plena, extraordinária e consciente. Você não é como um computador que é programado e se limita apenas aos comandos de um executor; ou seja, executa apenas aos comandos intelectual ou imita o que viu ou ouviu de outras pessoas “vivendo das experiências dos outros”. NÃO! É preciso ouvir a voz do Espírito Santo; é preciso conversar pessoalmente com Jesus e ter suas próprias experiências. Você é servo de Deus e Ele quer fazer através de você uma obra especial aí mesmo no lugar onde tu moras e/ou congregas. Peça a unção do Senhor sobre a tua vida e comece a depender mais de Deus; ler a sua Palavra e buscar mais a intimidade com o Espírito Santo de Deus. À medida que você vai se aproximando, você vai olhando para os gigantes da vida e vai vendo que o teu Deus é muito maior, muito mais poderoso! Os gigantes vão estranhar a sua atitude e vai tentar te intimidar! Mas a convicção de que Deus está contigo será tão forte que nada mais poderá abalar a tua fé nem fará desistir de lutar. Você não vai fugir do problema, vai enfrentá-lo e vencê-lo em nome de Jesus! Por isto, não deves rejeitar a tribulação. Pois a Palavra de Deus nos afirma em Rm 5.3ss que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Os gigantes de hoje quando vencidos, serão experiências para você estar apto a vencer os problemas futuros. Davi confiava no Senhor somente. V 26,36,37,38.

Vejamos algumas características:

§ O exército viu primeiro o PROBLEMA, depois o POTENCIAL. Muitas pessoas quando desafiadas por algum tipo de problema e/ou tribulação olha logo para o tamanho do problema que está a sua frente e no desespero, esquecem ou ignoram o tamanho do seu Deus. Se você passa por algum tipo de situação a qual não parece ter solução, pare de olhar atentamente para o problema porque talvez seja esta a causa da tua ineficácia e improdutividade espiritual!

§ Davi viu primeiro o POTENCIAL, depois o PROBLEMA. Eis aqui o X da questão! Antes de medir a situação, olha primeiro para Jesus, autor e consumador da fé (Hb 12.2). Porque ao olhar para Ele, vais ver que não há nada nesse mundo que cause espanto! Faz-me lembrar uma pequena história que ouvi de um pastor já de idade avançada lá de Carangolas-MG: Uma criança corria desesperada, gritando aterrorizadamente porque um cachorrinho corria atrás dela com latidos gritantes... De repente, a criança olha para frente e ver seu pai que está de braços abertos esperando que ela se jogue em seus braços e assim ela faz. Então, depois de estar nos braços do pai, a criança olha para baixo, rir do cachorrinho e ainda brinca: vem me pegar agora!!! Amados, a nossa vida espiritual não é diferente. Às vezes corremos tanto, nos desesperamos, choramos, chegamos às vezes a desistir simplesmente porque não estamos olhando para o alvo certo. Mas Deus é o Pai que está de braços abertos esperando que você se lance em seus braços! Nos braços do Pai você vai precisar olhar para baixo se quiser perceber aquele problema que parecia ser imenso! O que você está esperando? Deus quer te envolver com um manto de ternura!

§ O exército viu GOLIAS. Davi viu a DEUS. “Os olhos que olham são comuns. Olhos que vêem são raros.” Oswald Sanders. Você ainda vai continuar olhando o tamanho do problema? Acredite, seja lá qual for o problema, o teu Deus é maior que ele.

As vezes, para lidar com os críticos à semelhança que Davi viveu, nós temos que fazer três coisas:


1) Nós temos que passar pelos ELIABES – são os críticos e muitas vezes eles estão sobre nós familiarmente - v. 28,30. A crítica destrutiva machuca quando vem de alguém que está acima de nós - Eliabe era o irmão mais velho e feriu o coração de Davi quando questionou as suas motivações - Eliabe achou que Davi era motivado pela presunção.
É muito duro suportar as críticas quando vem de pessoas que nos conhecem há muito tempo - Eliabe cresceu com Davi.


2) Nós temos que passar pelos SAULS - Eles estão sobre nós posicionalmente - 17.31-33, e por isso acham que só eles são capazes e preparados! Um Saul da vida é aquela pessoa que aponta a imperfeição daquilo que as outras pessoas fazem enquanto que elas mesmas não estão dispostas a fazerem nada.


3) Nós temos que passar pelos GOLIAS - eles estão sobre nós em termos de habilidades - 17.34-36 polui toda solução que você encontra; te despreza, insulta, zomba, tem pessoas que o seguem cegamente! Possuem a habilidade de nos intimidar quando nos desafiam, têm uma certa reputação, insistem constantemente em aparecer, nos derrotam psicologicamente, sendo que os que estão do nosso lado estão tomados de pavor!

Por que Davi não ficou intimidado? Porque Davi tinha uma paixão em promover a honra de Deus, tinha os seus olhos na recompensa, tinha confiança em Deus e sabia quem era na força de Deus. Nós precisamos de vitórias não para celebrar, mas para nos elevar - John Maxwell. Davi venceu um leão e um urso - ele era experimentado. Nossas armas não são carnais. Elas são poderosas em Deus. Ele tinha experiência da proteção de Deus - FIDELIDADE DE DEUS. O Deus que fez no passado é o mesmo agora. É o Deus do HOJE! (Marta dizia: Se estivésseis aqui Lázaro não teria morrido ... Sei que Ele irá ressuscitar na ressurreição do último dia... Será que você se encontra na condição da fé de Marta? Ou seja: “eu creio no Deus do ontem e no Deus do amanhã - eu só não creio do Deus do HOJE, DO AGORA”). Não amados! O nosso Deus nunca mudou! Ele permanece o mesmo para todo o sempre! Esqueça o método de fé medíocre passado por pessoas vazias, sem conhecimento de Deus... E quando falo de conhecimento não estou citando conhecimento teológico nem doutrinário. Não! Falo de ter experiência, acreditar de verdade, ser crente de verdade, sabe... Olhar para os montes e reconhecer que o socorro vem do Senhor! Ser dependente de Deus! SABER QUE ESTA PELEJA NÃO É NOSSA! É DE DEUS! RECONHECER QUE DO SENHOR É A GUERRA E ELE ENTREGARÁ A VITÓRIA EM NOSSA MÃO! (1 Sm 17.47) Aleluia! Deixa o Espírito Santo fluir na tua vida como a corrente das águas que não descansa até encontrar-se com o mar. Toma posse da vida eterna. Anuncia aos povos que o Deus que tu serves é um Deus maravilhoso. Avança sobre as águas (o gigante do Moisés) Não desobedeça a ordem de Deus (o gigante de Jonas) Foge das paixões desse mundo (O gigante de Sansão). Se és perseguido por causa da Palavra sois bem aventurados (Perseguição: o gigante de Daniel). - Jesus enfrentou o gigante da religiosidade os religiosos da sua época obedeciam, mas não tinham amor pelas pessoas. Temos que perseverar quando comparados. v.45-47 Compare, imagine, Davi X Golias. Agora imagine. Deus X Golias "do Senhor é a guerra". Assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.(II Cr 20.15b) Há também uma bela narrativa em II Rs 6.16-17 quando o exército sírio perseguia o profeta Elizeu para extinguir a virtude de Deus naquele homem. O discípulo de Elizeu ficou apavorado ao acordar cedo, nas primeiras horas do dia e contemplar a cidade cercada pelo exército inimigo: “Então Elizeu lhe disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” As vezes não consideramos a Palavras de Deus deixada para nós no Livro Sagrado e nos apavoramos diante de determinadas circunstâncias que acontecem em nossa vida. Quantas vezes nos achamos cercados pelos problemas e este vem para sucumbir, apagar de nós a essência de Cristo, extinguir o Espírito Santo em nós e desviar a visão de Deus? Certamente que quando Davi chegou ao arraial, no lugar da peleja, ele sendo um jovem de Deus logo percebeu que havia algo diferente! Alguma coisa estava errada ali! Ele viu a opressão daquele povo e logo foi ver o que se passava. Movido pelo poder e pela unção de Deus ele estava pronto para atuar. E você? Qual o seu comportamento ou sua atitude diante de um mundo zombador e escarnecedor de Deus? Você ainda vai ficar aí parado assistindo as ações do diabo amplamente divulgadas nos jornais, na mídia e na rede mundiais dos computadores (Internet)? Não amado. Você é servo de Deus! É hora de despertar para a obra de Deus e deixar que Ele cumpra a sua promessa para convosco! Ele não te desampara! Está contigo e ainda diz: “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda”; “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Salmo 91.10-11. Portanto amados! Sedes firmes e constantes... Tem um hino da Harpa Cristã que diz: “Eu quero está contigo quando a luta se travar! No lance imprevisto na frente me encontrar”. Que possamos dizer isto de todo o nosso coração, pois a peleja não é nossa! É de DEUS!

Discipulado - Preço do discipulado

Para participar desse processo é preciso abrir mão de algumas coisas:

Compromisso e Disciplina - separar e manter um tempo para investir no seu crescimento espiritual; investindo tempo para o estudo, comparecimento às reuniões, pontualidade e participação.

Presença – comparecer às reuniões semanais do grupo. É importante a presença nos encontros para compartilhar o que foi aprendido no estudo e para desenvolver a comunhão do grupo. Só é permitido faltar, em caso de necessidade. E mesmo assim é importante repor a unidade estudada com o líder.

Memorização da Palavra – desenvolver o hábito de memorizar a Palavra de Deus, pois ele é essencial para o crescimento pessoal na Palavra e auxílio para não pecar contra Deus. Será incentivado em cada semana exercitar a memorização de um ou dois versículos bíblicos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O risco da humilhação e a oportunidade exaltação em Cristo?Lição 1

O risco da humilhação e a oportunidade exaltação em Cristo?


Pv 6.16-19, 2Cr 20.1-30


INTRODUÇÃO
O suicídio de bilionários na Europa
A disputa GM x Toyota
EUA – fim do império x começo do novo século americano
I – ATITUDES QUE NOS LEVAM Á HUMILHAÇÃO

“Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.” Pv 6.16-19

Vejamos estas 7 atitudes humanas que nos afastam de Deus:

Olhos altivos (Vs 17 a)
“Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.” Pv 11.2
Língua mentirosa (Vs 17b)
“Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante.” Pv 12.19
“O SENHOR odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.” Pv 12.22
Mãos que derramam sangue inocente (Vs 17 c)
“pois o SENHOR detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo.” Pv 3.32
“Quem semeia a injustiça colhe a maldade; o castigo da sua arrogância será completo.” Pv 22.8
Coração que traça planos perversos (Vs 18 a)
“O homem de coração perverso não prospera, e o de língua enganosa cai na desgraça.” Pv 17.20
Pés que se apressam em fazer o mal (Vs 18b)
“Quem maquina o mal será conhecido como criador de intrigas. Pv 24.8
A testemunha falsa que espalha mentiras (Vs 19 a)
“Não acuse alguém sem motivo, se ele não lhe fez nenhum mal.” Pv 3.30
“O caminho do culpado é tortuoso, mas a conduta do inocente é reta.” Pv 21.28
Aquele que provoca discórdia entre irmãos (Vs 19b)
“O tolo encontra prazer na má conduta, mas o homem cheio de entendimento deleita-se na sabedoria.” Pv 10.23
II – ATITUDES QUE NOS CONDUZEM À VITÓRIA EM CRISTO

2 Cr 20.1-30 – A vitória de Josafá diante dos Moabitas, Amonitas e Meunitas

Para sermos vitoriosos em tempos de luta precisamos:
Reconhecer que Deus está presente em nossas batalhas
“Não tenham medo e nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.” Vs 15

Tomar posição e fazer a nossa parte diante do problema
“Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições, permaneçam firmes e vejam o livramento que o senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo e nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês.” Vs 17

Adorar a Deus com todo coração
“Josafá prostrou-se, rosto em terra, e todo o povo de Judá e de Jerusalém prostrou-se em adoração perante o Senhor. Então os levitas descendentes dos coatitas e dos coreítas levantaram-se e louvaram o Senhor, o Deus de Israel, em alta voz.” Vs 18,19

Ter fé na provisão do Senhor
“Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do Senhor, e terão vitória.” Vs 20

PARA SUA REFLEXÃO

• Qual a sua atitude predominante diante dos seus problemas?
• Você tem feito a sua parte no processo de restauração ou procura um culpado longe da você?
• Como tem sido a sua adoração a Deus por meio da oração e do reconhecimento de quem Ele é diante de todas as coisas?
• O que você decide mudar hoje?

O Risco da confusão e a oportunidade da sabedoria divina-Lição 2

O Risco da confusão e a oportunidade da sabedoria divina


Provérbios 2.12-13; 24.14 e 2.6 e 9


Deixamos 2009 para trás. Um ano que prometia muitas coisas boas e que terminou prometendo muitas coisas ruins.

Agora, ao iniciarmos 2010, temos certa incerteza no ar: como será este novo ano?
Das projeções mais otimistas até as projeções mais pessimistas a única coisa que temos certeza é que: NÃO TEMOS CERTEZA DE NADA!

Palavras como CRISE, RISCO são usadas para definir 2009.

Juntamente com as palavras CRISE e RISCO, quero incluir a palavra CONFUSÃO (Tumulto, revolta, barulho. Estado do que encontra dificuldade em discernir. Falta de clareza).

A resposta da Bíblia para a confusão que vivemos chama-se SABEDORIA DIVINA.
Não podemos definir a Sabedoria Divina por meio dos dicionários, porque é algo que vem do próprio Deus. Buscando o conceito bíblico de sabedoria, podemos defini-la como o que é verdadeiro e justo, o que traz sensatez e prudência.

DUAS COMPARAÇÕES DO SIGNIFICADO DE SABEDORIA DIVINA:

GPS: A Sabedoria Divina é como um GPS que usamos para nos guiar pelas ruas a fim de chegarmos a nosso objetivo. A sabedoria Divina nos oferece um sistema de navegação que nos permite evitar caminhos errados e becos sem saídas:

A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas, que abandonam as veredas retas para andarem por caminhos de trevas,
Provérbios 2.12-13

BM&F: A Sabedoria Divina pode ser comparada a uma Bolsa de Mercadorias e Futuros, pois nos mostra um modo efetivo de investir no futuro:

Saiba que a sabedoria também será boa para sua alma; se você a encontrar, certamente haverá futuro para você, e a sua esperança não vai decepcioná-lo.
Provérbios 24.14
O LIVRO DE PROVÉRBIOS

Percebam os dois versículos escolhidos para mostrar o significado da Sabedoria Divina são do Livro de Provérbios.
O Livro de Provérbios é o livro mais prático da Bíblia, coloca verdades importantes para o cotidiano numa prateleira onde podemos alcançar.
Ele toma a Sabedoria Divina, eterna, sem preço e a faz compreensível e acessível a pessoas comuns como você e eu.

Os Provérbios foram escritos na forma poética da cultura hebraica durante o período em que Israel foi dirigido por reis, vários séculos antes do nascimento de Cristo.
Muitos dos mais de 500 provérbios são atribuídos a Salomão, considerado pela própria Bíblia o homem mais sábio que já viveu sobre a terra.
Porém Deus usou estes homens sábios para compartilhar conosco Sua Sabedoria para que vivamos sabiamente aqui na terra, hoje no século XXI – ano de 2009.

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. [...] Então você entenderá o que é justo, direito e certo e aprenderá os caminhos do bem. Provérbios 2.6 e 9

Neste domingo, o primeiro de 2009...
... diante de todos os riscos projetados e da confusão de mensagens em que vivemos quero oferecer a oportunidade de ouvirmos a Sabedoria Divina contida no Livro de Provérbios.
E que em 2009 possamos adotar...
5 (cinco) Atitudes dos que Buscam a Sabedoria Divina:

DESENVOLVER A DISCIPLINA

Provérbios nos diz que a ferramenta mais indispensável para nós é a DISCIPLINA.
A noção de disciplina muitas vezes levanta imagens negativas que nos dão uma idéia de punição: imaginamos uma criança que apanha, um soldado obedecendo a gritos ou um estudante que é expulso da escola.

Pensamos na disciplina como um mal inevitável, de rotina rígidas e perdas diárias, imposta por uma força exterior determinada a tornar a nossa vida mais desagradável.
Conforme essa visão, a disciplina é ruim e inimiga de uma vida feliz e significativa.

Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto;


Pv 1.2-3
Quando sonhamos atingir nosso mais alto potencial no estudo ou na profissão, precisamos de disciplina. Se desejarmos ser cônjuges, pais ou mães, ou amigos que tragam vida a outras pessoas, se sonharmos em honrar a Deus com nossas finanças e servir ao próximo com nosso dinheiro, se sonhamos em utilizar nossos dons espirituais de modo significativo, se desejamos manter a saúde física por meia de dietas e exercícios, precisamos de disciplina.

PERGUNTA:
Em 2008, onde você relaxou em suas responsabilidades para com o Senhor, para com os outros e para com sua própria saúde física e espiritual?

FALAR A VERDADE

O telefone tocou. E Heleninha, de apenas 5 anos de idade, atendeu rapidamente.
- Mamãe é para você!
- Diga que eu não estou, respondeu a mãe.
- A mamãe mandou dizer que ela não está, disse Heleninha, sem entender nada, é claro!

Vivemos numa sociedade onde reina a mentira, seja em casa, na política, no Governo, nas instituições. A mentira faz parte da vida até mesmo das pessoas honestas que não têm esse péssimo hábito. Essas pessoas acabam sofrendo as conseqüências desse "hábito cultural" porque se sentem impotentes diante dos maus exemplos apresentados na mídia diariamente. Não preciso nem citar exemplos aqui, certo?

Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante. Pv 12.19

O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade;


Pv 12. 22
Não fomos criados para mentir!
Mas na verdade somos viciados em tranqüilidade! E toda vez que uma verdade pode ameaçar a nossa paz então optamos pela mentira. Queremos águas calmas e não mar em movimento.
Não podemos fazer escolhas pelos outros, mas podemos optar por dizer a verdade em amor.


PERGUNTA:
Em 2008, onde você mentiu distorceu a verdade? Em que situações vividas em 2008 foi mais difícil dizer a verdade?

HONRAR A FAMÍLIA

Como criador da família, Deus tem a autoridade e sabedoria para fazer leis e dar liderança para os melhores relacionamentos possíveis.

Esforçando-se para o ideal. Devemos esforçar-nos para deixar as nossas famílias o mais próximo possível do ideal, em vez de procurar brechas ou exceções como desculpas para nossas preferências ou falhas.

Uma pesquisa foi feita com famílias nos Estados Unidos e perguntaram às pessoas “Quais são os dez atos mais desonrosos no lar?” Aqui estão os resultados:

Ignorar ou não considerar as opiniões, os conselhos ou as crenças de outras pessoas.
Envolver-se na televisão ou no jornal enquanto outra pessoa tenta se comunicar conosco.
Fazer piadas sobre as fraquezas ou falhas de uma outra pessoa.
Fazer ataques verbais regulares contra um amado: criticar severamente, julgar, dar broncas sem carinho.
Não dar a devida importância à família do cônjuge ou a outros parentes no seu planejamento e comunicação.
Ignorar ou simplesmente não expressar gratidão por atos bons feitos para nós.
Praticar hábitos de mal gosto em frente da família – mesmo quando pedem que paramos.
Comprometer-nos exageradamente com outros projetos ou pessoas de maneira que tudo fora do lar pareça ser mais importante do que aquilo dentro do lar.
Lutas pelo poder que deixam uma pessoa se sentindo que é uma criança ou que está sendo severamente dominada.
Falta de vontade de admitirmos que estamos errado ou de pedir perdão.
A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Pv 29.15

Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos. Pv 17.6

Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranqüilidade do que uma casa onde há banquetes e muitas brigas. Pv 17.1

Para os antigos LAR FELIZ é aquele onde conviviam várias gerações.

CONTROLAR A IRA

Se o próprio Deus se ira, a ira em si não é uma emoção má ou pecaminosa que inevitavelmente nos conduziria a um mau comportamento ou pecado. Como a ira de Deus é justa, nossa ira também pode no dar energia para ações boas, justas e honradas.
Porém muitas vezes ficamos irados pelo egoísmo, pela preocupação com o nosso próprio bem estar ou por sentimentos extremo de que merecemos alguma coisa, é essencial que examinemos nossas atitudes.

Resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. Pv 15.1

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. Pv 16.32

PERGUNTA: Em que situações no ano passado você perdeu o controle e estourou?

CONFIAR EM DEUS

Parece uma atitude tão básica. Mas muitas vezes confiamos em tudo menos em quem de fato devemos confiar: em nosso Criador, nosso Pai

Confie no Senhor de todo o seu coração e não apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Pv 3.5-7

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. Pv 1.7

PERGUNTA: Quais as situações que você enfrentou em 2008 que o fizeram confiar em sua própria sabedoria ao invés de confiar na Sabedoria Divina?


CONCLUSÃO:

Não podemos cometer os mesmos erros de 2008.
Mas podemos ser melhores se confiarmos na Sabedoria Divina.

Identifique em sua vida uma área em que você não tenha buscado a sabedoria de Deus em 2008:

Ter Disciplina

Falar a Verdade

Honrar a Família

Controlar a Ira

Confiar em Deus

Em oração abra essa área de sua vida para o que Deus pensa ser o melhor.
Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era?
Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação.

Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós porém pregamos o Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e fraqueza de Deus é mais forte do que a força do homem.

1 Coríntios 1 20-25

Clame a Deus por sabedoria e permaneça aberto para aceitar Suas respostas.

Agradeça a Deus pelo tesouro de sua Sabedoria.