quinta-feira, 11 de março de 2010

Chile: três fortes réplicas e alerta de Tsunami


Chile: três fortes réplicas e alerta de Tsunami
Não há, para já, relatório de estragos, mas edifícios foram evacuados. Alerta de tsunami
Por: Redacção /FC | 11-03-2010 15: 02

Se comentar este artigo no seu blogue, o link aparecerá aqui.

Efectue o ping do seu blogue no Twingly para nós o encontrarmos.Relacionados

Chile: chefe do gabinete de emergência demite-se Chile: sismo deslocou cidades para ocidente Chile: 452 mortos já identificados
Uma forte réplica de 7,2 na escala de Richter foi sentida há momentos (14:39 em Lisboa, 11:39 locais) em Santiago do Chile, informa Serviço Geológico dos Estados Unidos . Foi a réplica mais forte do sismo de 27 de Fevereiro, que na altura atingiu os 8,8.

Dezasseis minutos depois foi sentida mais uma forte réplica, avaliada entretanto em 6,9. Mais tarde foi sentida mais uma, de 6,0.

O epicentro do primeiro foi localizado a 124 quilómetros da capital chilena e a apenas 10 quilómetros de profundidade, na região de Libertador O Higgins. O segundo foi a mais profundidade (44km) e na mesma região.

Não há, para já, relatório de estragos, mas foram evacuados alguns edifícios no centro de Santiago e em Concepción.

Segundo o Serviço Hidrográfico da Armada, foi decretado um alerta de tsunami nas localidades costeiras da região de Valparaíso e de Los Lagos.

Aconteceu pouco tempo depois da presidente Michelle Bachelet ter chegado ao Parlamento, em Valparaíso, para a cerimónia de entrega do cargo ao seu sucessor Sebastián Piñera.

Entretanto, a Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica dos Estados Unidos, recomendou as autoridades a estar atentas a possíveis fenómenos locais de tsunami.

Nenhum comentário: